SMEA inaugurou exposição “Dia do Agricultor” no Mercado Municipal de Montemor

O Mês da Alimentação, promovido pela SMEA – Estratégia Alimentar no âmbito do programa “Ao Sabor das Estações 2024/2025” encontra-se em curso ao longo de outubro. No passado sábado, dia 19, foi inaugurada no Mercado Municipal a exposição “Dia do Agricultor”.

Esta exposição fotográfica pretende colocar-nos em contacto, precisamente, com os vários momentos e cenários do dia-a-dia de quem produz os alimentos que nos chegam até à mesa. Para isso, encontram-se expostas dezenas de imagens, do passado e do presente, captadas no concelho de Montemor-o-Novo: nos campos e no próprio Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.

A exposição “Dia do Agricultor” irá continuar patente até ao próximo sábado, dia 26 de outubro. Convidamo-lo a visitá-la e, claro, a comprar no Me​rcado Municipal, onde a produção local é sinónimo de qualidade.

CIMAA participa em comemoração solidária em Portalegre

O Município de Portalegre, o Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, e os restantes parceiros comemoraram o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social e o Dia Municipal sobre a Igualdade, numa sessão realizada na passada segunda-feira, dia 21 de outubro, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) juntou-se a este evento enquanto entidade parceira, tendo contribuído com um coração repleto de palavras de encorajamento, elaborado pelos seus colaboradores. O coração ficará exposto no átrio da Câmara Municipal de Portalegre.

Sob o lema “Diferentes por fora, Iguais por dentro”, a comemoração foi composta pela visita à exposição, mas sobretudo por um momento de reflexão, onde foi exibido um vídeo com depoimentos de utentes das várias instituições que integram a Rede Europeia Anti-Pobreza.

Oficina de Marionetas de Esponja a decorrer na Oficina da Criança de Montemor

Até ao dia 28 de novembro, tem lugar na Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, entre as 14.00 horas e as 18.00 horas uma Oficina de Marionetas de Esponja, onde os mais novos podem criar as tuas próprias personagens.

No fim do processo será apresentado um espetáculo criado com todas as marionetas.

A oficina destina-se a adultos e crianças e jovens entre os 5 e 14 anos.

“À Conversa com o comércio Local” hoje em destaque a Loja do Mesquita

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a Loja do Mesquita.

Um espaço que existe em Montemor-o-Novo há 35 anos, Dilar Mesquita, a proprietária adiantou à RNA, teve “mais duas lojas na cidade mas como o comércio está difícil resolveu fechar”.

A empresária começou “a trabalhar no ramo com apenas 11 anos de idade, mas o seu gosto pela área continua”.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Dilar Mesquita, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Município de Viana entrega prémios de mérito

O Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo realiza dia 25 de outubro, no Cineteatro Vianense, a cerimónia “Dia do Diploma”, que pretende reconhecer o mérito dos alunos que, durante o ano letivo anterior, se distinguiram e integram o Quadro de Excelência e de Valor.

O Município de Viana do Alentejo vai oferecer a 69 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, um voucher para aquisição de material escolar, no valor de 12,00€ cada.

Como vem sendo hábito, o Município de Viana, no âmbito do Regulamento do Prémio de Mérito, vai atribuir um cheque no valor de 500,00€ ao melhor aluno do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias, Ganliang Zhu, e à melhor aluna do curso profissional/tecnológico de Desporto, Joana Correia. Esta distinção visa reconhecer a cultura de mérito e de esforço demonstrado pelos alunos, sendo um incentivo para o seu empenho escolar.

ERT apresenta iniciativas de Cante Alentejano na Casa do Alentejo

No dia 27 de novembro de 2014, o Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) reconheceu o Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, um marco histórico para a cultura e tradição do Alentejo.

Para assinalar este momento tão especial, foi apresentado ontem, em conferência de imprensa na Casa do Alentejo em Lisboa, o calendário de iniciativas que terão lugar em várias regiões do Alentejo e que cruzam esta herança cultural com outras áreas artísticas e culturais. Até ao início de dezembro estão programadas diversas iniciativas que celebram a importância e a vitalidade deste estilo musical único, que continua a ser um símbolo da identidade coletiva do Alentejo.

A conferência de imprensa, presidida por José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, contou ainda com a presença de João Ifigénio Palma, presidente da Câmara Municipal de Serpa, de Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, de Sofia Dias, vereadora Câmara Municipal de Borba, de Ana Farias, vereadora Câmara Municipal de Mourão e de Florbela Fernandes, Chefe de Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Beja, municípios envolvidos na candidatura e que serão palco de alguns do eventos programados.

José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo sublinha que “o Cante Alentejano, com as suas harmonias vocais que ecoam os campos e tradições do sul de Portugal, é mais do que um género musical. É um elo cultural que une gerações, transmitindo valores de solidariedade, comunidade e memória coletiva. A classificação pela UNESCO, há 10 anos, foi o reconhecimento internacional da sua relevância e da necessidade de preservação de uma prática que, apesar de antiga, se mantém viva nos dias de hoje”.

Nos meses de novembro e dezembro várias cidades e vilas alentejanas serão palco de eventos especiais, incluindo concertos, debates, exposições e encontros de grupos corais, com o objetivo de promover a continuidade e a transmissão desta tradição às gerações futuras.

Cozinha dos Ganhões regressa de 28 de novembro a 1 de dezembro a Estremoz  

Inscrições abertas para expositores da 30.ª edição da Cozinha dos Ganhões

Estão abertas as inscrições até ao dia 25 de outubro para participação de stands na 30.ª edição da Cozinha dos Ganhões, em Estremoz. O evento irá decorrer de 28 de novembro a 1 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições. 

Podem inscrever-se como participantes os restaurantes, doceiros, artesãos, comerciantes e produtores regionais com sede no concelho de Estremoz. No site do município de Estremoz estão disponíveis as Condições Gerais de Participação no certame e a Ficha de Inscrição, que pode ser entregue no secretariado do Sector de Gestão do Parque de Feiras e Eventos Temáticos, localizado no Pavilhão A do Parque de Feiras de Estremoz, ou remetido para o email eventos@cm-estremoz.pt.

Na feira vão existir oito “tasquinhas”, para as quais apenas serão aceites inscrições de empresas com sede nos concelhos limítrofes, no entanto “não havendo inscrições suficientes por parte dos restaurantes do município, haverá então abertura para integrar restaurantes de outros concelhos” refere Sónia Caldeira. 

A Cozinha dos Ganhões, segundo Sónia Caldeira, vereadora da Câmara Municipal de Estremoz, é considerado “um dos maiores certames gastronómicos da região do Alentejo”, sendo que, este evento “já tem uma tradição no concelho de Estremoz e conta com stands que as pessoas podem visitar e até comprar algumas coisas relacionadas com o artesanato contemporâneo e artesanato tradicional”.

Para além dos expositores dedicados à gastronomia, a animação musical também será apreciada ao longo dos dias, sendo que, a maior aposta pertencerá à música tradicional portuguesa e “em grupos que circulem pelas tasquinhas animando cada um dos espaços ao longo da feira e ao final do dia um ou outro concerto”, indica ainda a vereadora da Câmara Municipal de Estremoz.

 A Cozinha dos Ganhões recebe não apenas munícipes como público de várias zonas do país, e, até de Espanha, ajudando assim a desenvolver a economia local.

Paralelamente à Cozinha dos Ganhões, no pavilhão C do Parque de Feiras e Exposições, vai decorrer também a Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza.

Esta parte do evento, como conta a vereadora da Câmara Municipal de Estremoz, é uma iniciativa organizada pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e não só “acrescenta novos públicos” como também “estão ligados à gastronomia”. “Este ano, na Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza estão a tentar para que seja feita uma exposição relativa às questões da caça, que irá estar patente durante os dias da feira”, revela ainda Sónia Caldeira. Os expositores interessados em participar no evento, devem inscrever-se pelo número de telefone 969 979 469.

A 30.ª edição da Cozinha dos Ganhões vai decorrer de 28 de novembro a 1 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Links: 

Condições Gerais de Participação – https://www.cm-estremoz.pt/files/condicoes-de-participacao-33.pdf?fbclid=IwY2xjawF93A5leHRuA2FlbQIxMAABHUPv-HJtFnd7xKofKl7GhoRxCnuqJA-8QlLvHLhaaSeI6zNv6ELsm8w5JA_aem_iGjKa7HFTDZEGDaZ089MGg

Ficha de Inscrição – https://www.cm-estremoz.pt/files/ficha-de-inscricao-43.pdf?fbclid=IwY2xjawF93A1leHRuA2FlbQIxMAABHdsnzddlm8c9kdGN3tNEHLpluLFYZngaaWdAcych7Wwor3KFV952wlsCFA_aem_B8X0RAHc2AEFzc_kC4VHQw

GNR de Évora registou dois acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 22 de outubro, dois acidentes de viação, sendo um despistes e um atropelamento animal, dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 14 ocorrências: cinco crimes contra as pessoas, cinco crimes contra o património, três crimes contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 83 infrações relativas à legislação de trânsito e uma relativa à legislação ambiental.

Cimeira Luso-Espanhola define regras para gestão de rios partilhados

Os recursos hídricos são o tema central da agenda da XXXV Cimeira Luso-Espanhola, que decorre esta quarta-feira, 23 de outubro, em Faro, com a presença dos chefes de governo português e espanhol, Luís Montenegro e Pedro Sánchez, para além vários ministros dos dois países.

Estando previstas 13 reuniões bilaterais, durante a cimeira serão assinados acordos históricos entre os dois países, um deles relativo aos rios partilhados por Portugal e Espanha, com a definição regras para a sua gestão.

Já esta manhã, Montenegro e Sánchez foram recebidos com honras militares no Palácio Fialho, e estiveram na Câmara Municipal de Faro, ainda antes de iniciarem um encontro a dois, no Museu Municipal.

A sessão plenária da cimeira está prevista para as 11h15 e a assinatura de acordos para as 13 horas. De seguida, Luís Montenegro e Pedro Sánchez falam à comunicação social, numa conferência de imprensa conjunta.

Após o almoço, os dois chefes de governo participam ainda na sessão de encerramento de um fórum empresarial, na Universidade do Algarve.

1ª edição da Mostra de Artes e Ofícios de Montemor-o-Novo em Novembro

Tem lugar no parque de feiras e exposições de Montemor-o-Novo, dias 9 e 10 de novembro, a 1ª edição da Mostra de Artes e Ofícios de Montemor-o-Novo, numa organização da Ciranda, Associação de artesãos.

Paula Cinzas, presidente da Ciranda, referiu à RNA que a “ideia da mostra surgiu em 2021 como modo de assinalarmos o 25º aniversário da Ciranda, no entanto estávamos a sair de uma pandemia e havia muitas condicionantes em termos de organização e achámos que deveríamos aguardar, passado este tempo considerámos que estavam reunidas as condições para a realização da mostra”.

 “O objetivo da Mostra é trazer até Montemor artes e ofícios tradicionais e contemporâneos e vão estar presentes artesãos de quase todo o território nacional”, acrescentou.

“Qualquer artesão que esteja devidamente registado pode participar. O evento conta com o apoio do município de Montemor-o-Novo e União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras”, rematou.

1ª Mostra de Artes e Ofícios, dias 9 e 10 de novembro no Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo. A entrada é livre.