Grupo União Sport perde por 2-5 com Juventude

Este domingo. 6 de outubro, jogou-se a 2ª jornada da Liga Elite e Liga AFE da Associação de Futebol de Évora.
Na Elite, em semana difícil para o Grupo União Sport, o Juventude veio ao 1º de Maio vergar os alvinegros por 2-5.
Já na série B da Liga AFE, neste domingo, nos derbys do concelho de Montemor, o Cabrela recebeu e venceu os Foros de Vale de Figueira por 2-1; e o Cortiçadense perdeu em casa com o Valenças por 0-2. Já o Escouralense goleou o Tourega por 5-0, com hat-trick de Miguel Canhoto; e o Fazendas do Cortiço somou derrota por 4-0 no terreno do Alcaçovense.
Quanto à partida que a RNA acompanhou com relato, em que o GUS tinha o seu primeiro jogo oficial em casa, e logo um derby distrital com o Juventude SC. Com Pedro Pereira a assumir de forma interina o comando técnico do União, após a saída de Fábio Neves, o GUS apresentou-se sem muitas mexidas no 11 inicial, apenas verificando-se 2 alterações em relação ao jogo em Portel. O União entrou bem e inaugurou o marcador bem cedo. Depois de uma primeira grande oportunidade, onde Rodrigo Vicente ameaçou e Ruan defendeu para canto. Na marcação desse canto, aos 5 minutos, surgiu o golo do União, com Debi no 1º andar a cabecear para o 1-0. A vantagem seria de pouca duração pois, aos 9 minutos, com o Juventude em contra golpe, Thalison faz o golo do empate. É de sublinhar que este golo é precedido de uma jogada onde parece haver falta sobre um homem do GUS, no caso Rodrigo Vicente. Bola cá, bola lá, o jogo estava mexido e interessante, com o Juventude a tomar progressivamente mais conta da partida, e com o GUS a tentar explorar o contra-ataque. O União mostrava dificuldades crescentes, e remetia-se cada vez mais à sua defesa, com o Juventude a pressionar cada vez mais. Desse modo, aos 31 minutos, foi com naturalidade que o Juventude consegue a cambalhota no marcador, através de Kayã, que fuzilou Nuno Brás. Aos 39 minutos, numa das raras aparições do União na área do Juventude, o União esteve muito perto do empate, com Rodrigo Vicente a isolar-se e a rematar para um grande corte de Afonso Batista. O Juventude estava senhor do jogo, porém, o União, apesar das dificuldades, quando ia à frente conseguia criar algum perigo, com destaque para Rodrigo Vicente, sempre o mais esclarecido e inconformado. Aos 45 minutos, é assinalada grande penalidade favorável ao Juventude, por mão de Luís Madeira. Na transformação, Thalison bisou na partida e faz o 1-3, resultado com que se chegaria ao intervalo. Dar nota que, ainda antes do intervalo, o treinador do Juventude, João Mateus, é expulso por protestos.
A 2ª parte arrancou sem alterações em ambos os conjuntos, e com o Juventude logo a ameaçar, através de uma jogada de Thalison, a aproveitar erro de defensivo, a servir Brandão mas este falha de forma inacreditável. A toada do jogo mantinha-se, com o Juventude a dominar e União mais passivo e na expetativa. Pouco depois, Kayã deixou novo aviso, efetuando novo remate, mas a bola saiu ao lado da baliza de Nuno Brás. Por volta dos 60 minutos, o Juventude esteve perto de marcar, novamente por Brandão, com a defensiva alvinegra a somar erros sucessivos. Aos 61 minutos, Pedro Pereira fez a primeira alteração no União, com Tomás Silva a ser rendido por Fábio Capela. Nuno Brás retardava como podia o golo do Juventude, quando finalmente o União deu um ar da sua graça, com Mangerico a encher o pé, para defesa de Ruan. Aos 68 minutos, o Juventude chega ao 1-4, com Brandão a não falhar desta vez. Aos 70 minutos, no Juventude, Brandão e Patchú saem para as entradas de António Vicente e Antony Perez. O União fez também dupla substituição, aos 74 minutos, com Diogo Cardinhos e Guilherme Francisco a entrarem para os lugares de Luís Madeira e João Diogo. Pouco depois, o Juventude é obrigado a fazer alteração, com Afonso Batista a sair lesionado, sendo rendido por Essesso. O União mostrava pouco, destacando-se um pontapé livre de Miguel Mangerico, com o remate a ir à trave. Já o Juventude não tirava o pé do acelerador, enviando também uma bola ao poste, com cruzamento de Thalison e remate de Perez. Pouco depois a bola foi novamente ao poste do Juventude, mas desta vez seria um autogolo. Perto do minuto 90, ambas as equipas esgotaram as alterações, com Tiago Leal a substituir Miguel Mangerico, no União, e, no Juventude, Gonçalo Elias e Opara entraram para os lugares de Rodrigo Elias e Kayã. Já nos descontos, o União reduz, com Capela a receber a bola e a fazer um golo de belo efeito. Mas logo de seguida o Juventude fecha a contagem, chegando à mão cheia de golos, com Thalison a fazer um hat-trick na partida.
O União vive momento deveras complicado e hoje, apesar de demonstrar melhor atitude, tal não foi suficiente perante o poderio e argumentos do Juventude.

Liga Elite 2024/25 JORNADA 2
Atlético Sc 2-1 Arcoense
Grupo União Sport 2-5 Juventude Évora
Monte Trigo 5-4 Lusitano Évora B
Arraiolense 0-5 Sp. Viana
Redondense 0-1 GD Portel

Liga AFE Série A 2024/25 JORNADA 2
CF Estremoz 1-0 Corval (05/10)
São Manços 0-2 Oriolenses
GDR Canaviais 0-0 O Calipolense
Borbense 0-1 Bencatelense
SB Outeiro 3-0 Vera Cruz

Liga AFE Série B 2024/25 JORNADA 2
Escouralense 5-0 G D Tourega
GD Cabrela 2-1 Foros Vale Figueira
GDS Pedrense 0-3 Santana do Campo
Alcaçovense 4-0 Fazendas do Cortiço
Cortiçadense 0-2 Valenças

Noite Europeia dos Investigadores aproximou mais cientistas e população

A oferta de quase uma centena de atividades permitiu à Noite Europeia dos Investigadores – que decorreu no dia 27 de setembro, na Praça 1º de Maio, em Évora, aproximar mais os investigadores da população, sendo uma ocasião privilegiada para divulgar investigação de grande qualidade e inovação dinamizada pela comunidade científica.

“Ciência para os desafios globais” foi o tema desta edição e visou sensibilizar o público para questões científicas atuais, levando igualmente a uma reflexão sobre os desafios globais, nomeadamente sustentabilidade ambiental, económica e social.

Um conjunto de investigadores e estruturas representativas destes, aproveitou esta oportunidade para alertar e sensibilizar também o público para a urgente necessidade de pôr termo à precariedade laboral na ciência e integrar os trabalhadores científicos nas devidas carreiras.

A Noite decorreu em simultâneo em Évora, Lisboa, Braga e Coimbra e incluiu demonstrações, jogos, atividades online, prova comentada de cerveja artesanal (um desafio cuja origem foi Universidade de Évora), visitas guiadas e temáticas e concerto pelo Focus Sax Quartet, entre outras atividades.

Em Évora, a programação local da Noite Europeia dos Investigadores 2023 foi coordenada pela Universidade de Évora através do Laboratório HERCULES e teve como parceiros a Câmara Municipal de Évora; a Fundação Eugénio de Almeida e a Magnífica – Cervejaria.

Mês do idoso arranca com matiné dançante em Mora

Para assinalar o arranque do Mês do Idoso, o Município de Mora em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Mora, organizou uma Matiné Dançante durante a tarde de dia 1 de outubro.

A iniciativa com cerca de uma centena de participantes juntou idosos das quatro freguesias.

Dançar e ouvir musica na terceira idade não é só uma maneira divertida de mexer o corpo, habilidades como força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade, também são desenvolvidas e trazem bem-estar e saúde aos idosos.

No final da atividade foi oferecido um lanche pela Santa Casa da Misericórdia de Mora aos participantes.

Durante o mês de outubro, os idosos do Concelho de Mora podem contar com um vasto leque de iniciativas direcionadas especialmente para a sua faixa etária com participação gratuita e transporte nas freguesias, para praticamente todas as iniciativas agendadas.

Prova de Granfondo nos cinco municipios da Serra d’Ossa

O Granfondo Serra d’Ossa teve partida esta manhã, em frente ao Paço Ducal de Vila Viçosa, sendo um evento com o apoio do Turismo do Alentejo – ERT e dos cinco municípios da Serra d’Ossa passagem: Vila Viçosa, Alandroal, Borba, Estremoz e Redondo, com mais de 1.200 ciclistas na estrada.

Os participantes estavam inscritos em três percursos: Granfondo (146 km), Mediofondo (111 km) e Minifondo (63 km).

A colaboração com o Turismo do Alentejo ERT permite promover a região, procurando destacar a presença da restauração e hotelaria da região, como um destino de turismo sustentável que preserva o ambiente.

“Comer de Carne” dias 9 e 10 de novembro em Coruche

“Comer de Carne” é uma mostra enogastronómica que celebra e demonstra os costumes, a autenticidade e os produtos únicos de Coruche. Dias 9 e 10 de novembro, o prato “Comer de Carne” é preparado em restaurantes e quintas da região.

“Trata-se de um prato muito rico, feito em panela de barro e lume de chão. Retrata aquilo que é a nossa história, a nossa gastronomia tradicional muito associado ao trabalho do campo, onde ranchos de homens e mulheres levavam para o trabalho os seus ingredientes e depois na cocaria ou na cozinha de chão, havia a cozinheira responsável por confecionar a sopa de cada trabalhador. E é isso que queremos trazer para a mesa, esta tradição e estes sabores únicos da horta, desde as couves, o feijão, a batata e os enchidos”, referiu Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche.

“Nas quintas e nas adegas vai ser possível também degustar este comer de carne, harmonizando com os vinhos também de Coruche”, acrescentou.

II Trail de Campo Maior

O Campo Maior Trail Running organizou, este domingo, o II Trail de Campo Maior, com mais de 500 participantes, em três distancias, Trail longo, Trail curto, mini Trail e ainda uma caminhada.

Temos também aqui as fotos dos participantes:

Beebio é uma empresa de apicultura que tem colmeias em Cabeção no concelho de Mora

Beebio é uma empresa de apicultura que tem colmeias em Cabeção, no concelho de Mora, em Trás-os-Montes e na zona Oeste, conta ainda com uma loja em Alvalade.

“Viver da apicultura é um desafio em Portugal, a apicultura é um setor que não tem um grande desenvolvimento no nosso país, em parte, devido á falta de apoios que existem para o setor apícula em Portugal ao contrário de outros países da União Europeia. Neste momento e desde 2019 que estou dedicada a 100% ao negócio da apicultura, com apiários em Cabeção, em Trás-os-Montes e na zona Oeste. A base é em Lisboa onde temos em Alvalade uma loja só dedicada a produtos da abelha, desde o mel, ao pólen, geleia real, própolis,cosmética da abelha, os suplementos processados a partir do produto da colmeia e até á data tem estado a correr muito bem”, referiu a empresária Margarida Coelho.

“Existem vários tipos de méis, que dependem muito da floração da zona, no Alentejo nós temos os nossos apiários em montado longe de mono-produções em especial por questões de pesticidas, porque no biológico temos a questão das análises e temos de ter os apiários localizados numa zona mais selvagem possível”, acrescentou.

Inscrições para o programa de Voluntariado Jovem Agroflorestal ’24 no Centro Juvenil de Montemor

No âmbito da SMEA: Semear em Montemor, Estratégia Ambiental, o Município de Montemor-o-Novo irá promover o Programa de Voluntariado Jovem Agroflorestal ’24, a decorrer no período compreendido entre os meses de outubro e novembro de 2024. Para este efeito, serão disponibilizadas 10 vagas para os interessados.

Quem quiser participar tem de ter entre 16 e 35 anos, as tarefas a desempenhar são apanha de azeitona e bolota, transmissão do saber na transformação da azeitona em conserva e poda ligeira de árvores.

A inscrição no Programa de Voluntariado Jovem Agroflorestal ’24 deve ser realizada até 10 de outubro, no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo entre as 10.00 horas e as 13.00 horas e as 14.00 horas e as 18.00 horas, de segunda-feira a sexta-feira.

Programa “Cuidar Mor” promovido pela União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras

A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, tem vindo a desenvolver o programa “Cuidar Mor”.

Este projeto foca-se nas questões da saúde mental, direcionado a toda a população residente na área , na área geográfica da União de Freguesias em questão. “Trata-se de uma parceira com a Clinica Encanto”, como referiu António Danado presidente da União de Freguesias.

“Este protocolo é feito com o apoio da Junta de Freguesia com a baixa do preço da consulta. Para quem está em IPSS existe um valor de desconto de 15%. Depois existe outra vertente, para as pessoas que usufruem do cartão ‘Mor Solitário’, em que também o valor da sua consulta é mais baixo”, acrescentou António Danado.