Mafalda Teixeira e Kapinha levam “Despedida de Casados” a Elvas 

Mafalda Teixeira e Kapinha, os reis do TikTok, são Leila e Kiko na comédia “Despedida de Casados”, que é apresentada, em Elvas, na noite do próximo sábado, 2 de novembro.

Escrito por Luís Filipe Borges e com encenação de Ricardo Castro, o espetáculo, segundo explica Mafalda Teixeira, tem na sua base a história de um “casamento de 20 anos”, que se encontra em fase de rotura. “Há uma grande tentativa de recuperar a paixão e tudo aquilo que se vai perdendo, no dia-a-dia, numa relação. Com todas as rotinas, o stress do trabalho e toda a gestão da vida doméstica, o romantismo fica um bocadinho esquecido e vamos trazer à tona muitos destes temas”, adianta.

Enquanto casal, Kiko e Leila prometem um serão “muito divertido, com muitas gargalhadas, quase do início ao fim”. Assegurando que este é um espetáculo em que os casais se vão rever, Mafalda Teixeira revela ainda que, trabalhar ao lado do seu companheiro, tem sido muito bom, até porque, segundo diz, trabalham “muito bem” juntos. “É um prazer podermos partilhar, não só a vida em comum, mas também o palco. Representar é uma coisa que gostamos muito de fazer juntos, principalmente em comédia, em fazer rir, que é isso que toda a gente precisa”, diz ainda.

Já Kapinha, que se revela “super motivado” para apresentar este espetáculo em Elvas, começa por dizer que esta é uma comédia “hilariante” e “incrível”. “Queremos muito que as gentes de Elvas nos venham ver e que se venham rir connosco”, garante, adiantando que considera o texto escrito por Luís Filipe Borges “extraordinário”. Não tendo dúvidas que o público vai sair “muito satisfeito” deste espetáculo, Kapinha garante que esta é, acima de tudo, uma peça para que as “pessoas se riam, se divirtam, para trazer os amigos e a família”.

Apesar de muitos jovens seguirem Kapinha e Mafalda Teixeira nas redes sociais, onde, em conjunto têm mais de dois milhões e meio de seguidores, este é um espetáculo apenas para maiores de 16 anos. Os bilhetes para o espetáculo, com início às 21h30, têm um custo de 16 euros e podem ser adquiridos na Ticketline ou uma hora antes do início da sessão, no cineteatro de Elvas.

“Despedida de Casados”, que estreou no passado fim de semana em Faro, é o primeiro de seis espetáculos a subir ao palco do cineteatro, naquele que é, em Elvas, o Mês do Teatro. Seguem-se “La Lengua de Salomé”, no dia 9; “Ruy – A História Devida”, no dia 17; “Agora Damos a Segunda”, no dia 19; “Querida, Conta-me o Teu Segredo”, no dia 24; e, por fim, “Pénis – Uma Espécie de Musical”, no dia 30. Apenas o espetáculo de dia 24 conta com entrada gratuita.

Tradicional Feira dos Santos de regresso a Borba

A Feira dos Santos está de regresso, hoje e amanhã, dias 1 e 2 de novembro, a Borba. Com as suas origens na tradição católica, uma vez que é realizada em Dia de Todos os Santos e de Fiéis Defuntos, esta feira, com séculos de história, tem também profundas ligações à cultura e à economia da região.

Lembrando a tradição em torno desta feira, enquanto “uma das mais importantes do Alentejo”, o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, recorda que o certame, antigamente, se estendia ao longo de três dias. “A Feira dos Santos é das coisas mais tradicionais que existe, em que, antigamente, as pessoas do campo vinham à vila comprar as coisas que precisavam, como as roupas de inverno. Era um ponto de encontro”, recorda o autarca.

Para além das roupas e da alimentação, com destaque para os frutos secos, no passado, esta feira contemplava também uma componente pecuária. Por outro lado, António Anselmo explica que o impacto desta feira hoje é outro, até porque agora “há muita superfície comercial onde as pessoas compram tudo”. Ainda assim, e “se o tempo estiver bom”, o autarca acredita que serão muitas as pessoas a quererem visitar a feira. O importante, diz ainda, é que se continue a manter a tradição.

Fruta, hortaliça, queijos, enchidos, calçado, roupa, utensílios e acessórios diversos são alguns dos produtos comercializados na Feira dos Santos.

Festival de Sopas em Montemor-o-Novo até domingo (c/foto)

Até domingo, dia 3 de novembro, tem lugar o 20.º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo. O Pavilhão de Exposições é palco deste evento, cada vez mais enraizado no campo do turismo gastronómico alentejano, onde as sopas, são o principal destaque.

Na altura da inauguração, Henrique Lopes, vice presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu que “esta é a 20ª edição deste icónico festival, que é um dos festivais mais importantes que se realiza no concelho, é extremamente importante na socialização, mas também do ponto de vista da gastronomia em torno daquilo que são as sopas”.

“Temos aqui cerca de onze restaurantes e depois temos também toda uma dinâmica ligada a estruturas locais, uma exposição de vinhos de Montemor-o-Novo, temos momentos ligados à animação com grupos de dança, Ranchos folclóricos, também grupos mais contemporâneos e o Cante Alentejano”, acrescentou.

“É um momento que reforça a nossa identidade, a importância deste evento num contexto global daquilo que é a imagem de Montemor, quer junto dos próprios munícipes quer também junto daquilo que são as estruturas concelhias envolventes de Montemor para o distrito de Évora e para o país”, rematou.

António Pinto Xavier, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu à RNA que “esta é uma altura do ano em que começamos a entrar no inverno e já pede sopas, pede este aconchego gastronómico e humano que nós conseguimos dar ao longo do festival.

“Para além disso quisemos fazer uma simbólica homenagem ao Cante Alentejano, desta forma todos os dias ao almoço vamos ter atuações, portanto quem nos visitar, vai provar e sentir o Alentejo, é isso que nós temos para dar, acrescentou.

“Nós e o Alentejo como um todo temos esta singularidade de sermos únicos, a forma de acolher é única, a forma como recebemos as pessoas é especial e isso tudo podem encontrar nesses três dias aqui no Festival da Sopas em Montemor, rematou.

Veja as fotos:

DECO: Benefícios e riscos dos investimentos através de plataformas

O mercado de investimentos atual tem várias opções de fácil acesso, rapidez nas transações e custos reduzidos. Estas preferências são benefícios para quem quer investir, no entanto, os desafios, e, sobretudo os riscos, acompanham essas vantagens. 

É fundamental que os pequenos investidores, nomeadamente os que ponderam investir pela primeira vez, estejam bem informados dos seus direitos e munidos de conhecimentos que lhes permitam tomar decisões financeiras esclarecidas, conscientes e adequadas aos seus interesses. Esta consciência é importante para o seu bem-estar, para a sua confiança no mercado, assim como, para o desenvolvimento deste mercado e para a atividade económica. 

Não existe um valor mínimo para se investir, devendo cada consumidor escolher as aplicações financeiras adequadas aos objetivos que definiu, não correndo riscos indesejados e encontrando a rentabilidade ajustada às suas expectativas. 

Através de uma plataforma de investimento qualquer cidadão pode aceder ao mercado de capitais.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Carolina de Deus na Mostra Gastronómica de Arraiolos esta sexta-feira à noite

Um concerto de Carolina de Deus é o maior destaque da programação desta sexta-feira, 1 de novembro, da 23ª Mostra Gastronómica de Arraiolos, do 15º Festival da Empada de Arraiolos e da Feira do Tapete de Arraiolos, que decorrem até domingo no Multiusos da vila.

Este terceiro dia do cerame arranca às 14 horas, com um espetáculo musical do grupo de cante de Arraiolos “Chegam às Tantas”. Pelas 15 horas, realiza-se mais uma demonstração da confeção da Empada de Arraiolos.

Pelas 16h30, José Franco realizará um showcooking, seguindo-se, às 18 horas, a apresentação do livro “Alentejo de Honra: uma história do vinho do Alentejo (sécs. XII-XX)”, de José Calado.

Carolina de Deus sobe ao palco pelas 22h30, seguindo-se a atuação do Deejay Boss Dici.

Kalimotxo Orkestar no primeiro dia do Festival de Sopas de Montemor-o-Novo

O 20º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo inicia-se esta sexta-feira, 1 de novembro, no Pavilhão de Exposições Municipal, ao meio-dia.

O Grupo Coral Fora d’Oras vai atuar às 12h30, seguindo-se uma apresentação da Theatron, com personagens de improviso itinerantes, a partir das 14 horas.

Ao final da tarde, pelas 19 horas, haverá animação com o Rancho Folclórico de Cortiçadas de Lavre.

Às 21 horas, o grupo Kalimotxo Orkestar irá apresentar-se ao público em concerto.