
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta segunda-feira, uma jovem, de 21 anos, suspeita do assassinato do namorado, de 24 anos, com recurso a arma branca, em Montemor-o-Novo, informaram as autoridades em comunicado.
A suspeita “atingiu a vítima na parte superior abdominal”, pode ler-se no comunicado.
O companheiro quando foi transportado para o hospital entrou em paragem cardiorrespiratória e foi declarado o óbito na unidade hospital de Évora.
A jovem de 21 anos foi detida esta segunda-feira pela PJ por suspeita de homicídio qualificado, dado que 22 de agosto terá assassinado o namorado. Antes de morrer, a vítima, de 24 anos, disse que se tinha cortado a arranjar fruta, mas a investigação apurou que fora morto pela companheira, conta o JN que dá mais detalhes sobre o caso.
Foi a própria agressora a dar o alerta – refere o JN – quando a GNR chegou ao local, Kevin Carda, 24 anos empregado de supermercado, apresentava um ferimento de arma branca no peito e ainda estava consciente. Terá dito que se tinha cortado a arranjar fruta, uma melancia, especificou. A ideia seria proteger a namorada de eventuais represálias familiares.
Kevin foi assistido pelos Bombeiros de Montemor-o-Novo e elementos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital do Espírito Santo de Évora. A caminho do hospital, sofreu uma paragem cardio-respiratória e morreu. Os contornos do caso levantaram muitas suspeitas, o que levou à intervenção da PJ de Évora.
Inicialmente, o golpe parecia de pequenas dimensões. Porém, a autópsia revelou que o ferimento na parte superior abdominal era incompatível com a tese de esfaqueamento acidental. A investigação e os vestígios recolhidos no local do crime permitiram estabelecer que fora a namorada a golpear o namorado durante uma violenta discussão. A arma do crime foi apreendida.
O casal estava junto há dois anos e a agressão “ocorreu em contexto de violência doméstica”, acrescentou a PJ, em comunicado.
A agressora será presente, na terça-feira, a um juiz no Tribunal de Évora para conhecer as medidas de coação.


Cerca de 90 atletas participaram no 21º Grande Prémio de Atletismo Sr.ª D’Aires – Luís Filipe Martins Branco que decorreu na manhã do passado domingo, 15 de setembro, em Viana do Alentejo.
Entre os dias 02 a 05 de setembro 2024, a Universidade Sénior de Évora (USE) esteve presente em Udine (Itália) para mais uma reunião de parceiros do projeto Erasmus+ “Lab4Inc: Laboratory for women inclusion through creativity”.
No próximo dia 18 de setembro, pelas 20.30 horas, será apresentado na Praça da República, em Viana do Alentejo, o livro “25 de abril – O dia que mudou Portugal”, de Carlos Prazeres, com chancela de Edições Vieira da Silva e o apoio do Município de Viana do Alentejo.
Após contrato-programa de desenvolvimento desportivo assinado, no passado dia 23 de julho, a Câmara Municipal de Évora procedeu, esta sexta-feira, à entrega da chave do Polidesportivo do Bacelo (Bairro das Corunheiras) ao Internacional Sport Clube que, doravante, irá utilizar estas instalações nas suas atividades desportivas.
Sábado, dia 14 de setembro de 2024 é um dia que fica para a história da cultura em Évora. A inauguração do Salão Central Eborense, após a reabilitação total promovida pela Câmara Municipal, juntou várias centenas de pessoas que quiseram assistir à abertura de portas deste emblemático edifício que esteve encerrado nas últimas décadas.
Celebra-se esta segunda-feira, 16 de setembro, o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono. A data serve para recordar a importância que a camada de ozono representa para o Planeta Terra.
A praia fluvial das Azenhas d’El Rei, em Montejuntos, no concelho de Alandroal, voltou a ter uma grande procura este verão.
O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre os dias 13 e 15 de setembro, 13 acidentes de viação, sendo sete colisões, quatro despistes e dois atropelamentos dos quais resultaram seis feridos leves e danos materiais.
Neste fim de semana, Montemor-o-Novo teve o Dia MorBike. O sábado, dia 14 de setembro, foi dedicado à mobilidade sustentável e, particularmente, ao novo sistema de partilha de bicicletas elétricas da cidade.