Alunos de universidades europeias em escola de verão no Convento da Saudação

Entre os dias 16 e 20 de setembro de 2024 decorreu em Montemor-o-Novo a Escola de Verão – Unveiling Medieval Monastic Dynamics (M_Dyn) organizada pelo Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o Município de Montemor-o-Novo.

Alunos de várias universidades europeias realizaram trabalhos de investigação sobre o Convento da Saudação (Castelo de Montemor-o-Novo), no âmbito do património, espaço envolvente e estruturas hidráulicas do espaço conventual. Para isso, os alunos estiveram no Convento de Nossa Senhora da Saudação, durante os dias 16, 17 e 18 de setembro, a recolher informação. Nos restantes dias desenvolveram os seus trabalhos no Auditório da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

No dia 20 de setembro decorreu a apresentação final dos resultados desta Escola de Verão, estando presente em toda a sessão, para além de técnicos do Município, o Vereador António Pinto Xavier.

XXVI Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora” em Évora e Avis

As cidades de Évora e Avis recebem, de 3 e 6 de outubro, as 26ª Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, com o tema “resgatando nomes esquecidos da Escola de Música da Sé de Évora”.

De acordo com o programa, em Évora, os concertos vão ser protagonizados por Capella Sanctae Crucis (quinta-feira, dia 3 de outubro, às 21.30 horas, na Igreja de S. Francisco), Arte Mínima (sexta-feira, dia 4, às 21.30 horas, na Igreja do Espírito Santo), The Marian Consort (sábado, dia 5, às 18.00 horas, na Sé de Évora) e Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, Coro dos Participantes e Grupo Instrumental (domingo, dia 6, às 17.00 horas, também na Sé).

Já em Avis, na Igreja do Convento, está previsto para sábado, às 21.30 horas, um concerto pelo grupo Arte Mínima, dirigido pelo maestro Pedro Sousa Silva.

As jornadas incluem ainda em Évora, no Convento dos Remédios a conferência “Este libro he do Sñor dos martís dalmeida”, com Paulo Estudante e José Abreu, a sessão de Abertura no dia 3 às 9.30 horas e a “Conversa com os Maestros” no dia 5 de outubro das 11.30 horas às 12.30 horas, no Convento dos Remédios.

Estas atividades são abertas ao público em geral. Para além destas, haverá os workshops para Coros, Instrumentos e Técnica Vocal para os participantes, que trabalharão ao longo dos quatro dias no Convento dos Remédios e na Universidade de Évora sob a orientação dos vários formadores: Owen Rees,

Rory McCleery, Armando Possante, Pedro Teixeira (diretor artístico das Jornadas), Tiago Simas Freire, José Rodrigues gomes, Adrien Reboisson, Filipa Menezes, e David Yacus.

Agravada pelas alterações climáticas, poluição causa milhões de mortos

Uma investigação publicada no Jornal do Colégio Americano de Cardiologia destaca que a poluição é uma ameaça maior para a saúde do que a guerra, o terrorismo, a malária, o HIV, a tuberculose, as drogas e o álcool juntos.

Este estudo, realizado por investigadores de diversas instituições internacionais, foca-se no aquecimento global, poluição atmosférica e exposição ao fumo de incêndios florestais, além de fatores menos conhecidos, como a poluição do solo, sonora, luminosa e a exposição a produtos químicos tóxicos.

Os investigadores apontam que a poluição do ar está associada a mais de sete milhões de mortes prematuras anuais, sendo mais de 50% por causas cardiovasculares; que um quinto de todas as mortes cardiovasculares é causado pela poluição atmosférica; e que o risco de mortalidade cardiovascular aumenta em mais de 10% durante vagas de calor.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Acolhimento familiar é a nova valência da Associação Chão dos Meninos

A Associação Chão dos Meninos de Évora tem intervenção em várias áreas nomeadamente na prevenção de situações de maus tratos e agora conta com uma nova valência, o acolhimento familiar. Catarina Cruz, diretora técnica da associação, adiantou à RNA que o projeto visa “promover os direitos das crianças e do jovens do nosso país e no nosso distrito, bem como apoiar as famílias das crianças e dos jovens, esta ambição que nasce aqui uma nova resposta de acolhimento familiar para trazer uma nova resposta de acolhimento diferente daquela que é o acolhimento residencial  para as nossas crianças e jovens principalmente ao nível do distrito de Évora”.

A técnica refere ainda que “o acolhimento familiar é uma medida de promoção e proteção, que permite contrariamente ao acolhimento residencial em integração temporária da criança ou do jovem em meio familiar estável, com o objetivo de uma família garantir o afeto o bem-estar e o seu pleno desenvolvimento garantindo todos os acesso aos seus direitos diariamente”.

“A legislação tem uma lista de critérios que são obrigatórios de cumprir, mas de forma geral podem ser famílias de acolhimento todas as famílias ou pessoas singulares com ou sem filhos, que tenham pelo menos 25 anos e que tenham desejo de cuidar, apoiar e contribuir positivamente na vida de uma criança ou de um jovem, proporcionando assim o acolhimento e a integração no seu meio familiar como se fosse mais um membro daquela família. As crianças e o jovens que podem ser acolhidos podem ter entre os 0 e os 18 anos, com a possibilidade de prorrogar a medida até aos 25 anos em casos concretos de jovens que continuam a desenvolver o seu percurso académico e formativo”, sublinhou.

“Esta valência surge no âmbito de um acordo assinado com o Instituto de Segurança Social, também para possibilitar em instituições que estão dentro da comunidade e que têm já um contacto privilegiado com as comunidades, potenciar aqui e captar mais famílias de acolhimento para esta missão que é de todos nós enquanto comunidade. A promoção e a proteção das crianças e jovens do nosso país cabe-nos a todos enquanto cidadãos, é aqui uma forma de privilegiar estes contactos mais diretos com a comunidade para conseguir que esta resposta não só seja comunitária mas também dentro daquilo que é o seio comunitário”.

Catarina Cruz, termina a dizer que “neste momento um dos principais desafios que nós temos é a campanha e captação para potenciar famílias de acolhimento que tenham disponibilidade e este desejo de contribuir positivamente na vida de uma criança ou de um jovem”.

Dois arguidos por furto e recuperação de materiais agrícolas furtados em Viana do Alentejo

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Viana do Alentejo, no dia 13 de setembro, constituiu arguidos dois homens de 26 e 29 anos por furto e recuperou materiais agrícolas furtados, na localidade de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo.

Na sequência de uma denúncia por furto de diversos materiais agrícolas, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais que permitiram localizar os autores do ilícito e apreender um depósito de água de 6 000 litros; Uma grade de discos; Uma charrua; Um balde frontal de trator.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

Esta ação contou com o reforço dos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo.

Vão decorrer trabalhos de gestão do arvoredo urbano em Montemor-o-Novo

Vão decorrer trabalhos de gestão do arvoredo urbano (poda e corte), no cruzamento da Rua das Fontaínhas com a Rua das Piçarras, em Montemor-o-Novo, nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2024.

Estes trabalhos constituem medidas corretivas e preventivas, que visam podar e manter uma das árvores e o abate de outra que representa um risco muito elevado para pessoas e bens, prevendo-se a sua substituição até ao final do ano.

Nos dias em causa, a rua das Fontaínhas estará interdita ao trânsito das 9.00 horas às12.00 horas e das 13.30 horas às 15.30 horas.

Os trabalhos poderão ser adiados por motivos imprevistos.