Tradições em destaque na Feira D’Aires 2024

A Feira D’Aires vai ser palco do XIII Festival de Folclore, amanhã dia 22 de setembro, a partir das 18.00 horas, no pavilhão dos espetáculos, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires.

A iniciativa, promovida pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com o Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, pretende ser uma afirmação da cultura, identidade e tradição, que inclui as danças, os cantares e os trajes. Considerado uma tradição cultural próxima ao contexto rural, também está presente no contexto urbano, sendo uma manifestação de usos, costumes e tradições da região Alentejo.

Em palco vão estar também o Rancho Folclórico Malmequeres do Sorraia e o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca.

Ainda no domingo, dia em que a Feira D’Aires celebra as tradições, a partir das 20.30 horas, o palco da gastronomia vai acolher o IX Festival de Acordeão, organizado pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo, que pretende celebrar um dos instrumentos mais populares, usado no folclore, mas também em diversos estilos musicais.

Município de Vila Viçosa apoia famílias e empresas com vários benefícios fiscais

Vila Viçosa é um dos 20 municípios do país, e único do Alentejo, que aumentou a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de três para cinco anos.

Esta medida permite alargar a isenção temporária a quem comprou a primeira casa para habitação própria e permanente ou fez obras de reabilitação.

“Não é só dizermos que os impostos são muitos, que as pessoas estão afogadas em impostos e que, de facto, é necessário ajudar as famílias”, começa por dizer o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança. Assegurando que é com atos e não com palavras que o município ajuda a população do concelho, o autarca revela que a Câmara Municipal já reduziu a taxa de IMI para o mínimo. “Os calipolenses e os habitantes do concelho de Vila Viçosa pagam uma taxa mínima de 0,3%”, revela.

Em relação ao alargamento do período de isenção de IMI, Esperança adianta que, assim que “houve essa hipótese”, o município aderiu à medida “de imediato”.

Com o objetivo de atrair e fixar famílias e empresas em Vila Viçosa, a Câmara Municipal criou ainda um regulamento de benefícios fiscais, que inclui “várias isenções, incluindo mais isenções de IMI e até por mais anos”.

Radar Social avança em Évora para apoiar os mais vulneráveis

A Câmara Municipal de Évora já deu início ao Projeto Radar Social, por via do investimento previsto na medida investimento RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Refira-se que o projeto, concretizado no âmbito da Rede Social do Conselho Local de Ação Social de Évora (CLASE), assenta num trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re) conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais.

Através do Radar Social, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local de combate à pobreza e à exclusão social, revestindo-se como um instrumento de política social.

O projeto tem por base uma metodologia de análise conjunta dos problemas e da rentabilização dos recursos existentes, que pretende cumprir o objetivo do desenvolvimento social, integrado, participado e sustentado dos territórios, cujas/os destinatárias/os são as pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza, exclusão social ou discriminação, nas suas múltiplas dimensões.

O Radar Social contempla duas fases: atualizar o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e o Plano de Ação (1ª fase) e implementar um sistema de informação, de âmbito nacional, que identifique pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de pobreza e exclusão social (2ª fase) e tem como data de términus prevista o dia 31 de março de 2026.

Programa Sparkle em Coruche para uma aprendizagem feliz e bem sucedida

Neste ano letivo de 2024/2025 Coruche é um dos quatro agrupamentos em Portugal Continental a integrar o inovador programa Sparkle, coordenado por Miguel Borges, professor e investigador na área da leitura.

O Sparkle é um projeto que tem como objetivo aproximar as práticas pedagógicas da ciência da leitura, promovendo o sucesso e a felicidade na aprendizagem.

Com o suporte de uma equipa especializada, que inclui psicólogos e terapeutas da fala, o Sparkle propõe criar um ambiente de partilha e cooperação entre docentes, garantindo que todas as crianças possam alcançar o sucesso escolar.

Através desta abordagem colaborativa e científica, o Sparkle não só facilita a aprendizagem, como transforma a sala de aula num espaço de felicidade e realização.

Cromeleque dos Almendres de Évora reaberto ao público

Um dos mais importantes monumentos megalíticos da Península Ibérica volta a estar aberto ao público. Agora, após a conclusão da intervenção de conservação desenvolvida, ao longo do último ano, pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a tutela e o Grupo Pro-Évora, com novas regras de visitação que visam reduzir o impacto da erosão no solo para proteção e salvaguarda do cromeleque.

Com o objetivo de melhorar a experiência de fruição do espaço no interior do recinto megalítico e de minimizar o impacto do pisoteamento dos visitantes, foi criado um circuito de visitação na sua envolvente direta. Para o final deste ano está já programada uma intervenção para reabilitação do trajeto de acesso.

No decurso dos trabalhos de conservação do Cromeleque dos Almendres, a equipa de arqueologia do município identificou um provável novo menir, elevando assim para 95 o número de monólitos conhecidos no maior recinto megalítico da Península Ibérica. Este encontrava-se tombado e quase totalmente coberto por vegetação, cuja limpeza permitiu confirmar a descoberta. Trata-se de um monólito granítico, de pequenas dimensões, com cerca de 1 metro e 30 centímetros, semelhante àqueles que se encontram no lado nascente do monumento.

O investimento do município no estudo e conservação deste monumento nacional, remonta à sua descoberta, há 60 anos (1964), por Henrique Leonor Pina, e continuará, certamente, por muitos mais.

Este domingo arranca oficialmente a temporada 2024/2025 na Associação de Futebol de Évora

Este domingo, 22 de setembro, temos o arranque oficial da temporada 2024/2025 na Associação de Futebol de Évora, com a 1ª jornada da Fase de Grupos da Taça Distrito de Évora Dinis Vital.

No Grupo A o Valenças desloca-se ao Campo Dr. Cosmes de Calado, em São Sebastião da Giesteira, terreno do São Pedrense. Para Rui Querido, o novo treinador do Valenças este vai ser um jogo difícil para as duas equipas, referindo que “ambos os conjuntos têm dois treinadores jovens e ambiciosos”.

No Grupo B da Taça temos dois emblemas do concelho de Montemor-o-Novo: Cabrela e Grupo Estrela Escouralense.

O Cabrela recebe em casa uma das novidades da Liga AFE, a equipa “B” do Estrela de Vendas Novas. Nuno Oliveira, treinador do Cabrela pela 2ª época consecutiva, espera um jogo agradável. De acordo com Nuno Oliveira “este jogo é uma incerteza mas vão fazer de tudo para alcançar os 3 pontos”. 

O Escouralense joga no seu Campo 25 de Abril diante do Atlético de Reguengos, uma das poderosas equipas da Liga Elite. Pedro Pasadas Nunes é o novo treinador do Escoural, após a saída de João Rolo, precisamente o novo treinador do Atlético, que assim defronta a sua antiga equipa. Pedro Pasadas Nunes não poderá estar presente na partida, mas revela a máxima confiança na sua equipa técnica, num jogo em que o Escoural não tem muito a perder. 

No Grupo E da Taça está o Cortiçadas de Lavre, que viaja até São Pedro do Corval. O Cortiçadense mantém a mesma equipa técnica, comandada por Carlos Constantino, que adianta que “vão ao desconhecido mas com o objetivo de vencer o jogo”.

O Campeão da Liga AFE da época transata, o Foros de Vale de Figueira, inicia a temporada na Taça a jogar no seu pelado, recebendo o Portel, em partida do Grupo G. Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros considera este grupo equilibrado sendo o Portel o favorito. Sobre o jogo do Portel “o objectivo é retirar pontos, aproveitando o fator casa”.

O Grupo União Sport, que está no Grupo F da Taça Dinis Vital, joga fora de portas diante do Lusitano Arraiolense. Fábio Neves, treinador do GUS, encara o jogo com alguma ansiedade diante de um Arraiolense com equipa renovada.

Falta apenas falar do Fazendas do Cortiço, que em termos de Taça está no Grupo H. O Cortiço vai fora na 1ª jornada da Taça, viajando até ao terreno do Bencatelense. Fábio Regouga, que se mantém como treinador do Fazendas do Cortiço, diz que vão a Bencatel para ganhar, como em todos os jogos, mas espera um desafio complicado.

Recordamos que neste domingo, 22 de setembro, regressa a Bancada Desportiva à Nova Antena, com emissão das 14.00 horas às 18.00 horas, onde incluímos o acompanhamento de todas as partidas da 1ª jornada da Taça Dinis Vital e o relato, às 15.00 horas, do Arraiolense – Grupo União Sport.

Não perca também nesta 1ª edição as entrevistas de arranque de temporada a todos os treinadores das sete equipas do concelho de Montemor no Distrital de Évora.

TAÇA “DINIS VITAL”

FASE DE GRUPOS 22 set 15:00 1.ª jornada

GRUPO A

Gd S. Pedrense – Valenças Sport Club

Sc Borbense – Sc Viana Alentejo (21/09)

GRUPO B

Casa Povo Cabrela – Estrela Fc B

Gr. Estrela Escouralense – Atlético Sc

GRUPO C

Gdc Oriolenses – Gdc Tourega

Calipolense Cd Vila Viçosa – Lusitano de Évora Clube “B”

GRUPO D

Gcd S. Bartolomeu Outeiro – Vera Cruz

Gd Monte Trigo – Juventude Sc

GRUPO E

Sc Alcaçovense – Redondense Fc

Cc Corval – Ccrd Cortiçadas de Lavre

GRUPO G

Fc Santana Campo – Gdr Canaviais

Foros Vale Figueira Fc – Gd Portel

GRUPO F

Cf Estremoz – Gd S. Manços (21/09)

Lusitano Cd Arraiolense – Gr. União Sport

GRUPO H

Sc Bencatelense – Gcd Fazendas Cortiço

Gcd Aguiar – Sc Arcoense

Feira D’Aires em Viana do Alentejo já foi inaugurada (c/fotos)

Foi inaugurada ontem ao início da noite a Feira D’Aires em Viana do Alentejo. Trata-se de um certame que nesta edição conta com 271 anos de história.

Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, referiu na altura da inauguração que tem “grandes expetativas em relação a esta edição do certame e que continua a manter-se a feira franca”.

Este é um evento que conta com um investimento de cerca de 200 mil €.

Durante estes dias são esperadas milhares de pessoas que poderão desfrutar da programação musical, do artesanato, da gastronomia, das exposições, do folclore e das manifestações religiosas, a par da tradicional feira franca e atividades económicas.

Hoje a partir das 22.30 horas, quem sobe ao palco principal é Marisa Liz.