Cerca de 20 autocaravanas visitaramm ASA de Borba este fim de semana

A Área de Serviço para Autocaravanas de Borba (ASA), a funcionar desde 22 de junho, tem sido visitada e opção de pernoita para alguns visitantes da cidade.

No fim de semana passada, de acordo com a Câmara Municipal, foram cerca de 20 as autocaravanas a visitar Borba, sendo que “todas as semanas tem havido ocupação”.

A ASA de Borba tem capacidade para 12 autocaravanas, dispõe de balneários e espaço coberto e descoberto para merendas, entre outros equipamentos de apoio.

Muito próxima do centro de Borba, o que facilita as visitas para os turistas, a Área de Serviço para Autocaravanas de Borba é a primeira a seguir à fronteira do Caia.

Odemira recebe seminário anual dedicado à adaptação local

A Associação adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas realiza, no próximo dia 18 de outubro, o seu 8º Seminário Anual adapt.local.24, que terá lugar em Odemira, no Cineteatro Camacho Costa.

Numa altura particularmente sensível para o país em termos de gestão dos recursos hídricos e de incêndios florestais, a 8ª edição do Seminário adapt.local, coorganizada em parceria com o Município de Odemira, tem nestes dois temas o seu principal foco, e contará com a presença ativa de vários oradores especialistas, os quais, juntamente com os responsáveis políticos e técnicos autárquicos de todo o país, abordarão e debaterão os desafios da gestão local da floresta e da gestão da água.

A abertura do seminário, às 10.00 horas, contará com a presença do anfitrião e presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, do presidente da Direção da adapt.local e presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.

O Seminário contará no seu programa com uma mesa dedicada à “Adaptação climática e os desafios da gestão local da floresta” com a participação da Diretora Geral do Território, Fernanda Carmo, e dos autarcas dos Municípios de Silves, Monchique e Fundão.

O painel subordinado à “Adaptação climática e os desafios da gestão da água” será composto pelas intervenções de especialistas de vários setores, que abordarão as diversas faces desta temática. A tarde do seminário será dedicada à realização de Workshops de Capacitação Técnica sobre “Eficiência Hídrica” e “Gestão da Paisagem e Risco Florestal”. A sessão de encerramento contará com a presença e as intervenções de José Pimenta Machado, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, de Sofia Ferreira, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da adapt.local e Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, e de Hernâni Dias, Secretário de Estado da Administração Local e  Ordenamento Território.

No dia anterior ao seminário, 17 de outubro, decorrerá também em Odemira, a 7ª Assembleia Geral da Associação adapt.local, reunindo os seus associados do Continente e Ilhas – municípios, empresas, associações e instituições académicas – que abordarão as atividades da adapt.local realizadas ao longo de 2024 e escolherão o local de realização do próximo seminário anual adapt.local.25.

“A Banda do Meio” no arranque das comemorações do Mês da Música em Montemor-o-Novo

No passado fim de semana, 5 e 6 de outubro, estreou no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, o espetáculo “A Banda do Meio”, integrado nas celebrações do Mês da Música, este é um espetáculo que reflete sobre o movimento associativo pós 25 de Abril até aos dias de hoje.

“A Banda do Meio” conta a história de duas bandas filarmónicas centenárias (a de cima e a de baixo), rivais que não se podem ver, mas que por conta do poder politico tiveram que se unir e formar uma só coletividade, a coletividade do meio.

Para a inauguração dessa nova coletividade, as duas bandas irão tentar mostrar um ensaio do que será um futuro concerto de celebração do 25 de Abril. Pelo meio, inúmeras peripécias vão acontecendo, desde o furto de instrumentos, até a situações menos dignas.

Para além dos atores Ana Sofia Paiva, Pedro Luzindro e Carlos Marques, integraram o elenco a Banda Filarmónica da Guia, a Sociedade Musical Capricho Setubalense e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Governo cria grupo de trabalho para elaborar proposta de carreira para Bombeiros

O Governo vai criar um grupo de trabalho para preparar a elaboração da proposta de carreira, benefícios, regalias e formação para os Bombeiros Voluntários que integram os quadros de pessoal dos corpos de Bombeiros das Associações de Bombeiros Voluntários.

O Executivo, de acordo com o comunicado divulgado pelo Governo, “prossegue o objetivo do XXIV Governo Constitucional em valorizar os Bombeiros Voluntários e Profissionais, através de um processo de definição e clarificação das carreiras e respetiva valorização profissional, dignificando e impulsionando o voluntariado, bem como as adequadas motivações profissionais, procurando conferir uma maior atratividade às carreiras dos bombeiros profissionais e um maior estímulo aos bombeiros voluntários”.

Este grupo de trabalho irá analisar “a carreira dos bombeiros profissionais dos quadros de pessoal dos corpos de bombeiros das Associações de Bombeiros Voluntários; os benefícios e regalias dos bombeiros voluntários; e a formação de todos os bombeiros dos quadros de pessoal das Associações de Bombeiros Voluntários”.

O grupo de trabalho será coordenado pelo Gabinete do Secretário de Estado da Proteção Civil e será integrado por um representante dos gabinetes da Secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, da Secretária de Estado da Administração Pública, do Secretário de Estado da Segurança Social e do Secretário de Estado do Trabalho.

Farão parte deste grupo de trabalho a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e representantes que integram o Conselho Nacional de Bombeiros, designadamente a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Escola Nacional de Bombeiros, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários e outras entidades que este grupo de trabalho entenda auscultar.

Alentejo Walking Festival regressa este mês

O Alentejo Walking Festival está de regresso nos dias 19 e 20 deste mês. Uma iniciativa promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e que tem como objetivo dinamizar a plenitude dos percursos pedestres da zona.

Este que é o maior festival de passeios pedestres de Portugal e que parte à descoberta do território alentejano a nível natural e cultural.

Em Montemor-o-Novo vai decorrer esta quinta-feira, dia 10 de outubro, uma conferência de Turismo de Passeios Pedestres, às 9h30, no Auditório da União de Freguesias de N. Srª da Vila, N. Srª do Bispo e Silveiras.

No âmbito do evento, vai-se realizar em Cabrela este domingo, dia 13 de outubro, o Passeio Pedestre de Natureza Literário, com encontro marcado no Largo Dr. João Pascoal Coelho, às 9h30. Este passeio em convívio com experiência de gastronomia regional, já está esgotado. 

Em Santiago do Escoural a caminhada decorre no dia 19 de outubro, às 9h30, com partida na Praça da República, cujo percurso tem um total de 9km.

As inscrições estão abertas no site oficial do Alentejo Walking Festival.

Festa dos Capuchos nomeada para os Prémios Alentejo

A Festa dos Capuchos, em Vila Viçosa, está nomeada aos Prémios Alentejo, da revista Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição”.

A votação decorre no site da revista Mais Alentejo, entre a meia-noite de sábado, 12 de outubro, e as 23h59 de 3 de novembro (domingo), com vista a apurar os vencedores dos Prémios Alentejo 2024.

A cerimónia da entrega de prémios vai-se realizar no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a 9 de novembro, às 21 horas.

A Gala dos Prémios Alentejo é um evento organizado anualmente, e que tem como objetivo premiar um conjunto de atividades, instituições, personalidades, projetos, nomeadamente, nos setores das artes, cultura, comunicação, lazer, turismo, tradições, iniciativa, inovação, empresas e sociedade em geral.

“Pop Up Store” inaugurou o fim de semana passado em Montemor-o-Novo

A 5 de outubro, teve início a “Pop Up Store” no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, um espaço onde o comércio tradicional irá mostrar/vender os seus produtos.

A primeira loja a inaugurar o espaço foi a “A Burguesinha-Concept Store”, que ao longo da manhã deu a conhecer os seus produtos no Mercado.

Neste sábado, 12 de outubro, a partir das 9 horas, será a “MotoReis Comércio de Motos” a estar no Mercado Municipal.

Esta iniciativa é integrada no Protocolo Local, iniciativa dinamizada em parceria entre o Município de Montemor-o-Novo, as Juntas de Freguesia do Concelho e a Associação Comercial do Distrito de Évora.

“Semear em Comunidade” é tema para sessão da “StartUP Convida…”

Na próxima sessão “StartUP Convida…”, que se vai realizar esta quinta-feira, 10 de outubro, pelas 17h30, nas instalações da startUP de Montemor-o-Novo, o tema a debater será “Semear em Comunidade”

Nesta oitava edição do evento, o debate irá dar a conhecer a forma como se define uma estratégia de comunicação e educação para a estratégia alimentar, bem como o trabalho dos produtores locais, a sua importância na economia local e a sua participação na definição de uma estratégia alimentar conjunta.

A sessão terá como oradores David Duarte, do “Loja Cá da Terra”, Afonso Cunha da @Freixo-Alimento, Anabela Ferreira, do Grupo de Trabalho SMEA – Estratégia Alimentar e Joana Torgal, Up – Unlock Produções.

As inscrições para este evento podem ser feitas aqui, através de startup@cm-montemornovo.pt ou do número 266898111.

Já chegou ao fim mais uma edição das Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”

A Associação “Eborae Mvsica” promoveu entre os dias 3 e 6 de outubro as XXVI Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – resgatando nomes esquecidos da Escola de Música da Sé de Évora” que decorreram no Convento dos Remédios, Igreja de S. Francisco, Igreja do Espírito Santo, na Sé Catedral de Évora, e também em Avis. A direção artística das jornadas foi do maestro Pedro Teixeira.

Os concertos decorreram na Igreja de S. Francisco, por “ Capella Sanctae Crucis”, direção de Tiago Simas Freire , na igreja do Espírito Santo, por “Arte Mínima”, direção de Pedro Sousa Silva e na Sé de Évora por “Marian Consort” direção de Rory McCleery. No dia 5 de outubro, realizou-se, em Avis o concerto por “Arte Mínima”, direção de Pedro Sousa Silva, na Igreja do Convento. O programa integrou, ainda, a Conferência por Paulo Estudante – intitulada: “Este libro he do Sñor dos martís dalmeida: Um manuscrito musical desconhecido da Sé de Évora”. Também no dia 5 de outubro teve lugar uma visita à Sé de Évora, conduzida por Libânio Reis.

No dia 6 de outubro realizou-se, na Sé Catedral de Évora, o Concerto de Encerramento das Jornadas, pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” dirigido por Emanuel Vieira, pelo Coro dos Participantes, dirigido por Owen Rees, Rory McCleery, Armando, Possante e Pedro Teixeira, maestros que orientaram os ateliers de Coro das Jornadas, e pelo Grupo Instrumental dirigido por Tiago Simas Freire (corneta) e pelos formadores do grupo Capella Sanctae Crucis, David Yacus (sacabuxa), Adrien Reboisson (charamela), José Rodrigues Gomes (baixão) e Filipa Menezes (viola da Gamba) .

Houve, também a participação de Joana Nascimento que orientou o atelier de Técnica Vocal e de Nicholas McNair que acompanhou os ensaios ao piano. Todos os concertos, tanto em Évora, como em Avis, conquistaram o público, que manifestou a sua satisfação com aplausos de pé. Com aplausos e sorrisos, as XXVI Jornadas chegaram ao fim, deixando uma vontade geral de reencontro no próximo ano.

A organização destas atividades está ao cargo da Associação Eborae Mvsica, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e têm coprodução da Câmara Municipal de Évora, Évora Capital Europeia da Cultura 27, com o apoio da Câmara Municipal de  Avis, do Cabido da Sé de Évora, da Paróquia de S. Francisco, da Paróquia do Espírito Santo da Entidade Regional de Turismo, da Paróquia de Avis, da Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e O Registo, Rádio Nova Antena

Pavilhão dos Bombeiros em Vila Viçosa foi palco da celebração do Dia do Idoso

Em Vila Viçosa celebrou-se, no passado dia 1 de Outubro, o Dia Internacional do Idoso, num evento que decorreu no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários, onde participaram os seniores residentes no concelho.

A iniciativa que teve como principal objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

Do programa constou a atuação de um mágico, um momento para os presentes dançarem e a participação dos seniores em jogos tradicionais,  terminando com um lanche partilhado.

A organização do evento esteve a cargo do Município de Vila Viçosa e das várias instituições de solidariedade do concelho, como a  Associação de Apoio ao Idoso de Bencatel, a Associação de Apoio ao Idoso de Vila Viçosa, a Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a Cruz Vermelha, a Fundação UNITATE, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, e a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Vila Viçosa.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, e da vereadora Mónica Lobo.

Restaurante “O Maçã” de Lavre em destaque na rubrica “À conversa com o comércio local”

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos o Restaurante “O Maçã” de Lavre.

Trata-se de um restaurante que existe há 47 anos naquela freguesia do concelho de Montemor-o-Novo.

António Ramos, o proprietário referiu à RNA que o restaurante existe “há 47 anos, no fim do serviço militar tinha de fazer alguma coisa e eu estava na área há 11 anos e abri. Tem sido um percurso com altos e baixos como tudo mas foi sempre dando”.

Quanto a funcionário “somos quatro ao todo, cinco ao fim-de-semana. Nunca trabalhamos tão bem como estamos atualmente.

Da ementa António Ramos destaca o “borrego assado e a carne de porco preto”.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com António Ramos, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Dia Mundial do Animal comemorado com “Histórias Cãotadas” em Montemor

As Histórias na Biblioteca de dia 4 de outubro recebram o projeto Beijinha&Patinhas, para comemorar o Dia Mundial do Animal, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

Beijinha&Patinhas é um projeto desenvolvido no âmbito das intervenções assistidas por animais, dirigido a idosos e crianças, baseando-se na interação e no vínculo entre pessoas e cães, com objetivos terapêuticos, educacionais e sociais.

A sessão teve como ponto de partida a história “O Elefante Diferente (que espantava toda a gente)”, de Manuela Castro Neves, que gerou uma atividade lúdica e exploratória onde todos os participantes puderam interagir com a cadela Bela, que foi o centro das atenções e fez as delícias de miúdos e graúdos.

O objetivo principal da sessão foi promover o prazer e a motivação para ler, bem como estimular a linguagem oral e o interesse e curiosidade das crianças por diversos temas, essenciais para o desenvolvimento infantil.

Após obras, Cineteatro de Vila Viçosa reabre portas em novembro

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, vai ser inaugurado a 8 de novembro, após obras de reabilitação, que chegaram a ser interrompidas, depois do incêndio de julho de 2023, que destruiu parte do edifício.

“Durante muitos anos, Vila Viçosa não construiu absolutamente nada nesta área da cultura e só tínhamos esta sala, que deixaram degradar ao ponto de não poder ser utilizada e, por isso, estava fechada há 14 anos”, começa por dizer o presidente da Câmara, Inácio Esperança.

Aquele espaço será agora o “grande centro cultural” de Vila Viçosa, que irá “satisfazer uma grande necessidade” daquela localidade, até porque, na vila, não existe “outra sala, quer para conferências, quer para reuniões, para filmes, para teatro ou para recitais”.

A abertura do Cineteatro Florbela Espanca conta com um programa comemorativo, a decorrer entre os dias 8 e 10 de novembro.

GNR de Évora registou quatro acidentes de viação e realizou duas detenções

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 8 de outubro, quatro acidentes de viação, sendo quatro colisões, das quais resultou danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 12 ocorrências: seis crimes contra as pessoas, dois crimes contra o património, um crime contra a vida em sociedade, um crime contra o Estado, dois crimes previsto em legislação avulsa.

Registaram-se duas detenções: uma pelo crime de condução de veículo sem habilitação legal, na localidade de Alandroal, e uma pelo crime de condução sobre o efeito do álcool, na localidade de Viana do Alentejo.

No âmbito contraordenacional registaram-se 97 infrações relativas à legislação de trânsito, e três relativas à legislação ambiental.

ERT Alentejo e Ribatejo participa em roadshow nas cidades do Porto e Coimbra

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo vai estar esta semana presente em dois seminários de vendas, com a presença de operadores e retalhistas das zonas da área metropolitana do Porto e de Coimbra, no âmbito do roadshow TNews On The Road.

Através da presença de uma das suas promotoras seniores, a ERT Alentejo irá apresentar as últimas novidades do destino e os eventos e programas dos próximos meses, avultando aqui o Festival de Caminhadas e o programa das comemorações do décimo aniversário da classificação do Cante como Património Mundial.

“Estamos sempre muito atentos a todas as oportunidades de melhoria da posição do Alentejo e do Ribatejo no mercado de distribuição nacional, e este roadshow da TNEWS insere-se nessa linha”, afirma José Santos, presidente da entidade que assegura a promoção daqueles dois destinos.

Até ao final do ano a Entidade Regional de Turismo do Alentejo irá participar em mais duas iniciativas similares.

Sandro Junqueira apresentou o seu novo romance “Emidio e Ermelinda”

No dia 3 de outubro, a Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, e a Comunidade de Leitores receberam o escritor Sandro William Junqueira, para uma conversa em torno do seu mais recente romance “Emídio e Ermelinda”.

Esta sessão, encerrou o Ciclo em torno do escritor onde, para além desta obra, os leitores também leram “A Sangrada Família”. Na abertura da sessão, esteve presente o vereador, Henrique Lopes, que deu as boas vindas ao convidado e desejou boa sessão aos presentes.

Sandro Junqueira partilhou com os presentes alguns aspetos do seu passado, que incluiu em “Emídio e Ermelinda”, falou do processo criativo e das circunstâncias de onde as suas obras emergiram, como o fogo na serra de Monchique referido em “A Sangrada Família”.

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor-o-Novo

O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, tem todas as sextas-feiras, ao dispôr dos jovens do concelho maiores de 14 anos, o espaço “Sem Tabus”, entre as 15.00 e as 17.00 horas. Trata-se de uma consulta adolescente, com o Dr. Rui Pinto e a Enfermeira Fátima Santos.

Esta consulta tem muita procura por parte dos jovens, inclusivamente alguns são encaminhados pelas escolas e centro de saúde.

Consulta adolescente, com apoio especializado para dar acompanhamento e ajudar os jovens a encontrarem soluções para os seus problemas.

As consultas são grátis e com a possibilidade de encaminhamento para médicos da especialidade se necessário.

As marcações podem ser feitas pelo mail juventude@cm-montemornovo.pt ou simplesmente aparecer.

IPMA alerta para agravamento do estado do tempo devido ao ciclone Kirk

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um agravamento das condições meteorológicas, associado à tempestade Kirk (ex-furacão).

Sobretudo até final da manhã desta quarta-feira, 9 de outubro a precipitação será persistente e por vezes forte. Também o vento será forte, sobretudo nas terras altas do norte e centro do país.

O comunicado do IPMA para ler na íntegra:

“1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se um agravamento das condições meteorológicas (precipitação persistente, vento forte e agitação marítima) associado à tempestade KIRK (ex-furacão), destacando-se os seguintes aspetos:

− Precipitação persistente, por vezes forte, até ao final da manhã do dia 9 no Norte e Centro, com maiores acumulados nas zonas montanhosas do Minho.

− Vento de sudoeste, com rajadas até 95 km/h a norte do Cabo Mondego na madrugada/manhã do dia 9, sendo até 120 km/h nas terras altas do Norte e Centro;

− Ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros na costa ocidental, aumentando para 5 a 7 metros no dia 9.

Informação meteorológica em www.ipma.pt

Informação hidrológica

De acordo com as previsões do IPMA, os acumulados por bacias nas próximas 72H são mais expressivos nas bacias do Minho e Lima, Cávado, Ave e Paiva, Douro, Tâmega, Vouga e Mondego, podendo ocorrer variações significativas dos níveis hidrométricos nas zonas historicamente mais vulneráveis (incluindo zonas urbanas).

De acordo com a informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), podem ocorrer variações significativas dos níveis hidrométricos nas zonas historicamente mais vulneráveis:

− Bacia do Minho: aumento significativo das afluências, sem situações críticas;

− Bacia do Lima: aumento significativo das afluências com possibilidade de impacto nas povoações ribeirinhas, em especial em Ponte da Barca e Ponte de Lima.

− Bacia do Cávado: aumento significativo das afluências e possibilidade de impacto nas zonas ribeirinhas a jusante de Vilarinho das Furnas.

− Bacia do Douro: aumento significativo das afluências, incluindo na sub-bacia do Tâmega e rio Sousa, sem situações críticas.

− Bacia do Vouga: aumento significativo das afluências, em especial em Águeda.

− Bacia do Mondego: aumento significativo das afluências a Coimbra, principalmente devido a contribuições de afluentes não controlados.

Informação hidrológica em www.apambiente.pt

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Os episódios típicos das estações de transição, com a ocorrência das primeiras chuvas, são propícios:

– À ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento;

– A ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;

– A originar instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo;

– À contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais;

– Ao arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, e nas áreas afetadas pelos incêndios rurais, que ficaram sem coberto vegetal e com cinza acumulada à superfície, que funciona como uma matéria impermeável, mais expostas e vulneráveis à precipitação, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:

– Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

– Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;

– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;

– Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.”

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 29 milhões

Não houve totalistas no sorteio de ontem, 8 de outubro, do Euromilhões, pelo que na sexta-feira, dia 11, estará em jogo um “jackpot” de 29 milhões de euros.

O segundo prémio, de mais de 122 mil euros, saiu a quatro jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 16.300 euros, saiu a sete apostadores, incluindo um em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 7, 14, 19, 34 e 40 e as estrelas 6 e 8.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.