“Echoes – ERASMUS +” entre os dias 17 e 26 de setembro

O projeto “Echoes – ERASMUS +” que se vai realizar entre os dias 17 e 26 de setembro, lança o desafio de explorar e concretizar práticas sustentáveis com foco particular na alimentação. Os participantes poderão reimaginar receitas tradicionais com a orientação de um Chef e da comunidade local, em particular com os anciãos de Calabria.

Os participantes terão também a oportunidade de realizar um documentário acompanhado por um Cineasta, para que todo o processo possa ser partilhado.

O programa que é gratituito inclui viagem, atividades, estadia e alimentação.

Existem três vagas disponíveis para jovens residentes em Portugal dos 18 aos 30 anos de idade.

“Armindo Cardoso, um fotógrafo humanista em Coruche” exposição temporária em Coruche

O Museu Municipal de Coruche tem patente até 31 de dezembro exposição temporária “Armindo Cardoso, um fotógrafo humanista em Coruche”.

“Esta mostra exibe uma centena de fotografias selecionadas de um acervo de 25.600 imagens capturadas entre 1979 e 1989, e em 2006, proporcionando um olhar único sobre a vida e as tradições de Coruche”, como referiu à RNA, Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche.

“Fez um registo muito interessante no concelho de Coruche desde o processo de alfabetização, no forte investimento que houve nas autarquias após o 25 de abril e no fundo queremos retratar aqui um pouco a passagem deste fotógrafo pelo concelho”, acrescentou a vereadora.

“Armindo Cardoso é um fotógrafo bastante reconhecido passou por Paris depois teve alguns anos no Chile […] tem aqui um percurso de vida bastante interessante”, remata.

Secretário de Estado da agricultura em colóquio da APORMOR em Montemor-o-Novo (c/fotos)

O Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, presidiu à sessão de encerramento do Colóquio sobre Pecuária Extensiva, Montado e Sanidade na APORMOR, em Montemor-o-Novo este sábado.

Entre outras medidas prometeu aumentar o apoio ao rendimento dos agricultores, simplificar e desburocratizar processos no Ministério da Agricultura.

O presidente da APORMOR, Joaquim Capoulas, referiu que a EXPOMOR é um evento que demonstra a força do Mundo Rural na região e no concelho de Montemor-o-Novo.

Álvaro Mendonça e Moura , presidente da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, solicitou a revisão do PEPAC, nomeadamente com a criação de novas medidas agroambientais para a Pecuária Extensiva e, em geral, medidas para aumento de rendimentos dos agricultores.

Olimpio Galvão, presidente do Município de Montemor o Novo, também presente reiterou a parceria e apoio à APORMOR e recordou que “Montemor-o-Novo sabe muito bem”, fazendo alusão à produção agroalimentar e ao conhecimento gerado no concelho.

No final foi feita uma visita à Expomor.

Colóquio APORMOR: “Pecuária Extensiva – o montado como ecossistema natural, o mercado e a sanidade”

Decorreu esta manhã nas instalações da APORMOR, em Montemor-o-Novo, por ocasião da Feira da Luz/Expomor, um colóquio denominado “Pecuária Extensiva- o montado como ecossistema natural, o mercado e a sanidade”.

No primeiro painel falou-se sobre a Lei do Restauro da Natureza que foi publicada pela União Europeia este mês e Portugal terá  dois anos para preparar um Plano Nacional que poderá ser uma oportunidade para incluir o apoio à regeneração do Montado com rendimento para os proprietários.

Jaime Piçarra, secretário geral da IACA, alertou para a legislação “Cadeias Livres de Desflorestação”, que está a ser preparada na UE, e que terá implicações para os bovinicultores e também no mercado da soja. Os produtores e exportadores terão de fazer prova de que as suas matérias-primas provêm de áreas não desflorestadas desde 2020. Isto poderá significar um aumento do custo das rações de 25 a 30 milhões de euros ano e este aumento de custo será inevitavelmente transmitido ao longo da cadeia até ao consumidor. A IACA e a CAP estão a tentar que seja adiada a entrada em vigor desta legislação prevista para 1 de Janeiro de 2025.

O segundo painel foi moderado por Isabel Mariano, médica veterinária, demonstrando grande conhecimento dos temas em debate com perguntas pertinentes e incisivas aos oradores.

A Diretora Geral de Alimentação e Veterinária Susana Susana Guedes Pombo, alertou que “a entrada de uma doença animal no nosso pais tem um impacto brutal na economia nacional porque se fecham os mercados de exportação dos nossos animais. A principal e primeira medida que os produtores devem adotar é a Biossegurança”.

O médico veterinário, Ricardo Bexiga, expôs as medidas de Biossegurança a adotar e Hélder Quintas, professor do Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança, alertou para as doenças emergentes em pequenos ruminantes.

Feira D’Aires em Viana do Alentejo de 20 a 23 de setembro

Entre os dias 20 a 23 de setembro tem lugar em Viana do Alentejo mais uma edição da tradicional Feira D’Aires.

O programa do certame é diversificado e promete atrair visitantes de toda a região. Os visitantes podem contar com uma série de espetáculos musicais, exposições, gastronomia tradicional alentejana e a presença do cante alentejano e folclore.

No dia 20 de setembro, a abertura da feira será marcada pelo espetáculo de Tributo aos Xutos, dia 21, será a vez de Marisa Liz subir ao palco, o dia 22 será dedicado à cultura tradicional com a realização de um Festival de Folclore, onde vários grupos locais.  Buba Espinho encerra o certame no dia 23, trazendo as raízes do cante alentejano.

Programas de atividades para os mais jovens a decorrerem em Mora

A Câmara Municipal de Mora tem a decorrer dois programas de atividades para os mais jovens, até dia 12 de setembro.

Um deles são “atividades livres e gratuitas para todos os visitantes do Fluviário de Mora, ao longo das exposições e na Sala de Aula do Fluviário de Mora, denominado “Águas transparentes para umas férias diferentes”, como referiu Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora.

“O outro são atividades no Museu Interativo do Megalitismo, como esculpir uma placa de grés, caçar e pescar que nem um pré-histórico, colar fragmentos cerâmicos, fazer pinturas rupestres com carvão e ocre e ainda poderá tentar criar um colar com contas em xisto”, acrescentou.

 

Color Run Expo Mora 2024 uma novidade na Expomora

A ExpoMora para além dos espetáculos musicais, da gastronomia e da animação é também um fim-de-semana dedicado à prática desportiva.

Dia 7 de setembro, pelas 09.00 horas terá lugar uma das novidades deste ano que é a Color Run Expo Mora 2024. Trata-se de uma caminhada divertida e colorida, perfeita para fazer com a família e os amigos.

Trata-se uma Iniciativa do Município de Mora com o apoio das associações GDRT (Grupo Desportivo e Recreativo dos trabalhadores da C.M. Mora e IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).

Grupo de Forcados Amadores de Montemor comemora 85 anos com corrida amanhã

Este ano a Montemor é Praça Cheia tem a honra de celebrar um marco histórico na tauromaquia: os 85 anos do Grupo de Forcados Amadores de Montemor. Fundado em 1939, este grupo lendário representa a coragem, a tradição e o espírito da terra.

Amanhã, domingo, dia 1 de setembro, pelas 18.00 horas, os forcados de Montemor estarão de volta à sua terra, prontos para pegar os seis toiros São Torcato, com a determinação e a paixão que sempre os distinguiram, lidados pelos cavaleiros Francisco Palha, Miguel Moura e António Ribeiro Telles (filho).

Paulo Vacas de Carvalho, da empresa “Montemor é Praça Cheia”, referiu à RNA, que “como todos os anos tento que da minha parte o espetáculo resulte. A nível de toureiros escolhi os quem têm estado melhor nesta época, tanto o Francisco Palha como o Miguel Moura como o António Ribeiro Telles têm feito uma época extraordinária, os toiros são da ganadaria montemorense São Torcato, uma ganadaria que já provou ser brava e com certeza que vai dar um bom espetáculo para todos os aficionados, os Forcados teriam de ser os de Montemor. A corrida como é normal é abrilhantada pela Banda da Carlista”.

O forcado Francisco Borges, vai viver neste domingo um dia muito marcante como o próprio adiantou à RNA, “este dia é tão importante para o grupo de Montemor e este ano para mim em particular, porque comemoramos 85 anos de história, 85 anos como embaixadores da cidade de Montemor ao longo do país e todo o mundo. Para mim porque ao fim de 18 épocas este será o meu último dia como forcado ativo do grupo. Desde criança que sonhei ser forcado do grupo de Montemor e desde os 14 anos que o sou, por isso tem naturalmente para mim um valor sentimental muito especial é um dia muito difícil mas que faz parte”.

Recordamos que amanhã, dia 1 de setembro, pelas 18.00 horas, tem lugar a já habitual corrida de toiros por ocasião da Feira da Luz/Expomor.