Trabalhos de conservação e beneficiação na escola de S. Mamede em Évora

O edifício da Escola Básica de S. Mamede em Évora, por ser antigo, precisa de atenção permanente para a necessidade de trabalhos de conservação, de forma a manter a respetiva funcionalidade, conforto e segurança.

Desta vez, aproveitando a pausa escolar, os trabalhos incidiram na renovação da sala da Biblioteca, com picagem das paredes, colocação de argamassa e pintura interior, incluindo portas. Foi ainda aplicado lambrim de PVC na parede que confina com a via pública, e foi substituída a segunda porta em vidro da entrada principal.

No seu conjunto, estes trabalhos corresponderam a um investimento total superior a 8.500 euros.

Alandroal com novo pavilhão gimnodesportivo no arranque do ano letivo

O novo e tão aguardado pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, no Alandroal, vai passar a ser utilizado, já a partir deste novo ano letivo, não só pelos alunos, mas também pela própria comunidade.

Depois de inaugurado o novo bloco dedicado ao ensino pré-escolar, ainda antes do verão, lembra o presidente da Câmara, João Grilo, o município tem vindo a procurar concluir o projeto deste estabelecimento escolar, que resulta de um “investimento superior a três milhões de euros”.

“Contamos inaugurar o pavilhão na altura do arranque do ano letivo, depois de mais de dez anos sem que as crianças tivessem a possibilidade de fazer a prática desportiva em pavilhão”, adianta o autarca.

João Grilo fala numa “excelente notícia” para a população de Alandroal, “numa altura em que já se tinha abandonado a ideia de fazer um novo pavilhão”. “Quando só se pensava em dar alguns retoques no antigo, que estava em péssimo estado, nós voltámos a assumir o compromisso de demolir definitivamente o pavilhão anterior e construir um pavilhão de raiz, adaptado às exigências dos dias de hoje”, assegura.

“Mais um dos grandes compromissos que fica concluído e é uma grande satisfação colocá-lo ao dispor da população, agora no início do ano letivo”, remata João Grilo.

Universidade de Évora firma protocolo com A.R.T.M.O.Z.

A Universidade de Évora (UÉ) oficializa, no dia 9 de setembro, um protocolo de colaboração com a A.R.T.M.O.Z. – Associação Cultural, sediada em Estremoz.

Este protocolo marca um passo significativo na organização e divulgação da Bienal Internacional do Alentejo (BIALE), cuja primeira edição decorreu em março de 2023, em Estremoz. A BIALE, já apresentada oficialmente durante as comemorações do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro, é uma iniciativa que visa trazer ao Alentejo as mais relevantes expressões da arte contemporânea, tanto nacionais quanto internacionais. Sob a certificação da A.R.T.M.O.Z., o evento destaca-se pela promoção da diversidade de modelos e técnicas de expressão artística.

Além da organização do evento, o acordo firmado prevê a participação ativa dos estudantes da Universidade de Évora nas atividades da Bienal, especialmente através da BIALE Jovem. Nesta vertente, os estudantes poderão apresentar trabalhos artísticos desenvolvidos em cursos de Artes Plásticas, como Pintura, Escultura, Desenho, Fotografia e Cerâmica. A Universidade de Évora também terá um papel importante na seleção do júri que avaliará as obras expostas no Concurso BIALE.

A BIALE pretende afirmar-se como uma plataforma dinâmica de expressão artística, incentivando a produção cultural local e estabelecendo conexões com as tendências artísticas globais. Este protocolo simboliza um avanço significativo para a valorização cultural do Alentejo, contribuindo para o enriquecimento do cenário artístico da região e promovendo um diálogo frutífero entre as diversas formas de arte e seus apreciadores.

José Manuel Santos confiante que 2024 será “um bom ano turístico” no Alentejo

2024 tem sido um ano “desafiante e exigente” para o setor do turismo, na região Alentejo.

Com perspetivas de continuação de um bom verão, apesar de “uma competição grande entre destinos nacionais e internacionais” e de um “abrandamento na procura em algumas zonas da região”, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, assegura que 2024 tem sido “um ano turístico razoável”.

“Estamos confiantes que vamos ter um bom ano turístico. Há algum abrandamento na procura, nalguns destinos e unidades, mas o português está muito sensível ao ‘last minute’ e ao impulso do preço, pelo que confio que vamos recuperar até final do verão e que vamos ter um bom ano turístico”, adianta o responsável.

Lembrando a “grande competição de destinos internacionais, com preços mais baratos”, José Manuel Santos assegura que é necessário “afirmar, cada vez mais, o Alentejo como um destino de qualidade”, capaz de atrair “segmentos de mercado com bom poder aquisitivo, que gostam de estar na região, que gostam dos nossos eventos e que podem ajudar a ter uma boa ocupação, durante o verão e todo o ano, na nossa hotelaria”.

Centro de convívio da Malagueira em Évora em remodelação

O edifício do Centro de Convívio da Malagueira em Évora está a beneficiar de uma remodelação profunda com substituição integral da cobertura e tetos.

O estado de degradação em que se encontrava a cobertura do edifício, construção antiga com telhas que já não garantiam a impermeabilização necessária, determinou a necessidade de substituição completa, com demolição da totalidade da cobertura existente e instalação de novo revestimento em telha de canudo, de forma a sanar por completo as infiltrações da água da chuva.

Os trabalhos incluem ainda a demolição parcial dos forros dos compartimentos interiores, com posterior colocação de nova cobertura sobre a estrutura existente e execução de novos forros com pintura no interior. Será privilegiada a manutenção de um método construtivo tradicional, atualmente pouco utilizado, composto por madeira e ladrilho cerâmico de barro natural, sendo substituídos todos os tetos com varas e forro de madeira que se encontravam muito deteriorados, por novos elementos de madeira, e mantidos os forros tradicionais em ladrilho cerâmico de barro natural, ocorrendo neste caso a substituição apenas pontual dos ladrilhos mais danificados.

Com duração prevista de 120 dias e um investimento que rondará 73.500 euros mais IVA, espera-se que antes do Natal o edifício esteja renovado, voltando a ter o conforto ideal para ser usufruído pela comunidade.

Expomor em Montemor-o-Novo conta com mais de mil animais em exposição (c/fotos)

No âmbito da Feira da Luz, em Montemor-o-Novo, está a decorrer a Expomor, no Parque de Leilões de Gado da APORMOR – Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, entidade organizadora desta exposição que conta com mais de mil animais.

O programa da feira inclui dez concursos das principais raças de bovinos, ovinos e suínos, bem como três leilões de bovinos, debates, colóquios, música e muita animação.

Nesta exposição de gado estão presentes produtores de diferentes pontos do país, em especial de bovinos, ovinos, caprinos, suínos ou equinos, mas também outras espécies, como burros.