Vendas Novas vai ser o palco da III Semana Aeronáutica

Até 6 de outubro, Vendas Novas é palco da III Semana Aeronáutica, uma iniciativa organizada pelo Clube de Aeromodelismo local em parceria com o Município. O evento conta com um programa variado, abrangendo atividades educativas, culturais e práticas ligadas ao mundo da aviação.

Até dia 4 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas será palco de várias atividades pedagógicas, incluindo exposições temáticas, simuladores de voo, workshops e teatro, pensados para cativar e inspirar os mais jovens.

Nos dias 5 e 6 de outubro, as atividades mudam-se para o Aeródromo do Regimento de Artilharia n.º5, onde terão lugar dois grandes eventos aeronáuticos. No dia 5 de outubro, entre as 9.00 horas e as 18.00 horas, acontece o 21.º Encontro de Aeromodelismo, que contará com demonstrações de paramotores, uma exposição de aeromodelos e diversos voos ao longo do dia.

Já no dia 6 de outubro, também das 9.00 horas às 18.00 horas, o Aeródromo receberá o 4.º Festival Aéreo Fly-In, o qual inclui a aterragem e voo de aeronaves, exposição estática dos aparelhos, batismos de voo, atuação da esquadrilha Aerofenix e paraquedismo pelo Pára-Clube Nacional Os Boinas Verdes.

Este evento, que já se afirma como uma referência na agenda de eventos de Vendas Novas, promete atrair entusiastas da aviação e visitantes que queiram explorar e celebrar a aviação, aprender sobre a sua história e viver experiências inesquecíveis.

Deposições ilegais junto aos contentores atingem proporções intoleráveis em Évora

O encaminhamento adequado dos resíduos é da responsabilidade dos respetivos produtores. A deposição junto aos contentores é ilegal e sujeita a coimas que podem atingir valores elevados, em particular no caso das empresas.

Ao contrário do que seria desejável em nome da higiene e limpeza dos espaços públicos do meio urbano, os serviços têm assinalado um aumento crescente de deposições ilegais que originam enormes lixeiras a céu aberto. Esta prática implica a mobilização de maquinaria pesada, meios do Município que poderiam e deveriam estar a ser utilizados noutras tarefas mais produtivas. Note-se que muitos destes meios são os que seria suposto ocupar na recolha ao domicílio de monstros domésticos, que por este motivo regista atrasos de agendamento.

Dada a gravidade da situação, a Câmara Municipal de Évora decidiu tomar medidas corretivas que, entre outras, incluem o incremento das ações de fiscalização. Para tal os serviços serão reforçados com os meios adequados, devendo ser considerada a colaboração das forças de segurança.

A Câmara Municipal de Évora apela à consciência cívica dos prevaricadores, quer se trate de cidadãos comuns, quer de empresas, em especial as que operam em tratamento de espaços verdes ou construção civil.

App Mosquito Alert em destaque no “Ambiente em FM”

A app Mosquito Alert, uma plataforma de ciência cidadã criada na Catalunha, permite a colaboração de diversos atores no estudo, monitorização e controlo de espécies de mosquitos transmissores de doenças como o dengue, zika ou a febre do Nilo Ocidental.

Tanto os cidadãos como o mundo científico, os agentes de saúde pública e o setor educativo desempenham um papel fundamental neste projeto, que foi já distinguido com uma menção de honra da União Europeia.

Através desta aplicação, qualquer pessoa pode enviar observações de mosquitos, dos seus locais de reprodução e das picadas. Uma equipa de entomologistas valida as fotografias recebidas e notifica o resultado ao participante.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Câmara Municipal de Mora atualizou plafond do cartão do idoso

O município de Mora dispõe de um benefício para todos os idosos do concelho, que é o cartão do idoso. Trata-se de um cartão que dá benefícios aos idosos do concelho.

“O cartão já existia, mas tal como tínhamos prometido e o que prometemos temos de cumprir, nós estamos em consulta pública porque alteramos algumas coisas no regulamento, começámos por aumentar o valor, anteriormente era de 450.00€ passámos para 550.00€. As pessoas têm de comprovar os seus rendimentos para poder ser aplicado este cartão”, referiu Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora.

“Além de aumentarmos o valor, temos estado a fazer parcerias e protocolos com algumas entidades para que este cartão possa abranger mais regalias aos nossos idosos, para que possam ter uma vida um pouco mais digna, porque têm reformas baixas e esta é uma forma de ajudar através das receitas, de transportes dos bombeiros, nos dentistas, na parte dos óculos, ou seja muitos protocolos com algumas empresas de forma a beneficiar os nossos idosos”, acrescentou.

Os idosos interessados, têm de se deslocar à Câmara Municipal e fazer prova de rendimentos.

 

GNR de Évora registou 13 acidentes de viação este fim-de-semana

O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre os dias 27 e 29 de setembro, 13 acidentes de viação, sendo sete colisões, quatro despistes e dois atropelamentos de animal dos quais resultaram quatro feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 27 ocorrências: sete crimes contra as pessoas, oito crimes contra o património, nove crimes contra a vida em sociedade, um crime contra animais de companhia e dois crimes previstos em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 105 infrações relativas à legislação rodoviária, quatro relativas à legislação policial e três relativas à legislação ambiental.

Corte de vegetação em ruas de Montemor-o-Novo

Nesta segunda-feira, dia 30 de setembro e amanhã dia 1 de outubro, estão a decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora) na Zona Industrial da Adua, Rua da Estação e Rua da Bandeira em Montemor-o-Novo.

De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado. Esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento nos dias e nas área de intervenção assinaladas no terreno. Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas.