Estivemos no ultimo dia do Air Summit 2024, no Aeródromo Municipal de Ponte Sor e estas são algumas das imagens do Air Show
Air Summit 24, em fotos e vídeo
“Alimentação nos Livros” é mote para iniciativa da Biblioteca de Montemor
Integrado no programa ‘Ao Sabor das Estações 2024/2025’, e no Mês da Alimentação, a Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, organiza a iniciativa “A Alimentação nos Livros”.
No horário de funcionamento da biblioteca, de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 12h30 e das 14 às 18 horas, os leitores têm acesso a uma montra de livros relacionada com a temática, com as obras disponíveis para requisição.
Em outubro, a SMEA – Estratégia Alimentar comemora o Mês da Alimentação, com um programa diversificado, dirigido a vários públicos, incidindo as nossas atividades com o público infanto-juvenil, como forma de promover a literacia alimentar logo desde pequeno. Este ano, o mês da alimentação é dedicado aos cogumelos.
Município de Odemira investiu quatro milhões de euros em habitação
A habitação é um grave problema no concelho de Odemira.
O Município investiu quatro milhões de euros em habitação, transformando até espaços da Câmara Municipal que eram edifícios que estavam destinados a serviços.
Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira adiantou à RNA que “Já fizemos investimento à volta dos 4 milhões de euros para a habitação, aquisição de casas, depois as próprias obras de adaptação da parte do governo a anuência até bastante interessante, podermos ficar com uma série de património que tinham devolutos, nomeadamente as Infraestruturas de Portugal tinham algumas casas perto da estação das amoreiras, o Ministério da Educação tinha uma residência de estudantes em Odemira, o ICNF tinha cinco casas em Odemira e isso foi sendo transferido para a Câmara”
“Preparámos e apresentamos uma candidatura de cerca de 15 milhões de euros que têm a vontade de proporcionar habitação um pouco por todo o concelho utilizando aquilo que são os lotes municipais, em vez de estarmos a vender os lotes aos jovens que têm naturalmente logo a seguir alguma dificuldade de acesso ao crédito. A nossa perspetiva era agora também proporcionar alguma habitação em regime de arrendamento para jovens e foi isso que preparámos. São muitas as soluções, são perto de 100 soluções entre casas e apartamentos nos diferentes locais” ao longo de todo o concelho de Odemira”, acrescentou o autarca.
“Nós temos um acordo que foi afirmado ainda pelo antigo executivo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana no sentido de Odemira ter uma determinada verba para poder aplicar na habitação, agora a única coisa que nós estamos a pedir é que cumpram. Já apresentámos os projetos, temos os projetos prontos para lançar obra até ao final do ano para podermos cumprir dentro do prazo do PRR e agora precisamos de decisão. Se não houvesse vontade de aprovar nem de dotar mais verbas à habitação, então não se tinha aberto um aviso de candidatura que permitiu que todas as câmaras do país pudessem lá candidatar propostas de habitação, nós candidatamos 15 milhões as espectativa é que ela possa ser aprovada”, rematou.
“Aguário” nas comemorações do Mês da Música em Montemor este fim de semana
Neste domingo, 13 de outubro, às 16 horas, o Mês da Música apresenta o espetáculo “Aguário”, pela Companhia de Música Teatral, no Cineteatro Curvo Semedo.
A peça consiste num artista que “dialoga” com um grupo numa residência artística realizada num espaço dedicado a este efeito. A partir do tema da água, o artista estimula o desenvolvimento de competências artísticas e inter disciplinares dos participantes, visando uma maior consciencialização ambiental.
O “processo” é o mais relevante: a natureza desta residência é orgânica, partindo da escuta do pulsar do local, das pessoas e do “momento presente”.
O Mês da Música está integrado na programação do Cineteatro Curvo Semedo, tendo o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, e estende-se a vários outros espaços da cidade.
Último dia do Portugal Air Summit em Ponte de Sor
O último dia de conferências do Portugal Air Summit – dedicado a temas de Defesa e de Sustentabilidade – contou com a presença do Ministro da Defesa, Nuno Melo, que abriu o programa desta sexta-feira com uma intervenção que destacou a importância do investimento nesta área, nomeadamente numa altura marcada pelos conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente. O governante ressalvou que “o setor estratégico do novo espaço está em crescimento e voltado para a cooperação. Uma nova era que nos traz desafios e abre portas no setor aeroespacial – áreas em que Portugal se posiciona e Ponte de Sor é protagonista de mudança.”
O Ministro destacou ainda a importância do Portugal Air Summit, no contexto de desenvolvimento e investimento económico no Interior do país. “A importância e dimensão deste evento é prova de que um município do Interior pode ser polo para a atração de empresas, investimento e de mudança. A economia tem na Defesa muitas oportunidades e o lema do Air Summit mostra esse espírito.”
Ainda neste âmbito, o Vice-Chefe do Estado Maior da Força Áerea, Tenente-General Eurico Justino Craveiro, abordou a estratégia dos próximos anos da Força Aérea Portuguesa, onde destacou a aquisição dos ‘caças’ F-35, como um grande passo na evolução da defesa do espaço aéreo português.
Neste segundo dia de conferências, esteve também em destaque a inovação e a tecnologia, sobretudo quando aliadas a uma maior eficácia de técnicas de defesa. Pedro Petiz, Head of Innovation da Tekever, abordou a presença da empresa com drones de reconhecimento na Ucrânia, como exemplo de que muitas vezes os conflitos internacionais acabam por ser um motor de maior pesquisa de inovação. “A inovação é circular. Abrir espaço para novas tecnologias é um abrir portas a outras tantas”, referiu.
No que diz respeito à sustentabilidade e energias renováveis na aeronáutica, José Fragnan, da Heart Aerospace, apresentou o primeiro avião híbrido de passageiros, cuja produção poderá passar por Ponte de Sor. A empresa sueca, fundada em 2018, reforçou a importância da existência “de um ecossistema favorável à aviação elétrica, para que estas empresas se fixem nos territórios”.
Por outro lado, no painel onde foram discutidas as energias renováveis para uma aviação mais ecológica, representantes da GALP, Vinci Energies, GASIN e ANAC Brasil relembraram a importância de se atingir a neutralidade carbónica até 2050, através de um maior uso biocombustíveis na aviação, de forma a que energias limpas façam parte dos nossos aeroportos.
Mário Chaves, COO TAP, abordou o futuro das companhias aéreas, referindo que “uma das marcas mais importantes que a TAP tem hoje é a sua frota, que é uma das mais modernas da Europa e com menor emissão de CO2.” O responsável revelou ainda o reforço da operação da companhia aérea no Brasil e nos EUA.
Num dos painéis da tarde – Transformando Aeroportos para um Futuro Sustentável – foi debatida a importância de um trabalho conjunto no caminho da sustentabilidade e ainda dos desafios que ainda se impõe neste campo, em várias áreas, mas sobretudo na mobilidade elétrica.
Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, encerrou as conferências do Portugal Air Summit, juntamente com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, e Pedro Siza Vieira, antigo ministro.
O ex-ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital destacou a importância deste setor e a “pujança desta cimeira”, como algo muito simbólico da transformação da economia portuguesa neste setor, sublinhando o “crescimento muito significativo do volume de negócios na indústria aeronáutica, que mostra que este setor é cada vez mais um valor acrescentado.” Pedro Siza Vieira elogiou o território de Ponte de Sor, onde “o Portugal Air Summit não está isolado. Apoia-se e alavanca um conjunto de empresas que foram capazes de criar valor, criar emprego qualificado e atrair mais gente a esta terra.”
Hugo Espírito Santo, Secretário de Estado das Infraestruturas, ressalvou que o setor da aeronáutica enfrenta desafios “de décadas, do ponto de vista da sustentabilidade, das rotas aéreas, depois do período que passou durante a pandemia”. Por isso, o governante destacou quatro pontos de ação fundamentais: desenvolver e requalificar a rede de infraestruturas aeroportuárias; diversificação e globalização das companhias aéreas a operar em Portugal, de forma a incrementar o turismo e economia; potenciar um ecossistema que promova tudo o que rodeia o setor e os aeroportos, como a aposta na formação, na sustentabilidade e nos combustíveis renováveis e, ainda, continuar a manter todo o espiríto de desenvolvimento na aeronáutica e aeroespacial.
O Presidente da Câmara de Ponte de Sor não tem dúvidas de que o concelho “afirma-se definitivamente como uma âncora do cluster aeronáutico português. Provámos, mais uma vez, que uma cidade do Interior de Portugal pode ser um polo estratégico de inovação, com capacidade para atrair empresas, investidores, projetos e recursos especializados, afirmando a sua relevância no mapa da economia nacional e ganhando uma projeção global num contexto fortemente internacionalizado.” Hugo Hilário deixou ainda uma garantia: “O nosso compromisso é continuar a criar as melhores condições para que a indústria aeronáutica e aeroespacial continue a prosperar em Ponte de Sor, garantindo um futuro de progresso e desenvolvimento.”
Airshows, animação e atividades para toda a família
A partir das 12h00 deste sábado, a animação e as atividades lúdicas vão marcar o terceiro e último dia deste Portugal Air Summit. Um programa repleto adrenalina, espetáculos aéros e diversão para toda a família. De manhã até à noite, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.
Manhã:
– final da prova de atletismo que parte do Campo da Restauração junto à Câmara Municipal e que terá meta em plena pista de aviação do Aeródromo Municipal;
– corrida aérea com a The Race Team com os pilotos da ex Red Bull Air Race – Juan Vellarde, Nicolas Ivanoff, Martin Sonka, Mika Brageot e Petr Kopfstein – que vão estar em preparação para o campeonato World Air Race Championship.
Tarde: Air Show
– vários momentos de acrobacias aéreas;
– passagens de aeronaves como um Flyby daTAP e um KC390 e F16 da Força Aérea.
Sunset:
– Espetáculo com paraquedistas;
– Espetáculo de drones;
– Night show com AeroSparx, com espetáculo de luzes e fogo de artifício.
“Sucesso” da praia fluvial dá “confiança extra” à Câmara de Alandroal para novos projetos
A praia fluvial das Azenhas d’El Rei, em Montejuntos, no concelho de Alandroal, voltou a ter uma grande procura este verão.
Com uma afluência “excelente” de visitantes dos concelhos vizinhos e de Espanha, garante o presidente da Câmara, João Grilo, a autarquia ganha, desta forma, uma “maior confiança” para os projetos dos Centros Náuticos de Juromenha e Águas Frias, no Rosário.
O verão, ainda assim, nas Azenhas d’El Rei, recorda o autarca, arrancou “um bocadinho tímido”, em junho: “não só pelo tempo, mas também pelo ano excecional de chuva, que fez o nível da água estar um pouco alto e o espaço inicial não era o maior, mas correspondeu sempre à procura”.
Já em julho e agosto, registou-se “uma procura excelente”. “Correu muito bem, as pessoas estão satisfeitas, temos muita gente dos concelhos vizinhos e do lado espanhol a fazerem desta a sua praia, portanto dá-nos uma confiança muito importante para os projetos que temos a seguir: o Centro Náutico de Juromenha e as Águas Frias do Rosário”, adianta.
Montejuntos e Ferreira de Capelins, segundo João Grilo, têm “beneficiado muito” com a proximidade desta praia fluvial, sobretudo no que toca ao mercado imobiliário. “A maior parte dos anúncios de venda de imóveis do concelho faz referência à praia, o que quer dizer que a praia vende, que é atrativa e, como temos essa possibilidade, queremos continuar a aumentar as respostas no futuro”, revela.
Prometendo novidades até final do ano no que toca ao Centro Náutico de Juromenha, João Grilo revela que a Câmara Municipal viu já aprovado um financiamento, por parte do Turismo de Portugal, na ordem dos 400 mil euros. Ainda assim, o “valor total de investimento é bastante superior”. A ser lançado “o mais rapidamente possível”, o projeto encontra-se já na sua última fase de preparação.
“A Biblioteca é uma Arma?” é tema de encontro da RIBAC em Portel
Na próxima quinta-feira, dia 17 de outubro, o Auditório Municipal de Portel será palco do II Encontro organizado pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central (RIBAC), com o tema “A Biblioteca é uma Arma?”.
Este evento integra-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, refletindo sobre as transformações que a Revolução dos Cravos trouxe para o papel das bibliotecas nas comunidades, além de abordar os desafios e as perspetivas futuras dessas instituições.
O encontro contará com a participação de profissionais e especialistas da área, distribuídos por dois grandes painéis temáticos: “Bibliotecas – Passado, Presente e Futuro”, moderado por Jorge Serafim, onde serão partilhados testemunhos e experiências de diversos oradores convidados; “O Papel das Bibliotecas como Espaços de Democracia”, coordenado por Susana Silvestre, que explorará a importância das bibliotecas como pilares da liberdade e do conhecimento ao serviço das comunidades.
Dirigido a profissionais de bibliotecas, estudantes e ao público em geral, o evento visa promover uma reflexão sobre a relevância das bibliotecas no reforço da cidadania e da democracia.
As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 14 de outubro, aqui.
GUS amanhã joga com o Arcoense
Este domingo, 13 de outubro, joga-se a 3ª jornada da Liga Elite e Liga AFE da Associação de Futebol de Évora.
Na Divisão de Elite, o Grupo União Sport desloca-se ao Campo Artur Jorge, em Arcos, onde joga com Sporting Clube Arcoense.
Já na Série B, da Liga AFE, o Cortiçadas de Lavre recebe o Tourega, o Foros Vale Figueira Fc tem derby em casa com Grupo Estrela Escouralense, o Valenças Sport Club tem receção ao Alcaçovense e o Cabrela viaja até Santana Campo.
Na jornada 3 da Elite, neste domingo, 13 de outubro, o Grupo União Sport vai até Arcos defrontar o Sporting Clube Arcoense, que venceu o primeiro jogo em casa por 1-0 com Arraiolense e, na jornada passada, vendeu cara a derrota em Reguengos, com o Atlético a apontar o golo da vitória, somente aos 90 minutos. Gonçalo Carapinha, o novo treinador do União, antevê “um jogo complicado, perante uma equipa muito difícil, sobretudo em casa. Cabe ao União ser melhor e conquistar os 3 pontos”, diz o novo treinador do GUS.
Na série B da Liga AFE onde, no passado domingo, houve dois derbys do concelho de Montemor, começamos pelo Cabrela que recebeu e venceu os Foros de Vale de Figueira por 2-1. Nesta jornada o Cabrela, que soma 2 vitórias em 2 jogos, tal como o Escouralense, desloca-se a Santana do Campo, formação que está na 3ª posição da classificação, com uma vitória e um empate. Nuno Oliveira, treinador do Cabrela, espera “uma batalha complicada”.
O Foros de Vale de Figueira, campeão da Liga AFE na época passada, somou a sua primeira derrota na jornada passada, em Cabrela, por 2-1. Neste domingo, os Foros tem novo derby, desta feita com o 1º classificado Escouralense. Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros, quer que a equipa dê uma resposta à derrota sofrida com o Cabrela. Em relação à partida com Escouralense, Gonçalo Teixeira, refere que “é um jogo de máxima exigência, onde gostava que o fator casa e adeptos os mova para alcançar os 3 pontos”.
O 1º classificado Grupo Estrela Escouralense, que goleou o Tourega com hat-trick de Miguel Canhoto, na última jornada, na presente jornada vai até aos Foros de Vale de Figueira, campeão em título que, segundo Pedro Pasadas Nunes, treinador do Escouralense, é uma equipa muito bem orientada. O técnico do Escouralense diz que “vão determinados em alcançar a vitória”.
Prosseguimos com o Cortiçadense que perdeu em casa com o Valenças por 0-2, em mais um derby concelhio, na jornada do passado fim de semana. Este domingo, o Cortiçadas de Lavre viaja até à Tourega. Carlos Constantino, treinador do Cortiçadas de Lavre, avança que “vai tentar melhorar algumas coisas”.
Falamos agora do Valenças, que obteve a sua primeira vitória, na jornada passada, por 0-2, nas Cortiçadas de Lavre. Na jornada desta semana, o Valenças joga em casa com o Alcaçovense. Rui Querido, treinador do Valenças, está a contar com um adversário forte e moralizado, antevendo “mais um jogo difícil como são todos na Liga AFE, uma divisão que considera muito competitiva”.
Só falta falar das Fazendas do Cortiço, que descansa na jornada 3 da Liga AFE, ou seja, neste fim de semana não joga. Recordamos que, na jornada passada, o Fazendas do Cortiço somou derrota pesada por 4-0 no terreno do Alcaçovense.
MAPA DE JOGOS 12 E 13 OUT. 2024:
AF Évora Divisão Elite 2024/25 JORNADA 3 13/10
Lusit. Évora B – Sp. Viana
Arcoense – Grupo União Sport
GD Portel – Monte Trigo
Juventude Évora – Redondense
Arraiolense – At. Reguengos
AF Évora Liga AFE Série A 2024/25 JORNADA 3 13/10
Corval – São Manços
O Calipolense – CF Estremoz
Bencatelense – GDR Canaviais
Vera Cruz – Borbense
Aguiar – SB Outeiro
AF Évora Liga AFE Série B 2024/25 JORNADA 3 13/10
Estrela FC B – S. Pedrense (12/10)
Santana do Campo – GD Cabrela
Foros Vale Figueira – Escouralense
Valenças – Alcaçovense
GD Tourega – Cortiçadense
Descansa: Fazendas do Cortiço