No próximo dia 2 de novembro, pelas 17.00 horas, o Pavilhão Multiusos de Coruche dá lugar a uma conversa estimulante sobre a produção artística em contextos periféricos.
Intitulada “Territórios não Cartografados”, a mesa redonda integra a programação da Bienal de Coruche 2024 e propõe um debate essencial para artistas, curadores e público em geral, com interesse pela relação entre Arte e territórios não urbanos. Com participação de João Delgado, José Severiano Teixeira, Mário Câmara Caeiro, Paulo Pires, e Virgínia Fróis, a conversa incide em temas como a criação de meios e espaços criativos em ambientes rurais, problematizando os desafios enfrentados por comunidades que se encontram fora dos grandes centros urbanos.
Ao lançar novas perspetivas sobre a produção artística em territórios aparentemente adversos, a iniciativa promete abrir horizontes, produzir conhecimento e potenciar o diálogo cultural.
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Évora, integrada na Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), em parceria com a Divisão de Educação e Intervenção Social da Câmara Municipal de Évora, promovem a 7.ª edição do Seminário “Cuidar do Eu, do Outro e do Tempo”. O evento, dirigido especialmente à população idosa do concelho, visa incentivar um envelhecimento ativo e saudável e terá lugar no EvoraHotel, a 31 de outubro.
O Seminário, que tem registado uma adesão crescente nos últimos anos, contou com a participação de 200 pessoas na edição de 2023, sendo já um marco junto da população mais idosa do concelho.
Tem, este ano, como tema principal “Saúde e Sustentabilidade”, trazendo à discussão temas atuais relacionados com a saúde ao longo do ciclo de vida, com destaque para a importância da sustentabilidade e da qualidade de vida.
A programação incluirá momentos de partilha e demonstração de práticas que contribuem para uma vida mais saudável, promovendo o diálogo e a troca de conhecimentos sobre envelhecimento e bem-estar.
O Seminário “Cuidar do Eu, do Outro e do Tempo” reafirma, assim, o compromisso das entidades organizadoras na valorização dos idosos, oferecendo-lhes um espaço de aprendizagem e convivência, que procura, acima de tudo, promover um envelhecimento digno, saudável e ativo.
A Câmara Municipal de Alandroal convidou a população do concelho a visitar, no passado sábado, 26 de outubro, as obras de requalificação do interior da fortaleza de Juromenha, no mesmo dia em que inaugurou a nova iluminação daquele espaço histórico, de arquitetura militar e raiz medieval. A previsão de abertura da fortaleza, ao público, está prevista para a primavera.
Dando conta que a requalificação das muralhas da Fortaleza de Juromenha está “praticamente concluída”, o presidente da Câmara, João Grilo, garante que a recuperação do património do concelho tem vindo a ser uma das “principais apostas do município”.
“Temos o privilégio de ter três centros históricos, aos quais estão associados três castelos, sendo que todos precisavam de intervenções profunda para serem valorizados e colocados ao serviço do desenvolvimento. A Fortaleza de Juromenha era aquela onde era mais evidente essa necessidade e onde sabíamos que, enquanto não se fizesse aquilo que estamos a fazer agora, também não conseguiríamos atrair investimentos privados, nem para a vila, nem para o interior da fortaleza”, garante o autarca.
Neste momento, faz ainda saber o autarca, falta apenas proceder à construção de uma porta: “só falta uma porta, que teve de ser retirada do projeto inicial e que vai ser construída durante o inverno”.
A intenção é que, terminadas as obras, uma unidade hoteleira se venha a instalar no interior da Fortaleza de Juromenha, através do Programa Revive. “O investimento privado é uma âncora importantíssima para a vila, para a fortaleza, para o concelho e para a região e, com as outras obras que o município pretende fazer aqui em Juromenha – o centro náutico, o centro de acolhimento ao visitante, um loteamento e a reabilitação das acessibilidades – vamos colocar Juromenha no mapa”, remata.
A obra de requalificação da Fortaleza de Juromenha, iniciada em 2021, resulta de um investimento em torno dos cinco milhões de euros, com apoio do programa operacional regional Alentejo 2020.
A 23ª Mostra Gastronómica de Arraiolos, o 15º Festival da Empada de Arraiolos e a Feira do Tapete de Arraiolos são inaugurados esta quarta-feira, dia 30 de outubro, no Arraiolos Multiusos, pelas 19 horas.
A inauguração dos eventos é feita ao som dos Técnicos Oficiais de Caixa. Às 21h30 há concerto do Projeto Cid, uma banda de tributo a José Cid.
A Mostra Gastronómica do Concelho de Arraiolos, que decorre até domingo, 3 de novembro, traz à mesa a tradição e os sabores da cozinha arraiolense, integrando as características da gastronomia alentejana, tal como os vinhos de castas selecionadas ou os queijos do concelho.
Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a Loja da Cooperativa Integral Minga.
A Loja Minga foi criada em 2015 e um dos principais motivos que levou à abertura desta loja, foi exatamente para poder escoar produto, não só de hortícolas de pequenos produtores locais mas também do artesanato.
Lília Paulo, coordenadora da loja em questão referiu à RNA que “todos os dias há pão tradicional alentejano, às terças e quintas-feiras temos também um pão artesanal de massa mãe levedura lenta, temos os legumes e as frutas sazonais de pequenos produtores locais, produtos a granel como as leguminosas, especiarias, sementes, massas sem glúten, detergentes biodegradáveis, café, farinhas, chás e infusões, azeite, vinhos e cerveja artesanal, chocolate, mel, compotas e depois temos a parte do artesanato onde há peças em madeira, cestaria, cerâmicas artesanais artísticas e utilitárias, produtos têxteis, bio-cosméticos, óleos essenciais e as publicações onde temos os livros e postais de pequenas editoras e de autores independentes”.
Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Lília Paulo, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:
A Guarda Nacional Republicana (GNR), em colaboração com o Pingo Doce, vão distribuir mais de 26 mil produtos de higiene em diversas instituições de caráter social, por todo o território nacional.
Esta iniciativa surge no âmbito de um protocolo, assinado em 2022 entre a GNR e o Pingo Doce, que visa estreitar relações, com o objetivo de desenvolver ações e iniciativas locais para o combate ao isolamento, solidão e carência alimentar que, frequentemente, afetam esta faixa etária da população.
Através deste protocolo, a GNR e o Pingo Doce têm procurado não apenas apoiar os lares e as instituições que acolhem os idosos, mas também promover um sentimento de segurança e bem-estar entre os mais vulneráveis. A ação conjunta reforça o compromisso de ambas as Entidades em assegurar que os idosos tenham acesso a produtos essenciais, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e dignidade.
A CIMAC, enquanto entidade coordenadora da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Central, realizou a sua quinta reunião no dia 25 de outubro, no Auditório do Município de Alandroal. O evento contou com a presença do Vice-Presidente do Município de Alandroal, João Balsante, e do Presidente da CIMAC, David Galego, que deram as boas-vindas a todos os parceiros presentes.
A reunião contou com a intervenção de Nuno Silva, Diretor Executivo do Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS), que apresentou a missão, os destinatários e os objetivos estratégicos do centro, abordando também o processo técnico pedagógico digital, projetos formativos e programas de empoderamento das organizações de Economia Social. Destacou ainda as iniciativas previstas para 2025, como o Roadshow da Economia e Inovação Social nas Instituições de Ensino Superior e o Congresso Ibérico da Economia Social.
Nuno Alas, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, trouxe informações sobre a cooperação e respostas sociais, incluindo o Programa Creche Feliz e PROCOOP, bem como o 5ª Geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS – 5G). Abordou ainda o Programa Radar Social e as novas respostas sociais que serão implementadas no distrito de Évora.
A reunião foi encerrada com o compromisso de continuar a colaboração e o fortalecimento da Economia Social na região.
A Câmara Municipal Montemor-o-Novo adquiriu recentemente mais uma viatura para transporte escolar. Esta carrinha de 9 lugares representa um investimento de 44.900€ e irá substituir mais uma das viaturas que atingiu os 16 anos de idade e perdeu a licença de transporte coletivo de crianças (TCC).
Ao investir no transporte escolar, o Município de Montemor-o-Novo mantém o compromisso vital com o desenvolvimento educacional e social da sua população mais jovem. Além de facilitar o acesso à escola, este serviço também promove a integração social e contribui para a coesão das comunidades rurais, ao mesmo tempo que oferece segurança e conveniência para os estudantes e suas famílias.
Esta aquisição é mais um exemplo do esforço realizado pela autarquia na renovação da frota e representa uma mais-valia para a resposta à comunidade escolar do concelho.
Realiza-se no Espaço Multiusos de Coruche, de 1 a 10 de novembro, a 40ª edição da Feira do Livro.
“Esta feira trás habitualmente a Coruche muitos autores, muitas sessões de animação de leitura, autores nacionais mas também autores locais, apresentam os seus trabalhos e os seus projetos literários ou de poesia. Vão ser cerca de 10 dias com muitos livros, com muita cultura, música, com teatros e sempre envolvendo a comunidade educativa, porque durante a semana a programação é sobretudo dedicada à comunidade educativa desde o jardim de infância até ao secundário”, referiu Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche.
“Este ano queremos também assinalar as comemorações dos 500 anos de Luís Vaz de Camões, também a programação será nesse sentido”, acrescentou.
Foram muitas e boas as emoções das centenas de atletas que participaram nas quatro provas que integraram o II Circuito de Trail “Por Trilhos do Montado”, uma organização do Município de Montemor-o-Novo que, de 18 de fevereiro a 13 de outubro, passou pelo Trilho da Herdade dos Hospitais, IV Trail da Filhós, 10º Run Castle e V Trail por Terras de Lavre.
A cerimónia de entrega de prémios do II Circuito de Trail “Por Trilhos do Montado” será realizada no próximo dia 1 de novembro, a partir das 17.30 horas, no 20º Festival de Sopas em Montemor-o-Novo, no Parque de Feiras e Exposições.
De acordo com as informações presentes em regulamento, todos os participantes que tenham concluído as 4 provas (incluindo a caminhada) integrantes do Circuito “Por Trilhos do Montado” terão direito à respetiva medalha Finischer.
Em relação aos resultados por escalões, e de acordo com o ponto 9º “Em cada Trail pontuam todos os atletas da geral masculina e feminina dos diferentes escalões. O Ranking Individual será obtido pela soma de pontos dos três melhores resultados dos Trail’s do Circuito em que o atleta participar.”
Em relação ao Ranking Equipas, “em cada Trail pontuam todas as equipas de três atletas ou mais, pela soma das pontuações dos seus três melhores elementos Masculinos e Femininos.”
O Município de Montemor-o-Novo informou, através de um aviso da autarquia que, na tarde desta quinta-feira, 31 de outubro de 2024, a partir das 14h00, devido à implementação de um novo programa de gestão de águas, os serviços da Unidade de Atendimento Geral e Tesouraria não irão efetuar atendimentos relacionados com gestão de águas.
O Município informa, igualmente, de que a 4 de novembro os referidos atendimentos voltarão a estar disponíveis.
A Praça Conselheiro Fernando de Sousa, em Mora, foi palco de mais uma edição da Feirinha da Abóbora no dia 27 de outubro, que contou com a colaboração da Feirinha da Praça.
A iniciativa arrancou com um concurso de abóboras, onde foram premiadas a mais pesada, a de maior volume e a mais original.
Houve ainda espaço para uma exposição de abóboras, que reuniu vários trabalhos das salas de Jardim-de-infância e algumas salas de 1º Ciclo do Agrupamento de Escola de Mora, Centro Infantil, Lar e Residências da Santa Casa da Misericórdia de Mora, entre outros trabalhos individuais. Poderá visitar esta exposição no Posto de Turismo.
Com o aproximar da hora de almoço, foi servido um cozido de abóbora aos visitantes, seguindo-se o concurso de doçaria, onde foram distinguidos os melhores doces, tendo sempre por base a rainha do evento, a abóbora.
A animar esta iniciativa esteve o Grupo de Cantares da ARPI de Mora.
No último fim de semana de outubro, a Escola Municipal de Natação participou, em Évora, no Torneio de Aniversário do Aminata.
Em prova estiveram sete clubes, representados por 163 atletas. Da Escola Municipal de Natação participaram 17 atletas. A prova disputou-se nos escalões de Absolutos e Cadetes.
Dos atletas morenses, no escalão de Absolutos destacam-se os seguintes resultados: Diogo Rosado, 2º lugar 200 metros Mariposa e 3º Lugar 200 metros livres; Guilherme Marques, 3º lugar nos 200 metros Mariposa; a estafeta que se classificou em 3º lugar na prova 4×50 metros livres, era composta pelos atletas Ricardo Dias, Diogo Rosado, Gabriel Deblonde e Guilherme Dias. Por sua vez, no escalão Cadetes os resultados de destaque são os seguintes: Maria Matias, 1º Lugar nos 100 metros Costas e 100 metros livres; Gabriel Figueiredo, 2º lugar 50 metros Mariposa e 50 metros livres; Mariana Ramalho, 1º lugar 50 metros Mariposa, e 2º 100 metros livres; Joana Pinto, 3º lugar 50 metros livres.
Ontem teve início a primeira de três sessões de cinema transformadoras no Auditório Municipal de Coruche. No âmbito da Semana Municipal para a Igualdade, os alunos da Escola Profissional de Coruche (EPC) assistiram à primeira exibição de um filme dedicado às temáticas da inclusão e igualdade de género, como parte do projeto “O Cinema Ajuda a Crescer”.
O momento de reflexão deu aos estudantes uma oportunidade de pensar sobre questões cruciais que impactam o nosso dia-a-dia, incentivando o diálogo em torno da igualdade de género e da inclusão. As próximas projeções estão já agendadas para os dias 18 e 21 de novembro.
No âmbito do “Alentejo Walking Festival”, uma iniciativa da Turismo do Alentejo ERT e da Turismo de Portugal decorreu, no passado dia 20 de outubro, o percurso “Rota de Peregrinação de Nossa Senhora D’Aires”, com 28 participantes inscritos.
Com organização da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e apoio do Alcáçovas Outdoor Trails (Associação Amigos de Alcáçovas), os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o património histórico, cultural e natural da freguesia de Viana do Alentejo, ao longo de 8,5 kms.
Decorreu nos dias 26 e 27 de outubro, em Viana do Alentejo, a campanha “É tempo de Ajudar!” cujo objetivo foi a recolha de produtos de higiene pessoal para a população sénior em situação de vulnerabilidade económica.
Esta iniciativa foi promovida pela Associação Coração Delta da Delta Cafés/Grupo Nabeiro em parceria com o Município de Viana do Alentejo, o Intermarché de Viana do Alentejo e o Polo de Viana da Cáritas Arquidiocesana de Évora, envolvendo também a participação de alguns voluntários.
Dois apostadores em Portugal, a par de outros 21 no estrangeiro, venceram ontem, 29 de outubro, o quarto prémio do Euromilhões, no valor de 1.855 euros. O sorteio de ontem não teve totalistas, pelo que, em jogo, na sexta-feira, vai estar um jackpot de 98 milhões de euros.
O segundo prémio, de 293 mil euros, saiu a dois jogadores no estrangeiro, e o terceiro, de 45 mil, a três apostadores também fora de Portugal.
A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 1, 2, 19, 30 e 45 e as estrelas 10 e 12.