Caminhada “deMora-te … em Cabeção

“DeMora-te…em Cabeção” é o nome do percurso pedestre do Concelho de Mora, que integrou a edição deste ano do Festival “Alentejo Walking Festival”, organizado pela Turismo do Alentejo.

Esta caminhada, que contou com 16 participantes, decorreu a 19 de outubro, em Cabeção.

A Câmara Municipal de Mora associou-se à organização deste Festival pelo segundo ano consecutivo, pela importância que o mesmo tem no desenvolvimento turístico do Concelho.

Atleta Alentejano bate toda a concorrência e renova o título

Pedro Brito, atleta alentejano de Footgolf vence o circuito nacional mais uma vez e faz um inédito hexacampeonato.

A dedicação, paixão e esforço são a receita de longevidade de vitórias para o atleta Alentejano que compete a título individual. Ser campeão nacional é motivo de orgulho, ser 6 vezes consecutivas é um enorme orgulho.

O atleta entra assim para um lote restrito de atletas de todas as modalidades a nível mundial que tenham vencido por 6 vezes consecutivas os respectivos campeonatos.

23ª Mostra Gastronómica de Arraiolos de 30 de outubro a 3 de novembro

De 30 de outubro a 3 de novembro, o espaço Arraiolos Multiusos de Arraiolos acolhe a 23.ª Mostra Gastronómica, o 15.º Festival da Empada de Arraiolos e a tradicional Feira do Tapete de Arraiolos.

Este é um evento organizado pela Câmara Municipal de Arraiolos, que anualmente convida visitantes a explorar a gastronomia e a cultura da região, oferecendo uma experiência completa com pratos típicos e a possibilidade de conhecer o famoso tapete de Arraiolos, símbolo local.

A Mostra Gastronómica promete uma vasta seleção de iguarias alentejanas, promovendo a cozinha regional e incentivando a sustentabilidade e o uso de produtos locais.

Catarina Caetano apresentou o livro infantil “Em Bicos de Pés”

Foi ao final da tarde de sexta-feira, dia 18 de outubro, Catarina Caetano apresentou “Em Bicos de Pés” no Cantinho da Leitura da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

 Esta obra de literatura infantil foca-se na “maior aventura-comum da vida de todos nós”: o crescimento.

O Município de Montemor-o-Novo foi representado na sessão pelo Vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes.

Arquivo Municipal de Montemor promove workshops “A Escrita na Idade Média”

No âmbito da valorização do património documental, numa interligação com o Ciclo de Conferências que decorre durante o presente ano e incide sobre o tema da Idade Média, o Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo está a promover uma série de três workshops práticos de paleografia: “A Escrita na Idade Média”.

Depois de uma primeira sessão dedicada à leitura paleográfica, realizou-se no passado sábado, 19 de outubro, mais um workshop, este sobre a compreensão escrita através da abordagem de materiais: suportes, utensílios e encadernações.

A 23 de novembro, decorre o último workshop “A Escrita na Idade Média”, que incidirá sobre os tipos de autenticação de documentos no período medieval. As inscrições são gratuitas, sendo que o workshop é limitado a 15 pessoas, e podem ser feitas por telefone: 266 898 110; ou e-mail: arquivo@cm-montemornovo.pt.​

“Espaço APORMOR” Orçamento do Estado continua em destaque esta semana

No “Espaço APORMOR”, esta semana o tema continua a andar em redor do Orçamento do Estado. Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, fala sobre a disponibilidade do Partido Socialista deixar passar o Orçamento do Estado para 2025.

“A semana passada ouvimos a disponibilidade do Partido Socialista para deixar passar o Orçamento do Estado para 2025. Isso é muito importante para a economia em geral, saber como é que a economia vai funcionar e a disponibilidade para os governos da altura facilitarem o funcionamento da economia ou introduzirem mais burocracia, mais dificuldades”, referiu.

“Toda a gente pretende melhorar o seu modo de vida, mas as pessoas têm de se convencer que só com uma economia a funcionar é que isso é possível, porque é da economia que sai o dinheiro que o Estado consegue para distribuir, para o Serviço Nacional de Saúde, para a educação, para melhorar as infraestruturas”, acrescentou.

“Há muita gente que pensa que a economia é só dinheiro para as empresas, neste caso também para os agricultores mas não é assim, porque o estado vai tributar esses rendimentos que as empresas têm”, rematou.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Realizou-se caminhada em Santiago do Escoural

Na manhã de sábado, 19 de outubro, realizou-se uma caminhada em Santiago do Escoural, no âmbito do Alentejo Walking Festival, organizado pela Turismo do Alentejo.

A partir da Praça da República, foram percorridos trilhos pela Serra de Monfurado, envolvendo população local, de onde se destaca a sempre simpática presença das “Tartarugas da Vila”, mas também participantes de outras paragens! Acompanhados por técnicos do Posto de Turismo de Montemor-o-Novo, e com a colaboração de trabalhadores da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, cujo Presidente foi uma das cerca 30 pessoas, que disfrutaram da iniciativa, esta foi uma manhã de silêncios e conversas, contemplação e desafio.

O denominado PR7 MMN “Serra de Monfurado em Santiago do Escoural” é um percurso de paisagens variadas, que se iniciam nas quintas agrícolas dos arredores de Santiago do Escoural, até aos densos espaços florestais com frondosas galerias ripícolas ao longo das múltiplas linhas de água. Em pleno Sítio de Importância Comunitária (SIC) de Monfurado Natura 2000, encontram-se habitats de enorme valor ecológico, onde tem especial relevância o montado de sobreiros e azinheiras com algumas manchas de carvalho negral, diversos charcos temporários e vastos prados mediterrânicos.

Desfile Literário de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz 

O Desfile Literário está de volta ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, no dia 28 de outubro, às 18h, com o tema “Por mares nunca dantes navegados”.

Este projeto é o resultado de uma parceria entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares do concelho de Estremoz. O objetivo da iniciativa é “juntar as atividades promovidas pela animadora sociocultural da Câmara Municipal com atividades que são desenvolvidas pelos professores”. Por norma, essas atividades vão sendo apresentadas de turma a turma” como explica Sónia Caldeira, vereadora da Câmara Municipal de Estremoz.

O tema deste ano “Por mares nunca dantes navegados” é alusivo ao escritor e poeta Luís Vaz de Camões. O desafio, segundo Sónia Caldeira, é que “sejam escolhidos livros, poemas ou textos que tenham a ver com o tema e que depois de forma animada possa ser feita uma apresentação, uma leitura ou representação do tema em questão”.

Esta iniciativa “tem um envolvimento muito grande da comunidade escolar” e por isso, de ano para ano o Desfile Literário tem criado uma maior dimensão “que acaba por juntar a comunidade escolar e o município de Estremoz”, adianta ainda a vereadora da Câmara Municipal de Estremoz. Inicialmente o Desfile Literário era feito nos Claustros da Câmara Municipal de Estremoz, mas “o público foi aumentado” e o evento teve que começar a ser realizado no Parque de Feiras e Exposições. Este evento, como realça Sónia Caldeira “incentiva à leitura e traz diferentes públicos à leitura”.   

GNR de Évora registou dois acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 21 de outubro, dois acidentes de viação, sendo dois despistes, dos quais resultou um ferido grave e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas cinco ocorrências: dois crimes contra as pessoas e três crimes contra o património.

No âmbito contraordenacional registaram-se 48 infrações relativas à legislação de trânsito e três relativas à legislação ambiental.

17ª edição da Feira do Mel de Fazendas do Cortiço

Tem lugar no próximo domingo, dia 27 de outubro a 17ª edição da Feira do Mel de Fazendas do Cortiço no concelho de Montemor-o-Novo.

O principal objetivo do evento, e segundo referiu André Banha, Vogal da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, “é promover o mel enquanto produto”

Trata-se de uma parceria com a ARPI de Fazendas do Cortiço, com o Grupo Cultural e Desportivo de Fazendas do Cortiço e também com a Montemormel. Às 15.00 horas tem lugar nas instalações da antiga cooperativa um colóquio com o Engenheiro Miguel Maia, da APISMAIA que fala sobre a “Água mel e as análises: um contributo para a sua qualidade e do “Apiário ao embalamento: cuidados e manutenção da qualidade do mel”. À mesma hora há futebol, Fazendas do Cortiço vs Valenças, quem não quiser ir ao colóquio pode ir ao jogo de futebol ou vice-versa. Às 17.00 horas há baile com o músico João Vieira, depois temos o concurso de bolo de mel e mais tarde há também um chá e bolos oferecidos pelas senhoras da ARPI”, acrescentou.