Valenças ganha em Fazendas do Cortiço e Foros vence em Cortiçadas


Neste domingo de futebol, e com a Liga Elite a ter paragem de campeonato na Associação de Futebol de Évora, realizou-se a 4ª jornada da Liga AFE, com destaque para 2 derbys do concelho de Montemor, onde não faltou incerteza e emoção.
No Campo 25 de Abril, em Fazendas do Cortiço, a equipa da casa esteve a vencer por 2-0, com golos de Marco Neves e David Molero, contudo, o Valenças iria alcançar a cambalhota no marcador, com golos de Dani, Caeiro e Kurt Lopes, a fixarem o resultado em 2-3. No outro derby, que teve lugar no Campo da Ajuda, em Cortiçadas de Lavre, o Cortiçadense perdeu por 0-1 com os Foros de Vale de Figueira, com o golo da vitória da equipa forasteira a ser apontado por Thales.
Já o Cabrela cumpriu e bateu por 4-1 o Estrela Fc “B”, com os golos a serem marcados por Fadista (2), David Cruz e Fábio Loureiro. O Cabrela mantém-se assim isolado na 1ª posição, só com vitórias após 4 jornadas.
A terminar dar nota da vitória do Grupo Estrela Escouralense por 1-0 diante do Santana Campo, com Pedro Reis a ser o autor do golo.

Liga AFE Grupo A 4ª jornada
Borbense 3-0 Aguiar
Canaviais 5-0 Vera Cruz
S. Manços 0-1 Calipolense
Oriolenses 3-0 Corval
Bencatelense 1-3 Estremoz

Liga AFE Grupo B 4ª jornada
Casa Povo Cabrela 4-1 Estrela Fc “B”
ScAlcaçovense 4-2 Tourega
Grupo Estrela Escouralense 1-0 Santana Campo
Cortiçadas de Lavre 0-1 Foros Vale Figueira Fc
Fazendas Cortiço 2-3 Valenças Sport Club

Resultados e Classificações: https://resultados.fpf.pt/Competition/Details?competitionId=25673&seasonId=104

Mel em destaque este domingo em Fazendas do Cortiço (c/fotos)

Teve lugar na tarde deste domingo, 27 de outubro a 17ª edição da Feira do Mel de Fazendas do Cortiço no concelho de Montemor-o-Novo.

Tratou-se de uma parceria com a ARPI de Fazendas do Cortiço, com o Grupo Cultural e Desportivo de Fazendas do Cortiço e também com a Montemormel.

António Danado, presidente da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, referiu à RNA, que “o objetivo é criar uma nova forma de estar e acima de tudo um desenvolvimento das atividades. Há três anos a esta parte, começámos a envolver o Grupo Desportivo de Fazendas do Cortiço, ligar o dia do jogo ao dia da feira e isto para nós foi muito importante, porque trás mais gente à feira, hoje ainda por cima é derby do Valenças com o Fazendas do Cortiço. Mas acima de tudo porque nos cria aqui dinâmicas mais interessantes, sem desprimor da parceria inicial com a ARPI de Fazendas do Cortiço e da Montemormel”. 

“Deixámos de estar num espaço mais pequeno da ARPI e passámos para o Pavilhão Multiusos de Fazendas do Cortiço, com um espaço maior, com música, com pinturas faciais para os miúdos, com o espaço de feira”, sublinhou.

“É a nossa obrigação trazer aos lugares da freguesia mais dinâmica”, rematou António Danado.

Presentes estiveram vários apicultores, onde promoveram e comercializaram o seu mel e derivados.

Autarquia de Arraiolos realiza obras de reabilitação do edifício do tribunal

A Câmara Municipal de Arraiolos está a realizar as obras de reabilitação no edifício do Juízo de Proximidade de Arraiolos, após a celebração de contrato interadministrativo de delegação de competências e colaboração que integra a empreitada de obras, fiscalização e coordenação de segurança em obra, com vista execução desta intervenção no referido edifício.

O contrato assinado entre a Câmara Municipal de Arraiolos e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I.P envolve uma verba de 50.305,59€, à qual acresce IVA à taxa legal em vigor, suportando a autarquia, a título exclusivo e sem direito a reembolso, todas as despesas com custas, emolumentos e taxas que sejam devidas para a execução das obras.

As obras de reabilitação do imóvel insere-se na transferência de competências que possibilita que os órgãos municipais e das entidades intermunicipais possam cooperar em diversas áreas, através da celebração de contratos interadministrativos, com a Administração direta ou indireta do Estado.

O Município de Arraiolos considera do interesse do concelho colaborar com o IGFEJ com vista à criação das condições adequadas de funcionamento do Juízo de Proximidade de Arraiolos.

XL Feira do Livro celebra 500 anos de Camões e literatura contemporânea

A Feira do Livro de Coruche cumpre em 2024 a sua 40.ª edição, consolidando-se como evento literário e cultural de referência na região. Entre os dias 1 e 10 de novembro, o público é convidado a mergulhar num diversificado programa que inclui lançamentos de livros, debates, animação infantil, espetáculos musicais e teatrais, bem como momentos de reflexão sobre cultura e literatura.

Este ano num cenário a transbordar arte, legado pela Bienal de Coruche, a Feira reafirma o seu compromisso de fomento do gosto pela leitura e do diálogo em torno da produção literária e artística, através de uma programação abrangente e acessível a todas as idades.

O evento destaca-se não só pelo vasto programa de atividades, como também pela presença de autores de renome, entre os quais José Milhazes, Maria Inês Almeida, Joana Cruz, Maria Francisca Gama, Jorge Serafim e João Tordo. Também em destaque, a comemoração dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, uma homenagem transversal que perpassa diversas iniciativas ao longo da Feira.

Évora homenageou a escritora Maria Lamas no Dia Municipal da Igualdade

 “Maria Lamas – uma Mulher de Abril” foi o título da homenagem pública organizada pelo Movimento Democrático das Mulheres (MDM) em parceria com a Câmara Municipal, que decorreu ao final da tarde de 24 de outubro, no Palácio de D. Manuel.

Um evento enquadrado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, mas também inserido no programa das atividades do Dia Municipal da Igualdade.

Centrou-se numa conversa sobre a escritora e jornalista Maria Lamas que incluiu intervenções, passagem de vídeo e exposição de alguns materiais sobre a sua ação social e política, ela que foi uma das mulheres que, com o seu trabalho, contribuiu para a resistência à ditadura de Salazar, abrindo caminho para a concretização da Revolução de 25 de Abril de 1974. Lutou pela liberdade, pela democracia, pela paz, pelos direitos das mulheres e por uma vida digna para todos.

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, que ainda conheceu pessoalmente Maria Lamas (recordando que ela vinha a Évora com muita frequência), salientou o seu importante papel, considerando que, “com as suas posições iluminou os caminhos para se lutar pela liberdade”, continuando a sua luta muito atual, face aos problemas de profunda pobreza e desigualdade que se agravam em Portugal, sendo importante manter a memória viva desta luta.

Avaria impediu transmissao da Missa

Esta manhã de domingo não foi possivel transmitir a missa diretamente do Santuário da Piedade devido a uma avaria.

O equipamento danificado foi entretanto substituido e esperamos poder já no proximo domingo realizar a transmissão da eucaristia dominical, a prtir do Snatuário do Senhor Jesus da Piedade, através dos emissores da Rádio ELVAS, Radio Nova Antena em Montemor-o-Novo e Rádio Campo Maior.

A todos enviamos as nossas desculpas e desejamos um bom domingo.

Câmara de Elvas incentiva às compras no comércio local com prémios até 1.500€

O Município de Elvas vai apoiar, já este Natal, as compras no comércio local, com a campanha “Elvas, Comprar é Ganhar”. Quem fizer compras nos estabelecimentos aderentes à campanha em todo o concelho, entre 15 de novembro a 7 de janeiro, fica habilitado a ganhar vouchers para gastar no comércio local.

Lembrando que todo o dinheiro atribuído aos munícipes, ao nível dos diferentes programas sociais da Câmara Municipal, num valor total de “cerca de um milhão de euros” tem vindo “a ficar todo na economia local”, o presidente Rondão Almeida assegura que a ajuda a este setor tem sido “uma das principais preocupações” do executivo. “Mas chegámos a uma conclusão: é pouco”, garante, dando conta que é nesse sentido que surge esta campanha.

Na campanha “Elvas, Comprar é Ganhar”, a ter lugar, não só na época de Natal, como também na da Páscoa, a Câmara Municipal faz um investimento total de 150 mil euros, “que irão para o bolso dos elvenses”. “Os elvenses têm de se começar a habituar a fazer as suas compras, sempre que possível, no comércio local, se é que não querem, de uma vez por todas, ver a cidade completamente deserta”, remata o autarca.

Nesta campanha, explica por sua vez o vereador Cláudio Monteiro, podem participar todos os estabelecimentos de comércio a retalho e serviços do concelho de Elvas, com área inferior a 750m2 e inseridos em superfícies comerciais. Contudo, há produtos e serviços que ficam de fora, na altura da atribuição dos vouchers, como o álcool, o tabaco, os combustíveis (com exceção do gás) e “as comunicações e o pré-pago”. “Tudo o resto está englobado”, assegura.

Neste momento, uma equipa da Câmara Municipal “está a entrar em contacto com as empresas do concelho de Elvas”, para dar a conhecer o programa e para explicar como se podem inscrever na campanha, preenchendo o devido formulário. “Mais tarde, vai outra equipa entregar o dístico” de estabelecimento aderente.

A cada estabelecimento comercial aderente a autarquia irá atribuir gratuitamente um total de 200 cupões, sendo que cada cliente que faça uma compra igual ou superior a dez euros tem direito a um cupão, até um máximo de dez cupões por fatura. Estes cupões, depois de preenchidos, devem ser depositados na tômbola que irá estar instalada no Posto de Turismo da Praça da República, sendo, posteriormente, sorteados 150 prémios por cada sorteio (realizados a 13 de dezembro e 10 de janeiro), no valor total de 37.500 euros cada.

Os prémios atribuídos vão desde os 60 aos 1.500 euros, convertidos em vales de 20 euros. Com isto, a Câmara Municipal permite que “qualquer vencedor possa gastar dinheiro em diferentes empresas e não apenas em uma”, explica Cláudio Monteiro.

O prémio será entregue em vales de compras, sendo estes válidos apenas nos estabelecimentos comerciais aderentes à iniciativa, e os resultados dos sorteios divulgados nas várias plataformas digitais do Município de Elvas, no prazo máximo de cinco dias úteis seguintes ao da realização do sorteio.

Todas as informações sobre as normas do programa “Elvas, Comprar é Ganhar” estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Elvas.

Desfile Literário de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz

O Desfile Literário está de volta ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, esta segunda-feira, dia 28 de outubro, às 18 horas, com o tema “Por mares nunca dantes navegados”.

Este projeto é o resultado de uma parceria entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares do concelho de Estremoz. O objetivo da iniciativa é “juntar as atividades promovidas pela animadora sociocultural da Câmara Municipal com atividades que são desenvolvidas pelos professores. Por norma, essas atividades vão sendo apresentadas de turma a turma”, explica a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira.

O tema deste ano “Por mares nunca dantes navegados” é alusivo ao escritor e poeta Luís Vaz de Camões. O desafio, segundo Sónia Caldeira, é que “sejam escolhidos livros, poemas ou textos que tenham a ver com o tema e que depois, de forma animada, possa ser feita uma apresentação, uma leitura ou representação do tema em questão”.

Esta iniciativa “tem um envolvimento muito grande da comunidade escolar” e por isso, de ano para ano, o Desfile Literário tem vindo a ganhar uma maior dimensão. O evento, que acaba sempre “por juntar a comunidade escolar e o município de Estremoz”, era inicialmente realizado nos Claustros da Câmara Municipal de Estremoz, mas com o aumento de público, teve de passar a ter lugar no Parque de Feiras e Exposições. O desfile, como realça ainda Sónia Caldeira, “incentiva à leitura e traz diferentes públicos à leitura”.   

Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo vai a eleições em dez

A atual direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, termina o mandato em dezembro.

António Pinetra, atual presidente da direção da referida associação, referiu à RNA, que “até lá vamos que ter eleições para a associação, durante o mês de novembro terão de sair as várias listas candidatas, portanto, em breve serão publicados os editais e esperamos que surjam candidatos para os corpos sociais da associação de forma que consigamos mostrar às pessoas que a associação que se encontra com disponibilidade para desempenhar aquilo que é a sua função. Não temos ainda data marcada para as eleições, mas serão no início de dezembro para que possa haver ainda dentro do mês de dezembro”. 

António Pinetra deixa um apelo a todos os sócios da associação que estejam habilitados para que se candidatem. “Quanto mais candidatos houver, melhor será para o futuro da associação.