Centro Interpretativo de Molinologia de Foros de Arrão inaugurado este sábado

A inauguração oficial do Centro Interpretativo de Molinologia de Foros de Arrão (CIMFA), concelho de Ponte de Sor, decorre já no próximo sábado, dia 21 de setembro, pelas 17.00 horas.

Este momento enquadra-se no programa do 16.º Simpósio Internacional de Molinologia.

A forte ligação histórica do concelho e, em particular do território de Foros de Arrão, aos moinhos de vento e de água, usados essencialmente para moagem de cereais, dá o mote para o nascimento deste Centro Interpretativo que surge da reabilitação de uma antiga escola básica e das restantes infraestruturas necessárias.

Esta obra foi levada a cabo pelo Município de Ponte de Sor, que investiu cerca de 560 mil euros, sendo a mesma comparticipada por fundos estruturais europeus. Pretende-se que este novo espaço faça a articulação entre os vários elementos molinológicos existentes no concelho: o moinho de vento de Foros de Arrão, os moinhos de água de Ponte de Sor e a moagem industrial.

Com a abertura deste centro interpretativo, será possível viajar no tempo para compreender como surgiram os moinhos, como funcionam, os tipos existentes, as evoluções a nível da técnica e da indústria que possibilitaram a sua evolução, não esquecendo, a cultura a eles associada e a sua ligação com o futuro.

Além deste espaço expositivo, o CIMFA permitirá também, através da sala do Funlab, explorar a “ciência dos Moinhos”, numa vertente lúdico-pedagógica através de elementos interativos e da experimentação.

Este investimento irá constituir-se como mais um ponto fundamental naquela que é a estratégia de descentralização cultural do Município e espera-se que traga um retorno tangível para a população, materializado em novos visitantes, maior potencial turístico e maior atratividade económica.

Nininho e Fernando Daniel entre os artistas que animam noites de São Mateus

Os concertos de David Antunes & The Midnight Band, de Nininho Vaz Maia, Fernando Daniel, Soraia Ramos e Resistência e dois espetáculos infantis são os principais atrativos do cartaz da edição deste ano da Expo São Mateus, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, no decorrer das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, de amanhã a 29 de setembro.

Dando conta que todas as noites do evento contarão com animação, e destacando os dois espetáculos dedicados aos mais novos, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, garante que esta será uma edição “muito marcante”, ao nível, sobretudo, da interatividade e da inovação. “Este programa foi pensado para ir ao encontro de todos os escalões etários: desde a criança, ao jovem e ao menos jovem”, assegura.

O espaço da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, volta a ser aberto, pelo que o autarca espera a “colaboração” de São Pedro. As entradas são, uma vez mais, gratuitas, sendo que a programação do certame contempla um total de 36 espetáculos.

Desta feita, o investimento feito pelo Município de Elvas, na Expo São Mateus, é de “quase meio milhão de euros”. Este investimento, “talvez o maior de sempre”, diz Rondão Almeida, poderia ainda ser superior, tendo em conta a “excelente gestão administrativa e financeira executada ao longo dos últimos três anos”.  O autarca lembra ainda que a Expo São Mateus é um complemento à tradicional romaria do Senhor Jesus da Piedade, que já celebra 450 anos.

Pelo palco principal, o Palco São Mateus, passam, amanhã, Jorge Goes e David Antunes & The Midnight Band (concerto que terá Herman José como convidado); no dia 21, os Rumo ao Sul e Nininho Vaz Maia; no dia 26, Soversion e Fernando Daniel; no dia 27, Chocko e Soraia Ramos; e no dia 28, Fado Luz e Resistência. No dia 22 serão apresentados os espetáculos infantis “Masha e o Urso” e “Miraculous”. Os concertos iniciam-se pelas 22 horas, à exceção do dia 22, domingo, em que os espetáculos têm início às 18 horas.

Já o Palco da Feira vai funcionar do primeiro ao último dia do evento. Atuam o Grupo Voz Amiga da Terrugem, amanhã; Xumbo Torto, no dia 21; e Duo Hélio & Eurico, no dia 22. No dia 23, a noite será de fados; no dia 24, atuam Jorge e Célia; no dia 25, o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa e as Roncas d’Elvas; no dia 26, o grupo AR Musical; no dia 27, a Brigada 14 de Janeiro; no dia 28, Moura Encantada; e, por fim, no dia 29, João Tocha. Estes espetáculos iniciam-se às 21 horas, menos o último, com início marcado para as 16 horas.

A animação acontece também fora do palco com a participação de duas bandas musicais: a Bandalheira Street e a Charanga Zuluband.

Em termos de áreas de lazer o espaço vai contar, novamente, com três áreas: a zona empresarial e de exposição (Praça da Feira), uma zona de gastronomia (restaurantes, street food e meeting point) e zona lúdica e cultural (espetáculos).

Comissão Europeia lança consulta pública às PME do setor agroalimentar

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública às PME do setor agroalimentar, com o intuito de avaliar a Diretiva relativa a práticas comerciais desleais na cadeia de abastecimento agrícola e alimentar, implementada em 2019.

A Diretiva protege agricultores e pequenos fornecedores de práticas injustas, impondo uma lista de 16 práticas proibidas e permitidas sob condições específicas, e exige que os Estados-Membros designem autoridades competentes com poderes para realizar investigações, receber queixas e aplicar coimas aos operadores que violem a lei.

A consulta encerra a 27 de outubro, data limite para que os interessados em participar possam submeter as suas respostas ao questionário apresentado pela Comissão Europeia (aqui).

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

startUP Montemor-o-Novo é uma incubadora acreditada pela RNi pelo 2º ano

A RNi – Portugal Incubators, integra a estrutura da Startup Portugal e será o elo de ligação da comunidade de incubação, desenvolvendo iniciativas de capacitação sempre com foco no fim último das comunidades, o suporte das startups incubadas.

Ao integrar esta rede a startUP Montemor-o-Novo® fará parte de uma comunidade com voz ativa na construção do futuro da incubação em Portugal.

GNR de Évora registou três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 17 de setembro, três acidentes de viação, sendo duas colisões e um despiste dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: um crime contra as pessoas, três crimes contra o património e dois contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 43 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e três relativas à legislação ambiental.

Ceramista Célia Macedo faz leilão de peça para ajudar a Liga Portuguesa contra o Cancro

A ceramista Célia Macedo que tem atelier na startup de Montemor-o-Novo, todos os anos faz um leilão de uma peça sua, cujo valor apurado reverte na totalidade para a Liga Portuguesa contra o Cancro.

“A ideia surgiu porque perdi a mãe para o cancro e esta é uma forma para ajudar de alguma forma quem ainda pode ser ajudado” referiu à RNA, Célia Macedo.

“Este ano estou a fazer uma colaboração com o artista Flávio Horta, um pintor alentejano, de Beja, que vai fazer a pintura de cerâmica sobre uma peça feita por mim. Vai ser uma peça única, como acontece todos os anos, e vai ficar muito bonita, tenho a certeza”, acrescentou a ceramista.

Recordamos que o valor que sair deste leilão, no dia 23 de setembro, será entregue na integra à Liga Portuguesa Contra o Cancro.