Câmara de Évora assinala início do novo Ano Letivo com oferta de atividades

A Câmara Municipal de Évora preparou um conjunto de ações para assinalar o início do Ano Letivo 2024-2025 para o pessoal docente e pessoal não docente, tendo a primeira atividade sido uma caminhada, que decorreu na manhã de 10 de setembro, na Ecopista, orientada pelos técnicos da Divisão de Educação, Elsa Oliveira e Francisco Bilou.

O Vereador da Educação, Alexandre Varela, acompanhou os participantes ao longo do percurso, enriquecido em diversos momentos por apontamentos históricos relembrados por Francisco Bilou, como historiador e investigador.

No final da caminhada, este grupo de profissionais da área da Educação foi acarinhado com uma surpresa: a visita ao Paço do Morgado de Oliveira (Louredo) onde foram recebidos pelo produtor e enólogo António Maçanita e, após retemperarem forças com um aperitivo e provarem os vinhos Fita Preta, foram visitar a Capela e a Adega, ficando assim a conhecer mais sobre aquele lugar e a sua relação com a História de Portugal.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal procurou proporcionar um dia diferente e descontraído ao pessoal docente e não docente, estimular a prática desportiva, a descoberta da história e do património, para além de fomentar um salutar convívio.

Évora assinala a Semana Europeia da Mobilidade

À semelhança das edições anteriores, a Câmara Municipal de Évora associa-se às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade até dia 22 de setembro.

A “Semana Europeia da Mobilidade” (SEM) surge este ano num contexto de implementação de medidas práticas decorrentes do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora (PMUSE), recentemente desenvolvido com a participação de toda a comunidade, em especial das instituições e associações do Concelho com ligação às questões da mobilidade.

Passada a fase de estudo e planeamento, o Município passou já à aplicação prática das medidas que irão, gradualmente, melhorar a mobilidade numa cidade com caraterísticas especiais, mas que vai avançando, passo a passo, na melhoria das condições de fruição dos residentes e visitantes.

Sob o lema “Espaço Público Partilhado”, e em complemento das medidas estruturais já em execução no âmbito do PMUSE, a SEM terá o seu foco nas seguintes iniciativas, a que se pretende associar a participação dos munícipes:

. Assinalar o “Dia Europeu Sem Carros”, que se comemora a 22 de setembro, domingo, com a pedonalização temporária do Largo Marquês de Marialva e da totalidade da Rua 5 de Outubro, de forma a ligar esta artéria, num percurso livre de carros, até ao Templo Romano;

. Inaugurar a Ecopista de Évora/Reguengos, prevista para o dia 17 de setembro, pelas 17.00 horas, e que terá lugar na antiga Estação de Machede. Este será um percurso pedonal e ciclável com uma extensão de 37 kms, que fará parte da Grande Rota do Montado, a abranger os Concelhos de Évora, Redondo e Reguengos de Monsaraz;

. Associação às iniciativas já em curso no âmbito do BIKEVORA – Festa da Bicicleta 2024 (consultar programa próprio na Página Oficial da CME), com destaque para a “V Volta às Escolas”, a realizar no dia 20 de setembro a partir das 08.15 horas, com local de partida e chegada na Escola André de Resende, após percorrer a pé todos os agrupamentos de escolas da Cidade.

A aposta na adoção de soluções permanentes de mobilidade segura e saudável, de que é ferramenta essencial o PMUSE, está associada à Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas que a Câmara Municipal de Évora tem vindo a implementar com vários planos e projetos atualmente em desenvolvimento pela Autarquia.

“Espaço APORMOR” hoje fala-se sobre o novo ano agrícola

No “Espaço APORMOR” de hoje falamos sobre as expectativas do novo ano agrícola que teve início dia 01 de setembro.

“Os mais novos não têm essa noção, mas as pessoas que têm história na agricultura sabem que o ano agrícola não coincide com o ano civil, o ano agrícola vai de 1 de setembro a 31 de agosto do ano seguinte”, refere Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR.

“As nossas expectativas têm sido até aqui muito más, víamos os interesses tanto na Europa como em Portugal, por tudo quanto fosse ligado ao mundo rural, às suas gentes, à sua economia e embora se fala-se muito de ambiente e de alterações climáticas, nada de objetivo se fazia para alterar este rumo de abandono do território. Pelo menos ouve-se já da parte não só dos governantes mas também de muita gente até da opinião pública em geral muito maior preocupação com o sistema agroalimentar onde se inclui o nosso setor da pecuária e das florestas também”, acrescentou.

O presidente da direção da APORMOR, olha para o próximo ano agrícola que agora iniciou com algum otimismo.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Semana Cultural em Viana do Alentejo a decorrer

Até dia 19 de setembro decorre, em Viana do Alentejo, a Semana Cultural, promovida pelo Município de Viana com o apoio das Juntas de Freguesia de Aguiar,de Alcáçovas, de Viana do Alentejo, e de associações locais.

O certame que antecede a centenária Feira D’Aires, oferece diversas atividades de cariz cultural e desportivo, culminando com o espetáculo musical com Benjamim.

Nesta terça-feira, a UCC de Viana do Alentejo, promove o passeio noturno “minha saúde, meu direito”, com partida na Praça da República, às 21h00.

Amanhã, Carlos Prazeres apresenta, na Praça da República, o livro 25 de abril 1974 “O dia que mudou Portugal”, pelas 20h30.

No dia 19 de setembro, último dia da semana cultural, o Cineteatro Vianense, é palco do espetáculo musical com Benjamim, a partir das 21.00 horas.

GNR de Évora registou um acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 16 de setembro, um acidente de viação, sendo uma colisão da qual resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 14 ocorrências: cinco crimes contra as pessoas e nove crimes contra o património.

No âmbito contraordenacional registaram-se 32 infrações relativas à legislação rodoviária e seis relativas à legislação ambiental.

Qualquer pessoa se pode tornar sócia da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo

A Liga dos Combatentes defende e apoia os interesses dos Combatentes, promove a dignidade e melhoria do apoio social e à saúde e a preservação da memória histórica e cultural.

Em Montemor-o-Novo há um núcleo da Liga dos Combatentes presidida por José Leal, que referiu à RNA, que o objetivo “é ajudar os combatentes e respetivas famílias, no que diz respeito a documentação, ajudar no preenchimento dos suplementos de reforma daqueles que não preencheram a tempo e a horas, quando lhe foi proposto a alguns anos, depois há a questão da viuvez”.

Há muitas pessoas a tornarem-se sócias, porque toda a gente pode associa-se à Liga dos Combatentes e usufruir de algumas regalias nomeadamente, protocolos com várias entidades uma delas é “o Hospital da Luz, onde se beneficia de 50% de desconto, Cruz Vermelha e aquisição de óculos”, acrescentou.

A Liga dos Combatentes Núcleo de Montemor-o-Novo tem perto de 500 sócios. Existem segundo José Leal, “quatro tipos de sócios, o combatente, o extraordinário, o sócio efetivo e o sócio apoiante”.