Autarca de Vendas Novas satisfeito com novo Passe Ferroviário Verde

Entrou em vigor na passada segunda-feira, 21 de outubro, o novo Passe Ferroviário Verde que permite viajar nos comboios Intercidades, Regionais, InterRegionais e alguns urbanos por 20 euros por mês e é válido por 30 dias de utilização consecutiva.

No concelho de Vendas Novas há uma parte da população que vai usufruir deste novo passe.

Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Munícipal de Vendas Novas, referiu à RNA, que “esta é uma medida ótima para tornar Vendas Novas uma cidade mais atrativa e mais próxima dos grandes centros urbanos do país, obviamente que nos preocupa o número de carruagens que nós vamos ter e o número de serviços. A expectativa é que haja um crescimento significativo da procura pelo transporto ferroviário, nós atualmente já temos cerca de 100 passes diários a serem utilizados, 80% dos quais para a Zona Metropolitana de Lisboa e este preço muito competitivo vai tornar o passe ainda mais atrativo”.

“Não me parece que haja já a capacidade de absorver tanta procura, mas nós cá estaremos para também ir acompanhando a situação e pedimos mais investimentos na nossa linha de comboio e na nossa estação. Mas penso que seja muito importante para tornar Vendas Novas mais próxima da área Metropolitana de Lisboa e com isso também atrair população”, acrescentou o autarca.

O presidente adiantou ainda que “reunimos há pouco tempo com as Infraestruturas de Portugal e também antes do verão tive a oportunidade de reunir com o Ministro das Infraestruturas, e aquilo que nós pedimos é investimentos concretos na estação a nível das condições para o passageiro, mas também a construção de um estacionamento junta à estação num terreno que é das Infraestruturas de Portugal. Ao Ministro nós aqui também não esquecendo que a localização do novo aeroporto que é apenas a 30 km’s de Vendas Novas, também solicitámos que começasse a ser planeada a integração de Vendas Novas naquele que é o sistema de transportes da grande Lisboa para nos aproximar não só desta região, mas também no âmbito do novo aeroporto de Lisboa”.

Arronches viaja ao tempo da Restauração este fim de semana

Arronches viaja no tempo, até ao período da Restauração, este fim de semana, dias 26 e 27 de outubro, através de uma recriação histórica, promovida pelo projeto Raia Viva, desenvolvido pela Historicalia, com o apoio do Turismo de Portugal e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A par da recriação histórica, tal como explica o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, não vão faltar a concertos de música da época, malabaristas e cuspidores de fogo, num evento a ter lugar no Largo Serpa Pinto, junto ao Convento de Nossa Senhora da Luz. Esperando “muitas visitas”, este, diz ainda o autarca, será um fim de semana de “muita animação” na vila.

“É um evento que vem decorrendo em todas as fortalezas da raia, de norte a sul do país, e chegou a vez de Arronches”, diz ainda João Crespo, que adianta que, no decorrer da recriação histórica, irá realizar-se um mercardinho com produtos locais, “desde a alimentação, à doçaria e aos enchidos”.

Este sábado, o evento decorre entre 13 e as 22h30. Deste primeiro dia, destaque para um concerto de música da época, às 21h30, no Convento da Nossa Senhora da Luz, e espetáculos de artes de malabarismo e cuspidores de fogo, pelas 22h30. Já no domingo, a recriação histórica terá lugar entre as 13h30 e as 18 horas.

DECO alerta para consequências graves do sobre-endividamento

O sobre-endividamento está associado à rutura financeira das famílias, à sua falta de liquidez, ao desfasamento entre receitas e despesas. As consequências, de acordo com a DECO, são graves e com fortes repercussões na qualidade e sustentabilidade da vida familiar e no seu desenvolvimento económico e social.

O sobre-endividamento ocorre quando os rendimentos mensais do consumidor ou da família são insuficientes para fazer face às despesas regulares, como a alimentação, água, eletricidade, gás e as prestações de crédito.

Considera-se que existe um elevado nível de endividamento quando os rendimentos possibilitam apenas o pagamento das despesas mensais. Nesta situação, considera-se que existe uma taxa de esforço muito elevada.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Feira de Chocolate em Grândola de 8 a 10 de novembro

O Chef Chocolatier Daniel Gomes, autor de “Glorius” o bombom mais caro do mundo, vem a Grândola partilhar com os visitantes do certame o seu percurso de excelência e a sua arte.

Daniel Gomes encerra no domingo o espaço do Showcooking. Um espaço de excelência da Feira que contará com a participação de mais seis conceituados chefs: Céu Carvalho, Paula Baluga Re Monteiro e a tripla Manuel Alexandre, Tony Salgado e Valdemar Onofre.

Este ano, a Feira apresenta mais de meia centena de expositores de venda e mostra sempre com o chocolate como ingrediente principal, tasquinhas com pratos regionais, street food e uma confortável e ampliada área de lazer. As adegas que integram a AVPCA e a oferta de vinhos do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, que combinam harmoniosamente com as delícias à base de chocolate, são um dos destaques desta edição conta também com a participação da marca belga Leonidas, uma das mais conceituadas no mundo dos bombons.

A mestre chocolatier Marlene Alexandre regressa a Grândola com a sua arte de trabalhar o chocolate. Ao longo dos três dias do evento, Marlene Alexandre e a sua equipa irá esculpir em chocolate o megafone – imagem das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Grândola da autoria de André carrilho.

Os concertos musicais estão a cargo de Rosinha e dos Boca Doce.

Rosinha, nome bem conhecido do público, sobe ao palco na primeira noite. A forma irreverente com que se apresenta em público misturada com o seu elevado nível de humildade e sensibilidade, fazem com que mantenha uma excelente e única, relação de cumplicidade com todos os seus seguidores que tanto a acarinham. Seja em Portugal ou no estrangeiro Rosinha e o seu inseparável acordeão são sinónimos de alegria, boa disposição e sobretudo muita diversão.

No sábado, atuam os Boca Doce, um agrupamento musical formado por atuais e antigos membros de bandas de vulto do panorama roqueiro português como sejam: Aside; Fiona At 40; Primitive Reason; Summer of Damien e Micky Eight. Protagonizam um espetáculo alegre, animado, divertido e bem-disposto, ao longo do qual fazem desfilar versões Rock/Punk-Rock Californiano de diversos artistas portugueses consagrados, tais como: Marco Paulo; António Variações; Doce; GNR; Adelaide Ferreira; José Cid e tantos outros.

O reforço do programa de animação itinerante é outra das apostas do Município. O teatro de rua promete conquistar as atenções dos visitantes diariamente com as companhias:

Malatitsch, Água no Deserto, Estátua Viva e Uh!Topia. Espetáculos circenses e de fogo, a Instalação Caravana – Projeto EZ e o Espetáculo da Rua “1 MILHÂO” – Enano completam a animação de rua que será uma constante durante o horário de funcionamento da Feira que conta ainda a Oficina Criativa com atividades diárias para os mais novos, carrosséis e insufláveis.

À semelhança de anos anteriores, o programa da Feira de Chocolate inclui também “As semanas Gastronómicas de Chocolate e São Martinho”. A iniciativa gastronómica vai decorrer de 1 a 11 de novembro nos restaurantes do concelho aderentes.

GNR de Évora registou três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 24 de outubro, três acidentes de viação, sendo três dos quais resultou um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 12 ocorrências: um crime contra as pessoas, seis crimes contra o património, três crimes contra a vida em sociedade, um crime contra animais de companhia e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 80 infrações relativas à legislação rodoviária e três relativas à legislação ambiental.

Homem de 71 anos morre atropelado em Montemor-o-Novo e condutor foge

Uma vítima mortal foi o resultado de um atropelamento, esta manhã, na Avenida Gago Coutinho em Montemor-o-Novo.

Trata-se de um homem, de 71 anos, que foi atropelado por um camião, tendo o condutor fugido do local.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central andiantou à Rádio Nova Antena que o atropelamento mortal ocorreu, por volta das 08:02.

Segundo fonte do Comando Territorial de Évora da GNR o condutor do pesado de mercadorias pôs-se em fuga após o acidente, realçando que o atropelamento terá ocorrido numa passadeira.

A mesma fonte adiantou que a GNR vai visionar imagens de videovigilância de câmaras instaladas em dependências bancárias e numa estação de combustíveis situadas na Avenida Gago Coutinho para tentar identificar o veículo envolvido no acidente.

O Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) do Destacamento de Trânsito de Évora da GNR está agora a averiguar as circunstâncias em que ocorreu o atropelamento.

Segundo a Proteção Civil, o óbito foi declarado no local pelo médico da viatura médica de emergência e reanimação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

As operações de socorro mobilizaram os Bombeiros de Montemor-o-Novo, o INEM e a GNR, com um total de 11 operacionais, apoiados por cinco veículos, incluindo a VMER.

Workshop “Meditação em Família” no Convento de S.Domingos em Montemor-o-Novo

Tem lugar amanhã, dia 26 de outubro no Convento de S.Domingos, em Montemor-o-Novo um Workshop de meditação denominado “Meditação em Família” numa organização do Monte de Magia.

“Este workshop vem no seguimento do projeto que nós estamos a tentar implementar nas escolas de Montemor e não só, que é precisamente levar a meditação às crianças e decidimos por isso fazer o workshop que já estava pensado a algum tempo, mas por falta de agenda ainda não nos tinha sido possível”, referiu Fernando Cunha professor de Yoga e Meditação no Monte de Magia.

“Serão cerca de duas horas, bastante interessantes onde vamos dar a conhecer o que é isto da meditação, sobretudo aos pais das crianças com que nós trabalhamos o Yoga. Vamos estar divididos em dois grupos, o grupo dos adultos vai estar comigo e com o Eduardo Carvalho, onde iremos falar sobre os benefícios da meditação nos adultos e sobretudo nas crianças e o outro grupo é de crianças e vais estar com a Luisa Rabasqueira e João Pedro Água onde serão apresentadas algumas ferramentas para eles conseguirem combater a ansiedade”, acrescentou.

A prática da meditação pode aumentar a capacidade de atenção da criança, de percepção de si. Uma criança mais consciente das suas emoções e sentimentos tem maior possibilidade de identificar as suas necessidades, potencialidades e limitações.