Marca do Património Europeu: convocatória aberta até dia 29

Decorrem até ao próximo dia 29 de novembro as candidaturas para a fase de pré-seleção nacional da edição deste ano do concurso Marca do Património Europeu, uma das iniciativas mais valiosas da União Europeia, que visa reforçar o sentimento de pertença e de identidade à União por parte dos cidadãos europeus.

Esta é uma iniciativa que distingue sítios com elevado valor simbólico para a identidade e história da Europa, promovendo uma melhor compreensão e visibilidade de elementos significativos, quer dos valores em que assenta a União Europeia, quer da história e património cultural europeus.

Podem candidatar-se a esta Marca do Património Europeu  locais naturais, subaquáticos, arqueológicos, industriais ou urbanos, os monumentos, as paisagens de interesse cultural, os memoriais, os produtos e bens culturais e o património imaterial. Para todas estas categorias, também pode ser considerado o património contemporâneo. Os produtos e bens culturais, bem como o património imaterial, têm de estar ligados a um espaço físico claramente identificável, onde as ações de informação e atividades educativas serão desenvolvidas.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Seminário “Cuidar do eu, do outro e do tempo” realizou-se em Évora

Sob o tema “Sustentabilidade e Saúde”, decorreu na sala de conferências do Évora Hotel, a 7ª Edição do Seminário “Cuidar do Eu, do Outro, e do Tempo”.

Esta foi uma iniciativa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central em parceria com a Divisão de Educação e Intervenção Social da Câmara Municipal de Évora, organizada com o objetivo de refletir e debater sobre questões relacionadas com o envelhecimento, o bem-estar físico e emocional, a partilha e experimentação de práticas relevantes no âmbito da promoção da Saúde com Qualidade ao longo do Ciclo de Vida.

No desenvolvimento do programa estão a ser abordados temas como o ambiente e o Futuro, saúde com qualidade ao longo do ciclo da vida, gestão de resíduos, adaptação às alterações climáticas e atividade física pelos seniores. Após a realização de um almoço convívio entre os idosos participantes, haverá lugar a um baile.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, esteve presente na Sessão de Abertura em representação do Município, tendo deixado votos de boas vindas e sucesso nos trabalhos.

Prémios de Imprensa “Desporto com Ética” alargado a Rádio e Televisão

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), decidiu alargar o Prémio de Imprensa “Desporto com Ética” à Rádio e à Televisão.

Para a edição de 2024, cujas candidaturas devem ser apresentadas entre os dias 1 e 31 de janeiro de 2025, podem concorrer autores detentores ou não de carteira profissional, com trabalhos publicados ou difundidos em órgãos de comunicação social portuguesa, com sede em Portugal Continental, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e registados na Entidade Reguladora da Comunicação (ERC), ou das comunidades portuguesas emigrantes.

Para além dos trabalhos publicados na imprensa regional, nacional desportiva e/ou generalista, passam também a ser admitidas reportagens emitidas em rádio e televisão. Os prémios para os três segmentos, três em cada um, atingem os 4.500 euros.

O Prémio de Imprensa “Desporto com Ética”, uma parceria com o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, tem por objetivo incentivar e premiar a publicação de trabalhos divulgados na comunicação social, independentemente do formato e suporte, que versem exclusivamente sobre temas relacionados com a ética no desporto.

Os trabalhos jornalísticos devem ser submetidos através do email concursos@pned.pt

Para mais informação, os interessados devem consultar o portal www.pned.ipdj.gov.pt.

PCP: Manuel Antonio Vicente faleceu esta manhã

O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Évora do Partido Comunista Português, fez chegar um comunicado à redação da RNA, que dá conta do falecimento de Manuel António Vicente.

Manuel Antonio Vicente faleceu esta manhã, com 94 anos. Membro do PCP desde 1955, integrou antes do 25 de Abril o Comité Local de Montemor-o-Novo. Natural de Montemor-o-Novo dedicou toda a sua vida à luta por melhores condições de vida dos trabalhadores e do povo, com uma intervenção relevante na luta pela jornada de oito horas dos assalariados agrícolas.  Participou em diversas comissões de luta por melhores salários nos campos do Sul.

Após o 25 de Abril integrou diversas comissões para a formação dos Sindicatos Agrícolas, designadamente na formação do Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas do Distrito de Évora, do qual foi presidente.

Na constituição da Federação dos Sindicatos Agrícolas do Sul, da qual foi coordenador, teve um papel importante para o avanço da Reforma Agraria e na luta pela defesa da mesma.

Foi membro das Comissões Organizadoras das Conferências da Reforma Agrária com um importante papel na realização da I Conferencia dos Trabalhadores Agrícolas do Sul promovida pelo PCP.

Foi membro na União dos Sindicatos do Distrito de Évora e do Conselho Nacional da CGTP-IN. Foi membro do Comité Central do Partido, da Direcção da Organização Regional do Alentejo e da Comissão Distrital de Évora.

Foi funcionário do Partido e assumiu tarefas centrais, tendo tido entre outras tarefas, intervenção na Festa do Avante.

O corpo estará em câmara ardente hoje dia 7 de Novembro, a partir das 17.00 horas, na Igreja Nªa Sra da Luz em Montemor-o-Novo.

O funeral realiza-se amanhã, sexta-feira, dia 8 de Novembro, com saída da Igreja de N. Srª da Luz às 11.00h para o cemitério de S. Francisco.

Município de Vendas Novas apoia 160 idosos carenciados

O Município de Vendas Novas e as Juntas de Freguesia do Concelho procederam, à entrega das cadernetas de beneficiário que permitem a 160 idosos carenciados do concelho adquirirem medicamentos nas farmácias locais, num valor total de 150 euros anuais.

Deste total, 118 idosos têm os seus medicamentos comparticipados pelo Município, 27 pela Junta de Freguesia de Vendas Novas e 15 pela Junta de Landeira, num investimento global das autarquias de 24 mil euros.

Esta é já a nona edição do Programa de Comparticipação de Medicamentos, que continua a ter como objetivo apoiar a aquisição de medicação a pessoas idosas em situação de carência económica comprovada e cuja qualidade de vida depende totalmente do acesso regular a medicamentos.

Para o Município, a implementação deste programa revela a importância do apoio às pessoas mais vulneráveis, como os idosos, pois com rendimentos limitados e a dependerem de medicação, a sua saúde pode ficar em causa. Contribui para uma mais segurança e dignidade no seu dia a dia, reforçando o compromisso da autarquia com o bem-estar social da população.

“Joga à Bola” de Traquinas e Petizes no Estádio 1.º de Maio

O Estádio 1.º de Maio recebeu no sábado, 2 de novembro, mais um encontro do “Joga à Bola” de Traquinas e Petizes. Foram 46 equipas de 17 clubes, e mais de 400 atletas, que invadiram de alegria e cores os novos relvados do Grupo União Sport.

Misto de competição e diversão, e com muitas famílias a assistir na bancada, a iniciativa foi um hino ao desporto, convívio e amizade.

“A TerraTreme” com ação de preparação para o risco sísmico em Montemor

O relógio marcava as 11h05 de terça-feira, dia 5 de novembro, quando se realizou mais um exercício público nacional “ATerraTreme”. Em Montemor-o-Novo, a iniciativa teve lugar nos diversos estabelecimentos de ensino do concelho.

Destacamos uma ação de preparação para o risco sísmico, que decorreu na EB1 n.º 5 (Centro Escolar), onde o Município de Montemor-o-Novo foi representado pelo Vice-Presidente Henrique Lopes. O exercício contou ainda com a participação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, da GNR e do Serviço Municipal de Proteção Civil, sendo que estiveram ainda presentes vários representantes do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, da Divisão de Educação, Saúde e Ação Social do Município, bem como da Unidade de Cuidados na Comunidade Monte Mor.

Este exercício cumpriu com a finalidade proposta: demonstrar a utilidade da realização dos três gestos simples recomendados em caso de sismo – baixar, proteger e aguardar –, gestos que podem fazer a diferença em momento de catástrofe. Assim, pretendeu-se alertar e sensibilizar os cidadãos sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Neste exercício, foi simulada a ocorrência de um sismo seguida de incêndio na escola, que teve como consequência uma vítima. A central foi acionada pelo fumo, sendo também acionado o alarme de incêndio, que deu mote para a evacuação de toda a comunidade escolar para o ponto de encontro definido.

Este simulacro serviu também para familiarizar e sensibilizar os ocupantes da escola com rotinas de atuação e aperfeiçoamento de procedimentos em caso de emergência, sem ignorar os vários condicionalismos físicos e humanos do espaço de simulacro. É importante salientar a importância destes exercícios para o cultivo de boas práticas no domínio da segurança. Todo e qualquer exercício deve ser bem planeado e treinado, a fim de ser desenhada uma resposta controlada e eficaz, a pôr em prática numa eventual situação real.

Mais de uma década depois, Cineteatro Florbela Espanca reabre ao público

Foto: Tiago Passão Salgueiro 

A obra de reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, é inaugurada amanhã, sexta-feira, 8 de novembro, pelas 10 horas, na presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias. Até domingo, dia 10, serão várias as atividades culturais promovidas naquele renovado equipamento, que se encontra encerrado há já vários anos.

Não tendo dúvidas de que este espaço vai permitir “dar uma maior projeção” à programação cultural da autarquia, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, garante que aquele é um “equipamento fundamental” para Vila Viçosa. “Aconteceram alguns imprevistos no decurso das intervenções que foram sendo feitas, sobretudo o trágico incêndio que ocorreu no ano passado, mas isso não nos impediu de darmos continuidade ao projeto de requalificação, com o apoio de várias instituições, e estamos em condições de poder proceder à reabertura já no próximo mês de novembro”, revela.

Entre amanhã e domingo, o objetivo da Câmara Municipal é “permitir que a população conheça toda a intervenção que teve lugar”. Por outro lado, diz Tiago Salgueiro, a autarquia pretende que, daqui por diante, a população passe a usufruir de “uma programação cultural diferente, através de uma agenda específica”. Essa programação, garante, está já a ser preparada.

Até então, e durante mais de uma década, com o cineteatro encerrado, recorda ainda o autarca, a Câmara Municipal viu-se obrigada a procurar alternativas para poder realizar vários eventos, desde colóquios, a workshops, sessões de cinema e concertos. “Foi necessário, muitas vezes, recorrer à imaginação, para poder utilizar outros espaços alternativos que, do ponto de vista logístico, tinham maiores implicações para os próprios serviços do Município”, assegura.

Com a reabertura do cineteatro, que tem uma “localização excecional”, vai ser possível “dinamizar, de forma diferente, tudo aquilo que é a oferta cultural em Vila Viçosa”, diz ainda Tiago Salgueiro, que garante que o espaço terá agora uma “nova vida, também em termos de programação cultural”.

Depois da inauguração, o Cineteatro Florbela Espanca acolhe no sábado à noite um concerto da Banda da Força Aérea, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do Estado-Maior-General das Forças Armadas e da Evocação do “Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria”. Já no domingo, será exibido, em três sessões, o filme “A Bruxa do Castelo de Vila Viçosa”.

GNR de Évora registou 11 acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 6 de novembro, 11 acidentes de viação, sendo oito colisões e três despistes, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 10 ocorrências: seis crimes contra o património, três crimes contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 23 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação ambiental e quatro relativas à legislação policial.

Poda e limpeza de árvores em meio urbano

Os Serviços Municipais têm estado a proceder à limpeza e poda de árvores na cidade de Évora.

Foram sinalizados os locais de intervenção, tendo sempre em conta a necessidade de garantir a necessária limpeza e arejamento das copas, bem como a eliminação de pernadas que, por iminência de queda, possam colocar em risco a segurança dos utentes da via pública.

A Câmara Municipal apela à colaboração de todos no sentido de acatar a sinalização nos locais e as indicações dos operacionais no terreno.

Conselho Municipal de Saúde de Évora aprovou o seu plano de ação

A instalação do Conselho Municipal de Évora e a aprovação por unanimidade da proposta de plano de ação 2024/2025 marcaram a primeira reunião do Conselho Municipal de Saúde de Évora teve lugar na tarde de 5 de novembro, no Salão Central Eborense.

Este plano de ação tem como principais objetivos: dinamizar o funcionamento do Conselho Municipal, contribuir para a definição de uma política de saúde a nível municipal, emitir parecer sobre o planeamento da rede de unidades de cuidados de saúde primários e promover a troca de informações e cooperação entre as instituições representadas.

Foram ainda tratados outros assuntos como a assinatura de protocolo entre a Câmara Municipal de Évora, Universidade de Évora e Saúde para concretização do projeto municipal de promoção de qualidade de vida e saúde e o lançamento do Inquérito de Vida da Organização Mundial de Saúde para crianças e jovens entre os 13 e os 19 anos e seniores.

1ª edição da Mostra de Artes e Ofícios de Montemor-o-Novo este fim de semana

Tem lugar no parque de feiras e exposições de Montemor-o-Novo, dias 9 e 10 de novembro, a 1ª edição da Mostra de Artes e Ofícios de Montemor-o-Novo, numa organização da Ciranda, Associação de artesãos.

Paula Cinzas, presidente da Ciranda, referiu à RNA que a “ideia da mostra surgiu em 2021 como modo de assinalarmos o 25º aniversário da Ciranda, no entanto estávamos a sair de uma pandemia e havia muitas condicionantes em termos de organização e achámos que deveríamos aguardar, passado este tempo considerámos que estavam reunidas as condições para a realização da mostra”.

 “O objetivo da Mostra é trazer até Montemor artes e ofícios tradicionais e contemporâneos e vão estar presentes artesãos de quase todo o território nacional”, acrescentou.

“Qualquer artesão que esteja devidamente registado pode participar. O evento conta com o apoio do município de Montemor-o-Novo e União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras”, rematou.

1ª Mostra de Artes e Ofícios, dias 9 e 10 de novembro no Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo. A entrada é livre.

Mora celebra 16º aniversário da GNR com cerimónia

O Parque Urbano de Mora transformou-se, no dia 31 de outubro, no palco de uma cerimónia militar que marcou o 16º aniversário do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Évora.

O evento, organizado pela GNR e com o apoio da Câmara Municipal de Mora, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso e o Coronel Paulo Poiares. O Município de Mora fez-se representar nesta cerimónia pela presidente, Paula Chuço, pelo vice-presidente António Ferreira e pelo Vereador Luís Branco.

A manhã foi marcada por uma exposição de meios da GNR, que permitiu à população conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela corporação. A cerimónia oficial, realizada em seguida, incluiu a entrega de condecorações a militares que se destacaram no cumprimento do dever e um momento de homenagem aos que já não estão entre nós.

Em consulta pública regulamento para atribuição de bolsas de estudo

Encontra-se em fase de consulta pública, até 16 de dezembro, o Regulamento para atribuição de Bolsas de Estudo e Mérito.

Esta é uma medida da Câmara Municipal de Mora que pretende auxiliar financeiramente os estudantes do Concelho, assim como as suas famílias.

A atribuição de Bolsas de Estudo tem como principal objetivo contribuir para a redução das desigualdades de oportunidades entre os estudantes.

Por outro lado, as Bolsas de Mérito pretendem combater o insucesso e o abandono escolar. E estas, especificamente, destinam-se aos alunos do 9º ano, como forma de incentivo para que prossigam os seus estudos na Escola de Mora.

Escola de natação de Mora na fase de qualificação de campeonato nacional

Cinco atletas da Escola de Natação da Câmara Municipal de Mora, marcaram presença na fase de qualificação do Campeonato Nacional da 3ª divisão, decorrido em Santarém no dia 2 de novembro.

Em prova estiveram mais de 250 atletas, em representação de 30 clubes. A Escola Municipal de Natação classificou-se em 20º lugar, com 158 pontos. O primeiro lugar coube ao Clube Náutico de Leiria com 381 pontos.

Os atletas de Mora conquistaram cinco recordes pessoais e um recorde da Escola. Este último corresponde à estafeta dos 4×100 metros livres, composta por Ricardo Dias, Diogo Rosado, Guilherme Marques e Gabriel Deblonde com a marca de 4:00.95, tendo sido a anterior de 4:06.54.

Diogo Rosado foi o atleta da Escola de Natação de Mora que melhor se classificou, conquistando o 13º lugar na prova dos 800 metros livres.

Aula de Hidroginástica encerra mês do idosa em Mora

O programa de atividades do Mês do Idoso fechou com a realização de uma aula de hidroginástica na Piscina Municipal. A aula, a cargo da professora Graciete, contou com cerca de duas dezenas de participantes vindos de todas as freguesias do Concelho.

O Mês do Idoso é anualmente promovido pela Câmara Municipal de Mora. Pretende-se sensibilizar a comunidade para questões tão importantes como o envelhecimento e a necessidade crescente de proteger e cuidar da população idosa.

“Joker: Loucura a Dois” no Cineteatro Curvo Semedo

Sábado, dia 9 de novembro, pelas 21.30 horas, há cinema no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo. Será apresentado o filme “Joker: Loucura a Dois”, filme de Todd Phillips protagonizado por Joaquin Phoenix e Lady Gaga.

Sinopse:

Em “Joker – Loucura a Dois” encontramos Arthur Fleck institucionalizado em Arkham, à espera de ser julgado pelos seus crimes como Joker. Enquanto luta contra a sua dupla personalidade, Arthur não só encontra o amor verdadeiro, mas também a música que sempre esteve dentro dele.

Encontro aeronáutico do magusto no aeródromo municipal da Amendoeira

As aeronaves estarão no centro das atenções na véspera de Magusto em mais um Encontro Aeronáutico no Aeródromo Municipal da Amoreira, em Foros de Vale de Figueira, no concelho de Montemor-o-novo, dia 10 de novembro entre as 11.00 horas e as 17.00 horas.

O Encontro é organizado pela Form2Fly, em parceria com o Vintage Aero Club e a Aero Fénix, contando ainda com o apoio do Município de Montemor-o-Novo.

A entrada é livre.

Corta Mato Escolar no Parque de Exposições e Feiras em Montemor

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, realizou-se o Corta Mato Escolar no Parque de Exposições e Feiras em Montemor-o-Novo, numa parceria entre o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Foram mais 900 alunos de todas as escolas do concelho que viveram esta manhã de desporto e convívio, entre o atletismo e as atividades para o 1º Ciclo do Ensino Básico.

A iniciativa iniciou com o aquecimento feito pela turma de 10º ano do Curso de Técnicos de Desporto, seguindo depois com as 8 provas que preencheram esta competição, dos Infantis A aos Juniores.

Na entrega de prémios estiveram o Vereador do Pelouro do Desporto e Juventude, António Pinto Xavier, o Direto do Agrupamento, João Veiga, o Subdiretor do Agrupamento, Francisco Salgueiro, o Coordenador do Desporto Escolar, Paulo Minhoca, e Coordenador da Unidade de Desporto e Juventude, Samuel Cinzas.

Com o tempo ameno a temperar esta manhã, esta edição do Corta-Mato Escolar foi um tremendo sucesso, para o qual contribuíram o apoio e colaboração da Associação de Atletismo de Évora, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e GNR.

Há que deixar também um agradecimento a toda a comunidade escolar, dos alunos aos professores e auxiliares, sem esquecer os trabalhadores e técnicos do Município, pois todos foram importantes para o concretizar deste evento desportivo.

Quanto aos resultados, destacamos o prémio especial para o Atletismo Adaptado, entregue a Rodrigo Borges, num momento simbólico e revelador dos verdadeiros valores do desporto.