Câmara Munícipal de Mora entrega cadernos de fichas a todos os alunos do concelho

O executivo municipal procedeu à entrega, em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Mora, dos Cadernos de Fichas para o ano letivo 2024/2025 destinados a todos os alunos de todos os níveis de ensino.

Esta é uma medida da Câmara Municipal, tomada em todos os anos letivos com o objetivo de apoiar financeiramente as famílias dos alunos que frequentam as escolas do Concelho, desde o 1º Ciclo até ao Secundário.

Este ano, foram adquiridos um total de 288 Cadernos de Fichas, num investimento de cerca de 20 mil euros. A aquisição dos referidos Cadernos foi feita nas papelarias do Concelho.

Assim, no arranque do novo ano letivo, o executivo municipal deu as boas vindas a todos os alunos, fazendo votos de muitos sucessos escolares.

No momento foi oferecida aos alunos dos Jardins de Infância e 1º ano do 1ºCEB, uma mochila personalizada do Fluviário de Mora. Do 3º ao 4º ano, os alunos receberam um livro infantil. E, por sua vez, do 5º ao 12º ano, foi oferecido um Diário do Estudante.

Melhorias na EB 2,3 Conde Vilalva prosseguem a bom ritmo

Um conjunto de obras de requalificação de vários espaços está em marcha na Escola do Ensino Básico 2,3 Conde Vilalva.

Neste ano civil, a Câmara Municipal de Évora procedeu, em parceria com a escola, às seguintes intervenções ao nível de conservação: aquisição de equipamento de hotelaria para o bar, no valor de 26.629,50 euros +IVA; empreitada de “Reparação de Fachadas no Pavilhão” que corresponde a um investimento de 12.424,95 euros +IVA ; Pintura interior do pavilhão (investimento de 11.844,90 euros +IVA) e pintura interior da cozinha, bar e polivalente, por administração direta, orçada em 2.572,05 euros +IVA.

A reabilitação/requalificação e modernização da escola, contempla a substituição do mobiliário do bar e polivalente da escola no valor de 35.689,50 euros +IVA.

Foi elaborada candidatura a PRR para requalificação global da escola, no valor de 3.831.262,89 euros, que engloba a substituição da caixilharia existente dos vãos exteriores, renovação das impermeabilizações das coberturas, colocação de tetos falsos com isolamentos, modernização das instalações sanitárias, execução de pinturas interiores, aplicação de étics (capoto) nas fachadas, remodelação das infraestruturas elétricas, segurança contra incêndios e climatização.

Inclui igualmente a montagem de um sistema de geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos e ainda a instalação de um sistema solar de aquecimento de água; a requalificação dos espaços exteriores de recreio, nomeadamente, campo de jogos, reformulação das acessibilidades e drenagens pluviais e a substituição de equipamentos e mobiliário existente e aquisição de meios digitais.

Com este conjunto de medidas proceder-se-á a uma requalificação/modernização das instalações, com aumento de conforto para esta comunidade escolar e uma otimização que permitirá uma redução global significativa dos recursos energéticos.

Realizadora portuguesa faz filme sobre migrantes no Alto Alentejo

Para assinalar o dia mundial do migrante e do refugiado, no próximo dia 29 de setembro, pelas 21.15 horas, será exibido na RTP África um documentário sobre a nova migração no Alentejo intitulado “Alentejo Calling – eu também sou migrante”, realizado por Inês Leitão.

Este documentário será exibido na RTP África e posteriormente será apresentado em festivais nacionais e internacionais de cinema, com o intuito de dar a conhecer aquela que é a nova vida no Alentejo de hoje: pessoas que migraram e vieram transformar para sempre o azul e o amarelo das estreitas e coloridas ruas alentejanas.

Anup, Daniela e Inês são o rosto deste novo Alentejo, um Alentejo com sangue novo e cheiros novos: o retrato de uma migração que está a transformar o Alentejo profundo e que, de alguma forma, é urgente humanizar.

“Film Club” no Auditório Municipal de Coruche até dezembro

Ao longo de 2024, a Câmara Municipal de Coruche promove, em parceria com a associação Waves of Youth, a programação de cinema “Film Club” no Auditório Municipal de Coruche, propiciando experiências envolventes e reflexivas sobre o mundo e a contemporaneidade, marcadas por abordagens humanistas de cariz social e espírito comunitário.

Em declarações à RNA, Susana Cruz, vereadora da autarquia de Coruche referiu que o “objetivo é trazer também um ciclo de conversas e workshops sobre o cinema onde vamos ter a projeção de vários filmes, sobretudo filmes portugueses de jovens realizadores portugueses”.

“Iremos ter aqui de facto 10 sessões ao longo do ano onde várias temáticas vão ser abordadas, vamos ter sempre uma sessão mensal dedicada o cinema que é realizado em Portugal e que todos os meses vai ter uma temática também diferente e desta forma pretendemos fomentar a troca de ideias sobre o cinema”, salientou a veradora.

O programa prevê a presença de criadores, realizadores, produtores e atores que promoverão o debate no final de cada sessão, centrado nas temáticas dos filmes exibidos.

As sessões decorrem até dezembro, com interregno nos meses de julho e agosto, e serão previsivelmente agendadas a sextas-feiras, entre as 21h30 e as 23 horas. Diversificadas, gratuitas e com temáticas mensais, as exibições visam cativar a comunidade a acompanhar o “Film Club” em Coruche durante o ano inteiro.

Núcleo museológico do Santuário de Nossa Senhora D’Aires em Viana do Alentejo já foi inaugurado

Já foi inaugurado o núcleo museológico do Santuário de Nossa Senhora D’Aires em Viana do Alentejo.

“É um projeto que vem na sequência da requalificação do santuário, que tem como propósito contar um pouco a história do referido santuário”, referiu Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

“Este núcleo museológico vai estar aberto todos os dias, sendo as entradas pagas”, acrescenta.

Núcleo museológico do Santuário de Nossa Senhora D’Aires em Viana do Alentejo de portas abertas todos os dias.

Este domingo realiza-se a 1.ª jornada da Liga Elite e Liga AFE da Associação de Futebol de Évora

Este domingo 29 de setembro, realiza-se a 1.ª jornada da Liga Elite e Liga AFE da Associação de Futebol de Évora.

O Grupo União Sport (GUS) joga fora, vai até ao Campo D. Nuno Álvares Pereira defrontar o Portel. Ambas as formações vêm de vitórias na Taça Distrito de Évora, por 3-0, fora de portas, União com Arraiolense, Portel com Foros de Vale de Figueira.

Fábio Neves, treinador do GUS, considera que “é um jogo de tripla, diante do Portel que é sempre uma equipa muito difícil”.

Fique a saber os jogos da 1ª jornada da Liga Elite:

Liga Elite 2024/25 > JORNADA 1 > 29/09 15.00 horas

Arcoense – Arraiolense

Sp. Viana- Monte Trigo

Juventude Évora – At. Reguengos

Portel – Grupo União Sport

Lusit. Évora B – Redondense (17h30)

No que diz respeito à Liga AFE, onde na Série B estão seis equipas do concelho de Montemor: Escouralense, Foros de Vale de Figueira, Cabrela, Fazendas do Cortiço, Cortiçadense e Valenças. Este domingo, na 1ª jornada da Série B da Liga AFE temos dois derbys do concelho de Montemor.

Começamos pelo Grupo Estrela Escouralense que, no domingo passado, na jornada inaugural da fase de grupos da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”, em partida do Grupo B, empatou a 1 bola diante do Atlético de Reguengos.

Na 1.ª jornada da Série B da Liga AFE, o Escouralense desloca-se ao Ciborro, onde joga com o Valenças, que sofreu derrota na Taça, por 3-1, no São Pedrense. Pedro Pasadas Nunes, treinador do Escouralense, diz que “vai para este jogo com a mesma mentalidade do jogo com o Atlético de Reguengos”.

Agora o Valenças, que no Grupo A da Taça perdeu por 1-3 no terreno do São Pedrense.

Sobre o derby da Na 1ª jornada da Liga AFE, onde o Valenças recebe o Escouralense, Rui Querido, treinador do Valenças, elogia a qualidade do Escouralense, adiantando que “o Valenças vai lutar com as armas que tem e, enquanto tiver forças, vai ser um jogo competitivo”.

No Grupo G da Taça, o Foros de Vale de Figueira perdeu em casa por 0-3 diante do Portel, no domingo passado. Fazendo  antevisão ao jogo em casa com o São Pedrense, referente à 1ª jornada da Liga AFE, e que acontece este domingo, Gonçalo Teixeira, treinador do Foros de Vale de Figueira, espera um jogo de grau de dificuldade elevado, com o São Pedrense sempre à procura do golo. Ainda assim, o treinador dos Foros garante que vão em busca dos 3 pontos.

Já o Cabrela ganhou por 2-0 à equipa “B” do Estrela de Vendas Novas, na partida da Taça do passado fim-de-semana. Na 1ª jornada da Liga AFE, o Cabrela tem viagem até à Tourega. Para Nuno Oliveira, Treinador do Cabrela “este é um campo difícil, reconhecendo que o conhecimento sobre o adversário é escasso”.

Quanto ao Fazendas do Cortiço, no Grupo H da Taça, empatou 2-2, fora de portas, com o Bencatelense. Em relação à jornada inaugural da Liga AFE, em que o Cortiço tem receçao ao Cortiçadense, Fábio Regouga, treinador do Cortiço, quer entrar com o pé direito na Liga AFE, tentando melhorar a finalização, mas antevê um jogo complicado neste derby montemorense.

O Cortiçadas de Lavre, vem de empate 1-1 no Grupo E da Taça Dinis Vital com o Corval. Este domingo, o Cortiçadense, agora para a Liga AFE, volta a jogar fora de casa, desta feita em Fazendas do Cortiço. Para Carlos Constantino, treinador do Cortiçadas de Lavre, “o Cortiço tem uma equipa bastante boa, mas vão lá para tentar contrariar e vencer e entrar bem no campeonato”.

Liga AFE Série B 2024/25 > JORNADA 1 > 29/09 15.00 horas

GD Tourega – GD Cabrela

Valenças – Escouralense

Fazendas do Cortiço – Cortiçadense

Foros Vale Figueira – GDS Pedrense

Santana do Campo – Estrela FC B

Liga AFE Série A 2024/25 > JORNADA 1 > 29/09 15.00 horas

Corval – GDR Canaviais

Oriolenses – CF Estremoz

AD Vera Cruz – Aguiar

O Calipolense – Borbense

Bencatelense – SB Outeiro