APAV faz atendimento em Coruche às segundas-feiras

Em resultado do protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Coruche e a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, está previsto o atendimento e a prestação de serviços de apoio emocional, jurídico, psicológico e social a vítimas de crime, familiares e amigos, bem como a implementação de ações de informação e sensibilização.

Se for vítima de crime, contacte a APAV. A equipa móvel de apoio à vítima da Lezíria do Tejo (Pólo de Coruche), vai estar a fazer atendimento nas instalações Municipais do Rossio, às segundas-feiras entre as 14.00 horas e as 17.00 horas.

O atendimento será mediante marcação prévia para os contactos 243 356 505, 243 660 047 ou 961 039 168.

DECO: já entraram em vigor as novas regras do programa Porta 65

O programa Porta 65, criado para apoiar o arrendamento jovem, sofreu recentemente algumas alterações, que o tornaram mais abrangente.

A partir de agora, deixa de ser necessária a apresentação prévia de contrato de arrendamento, sendo que as candidaturas podem também ser feitas com três recibos de vencimento, em vez dos anteriores seis.

Desde 1 de setembro que o programa permite candidatos com idade igual a 35 anos, quando antes tinha de ser inferior. Também foi eliminada a renda máxima para a candidatura e passa a ser concedido o apoio previamente à celebração do contrato de arrendamento, isto é, o candidato toma conhecimento se tem direito ao apoio e pode procurar casa posteriormente.

O programa Porta 65 abrange também, através do Porta 65+, candidatos que, independentemente da idade, sofram uma quebra de rendimentos superior a 20%, face aos três meses anteriores ou relativamente ao período homólogo. Também podem beneficiar desta modalidade as famílias monoparentais.

Tudo para saber sobre as novas regras do programa Porta 65 na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação Para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Vendas Novas prepara-se para criar a maior bifana do mundo

O maior ex-líbris gastronómico de Vendas Novas vai ser, no sábado, 7 de setembro, o centro de todas as atenções, no segundo dia das festas do concelho, sendo que, durante a tarde, sete estabelecimentos vão procurar confeccionar a “maior bifana do mundo”.

O presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, realça a importância das casas de bifanas da terra, afirmando que “sem a presença das casas de bifanas, a festa não teria o mesmo sabor e significado”, agradecendo a participação e esforço em mais um evento na cidade.

As festas do concelho decorrem entre sexta-feira e domingo, de 6 a 8 de setembro, com o autarca a referir que quer afirmar cada vez mais o concelho como “a capital da bifana”, produto que será protagonista do evento e que contará com várias atividades em seu redor.

Valentino Salgado Cunha faz ainda um agradecimento especial à panificadora de Vendas Novas pelo fornecimento do pão, que irá servir para fazer a maior bifana do mundo, referindo que “juntos estão a fortalecer e desenvolver a economia local, fomentando cada vez mais o concelho como a capital da bifana”.

No sábado, às 17 horas, a Câmara Municipal de Vendas Novas irá proceder à entrega do prémio “Cinco Estrelas Regiões”, que destaca os estabelecimentos locais pela excelência na confecção da bifana.

Às 17h30, irá realizar-se a terceira edição do concurso “Rei e Rainha da Bifana”, que irá coroar o participante masculino e feminino que conseguir comer mais bifanas em dez minutos.

Por volta das 18 horas, haverá ainda um showcooking com o reconhecido chef Fábio Bernardino, que irá reinterpretar a famosa bifana, procurando trazer novas abordagens e sabores a esta iguaria.

O ponto alto da tarde chega às 19h30, quando sete estabelecimentos locais presentes nas festas do concelho irão tentar fazer a “maior bifana do mundo”, num pão fornecido pela panificadora de Vendas Novas, e que toda a população pode ver e saborear gratuitamente.

Município de Montemor-o-Novo estabelece protocolos com associações desportivas do concelho

O Município de Montemor-o-Novo considera que o acesso à prática desportiva é um direito fundamental de todos os cidadãos pelo que, desde há muitos anos, promove políticas municipais dirigidas à área desportiva com o objetivo de concretizar este direito de cidadania no concelho de Montemor-o-Novo.

Nesse sentido e segundo Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, “o município tem estabelecido protocolos com todas as associações desportivas do concelho. Foi aprovado por unanimidade um grande apoio ao Grupo União Sport no valor de cerca de 358 mil euros”.

“Foram feitos também investimentos em dois sintéticos novos nas fazendas do cortiço e no estádio municipal de Montemor”, acrescentou o autarca.