Dia 16 de novembro, a Mostra de Sopas está de volta ao Mercado Municipal de Vendas Novas, prometendo uma vez mais uma verdadeira celebração gastronómica.
Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, referiu à RNA que o evento começa “por volta do meio-dia com a abertura e contamos ir até perto da meia-noite com um conjunto de mostra de sopas. Estas sopas são elaboradas pelos grupos e pelas associações locais, com uma extensa variedade”.
“E temos também a concepção de uma sopa internacional. No caso, será uma sopa venezuelana, que nos permitirá provar aquilo que são os sabores de outras regiões do mundo, como temos já feito também nas iniciativas passadas”, acrescentou o autarca.
“Ao longo do tempo fomos adotando esta amostra de sopas, inicialmente era algo mais reduzido e mais noturno, agora nós temos um programa vasto durante também a tarde, durante o almoço, com alguns torneios de chinquilho e de sueco, aproveitamos a altura de Magusto e teremos um Magusto”, rematou.
A tarde será marcada por várias atividades, incluindo um magusto gratuito entre as 15.00 horas e as 18.00 horas e os torneios de chinquilho e sueca, com inscrições abertas até às 14.00 horas no local. As crianças também terão o seu momento, com a Oficina da Sopa, uma iniciativa pedagógica, em parceria com a nutricionista e as cozinheiras de um dos refeitórios escolares, que ensinarão os mais novos a preparar este prato nutritivo.
A música também não faltará. O grupo musical Koincidências animará a abertura com a “Tertúlia de Modas” e estará de volta à noite com a atuação “Extravagância Imprevista”. Pelo meio, Telmo Falcão fará todos dançar no baile da tarde, e pela hora de jantar, o grupo local Modas Soltas promete dar continuidade à festa com as suas músicas tradicionais.
Este ano, o evento contará novamente com o reconhecimento aos restaurantes participantes nos Fins de Semana Gastronómicos e será feito ao vivo o sorteio dos vales do Fim de Semana Gastronómico Migas e Açordas.
A entrada é livre, mas haverá um kit composto por uma pequena mochila, a tigela oficial do evento, uma colher e um copo reutilizável pelo valor de 2,5 euros, sendo que 1 euro reverte para os Bombeiros Voluntários de Vendas Novas. Em alternativa, poderá por trazer de casa a tigela e o copo de outras edições, contribuindo para reduzir o impacto ambiental da iniciativa, mas não deixando de dar na mesma o seu contributo para a corporação local.