“Espaço APORMOR” voltamos a falar sobre a doença da língua azul em ovinos

No “Espaço APORMOR” de hoje continuamos a falar sobre a doença da língua azul em ovinos e bovinos.

“A situação do surto de língua azul em ovinos tem-se vindo a espalhar, começou na zona de Portel passando por Évora e até Mértola e já se está a espalhar por todo o país. A resposta a este surto revela o estado a que chegou o nosso ministério da agricultura, esta doença é algo muito mau para os produtores de ovinos e de bovinos e neste momento não há vacinas, noutros países da Europa há, mas em Portugal não”, referiu Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR.

“Era uma vacinação obrigatória, a língua azul em bovinos e ovinos mas não há vacinas, nem com o produtores querendo voluntariamente pagar”, sublinhou.

Joaquim Capoulas salientou ainda que “este ministro que temos agora compreende perfeitamente os nossos problemas e pontos de vista, é o primeiro a dar-nos razão não consegue é mudar algo que levou muitos anos a destruir”.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

“Noite das Criaturas das Trevas” passeio-estudo de ecossistema

No sábado, dia 1 de novembro, voltou a realizar-se uma ‘Noite das Criaturas das Trevas’ em Montemor-o-Novo. Desta vez, na Herdade da Adua, com partida da Ermida da N.ª Sr.ª da Visitação.

Tratou-se de um belo passeio-estudo familiar orientado pelo especialista Ricardo Silva, no qual os cerca de 30 participantes puderam escutar e perceber como diferenciar sons de aves de rapina noctívagas. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de observar diversas espécies de répteis (como as salamandras – até a salamandra-de-pintas-amarelas), anfíbios (como sapos) e invertebrados.

Durante a iniciativa, muitos foram os sorrisos na cara de miúdos e graúdos, fruto de uma sessão de aprendizagem e aprofundamento de conhecimento em relação aos seres vivos que não nos são tão próximos, mas que coabitam o concelho. No final, a vontade geral foi a de repetir a atividade noutras ocasiões.

A ‘Noite das Criaturas nas Trevas’ teve organização do grupo HerpEbora, contando com o apoio do Município de Montemor-o-Novo.​

Programa do Mês do Idoso termina amanhã em Mora com aula de hidroginástica

A manhã de 30 de outubro foi de atividade física, em Malarranha.

Uma iniciativa de caráter lúdico e desportivo, que contou com a participação de pessoas de todo o Concelho e que se encontra inserida no programa de comemorações do Mês do Idoso, promovido pela Câmara Municipal de Mora.

No final, a equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) efetuou a avaliação de saúde dos participantes – medição de glicemia, tensão arterial e perímetro abdominal.

A terminar o programa do Mês do Idoso, a manhã de 6 de novembro será de hidroginástica na Piscina Municipal.

Corta Mato Escolar e Jogos de Atletismo amanhã em Montemor-o-Novo

Amanhã, dia 6 de Novembro, a partir das 9h00, irá realizar-se o Corta Mato Escolar e Jogos de Atletismo no Parque de Exposições e Feiras em Montemor-o-Novo, numa parceria de organização entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

A participação na referida prova está aberta a todos os alunos do 1º, 2º, 3º ciclos e Secundário.

Câmara Municipal de Arraiolos recebe deputados do PSD

Por solicitação da Deputada do PSD, uma delegação deste partido foi recebida, no dia de ontem, 4 de novembro, pela presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto, e pelo vice-Presidente Jorge Macau.

A Câmara Municipal agradeceu a visita e referiu as questões prementes do concelho relativas ao “Tapete de Arraiolos”, tal como a lei 7/2002, de 31 de janeiro, relembrando o historial de decisões aprovadas na Assembleia da República nos últimos anos, por unanimidade, e, sistematicamente, ignoradas pelos sucessivos governos, solicitando que o processo para a sua aplicação seja retomado, pois apesar da possibilidade de se reclamar/retomar o processo de certificação pelo IEFP são situações distintas.

Foi também transmitida a preocupação com a situação da USF Matriz, com a falta de médicos de família e, por conseguinte, a falta de cuidados primários existente no concelho, solicitando que esta situação da fixação de médicos possa ser vista a nível nacional acabando com os leilões de médicos existentes no interior do país.

Sete pessoas detidas em flagrante delito entre 28 de outubro a 3 de novembro

O Comando Territorial de Évora, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Évora, no período 28 de outubro a 3 de novembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Neste período foram sete pessoas detidas em flagrante delito, cinco por condução sob o efeito do álcool.

Foram detetadas 386 infrações, 69 relacionadas com tacógrafos,   41 por falta de inspeção periódica obrigatória, 20 relacionadas com os pneumáticos, 24 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 15 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 12 por falta de seguro de responsabilidade civil, dez por excesso de velocidade,      dez por condução sob o efeito do álcool e cinco por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Foram ainda registados 32 acidentes, dos quais resultaram sete feridos leves.

A GNR registou também 26 autos de contraordenação, 14 no âmbito da legislação ambiental, 12 no âmbito da legislação policial.

GNR de Évora registou três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 4 de novembro, três acidentes de viação, sendo duas colisões e um atropelamento de animal, dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 14 ocorrências: quatro crimes contra as pessoas, sete crimes contra o património, um crime cometido contra a identidade cultural e integridade pessoal, um contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 47 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação ambiental.

União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras dispõe de APP

A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, dispõe de uma aplicação móvel. “Trata-se de um complemento ao site, é dar a conhecer todas as noticias e chegar a uma população mais jovem”, como referiu à RNA André Banha, vogal da União de Freguesias.

“A aplicação tem tido um retorno bastante positivo, tem havido muita gente a fazer o download, embora tenha menos aderência que a news letter”.

Siga a agenda de atividades da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras e submeta ocorrências para resolução.