Medicina na Universidade de Évora é “um curso que todo o Alentejo apoia”

Depois de já ter procedido à submissão da proposta para a criação de um curso de Medicina à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a Universidade de Évora (UÉ) aguarda agora por respostas para, num futuro breve, poder avançar com esta nova oferta letiva.

“Já submetemos uma proposta, que agora está em análise, pela Agência de Acreditação e estamos à espera da primeira opinião”, começa por dizer a reitora da UÉ, Hermínia Vilar. Lembrando que estes são processos que demoraram sempre o seu tempo, a reitora não tem dúvidas de que este é um curso “que todo o território do Alentejo apoia”.

Assegurando que este “é um curso para todo o país”, Hermínia Vilar lembra que o mesmo “não existe no Alentejo, que é um terço do território”. “É importante que os nossos jovens, do Alentejo, mas também fora do Alentejo, possam vir a usufruir dessa formação dentro de algum tempo”, acrescenta.

Por outro lado, a UÉ tem já luz verde, por parte do Governo, para construir a sua nova Escola de Saúde. Estas novas instalações vão ser criadas num terreno cedido pelo Estado, junto ao futuro Hospital Central do Alentejo, para as escolas de Saúde e Desenvolvimento Humano e Superior de Enfermagem São João de Deus.

Inauguração do campo de 7, novo relvado e requalificação do estádio 1° de maio

Ontem sexta-feira, 13 de setembro, o serão foi de festa no Estádio 1º de Maio, em Montemor-o-Novo, com a inauguração dos novos relvados sintéticos de futebol de salão, de futebol de sete e de futebol de onze.

Para Nuno Malagueira, Presidente do Grupo União Sport, esta foi uma noite que nos enche a todos de orgulho, pois este é um projeto de todos os montemorenses.

António Pereira, Presidente da Associação de Futebol de Évora, falou num dia histórico para o União.

Já António Danado, Presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, referiu que este é um grande dia para Montemor, sublinhando que este é o futuro!
 
António Pinto Xavier, Vereador do Desporto e Juventude, explicou que acredita que com esta infraestrutura o GUS vai construir uma academia de sucesso!
Por fim, Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor, também disse que este era um dia muito feliz, pois trata-se de uma revolução em termos de condições para os jovens praticarem desporto, que teve o apoio de toda a gente!
Recordamos que no próximo dia 17 de novembro o União cumpre 110 anos de existência.

 

Município de Viana vai oferecer cadernos de fichas e/ou de apoio

O Município de Viana do Alentejo vai oferecer os cadernos de fichas e cadernos de apoio aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário matriculados no Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, no ano letivo de 2024/2025.

Paula Neves, vice-presidente, da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, referiu que se trata de “um investimento na ordem dos 30.000,00€ e abrange cerca de 560 alunos”.

“Objetivo deste investimento da autarquia é “ajudar os pais na redução das despesas que têm, relativamente a despesas escolares e ao mesmo tempo é também uma medida para o sucesso escolar, colocando todos os alunos em pé de igualdade com os mesmo recursos, para terem um bom aproveitamento escolar”, acrescenta.