Entrou em vigor na passada segunda-feira, 21 de outubro, o novo Passe Ferroviário Verde que permite viajar nos comboios Intercidades, Regionais, InterRegionais e alguns urbanos por 20 euros por mês e é válido por 30 dias de utilização consecutiva.
No concelho de Vendas Novas há uma parte da população que vai usufruir deste novo passe.
Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Munícipal de Vendas Novas, referiu à RNA, que “esta é uma medida ótima para tornar Vendas Novas uma cidade mais atrativa e mais próxima dos grandes centros urbanos do país, obviamente que nos preocupa o número de carruagens que nós vamos ter e o número de serviços. A expectativa é que haja um crescimento significativo da procura pelo transporto ferroviário, nós atualmente já temos cerca de 100 passes diários a serem utilizados, 80% dos quais para a Zona Metropolitana de Lisboa e este preço muito competitivo vai tornar o passe ainda mais atrativo”.
“Não me parece que haja já a capacidade de absorver tanta procura, mas nós cá estaremos para também ir acompanhando a situação e pedimos mais investimentos na nossa linha de comboio e na nossa estação. Mas penso que seja muito importante para tornar Vendas Novas mais próxima da área Metropolitana de Lisboa e com isso também atrair população”, acrescentou o autarca.
O presidente adiantou ainda que “reunimos há pouco tempo com as Infraestruturas de Portugal e também antes do verão tive a oportunidade de reunir com o Ministro das Infraestruturas, e aquilo que nós pedimos é investimentos concretos na estação a nível das condições para o passageiro, mas também a construção de um estacionamento junta à estação num terreno que é das Infraestruturas de Portugal. Ao Ministro nós aqui também não esquecendo que a localização do novo aeroporto que é apenas a 30 km’s de Vendas Novas, também solicitámos que começasse a ser planeada a integração de Vendas Novas naquele que é o sistema de transportes da grande Lisboa para nos aproximar não só desta região, mas também no âmbito do novo aeroporto de Lisboa”.