Évora conta com nova residência universitária

Cerca de 220 estudantes universitários já alojados e, em meados de fevereiro de 2025, mais 110 unidades de alojamento disponíveis, num total de 330 unidades é o balanço do trabalho realizado pelo Grupo Royal Prime em Évora. Trata-se de mais um contributo para fazer face à escassez de alojamento universitário em Évora.

A inauguração do “campus” Ebora Residences”, já com novas perspetivas de crescimento, teve lugar na tarde de 5 de setembro, na Tapada do Matias, mais concretamente na Rua Humberto Carlos Pereira Paixão, um local de rápido acesso ao Centro Histórico.

O presidente da Câmara Municipal de Évora e a Reitora da Universidade de Évora foram convidados pelo Royal Prime para descerrar a placa que marcou este momento.

Saliente-se que a residência se distribui por 12 edifícios, com 296 suites, em tipologias T2, T3, T5, T6 e T7, e 34 estúdios/ T0s. Todos os quartos têm wc privativo, ar condicionado e TV, partilhando, entre os residentes do apartamento, uma cozinha, totalmente equipada, zona de estar e zona de refeição.

Os estudantes têm ainda acesso a ginásio, piscina exterior aquecida, jacuzzi exterior, lounge exterior, biblioteca, bar exterior e interior, mercearia, sala de convívio, sala de eventos, lavandaria, limpeza de áreas comuns, receção 24h e wi-fi.

Satisfeita com o contributo dado pela Royal Prime para colmatar as necessidades cada vez mais prementes de alojamento estudantil em Évora, a Câmara Municipal fez-lhe também já o desafio para pensarem em criar casas para trabalhadores (casas de função) que vem para a nossa cidade, algo que a empresa achou interessante, estando a trabalhar com a Autarquia nesse sentido.

Para além deste projeto, a Câmara Municipal tem estado também a desenvolver em parceria com a Universidade de Évora outras formas de aumentar mais o alojamento universitário em Évora, uma vez que esta instituição de ensino superior é bastante procurada por milhares de estudantes nacionais e estrangeiros e as diversas residências que possui não são suficientes para as necessidades atuais.

Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo acolheu receção e boas vindas ao pessoal docente e não-docente

O Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo acolheu uma iniciativa de receção e boas vindas ao pessoal docente e não-docente, em funções nas escolas e jardins de infância de Montemor-o-Novo. A receção foi promovida pelo Município de Montemor-o-Novo e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

Na mesa da sessão, em representação do Município, estiveram o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e os vereadores Henrique Lopes (responsável pelo pelouro da Educação), Sílvia Santos e António Pinto Xavier.

A representar a Direção do Agrupamento de Escolas participaram o seu diretor, João Veiga, o subdiretor Francisco Salgueiro, e os adjuntos Delfina Dias, Carla Alface e Rui Santos. Intervieram ainda no início da iniciativa a Chefe da DESAS – Divisão de Educação, Saúde e Ação Social do Município de Montemor-o-Novo, Ana Paula Ribeiro, e a Coordenadora da Unidade de Educação, e Rachele Andreozzi.

Durante a receção, ficou expresso o desejo comum de que o ano letivo 2024/25 tenha um bom arranque e decorra com tranquilidade, e que seja bastante positivo para todos os envolvidos, sejam eles docentes ou não-docentes.

“À conversa com o comércio local” hoje em destaque Lar D’Cor

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Lar D’Cor de Rosa Caçador que já existe em Montemor-o-Novo há 10 anos.

A empresária fez aos microfones da RNA, um balanço muito positivo destes 10 anos de atividade, “têm sido positivos porque ao fim de 10 anos manter a loja é sinal de que há realmente uma determinada procura”.

Trata-se de uma loja que segundo a empresária “é de decoração diversa, desde camas, cadeirões, espelhos, quadros, flores, roupas de cama, também trabalho um pouco com têxteis, roupas de cama, edredons”, salientou.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Rosa Caçador, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Câmara Municipal de Mora atualizou plafond do cartão do idoso

O município de Mora dispõe de um benefício para todos os idosos do concelho, que é o cartão do idoso. Trata-se de um cartão que dá benefícios aos idosos do concelho.

“O cartão já existia, mas tal como tínhamos prometido e o que prometemos temos de cumprir, nós estamos em consulta pública porque alteramos algumas coisas no regulamento, começámos por aumentar o valor, anteriormente era de 450.00€ passámos para 550.00€. As pessoas têm de comprovar os seus rendimentos para poder ser aplicado este cartão”, referiu Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora.

“Além de aumentarmos o valor, temos estado a fazer parcerias e protocolos com algumas entidades para que este cartão possa abranger mais regalias aos nossos idosos, para que possam ter uma vida um pouco mais digna, porque têm reformas baixas e esta é uma forma de ajudar através das receitas, de transportes dos bombeiros, nos dentistas, na parte dos óculos, ou seja muitos protocolos com algumas empresas de forma a beneficiar os nossos idosos”, acrescentou.

Os idosos interessados, têm de se deslocar à Câmara Municipal e fazer prova de rendimentos.

 

 

GNR de Évora registou cinco acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 10 de setembro, cinco acidentes de viação, sendo três colisões, um despiste e um atropelamento dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas cinco ocorrências: dois crimes contra as pessoas, dois crimes contra o património e um crime contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 69 infrações relativas à legislação rodoviária e sete relativas à legislação ambiental.

Projeto “Yoga Solidário” em Montemor-o-Novo

Foto: Monte de Magia

O projeto “Yoga Solidário” nasceu dia 21 de maio de 2023.

Trata-se de um projeto implementado pelo Monte de Magia, em Montemor-o-Novo, que tem como objetivo levar o yoga a várias associações do concelho.

Atualmente conta com quatro associações: o ATL Saber Crescer, a Associação Porta Mágica, a Casa João Cidade e a Associação animal Patolas e Patinhas, Fernando Cunha do Monte de Magia, adiantou à RNA que no caso da “Porta Mágica e Casa João Cidade é normal deslocarmo-nos lá e praticarmos o yoga com eles, com a Patolas fazemos cãominhada e com o ATL Saber Crescer fazemos atividades ao ar livre mais na primavera e verão”.

“Yoga a Crescer é um projeto da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras em parceria com o Monte de Magia”.

O professor de yoga adiantou ainda que este “era um projeto que andávamos também a pensar, que era levar o yoga aos mais novos. Neste sentido também trabalhamos com quatro associações são elas o ATL das Silveiras, o Colégio Jardim dos Sentidos, o ATL Saber Crescer e a Associação de Pais da Escola em Movimento”.

Fernando Cunha salientou ainda os benefícios da prática do yoga, que vão “desde a ansiedade, depressão, articulações, geralmente melhora o nosso bem-estar físico e psíquico”.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 29 milhões

O sorteio de ontem, 10 de setembro, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que, na próxima sexta-feira, dia 13, vai estar em jogo um “jackpot” de 29 milhões de euros.

O segundo prémio, no valor de 484.800 euros, saiu a um único apostador no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 18.800 euros, contemplou seis jogadores, também com aposta registada fora de Portugal.

Para Portugal vêm dois quartos prémios, num total de 13 atribuídos, no valor de 2.700 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem do Euromilhões é composta pelos números 6, 29, 46, 47 e 48 e as estrelas 2 e 9.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.