Escola Básica da Vista Alegre em Évora requalificada

A Escola Básica da Vista Alegre foi alvo de um conjunto de melhorias recentes por parte da Câmara de Évora por forma a oferecer mais conforto e segurança.

O Vereador da Educação da Câmara Municipal de Évora também foi conhecer o resultado das obras e agradeceu aos trabalhadores municipais o empenho demonstrado no âmbito desta intervenção de conservação, requalificação e modernização do edifício.

Nesta fase, foi concluída toda a pintura dos interiores, criaram-se zonas de salas de apoio mais confortáveis e reservadas, substitui-se o pavimento nas zonas de circulação, foi recuperado e afagado o piso das salas de aula e procedeu-se à requalificação e modernização das casas de banho.

Para 2025, a Autarquia está já a preparar a requalificação do espaço de jogos e recreio e também a pintura exterior da escola (edifício e muros).

Após a visita ao espaço, seguiu-se uma cerimónia onde as crianças agradeceram aos trabalhadores municipais, oferecendo-lhe lembranças que elas mesmo desenharam, tendo o evento finalizado com a partilha de um bolo feito especialmente para a ocasião.

Seis “Escolas Electrão” do distrito de Évora vão reciclar com o apoio da comunidade

O distrito de Évora tem seis estabelecimentos de ensino onde toda a comunidade pode entregar pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, no âmbito da iniciativa “Escola Electrão, que arrancou com o início de mais um ano letivo.

A campanha, promovida pelo Electrão, sensibiliza para a necessidade de encaminhar para reciclagem pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, mas também embalagens.

A iniciativa, que já vai na 14ª edição, lança o desafio às escolas para que se envolvam nesta causa e sejam um ponto de recolha de resíduos.

Escolas:

Escola Básica de Pavia, Mora

Escola Básica e Secundária Cunha Rivara, Arraiolos

Escola Básica Padre Bento Pereira, Borba

Escola Secundária Conde de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz

Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz

Salesianos de Évora – Colégio

Esta ação de contribuir para a preservação do ambiente é convertida em prémios para as escolas que, por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos elétricos usados, recebem um cheque-prenda no valor de 75 euros.

As inscrições para este ano letivo continuam abertas e os estabelecimentos de ensino podem fazê-lo através do preenchimento de um formulário, na página da campanha no site do Electrão.

No último ano letivo, de 2023/2024, foram recolhidas cerca de 360 toneladas de resíduos nos mais de 500 estabelecimentos de ensino aderentes à campanha a nível nacional.

Ao longo de 13 anos a Escola Electrão já recolheu mais de 7.000 toneladas de resíduos, o equivalente ao peso da estrutura da torre Eiffel, e envolveu em média 400 escolas por ano letivo.

“Sensibilizar toda a comunidade escolar para a necessidade de separar para reciclar continua a ser urgente. As metas de reciclagem a cumprir são ambiciosas e pressupõem um envolvimento cada vez maior das populações. Esta campanha, em particular, tem um peso muito expressivo nas quantidades globais recolhidas e reencaminhadas para reciclagem pelo Electrão”, sublinha o Diretor-Geral de Pilhas e Elétricos do Electrão, Ricardo Furtado.

No âmbito da campanha do Electrão as escolas são desafiadas a promover atividades de sensibilização ambiental com a comunidade escolar. É o caso da iniciativa Repórter Electrão, que convida alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos, no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”.

O desafio “Repórter Electrão” premeia trimestralmente um trabalho vencedor por cada nível de ensino no decorrer do ano letivo. Cada aluno e professor das equipas vencedoras recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros.

Inscrições para Mostra de Doçaria de Alcáçovas abertas até dia 18

A vila de Alcáçovas volta a acolher, de 6 a 8 de dezembro, a Mostra de Doçaria, que é um dos principais eventos do calendário de inverno da região. É a 23ª edição do certame organizado pelo Município de Viana do Alentejo, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, que tem como objetivo preservar a doçaria conventual e palaciana, bem como os saberes e sabores característicos da região.

Na Mostra da Doçaria, para além do Bolo Real e do Bolo Conde de Alcáçovas, estarão também representados os Amores de Viana e as Sardinhas Albardadas, cartões-de-visita de um certame que oferece ainda diversos licores e muitas outras iguarias.

Os doces conventuais e palacianos vão ser as “estrelas” da Mostra de Doçaria, que terá um vasto programa cultural associado ao longo do fim-de-semana, e que inclui o 11º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas.

As inscrições para a Mostra de Doçaria devem ser efetuadas até sexta-feira, dia 18 de outubro, podendo consultar o regulamento em www.cm-vianadoalentejo.pt, na área destinada aos regulamentos. Mais informações sobre este evento através do correio eletrónico gadecon@cm-vianadoalentejo.pt ou pelo telefone 266 930 010.

Encerrado programa “Anos Incríveis” em Vendas Novas

No dia 3 de outubro, na Sala Multiusos da StartUp Alentejo, realizou-se a sessão de encerramento da implementação do programa de intervenção baseada em evidência de que é eficaz para ajudar os pais a lidar com os desafios típicos da parentalidade nas faixas etárias entre os 3 e os 8 anos de idade.

O Programa “Anos Incríveis”, promovido pelo Gabinete Municipal de Psicologia de Vendas Novas, decorreu pela segunda vez para todos os cuidadores de crianças nesta faixa etária com os objetivos de:

– Fortalecer as relações entre pais e crianças;

– Incentivar estilos parentais positivos;

– Encorajar a imposição de limites efetivos e a definição de regras claras;

– Promover o uso de estratégias disciplinares não violentas.

Para solenizar este momento, foram entregues os respetivos diplomas aos participantes, pela Vice-Presidente da Câmara Municipal, e realizaram-se algumas atividades entre pais e filhos. Não faltou um lanche partilhado e uma surpresa para os mais pequenos. Foi um encontro memorável onde as partilhas, o convívio, entusiasmo e muita animação foram uma constante.

Jovens viajam por Montemor para descobrir os estilos artísticos do passado

Na manhã da passada terça-feira, dia 8 de outubro, quase 60 alunos das turmas A, B e C do 11.º ano da Escola Secundária de Montemor-o-Novo partiram “À Descoberta de Montemor”, numa visita intitulada “Do Renascimento ao Barroco”, e que teve a dinamização de Filomena Caetano e Susana Roque, técnicas do Município de Montemor-o-Novo.

Esta visita permitiu aos alunos conhecer os estilos artísticos do Renascimento e do Barroco, bem como observar os detalhes dos seus vestígios em vários dos pontos da cidade. Desde o ponto de partida, o grupo visitou vários locais do Centro Histórico, como a Igreja da Misericórdia, a Igreja Matriz e Cripta de São João de Deus.

Na segunda metade da manhã, e depois de uma passagem pelo Hospital do Espírito Santo e de Santo André, os alunos visitaram ainda o Jardim Público e o Convento de São Francisco, antes de subirem à Ermida de Nossa Senhora da Visitação, onde concluíram a visita de estudo.

“Transformers: O Início” em exibição no Cineteatro Curvo Semedo esta sexta-feira

O filme “Transformers: O Início” é exibido, na noite desta sexta-feira, 11 de outubro, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, pelas 21h30.

O filme, para maiores de 12 anos, é sobre a história não contada da origem de Optimus Prime e Megatron, conhecidos como inimigos declarados, mas que em tempos foram amigos ligados como irmãos e que mudaram o destino de Cybertron para sempre.

Os bilhetes para esta sessão estão disponíveis nos locais habituais e na BOL do Município.

Pode assistir ao trailer do filme aqui.

Segunda Pop Up Store em Montemor com a presença de MotoReis este sábado

Neste sábado, dia 12 de outubro, o Mercado Municipal irá acolher a sua segunda “Pop Up Store”, desta vez, será o estabelecimento MotoReis Comércio de Motos, a mostrar/vender os seus produtos, a partir das 9 horas.

Esta iniciativa é integrada no Protocolo Local, iniciativa dinamizada em parceria entre o Município de Montemor-o-Novo, as Juntas de Freguesia do Concelho e a Associação Comercial do Distrito de Évora.

Oficina do Bebé “MIMOMU” conta ainda com duas sessões em outubro

A Oficina do Bebé “MIMOMU”, dinamizada por Rita Roberto na Oficina da Criança, continua em curso até ao final deste ano, e este mês conta ainda com mais duas sessões, com a primeira a realizar-se já este sábado, dia 12, pelas 10 horas.

Estas oficinas são momentos de escuta, entre pais e filhos, onde se redescobre as relações entre pares e o meio envolvente, cantando e dançando, partindo do instrumento primordial que é o corpo, com a sua motricidade e expressividade.

O movimento criativo e a música incentivam a expressão da individualidade e uma vivência mais profunda e consequente de cada descoberta. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Oficina da Criança, ou através do email ocrianca@cm-montemornovo.pt.

Ana Catarina Mendes no Congresso da Federação de Évora do PS em Mora

O XXI Congresso da Federação de Évora do Partido Socialista decorre este sábado, 12 de outubro, a partir das 10 horas, no Pavilhão do Parque de Feiras e Exposições de Mora.

A sessão de encerramento, marcada para as 17h30, conta com a presença de Ana Catarina Mendes, que estará no congresso em representação do secretário-geral do PS.

Vendas Novas recebeu exercício militar CELULEX 24 no Regimento de Artilharia nº5

No dia de ontem, 10 de outubro, realizou-se no Regimento de Artilharia n.º5, em Vendas Novas, o Exercício CELULEX 24, que contou com a presença do chefe do Estado-Maior do Exército, general Eduardo Ferrão, e da secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier.

Este é o maior exercício nacional, onde são simuladas e treinadas as três capacidades de resposta às ameaças biológica, química e radiológica, contribuindo para a promoção do desenvolvimento das capacidades nacionais de Defesa.

O CELULEX vai na sua 12.ª edição e é um exercício de referência, no âmbito da NATO, organizado pelo Exército, que este ano escolheu se realizou em Vendas Novas, e termina hoje.

Tem gerado uma crescente atratividade junto dos países amigos e aliados, assim como dos parceiros institucionais, com o objetivo de promover a melhoria da resposta coordenada dos diversos agentes de Protecção Civil, face a situações de emergência decorrentes de incidentes biológicos, químicos ou radiológicos.

Os efetivos empenhados, ao longo do exercício, ascendem a mais de 150 participantes oriundos de 13 entidades nacionais, do Exército Espanhol e do Exército Francês, neste que é um espaço de partilha de conhecimentos, de desenvolvimento de sinergias e de divulgação de capacidades.

Os Bombeiros Voluntários de Vendas Novas foram uma das entidades que participaram ativamente no exercício de incidente radiológico/químico, sendo uma oportunidade para aumentarem a sua formação nestas situações de risco.

Regras e cuidados a ter para beneficiar de vantagens no comércio online

Conhecendo todas as regras e todos os cuidados a ter, qualquer pessoa pode beneficiar das vantagens do comércio online.

O consumidor deve ser informado acerca das modalidades de pagamento e entrega disponíveis, bem como de eventuais restrições geográficas ou outras à entrega e aos meios de pagamento aceites. O vendedor deve indicar a data limite de entrega do bem, que é fixada no máximo em 30 dias após a celebração do contrato, que deve ser confirmada pelo vendedor em suporte duradouro.

O vendedor é obrigado a informar o consumidor acerca do contrato e dos seus direitos, para que este tome uma decisão de compra consciente e esclarecida. A linguagem utilizada deve ser simples e estar redigida em língua portuguesa, caso a plataforma seja portuguesa ou dirija a sua atividade para Portugal, e as plataformas também têm a obrigação de disponibilizar, de modo fácil e diretamente acessível, toda esta informação sobre os vendedores.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Montemor: nova sessão da oficina “Cucular” este sábado

A Oficina da Criança de Montemor-o-Novo é palco, na manhã deste sábado, 12 de outubro, de uma nova sessão de “Cucular”.

“Cucular” é uma oficina para a 1.ª infância que estimula a exploração e descoberta através do olhar, do gesto, da comunicação e das interações: com crianças, adultos e com o que está ao seu redor.

A oficina, que decorre entre as 10 horas e o meio-dia, destina-se a adultos e crianças até aos três anos.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, na Oficina da Criança, ou através do email ocrianca@cm-montemornovo.pt.

Ciclo de Conferências do Arquivo Municipal recorda peste negra em Montemor

O Ciclo de Conferências do Arquivo Municipal está de regresso este sábado, dia 11 de outubro, pelas 18 horas, em Montemor-o-Novo.

Como tema desta conferência, será abordada a epidemia da Peste Negra e o seu impacto na área geográfica de Montemor-o-Novo.

A sessão terá como orador André Silva, doutorando em História pela Universidade do Porto, e a entrada é gratuita.

Novo campo de Futebol de 7 do Estádio 1.º de Maio já é palco de competição

A bola já rola nos vários campos sintéticos do Estádio 1.º de Maio. Este fim de semana, em Futebol de 7, jogaram-se duas partidas no terreno do Grupo União Sport. No sábado, dia 5 de outubro, marcámos presença no jogo entre o GUS e o Lusitano Ginásio Clube, um “clássico” em qualquer escalão, a contar para a jornada inaugural do Campeonato Distrital de Infantis (Sub-13) de Futebol de 7.

Deixamos destaque para a qualidade de ambas as equipas que proporcionaram um bom espetáculo, com muitos golos, e honraram as camisolas dos respetivos clubes. A partida, marcada pelo desportivismo, terminou empatada: 5-5 foi o resultado final.​

Associação desportiva Linces de Montemor em destaque na RNA

A Associação desportiva Linces de Montemor tem como principal objetivo representar Montemor-o-Novo a nível nacional, em provas de trail.

“Nós somos uma equipa que faz atletismo, dentro da modalidade do atletismo há algumas variantes, e nós praticamos o trail. Temos como objetivo representar Montemor a nível nacional e um dia quem sabe, chegarmos ao internacional. Percorremos o país desde o Norte até ao Sul onde levamos o nome de Montemor, para nós é um orgulho enorme podermos representar o nosso Alentejo”, referiu Júlia Alves dos Linces de Montemor.

“Neste momento a praticar trail somo cerca de dez. Os Linces tinham caminhada e corrida, no entanto a caminhada por variadíssimos fatores tem vindo a diminuir os seus praticantes, esperemos que este ano voltem novamente a fazê-lo, quanto á equipa em si está aberta a quem quer realmente divertir-se mas com um pouco de seriedade”, acrescentou.

Quem estiver interessado a integrar esta equipa basta entrar em contacto com Júlia Alves, através das redes sociais.