Jazz no Jardim dos Cavalinhos em Montemor-o-Novo

Tem lugar na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro pelas 21.30 horas, um concerto de jazz inserido no mês da música. O Jazz ocupa e anima um dos espaços mais característicos da cidade: o Jardim dos Cavalinhos. Em concerto vai estar Pedro Madaleno Trio, composto por Pedro Madaleno, Yuri Daniel e Alexandre Frazão, a interpretar temas históricos do mundo do Jazz.

‘Aguário’ prova que a água pode ser um instrumento no Mês da Música

Na tarde de domingo, dia 13 de outubro, o Cineteatro Curvo Semedo voltou a acolher o Mês da Música. Em cena esteve ‘Aguário’, peça da Companhia de Música Teatral e, no fundo, uma “constelação artístico-educativa” para toda a família.

A peça é composta por um conjunto de poemas performativos e utiliza a água e os seres que nela habitam como instrumentos musicais e parte da ação teatral. Para que assim seja, misturam-se com o piano, a voz humana, o corpo, o movimento e o próprio ambiente cénico.

Em ‘Aguário’, há que destacar ainda a sensação de cumplicidade entre artistas e público. Este último, ainda que na plateia, acaba não só por se ver aproximado, mas também imerso no universo do espetáculo.​

Caminhada “Rota das Bifanas” dia 19 de outubro em Vendas Novas

No próximo sábado, dia 19 de outubro, a partir das 9.30 horas, junte-se à Rota das Bifanas, uma caminhada gratuita e guiada, inserida no Alentejo Walking Festival 2024. A partida será junto ao edifício da Câmara Municipal de Vendas Novas.

Com um percurso de 16,8 km e uma duração estimada entre 4 a 5 horas, a caminhada inclui dois momentos culturais ao longo do trajeto. No final, todos os participantes que concluírem a rota receberão um vale para saborear uma deliciosa bifana de Vendas Novas e recuperar energias.

O Alentejo Walking Festival, promovido pela Turismo do Alentejo, visa dinamizar a vasta rede de percursos pedestres da região, reforçando o Alentejo como um destino privilegiado para caminhadas.

Ações​ de formação e sensibilização sobre vespa asiática em Montemor-o-Novo

A vespa asiática é cada vez mais uma ameaça no nosso território. Por isso, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) tem dinamizado ações de formação e de sensibilização para este problema. No dia 11 de outubro, uma dessas ações decorreu em Cortiçadas de Lavre, no Salão da Sede da Junta de Freguesia, tendo sido conduzida pelos técnicos Sandra Matias e Pedro Catarro. A União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre foi representada pelo Presidente José Maria Fernandes, e pela Secretária Maria Luísa Martins.

Nestas sessões, o SMPC pretende ajudar a população a identificar a espécie em questão e os seus ninhos, aconselhando também no que diz respeito aos procedimentos a seguir após a identificação de um ninho de vespa asiática. Em relação a este último ponto, destacamos que a destruição de um ninho da espécie só deverá ser realizada por técnicos especializados do próprio Serviço Municipal da Proteção Civil.

Amanhã, dia 18, pelas 18h00, a mesma União de Freguesias receberá outra sessão de sensibilização, esta na Sede da Junta de Freguesia de Lavre.

V Trail Por Terras de Lavre teve lugar no passado domingo

No domingo, 13 de outubro, teve lugar o V Trail Por Terras de Lavre, a última prova do Circuito Por Trilhos do Montado, incluída também no II Campeonato Regional da Associação de Atletismo de Évora, e que juntou na histórica vila de Lavre cerca de 300 atletas, entre os 17 km, 8 km e caminhada.

Organizada pelo Departamento Desportivo da Casa do Povo de Lavre, e contando com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, foi na Praça da República, mesmo ao lado do Coreto, que se deram as partidas e chegadas das provas, num evento com balanço positivo.

No trail de 17Km, na geral masculina, o pódio foi composto por Jorge Grilo (Casa de Benfica de Reguengos de Monsaraz) em 1.º lugar, Francisco Lemos (Casa de Benfica de Reguengos de Monsaraz) em 2.º e Rui Martins (Grupo Desportivo Pavia / Vamos Ajudar o David a Sorrir) na 3.ª posição.

Já na geral feminina, nos 17Km, Vanessa Silva (GDC Rio de Moinhos) repetiu a vitória do ano anterior, alcançando a 1.ª posição, com Adelina Tanganho (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz) a cortar a meta em 2.º lugar e Maria Gribanova a fechar o pódio.

No Mini-Trail de 8Km, em masculinos, Rafael Carvalho (MFitness), alcançou a vitória, com António Roque (ACM / Montemor a Correr) em 2º e João Soeiro (Correr em Giesta / GDUG) a completar o pódio. Já em femininos, Cátia Santana (Alandroal United) completou os 8Km em 1.º lugar, ficando Carolina Pisco (Linces de Montemor) em 2.º e Mónica Grafino (Grafino Team) em 3.º.

Em suma, o mais importante foi a salutar confraternização e o poder dar a conhecer as paisagens da “nação” lavrense.

Estudo sobre resiliência das regiões transfronteiriças da UE no “Espaço Europa”

Com o estudo “Reforçar a resiliência das regiões fronteiriças da União Europeia (UE): mapear os riscos e os instrumentos de gestão de crises e identificar lacunas”, realizado de janeiro de 2023 a março de 2024, a Comissão Europeia procura reforçar as capacidades de gestão de catástrofes e riscos em regiões transfronteiriças.

A tarefa abrangeu a identificação dos principais riscos enfrentados pelos territórios em áreas transfronteiriças e o mapeamento de acordos, ferramentas e processos institucionais existentes que facilitam a gestão de riscos pelas autoridades de fronteira. Além disso, envolveu amplas consultas com as partes interessadas a nível da UE, nacional e regional.

Dez estudos de caso foram preparados para destacar práticas eficazes na Gestão de Riscos de Desastres em territórios transfronteiriços. O resultado incluiu a produção de mapas e fichas de fronteira, cada um delineando os níveis de risco e as capacidades de colaboração dos países de ambos os lados da fronteira para lidar com esses riscos.

Este estudo é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

RCM em ação no Torneio de Abertura da Divisão de Honra

A época 2024/2025 dos seniores do Rugby Clube Montemor já se encontra em marcha. No passado sábado, os ‘Mouflons’ receberam a poderosa equipa do Sport Lisboa e Benfica no Parque Desportivo Municipal, num jogo a contar para a 2.ª jornada do Torneio de Abertura da Divisão de Honra.

Esta é uma competição na qual os 12 clubes participantes na Divisão de Honra (escalão máximo do rugby nacional) são divididos em dois grupos e aproveitam para fazer experiências e preparar a equipa para a própria Divisão de Honra. Na época 2024/2025, o RCM tem como objetivo evitar os dois últimos lugares o que corresponderia à sua melhor classificação de sempre.

Esta será a última época do Rugby Clube Montemor antes de cumprir 30 anos de existência, o que acontecerá a 20 de julho de 2025. Hoje, o RCM disputa mais uma partida do Torneio de Abertura, jogando novamente em casa frente ao Clube de Rugby do Técnico que, como os montemorenses, regressam à Divisão de Honra na presente época.​

“Film Club” amanhã no Auditório Municipal de Coruche

Amanhã às 21.30 horas, o Auditório Municipal de Coruche recebe mais uma sessão do Film Club Waves of Youth, desta vez com uma extensão do FEST — Festival Novos Realizadores | Novo Cinema. Este mês é repleto de tensão, inquietação e reflexões sociais, com quatro curtas-metragens de jovens cineastas que exploram o inesperado, o confronto com o desconhecido e a busca por momentos de transcendência.

Recordamos que ao longo de 2024, a Câmara Municipal de Coruche promove, em parceria com a associação Waves of Youth, a programação de cinema “Film Club” no Auditório Municipal de Coruche, propiciando experiências envolventes e reflexivas sobre o mundo e a contemporaneidade, marcadas por abordagens humanistas de cariz social e espírito comunitário.

Em declarações à RNA, Susana Cruz, vereadora da autarquia de Coruche referiu que o “objetivo é trazer também um ciclo de conversas e workshops sobre o cinema onde vamos ter a projeção de vários filmes, sobretudo filmes portugueses de jovens realizadores portugueses”.

“Iremos ter aqui de facto 10 sessões ao longo do ano onde várias temáticas vão ser abordadas, vamos ter sempre uma sessão mensal dedicada o cinema que é realizado em Portugal e que todos os meses vai ter uma temática também diferente e desta forma pretendemos fomentar a troca de ideias sobre o cinema”, salientou a veradora.

O programa prevê a presença de criadores, realizadores, produtores e atores que promoverão o debate no final de cada sessão, centrado nas temáticas dos filmes exibidos.

As sessões decorrem até dezembro e serão previsivelmente agendadas a sextas-feiras, entre as 21h30 e as 23 horas. Diversificadas, gratuitas e com temáticas mensais, as exibições visam cativar a comunidade a acompanhar o “Film Club” em Coruche durante o ano inteiro.

GNR de Évora registou seis acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou no dia de ontem, 16 de outubro, seis acidentes de viação, sendo quatro colisões e dois despistes dos quais resultaram quatro feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas quatro ocorrências: um crime contra as pessoas e três contra o património.

No âmbito contraordenacional registaram-se sete infrações relativas à legislação policial e 10 relativas à legislação ambiental.

“O Destino da Estrela de Venant”, obra de ficção da autoria de Bé S. Rosado l

No próximo sábado, dia 19 de outubro, a Biblioteca Municipal Almeida Faria acolhe pelas 14.30 horas o lançamento de mais uma obra literária: “O Destino da Estrela de Venant”, obra de ficção da autoria de Bé S. Rosado.

Sinopse:

Neiva cresceu a ler para as estrelas e a sonhar com o amor de uma vida eterna.

Já Regulus vive a sua eternidade amaldiçoado. Sem fé no amor, ele luta para que mais ninguém caia no mesmo destino.

Hoje, Neiva só tinha duas certezas, a saudade de um sonho que nunca viveu e um aviso: “Nunca desejes nada às estrelas. Nunca para ti!”

Um aviso que, com o tempo, se tornou um sussurro.

O desejo é roubado e um pacto impossível é selado.

Os demónios crescem nas sombras da noite, pingando o seu veneno na memória do tempo.

Numa luta por liberdade e amor, Regulus e Neiva terão que enfrentar um passado esquecido.

“Nunca peças à noite o que queres do dia.”

Município de Montemor-o-Novo assinala o Mês do Cidadão Idoso

O Município de Montemor-o-Novo assinala o Mês do Cidadão Idoso, com diversas atividades em todo o concelho. Momentos culturais e de animação, desportivos e recreativos, fazem parte não só neste mês mas também nos restantes meses do ano.

A vereadora da Ação Social, Sílvia Santos, sobre o Mês do Cidadão Idoso, referiu à RNA, que “outubro é de facto o mês em que assinalamos a data do cidadão idoso, no entanto é um mês que é apenas um mote para a partida de uma série de iniciativas e atividades, que são pensadas pelo município de Montemor em conjunto com a Rede Social para um ano inteiro. Atividades com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desta população mais idosa, no sentido de lhes prestar maior apoio, de promover a sua autonomia, promover o envelhecimento mais ativo”.

“O mais importante é juntar as pessoas, tirar muitas delas das instituições em que estão e proporcionar momentos e atividades intergeracionais”, acrescentou.

O Município de Montemor-o-Novo assinala o Mês do Cidadão Idoso, com diversas atividades em todo o concelho.

Tentativa de cyber ataque na empresa que gere plataforma de gestão do MorBike

Tal como está a acontecer com outras instituições nacionais, também a Soltráfego, que gere, entre outras, a plataforma de gestão do MorBike, o novo sistema de partilha de bicicletas elétricas da cidade de Montemor-o-Novo, está a ser alvo de uma tentativa de cyber ataque.

Segundo a Câmara Municipal estes são problemas com causas alheias ao município e que são somente os servidores da empresa que fornece a plataforma da MorBike que foram atacados, algo que nada está relacionado com os servidores do Município.

A autarquia informa ainda que, de acordo com a Soltráfego, todas as informações de negócio, transações, clientes, viagens e dados pessoais estão devidamente salvaguardadas.

A Soltráfego comunicou que a sua equipa está a trabalhar arduamente, para dar fim a esta ameaça o mais rapidamente possível.

Feras de Montemor presentes no Campeonato Nacional de Muay-Thai

Decorreu este fim de semana, em Alenquer, o Campeonato Nacional de Muay-Thai. A associação Feras de Montemor fez-se representar por seis atletas em vários escalões, registando um resultado incrível, com a conquista de cinco medalhas.

Ficam os resultados:

– Ana Valadas: 1.º lugar -48 kg;

– Inês Godinho: 1.º lugar -51 kg;

– Lina Rmich: 2.º lugar -32 kg;

– Guilherme Rodrigues: 2.º lugar -48 kg;

– José Luís Topete: 3.º lugar -81 kg.

Também Luís Filipe Topete teve um bom resultado, já que terminou num honroso 4.º lugar na categoria -63,5 kg.

Alentejo Walking Festival já passou por Cabrela

Até ao dia 20 de outubro, realiza-se mais uma edição do Alentejo Walking Festival: Caminhadas do Alentejo, promovido pela Turismo do Alentejo. No seu âmbito, com partida às 9.30 horas de domingo, 13 de outubro, teve lugar a primeira de duas caminhadas no concelho de Montemor-o-Novo. Esta realizou-se em Cabrela.

Os raios de sol apareceram para dar alguma motivação extra e mais de 40 participantes (re)descobriram os montados de Cabrela ao longo da manhã. Nesta caminhada aliada à temática do turismo literário, o Município de Montemor-o-Novo foi representado por António Pinto Xavier, vereador com o pelouro do Turismo. Por sua vez, a Freguesia Cabrela – Página da Junta foi representada pela presidente, Paula Martins.

No próximo sábado, dia 19, realiza-se uma nova caminhada no concelho com o selo Alentejo Walking Festival. A partir da Praça da República, em Santiago do Escoural, serão percorridos os trilhos da Serra de Monfurado.

Piloto de Vendas Novas brilha nos Estados Unidos da América

Tem apenas 20 anos, mas partiu de Vendas Novas para Indianápolis, considerada a “meca” do desporto automóvel nos Estados Unidos da América, em busca do sonho de ser piloto profissional. André Lagartixa tem uma história de vida única e já subiu aos pódios nos potentes Lamborghini do Super Trofeo North America.

André Lagartixa é natural do concelho alentejano de Vendas Novas e sempre alimentou o sonho de, um dia, ser piloto profissional de automóveis.

Começou pelo Karting de competição e foi nessa verdadeira escola do desporto motorizado que começou a dar nas vistas. Por influência da família, deixou o seu Alentejo-natal e descobriu o automobilismo dos Estados Unidos da América quando foi viver para umas das cidades mais importantes do desporto automóvel nos “States”: Indianápolis, a capital do estado do Indiana e palco da famosa Indianapolis Motor Speedway, uma das pistas mais famosas do mundo.

No início deste ano, recebeu um convite para testar um Fórmula 4 nos circuitos de Indianápolis e Chicago. No segundo dia de testes bateu o recorde da pista por três vezes, o que levou os responsáveis do teste a proporcionarem-lhe uma corrida na USF2000. Apesar da pouquíssima experiência, foi um dos pilotos mais rápidos nos treinos e terminou em 6.º lugar da geral na corrida.

O sonho de correr num grande campeonato americana ficava cada vez mais perto… O diretor de competição da Lamborghini nos Estados Unidos reparou no potencial daquele jovem piloto e proporcionou-lhe um teste e uma corrida em Las Vegas. Testou o potente GT da marca italiana no sábado e, no domingo, ganhou a corrida quando ainda só tinha 19 anos de idade.

Foi, assim, que André Lagartixa conseguiu o ‘passaporte’ para o Lamborghini Super Trofeo North America, uma série sob a égide da IMSA com mais de 30 pilotos de diferentes partes dos Estados Unidos da América, Austrália, Brasil, França, Países Baixos e África do Sul.

Em março fez a sua primeira corrida no fim de semana em que cumpriu 20 anos de idade, na pista de Sebring. Ficou logo no top 5 da categoria AM e conseguiu ainda melhor na ronda seguinte, em Laguna Seca, mais concretamente, ao garantir um notável 2.º lugar, pelo que subiu ao pódio pela primeira vez num dos mais importantes troféus do automobilismo norte-americano, com apenas 20 anos.

 Desde então, também já rodou no top 5 e a lutar pelo pódio da categoria nas pistas de Watkins Glen, Austin e Indianápolis, provando o seu talento e potencial com o Lamborghini número 25 da equipa Alliance Racing.

O Lamborghini Super Trofeo norte-americano prepara-se, agora, para cruzar o Atlântico e disputar a última prova do campeonato nos dias 14 e 15 de novembro, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. Logo a seguir, no fim de semana de 16 e 17 de novembro, André Lagartixa vai disputar as Finais Mundiais Lamborghini, que junta os melhores pilotos da Europa, Ásia e Estados Unidos.

“Tem sido um sonho para mim viver esta experiência nos Estados Unidos”, afirmou o promissor piloto português. “Tenho ainda pouca experiência e estou a conduzir um carro muito potente e contra excelentes pilotos vindos de várias partes do mundo. Mas o pódio em Laguna Seca provou que posso andar com os melhores. Agora quero lutar por um novo pódio no final do troféu. E depois quero tentar entrar no top 10 nas Finais Mundiais da Lamborghini. Seria mais um sonho concretizado”, disse André Lagartixa.

“Experiência Lamborghini” em Vendas Novas a 2 de novembro Antes disso, no dia 2 de novembro, André Lagartixa vai proporcionar uma experiência de condução num Lamborghini aos aficionados da sua cidade-natal, Vendas Novas, e de toda a região. O evento, que vai ser realizado na Zona Industrial de Vendas Novas, tem o apoio logístico do Município local, permitindo um contacto dos fãs com André Lagartixa e com a icónica marca italiana.

Susana Gonçalves, vice-presidente do Município Vendas Novas, destaca a projeção do jovem alentejano nos Estados Unidos da América. Quando tivemos conhecimento de que o André (Lagartixa) estava no desporto automóvel, e sendo um ‘filho’ da terra, decidimos apoiar esta iniciativa em termos logísticos. É um apoio institucional, em articulação com a GNR e os Bombeiros. A nossa prioridade é garantir a máxima segurança para o público e participantes, fechando uma rua na Zona Industrial. Espero que seja um sucesso para todos os aficionados, afirmou Susana Gonçalves.