Gonçalo Carapinha é o novo treinador do Grupo União Sport

O Grupo União Sport (GUS) anunciou esta terça-feira, 8 de outubro, que o novo treinador da equipa sénior do GUS é Gonçalo Carapinha. O jovem treinador de 29 anos, foi treinador da formação do Oeiras, passando por quase todos os escalões de formação, mas tambémd os seniores deste clube. Depois foi treinador principal da equipa sénior do Cascais e, na época passada, foi adjunto de Rui Varela na formação do Redondense. Natural de Redondo, foi precisamente aqui, no Redondense, na época 2014/2015, que iniciou o seu percurso de treinador nos Iniciados, há 10 anos.
A Rádio Nova Antena já falou com o novo treinador do GUS, que referiu que aceitou o desafio e este projeto, em primeiro lugar, “por aquilo que são as condições que o clube disponibiliza, em termos de infraestruturas, localização geográfica e recursos humanos”. A partir daí, “olhando para aquilo que é o plantel e a qualidade que existe ali dentro daquele balneário, tem tudo para dar certo”, diz Gonçalo Carapinha.
Gonçalo Carapinha, em entrevista à RNA, deixou uma palavra a Fábio Neves, que fez um excelente trabalho. O primeiro objetivo “é ganhar ao Arcoense e, a partir daí, vamos construindo o nosso caminho”, refere Gonçalo Carapinha.
Gonçalo Carapinha vai ter como adjuntos Pedro Pereira, Paulo Carriço, António Courela, Martim Vicente e Tomás Água, podendo ainda haver mais um reforço na equipa técnica.
Nuno Malagueira, Presidente do GUS, em declarações à RNA, começou por precisamente agradecer publicamente aos adjuntos que permaneceram no clube. Sobre a decisão de apostar no mister Gonçalo Carapinha, Nuno Malagueira “tem plena convicção que este é um treinador com qualidade”. Tento em conta o contexto difícil da equipa, Nuno Malagueira pediu ao novo treinador para tentar mudar o paradigma e o estado anímico da equipa, que sentiu muito as derrotas. O Presidente do União mostra-se “confiante que vão conseguir dar a volta por cima e começar a ganhar jogos”!

Portugal Air Summit 2024 em Ponte de Sor de 10 a 12 de outubro

A cidade de Ponte de Sor prepara-se para receber o Portugal Air Summit 2024, o maior evento de aviação e aeronáutica da Península Ibérica, que decorrerá de 10 a 12 de outubro. Sob o tema ‘Flying 4 Change’, esta edição será uma plataforma dinâmica de debate e inovação, reunindo especialistas, decisores e entusiastas para discutir as grandes tendências do setor. Vários membros do Governo estão também já confirmados.

Temas como sustentabilidade, transição digital, visão estratégica e investimentos, regulamentação e líderes para o futuro estarão no centro dos dois dias mais dedicados a conferências – 10 e 11 de outubro. O terceiro dia será marcado pelo espetáculo de Airshow e por mais atividades para toda a família, que irão desde o desporto à música.

“O Portugal Air Summit tem-se consolidado como um evento de referência global, posicionando Ponte de Sor no mapa da inovação aeronáutica e aeroespacial. Este ano, estamos particularmente focados em debater os desafios da sustentabilidade e da transição digital, alinhados com as prioridades globais. O futuro da aviação será mais verde, mais conectado e mais estratégico e o nosso evento é o palco ideal para discutir esses temas com os maiores especialistas do setor”, afirma Hugo Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Realizado desde 2017 e, a partir de 2018, numa parceria entre o Município de Ponte de Sor e a entidade promotora do evento ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor-, o Portugal Air Summit integra uma estratégia de posicionamento, promoção e desenvolvimento do setor na região e no país, tendo já contribuído diretamente para a atração de investimento gerador de emprego e dinâmica económica, contribuindo para a fixação de famílias, invertendo o ciclo de desertificação.

Com um programa diverso e multidisciplinar, o evento tem-se destacado pela sua capacidade de reunir especialistas de várias áreas, promover conhecimento e fomentar parcerias estratégicas. Serão também discutidos temas cruciais para a região e para o país, com painéis relevantes, tais como: Novo Aeroporto de Lisboa: Efeito Multiplicador na Economia Regional; AERO.NEXT Portugal: Produtos e Perspetivas ou, ainda, no âmbito ambiental, um painel sobre o investimentos sobre energias renováveis na aviação.

Nesta 7.ª edição, haverá ainda áreas exclusivas para networking e um programa de workshops centrado nos temas quentes da indústria.

Ao longo dos três dias, os participantes poderão assistir ao ciclo de conferências, também disponível em direto, via live streaming através do website do Portugal Air Summit, visitar o pavilhão de exposições, assistir a ‘talks’ no Palco de Ponte de Sor, sobre variados temas estratégicos para o concelho, usufruir de oportunidades de networking B2B e de um vasto leque de atividades lúdicas.

O programa do Portugal Air Summit 2024 é totalmente aberto ao público, com participação gratuita, e com atividades para toda a família. Após os dois dias dedicados a conferências, no sábado, dia 12, o airshow promete trazer acrobacias, animação e cor aos céus desta cidade alentejana.

O espetáculo aéreo contará com várias vertentes e pilotos convidados, entre os quais, os pilotos da ex Red Bull Air Race, Juan Vellarde, Nicolas Ivanoff, Martin Sonka, Mika Brageot e Petr Kopfstein que vão estar em preparação para o campeonato World Air Race Championship, que vai surgir muito em breve nos céus europeus. Estarão ainda presentes pilotos especialistas em acrobacias aéreas e aeronaves como um Flyby da TAP e um KC390 da Força Aérea. De olhos postos nos céus, o público poderá ainda assistir a passagens de F16, atividades de aeromodelismo, paramotores e de um voo de balão de ar quente cativo, entre muitos outros.

A manhã do último dia do evento, começará com a Corrida Portugal Air Summit, pelas 09.00 horas, com partida no Campo da Restauração, atravessando a Aldeia de Tramaga e com chegada na Pista de Aviação do Aeródromo Municipal. Uma oportunidade única de correr numa pista de aviação e estar junto a aviões e pilotos, com uma vista privilegiada. A Corrida Portugal Air Summit´24 está integrada no programa do evento e faz parte do Circuito de Corridas da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, sendo também a Prova do Campeonato Distrital 2023/2024.

Apoio do Município de Montemor ao RCM pode chegar aos 75 mil euros

O Município de Montemor-o-Novo e o Rugby Clube de Montemor-o-Novo (RCM) assinaram o contrato programa para a época desportiva 2024/2025.

Sendo a prática desportiva, e a sua promoção, direitos fundamentais para todos os cidadãos, o Município de Montemor-o-Novo perspetiva conceder um apoio ao RCM que poderá atingir um valor máximo de 75 mil euros.

A assinatura deste protocolo está alicerçada no contributo desta associação para o incremento da prática desportiva no concelho, contributo considerado essencial para o desenvolvimento da comunidade montemorense e, em particular, das suas camadas jovens.

Na assinatura deste protocolo, a Câmara Municipal foi representada pelo seu presidente, Olímpio Galvão, tendo também acompanhado o momento o vereador António Pinto Xavier. O RCM esteve representado por João Reis, presidente da direção do clube.

Atelier de Culinária de regresso ao Centro Juvenil de Montemor

O Atelier de Culinária Nutriclube está de regresso ao Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, com a primeira sessão deste mês marcada já para amanhã, quarta-feira, 9 de outubro, entre as 14h30 e as 16h30.

As próximas sessões desta iniciativa, que tem por objetivo ensinar a fazer alguns pratos, sobretudo tendo por base uma consciência ambiental, estão marcadas para 23 de outubro, 13 e 27 de novembro e 11 de dezembro.

Esta iniciativa, desenvolvida numa parceria do Nutriclube com a UCC, é exclusiva a maiores de 12 anos e tem um limite de participação de oito jovens por sessão.

Última sessão do Open Call “Arquitetar Ideias” esta quarta-feira na Biblioteca Almeida Faria

A última sessão do “Open Call: Arquitetar Ideias”, na Biblitoteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, realiza-se amanhã, quarta-feira, 9 de outubro, entre as 21 horas e as 22h30.

Este Open Call tem como objetivo a criação de um grupo de trabalho para discussão e planeamento de programação de atividades, sendo esta a última oportunidade de assegurar um papel na programação de 2025 da Biblioteca Municipal.

As inscrições podem ser feita através do número 266 898 105 ou através do email biblioteca@cm-montemornovo.pt .

Cogumelo é o produto em destaque no Mês da Alimentação em Montemor

Em outubro, a SMEA – Estratégia Alimentar comemora o Mês da Alimentação, em Montemor-o-Novo, com um programa diversificado, dirigido a vários públicos, incidindo as atividades com o público infanto-juvenil, como forma de promover a literacia alimentar logo desde pequeno.

Este ano, o mês da alimentação, em Montemor-o-Novo, é dedicado aos cogumelos.

Até final do mês irão decorrer atividades nas escolas do concelho, bem como a “Alimentação nos livros” na Biblioteca municipal Almeida Faria, de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 12h30, e das 14 às 18 horas.

No dia 15 de outubro, realiza-se o “Costura o teu cogumelo”, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, entre as 18 e as 20 horas, e no dia 16, Dia Mundial da Alimentação, vão servir-se refeições escolares com cogumelos.

No Dia do Agricultor, 19 de outubro, inaugura-se uma exposição temática que vai estar disponível para visita até ao dia 26 deste mês.

Entre os dias 21 e 31 de outubro, haverá a “Observação de Cogumelos In Loco”, que servirá para observar o crescimento de cogumelos em blocos de produção, que servirão posteriormente, para realizar uma confeção com os cogumelos colhidos no local. Este evento decorrerá na Oficina da Criança e Centro Juvenil.

No Mercado Municipal, haverá uma “Oficina Gastronómica com Cogumelos” protagonizada por Margarida Ferreira (Tarro da Vila), pelas 10 horas, no dia 26 de outubro.

Liga Portuguesa Contra o Cancro dinamiza caminhadas para assinalar mês dedicado à prevenção do cancro da mama

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul vai dinamizar um conjunto de caminhadas em 30 localidades do sul de Portugal para assinalar o “Outubro Rosa”, o mês dedicado à prevenção do Cancro da Mama, cuja taxa de cura é superior a 90% quando diagnosticado e tratado precocemente.

A acontecer em Abrantes, Alcácer do Sal, Almeirim, Almodôvar, Alpiarça, Beja, Borba, Caldas da Rainha, Cartaxo, Cascais, Castro Verde, Elvas, Évora, Golegã, Lisboa, Lourinhã, Marinhais, Mértola, Moura, Oeiras, Peniche, Portalegre, Portimão, Quinta do Conde, Reguengos de Monsaraz, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Seixal, Setúbal, Torres Novas e Torres Vedras, a iniciativa da LPCC – NRS espera angariar 1500 participantes, cujos donativos vão contribuir para realizar ações de sensibilização e apoio aos doentes oncológicos e família.

Por sua vez, o primeiro torneio de ténis organizado pelo Grupo de Apoio de Lisboa e o Pink Padel Open’, cuja terceira edição vai ter lugar, no dia 19 de outubro, no Oeiras Padel Academia, vão também permitir à LPCC-NRS dar continuidade à sua campanha de prevenção do cancro da mama, no âmbito das ações ‘Outubro Rosa’ previstas.

Os dados mais recentes sobre o cancro da mama, publicados pelo Global Cancer Observatory da Organização Mundial de Saúde e referentes a 2022, em Portugal, estimam  que cerca de 9.000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e mais de 2.000 tenham morrido com esta doença.

O movimento conhecido por “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos da América com o objetivo de mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

“Espaço APORMOR”: Congressos sobre pecuária extensiva que unem Portugal e Espanha

Depois do IV Congresso Ibérico Agropecuário que se realizou em Cáceres, vão realizar-se mais dois congressos, dias 29 e 30 de outubro, o V Congresso Ibérico Dehesa Montado vai ter lugar na Universidade de Évora.

“Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional” o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural é um evento importante para o setor agropecuário de Portugal e Espanha e vai ter lugar dias 14 e 15 de novembro, em Ourique.

Organizado por diversas entidades dos setores agropecuário de Portugal e Espanha, tem como objetivo principal discutir os desafios e oportunidades para o futuro da pecuária extensiva na região.

“O congresso reúne especialistas e interessados dos dois países para discutir os principais desafios e oportunidades para o futuro da pecuária extensiva, uma atividade de grande importância para a economia e o ambiente das regiões”, como referiu Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, que também estará presente.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Câmara Municipal de Mora criou o Programa “Jovem Autarca”

A Câmara Municipal de Mora criou o Programa “Jovem Autarca” amplamente implementado em diversas autarquias do país.

“O Programa associa a educação para a cidadania e pretende capacitar os jovens ao nível das competências de comunicação, relações interpessoais, tomada de decisão, negociação e liderança. Através do Programa, o “Jovem Autarca” assume uma participação ativa nas decisões políticas do concelho de Mora, desempenha igualmente o papel de porta-voz dos jovens e é corresponsável pela gestão de um orçamento para concretização dos projetos que idealiza”, como referiu Paula Chuço, presidente da câmara Municipal de Mora.

Este programa vai ter a durabilidade de dois anos. O executivo municipal entende que o presente projeto poderá revelarar-se bastante importante, porque permitirá potenciar comportamentos de cidadania ativa, de valorização das opiniões dos jovens e das suas perspetivas para o futuro.

GNR de Évora registou sete acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 7 de outubro, sete acidentes de viação, sendo duas colisões e cinco despistes, dos quais resultou um ferido leve.

No âmbito da criminalidade foram registadas oito ocorrências: dois crimes contra as pessoas, quatro crimes contra o património, um crime contra animais de companhia, um crime previsto para a legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 45 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação policial.

Nutriclube de Culinária amanhã no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

O Nutriclube de Culinária é uma atividade promovida pelo Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, onde os jovens maiores de 14 anos têm aulas de culinária no Centro Juvenil.

Esta é uma atividade que permite aos jovens aprender sobre culinária e nutrição, utilizando produtos locais de qualidade e valor nutritivo. O clube promove também a aprendizagem de confeção saudável de alimentos e adequação de uma dieta alimentar saudável e mais sustentável.

O próximo Atelier de culinária está marcado para amanhã, dia 09 de outubro.

“Exposição “Do Fuso à Tesoura” patente em três locais de Montemor-o-Novo

A exposição “Do Fuso à Tesoura”, patente em três espaços da cidade de Montemor-o-Novo, tem por objetivo contar a história da costura através de objetos arqueológicos encontrados nas escavações do Castelo de Montemor-o-Novo.

“Trata-se de uma exposição dividida entre o arquivo municipal, centro interpretativo do castelo e casa Passinhas – Daniel Lopes Borges Lda”, como referiu o vereador António Pinto Xavier.

“Do Fuso à Tesoura” é uma exposição que está patente até dia 26 de novembro.