Palco Mostras promove associações locais na Feira da Luz/Expomor ‘24

De 28 de agosto a 2 de setembro, o Palco Mostras da Feira da Luz/Expomor ’24, em Montemor-o-Novo, é mais um espaço a ter em conta no seu roteiro do certame.

Neste palco pode encontrar diversas atividades culturais e artísticas, numa oferta à população que concretiza uma semana repleta de música, teatro, dança, cinema, mas também desporto. Destacam-se as iniciativas promovidas pelas associações locais, entre elas a Trimagisto, Alma d’Arame e Projecto Ruínas.

Programa completo:

29 | QUI.

20h45 // Palco Mostras

“Música Portuguesa a Gostar Dela Própria – Especial Montemor” de Tiago Pereira

Org.: Município de Montemor-o-Novo

30 | SEX.

18h00 // Palco Mostras

Aula Aberta de Zumba

Org.: Município de Montemor-o-Novo

20h45 // Palco Mostras

“Música Portuguesa a Gostar Dela Própria – Especial Montemor” de Tiago Pereira

Org.: Município de Montemor-o-Novo

31 | SÁB.

18h00 // Palco Mostras

Aula Aberta de Hip Hop

Org.: Município de Montemor-o-Novo

 

1 | DOM.

18h00 // Palco Mostras

Encontro de Marionetas Tradicionais: ‘Mamulengo Capiroto’ pela Companhia La Fontana

Org.: Associação Alma d’Arame

Apoio: Município de Montemor-o-Novo | DGArtes

20h45 // Palco Mostras

Exibição do filme “Cine Escouralense”

Org.: Trimagisto

Apoio: Município de Montemor-o-Novo | DGArtes

 

2 | SEG.

18h30 // Palco Mostras

Aula Aberta: Oficina do Imaginário

Org.: Município de Montemor-o-Novo | Projecto Ruínas

Apoio: DGArtes

 

19h00 // Palco Mostras

Aula Aberta: Oficina de Teatro

Org.: Município de Montemor-o-Novo | Projecto Ruínas

Apoio: DGArtes

Alandroal: festas e festival jovem “não eram possíveis sem o associativismo”

Alandroal está em festa entre quinta e segunda-feira, de 29 de agosto a 3 de setembro, com mais uma edição do Festival da Juventude e das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição.

Pelo palco das festas, na Praça da República, passam Nuno Ribeiro (dia 29), Quim Barreiros (dia 30), HMB (dia 31) e Monda com a Banda do Centro Cultural de Alandroal (dia 1). No que diz respeito ao festival jovem, a ter lugar no interior do castelo da vila, os destaques vão para Tropa do Lima (dia 30) e Pete tha Zouk (dia 31).

“Repetir o sucesso” de outros anos, por força do modelo que tem vindo a ser “afinado”, sempre com o apoio de diferentes agentes locais, é o grande objetivo da Câmara Municipal de Alandroal, garante o presidente João Grilo. “Este modelo, com o Festival da Juventude, no castelo, a articular-se com as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, na Praça da República, tem funcionado, porque mobilizamos mais pessoas e a recetividade na região tem sido boa”, assegura.

Por mais que seja o município a financiar os eventos, João Grilo garante que sem o associativismo seria impossível realizar o festival e as festas em simultâneo. No caso do Festival da Juventude, a organização é da responsabilidade da Associação Jovem Alandroalense, enquanto nas festas a autarquia conta com a colaboração de diversas associações locais. “As associações ajudam-nos a colocar a festa no terreno e nós ajudamos as associações a trabalhar e a ter um pouco mais de autonomia, para as outras atividades que desenvolvem ao longo do ano, e que nós também apoiamos”, explica.

Por outro lado, João Grilo espera um bom retorno para a economia local e que, por estes dias, a vila “se encha de gente”. Lembrando que os espetáculos contam todos com entradas livres, o Município de Alandroal, explica ainda o autarca, e tendo em conta o investimento que faz, procura também agradar a diferentes públicos. A par dos espetáculos musicais, estas festas são também muito marcadas pelas cerimónias religiosas e as atividades tauromáquicas.

As festas em Alandroal iniciam-se na quinta-feira com um concerto de Nuno Ribeiro, às 22 horas, na Praça da República. No castelo, a partir da meia-noite e meia, atuam os Djs Alan Briats e Brat.

Feira da Luz/Expomor em destaque na rubrica “Espaço APORMOR” (c/som)

No “Espaço APORMOR” de hoje, fala-se sobre a Feira da Luz/Expomor 2024.

“Vamos ter todos os dias concursos de animais, é aqui que todas as espécies dos sistemas forrageiros extensivos querem vir fazer os seus concursos, porque é em Montemor que as diversas raças vêm porque é o local exato para fazer negócios, onde há mostra e que há público que se interessa por isto”, adiantou à RNA, Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR.

“Se formos a ver aquilo que se passou nas outras feiras do Alentejo e na Feira Nacional de Agricultura em Santarém, no que se refere à parte da mostra animal, concursos foram muito poucos é algo que as pessoas gostam de ver, nós temos as nossas bancadas onde se realizam os concursos quase sempre cheias porque há um grande gosto dos criadores para apresentar os animais nas melhores condições e muito bem tratados”, acrescentou.

“O dia mais cheio irá ser o sábado dia 31 de agosto onde para além de vários concursos haverá um colóquio onde virão pessoas de grande relevância, para falarmos sobre a maneira como tratar e melhorar o nosso território e de chamara à atenção de quem governa e de quem tem poder, para a atenção que tem de ser dada ao campo e às pessoas que lá vivem”, rematou.

Joaquim Capoulas adiantou ainda à RNA, que o apoio do município de Montemor-o-Novo, este ano foi superior, chegou aos 40.000.00 euros.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Feira da Luz / Expomor ’24: Palco Tasquinhas volta a animar recinto depois da meia-noite

O Município de Montemor-o-Novo e a APORMOR organizam de amanhã a 2 de setembro de 2024 mais uma edição da Feira da Luz / Expomor, que decorrerá no Parque de Exposições Municipal de Montemor-o-Novo. Ao longo de seis dias, há muita música em cima dos palc​os do evento, contando-se 12 grandes concertos no total.

À programação do Palco Principal, já anteriormente anunciada, soma-se agora o cartaz do Palco Tasquinhas, conhecido recentemente e que mantém o seu propósito de apresentar propostas musicais variadas num dos espaços do recinto caraterizado pelo grande convívio.

A música eletrónica, alternativa e os tributos a grandes nomes da música mundial têm lugar nas Tasquinhas, a partir do dia 28 de agosto (quarta-feira), com Sai do Chão – Tributo a Ivete Sangalo. No dia 29 (quinta-feira), é a vez dos Bateu Matou pisarem o palco com toda a sua energia. Dia 30 (sexta-feira), a Feira da Luz recebe a fusão de estilos da Fanfarra Káustika.

No dia 31 de agosto (sábado), o palco é de Pedro Simões, DJ da RFM. Finalmente, a noite de 1 de setembro (domingo) é para puxar pelas vozes, escutar e cantar os clássicos: ABBA MIA – Tributo a ABBA encerram a programação deste Palco.

Programação musical completa:

28 AGO. | QUA.

22h00: Monda convida Tim e Fora d’Oras (Palco Principal)

24h00: Sai do Chão – Tributo a Ivete Sangalo (Palco Tasquinhas)

29 AGO. | QUI.

22h00: Aurea (Palco Principal)

24h00: Bateu Matou (Palco Tasquinhas)

30 AGO. | SEX.

22h00: Valas (Palco Principal)

23h00: Zinko (Palco Principal)

24h00: Fanfarra Káustika (Palco Tasquinhas)

31 AGO. | SÁB.

22h00: The Lucky Duckies (Palco Principal)

24h00: Pedro Simões – DJ RFM (Palco Tasquinhas)

1 SET. | DOM.

22h00: David Carreira (Palco Principal)

24h00: ABBA Mia – Tributo a ABBA (Palco Tasquinhas)

2 SET. | SEG.

22h00: Herman José (Palco Principal)

 

GNR de Évora registou três acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 17 de setembro, três acidentes de viação, sendo duas colisões e um despiste dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: um crime contra as pessoas, três crimes contra o património e dois contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 43 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e três relativas à legislação ambiental.

Município de Viana do Alentejo promoveu “Praia Ida e Volta 2024”

Cerca de 120 munícipes das três freguesias do concelho participaram na iniciativa “Praia Ida e Volta” que decorreu este mês de agosto.

A atividade pretendeu proporcionar a oportunidade aos munícipes de irem à praia, dado que, a maioria, são idosos e famílias de baixos recursos, que devido a carências económicas e a falta de meios para se deslocarem, não teriam essa oportunidade.

Para além de desfrutarem da ida à praia, a atividade proporcionou o convívio intergeracional, uma vez, que participaram crianças, adolescentes e idosos com idades compreendidas entre os 4 anos e os 85 anos.

Esta atividade proporciona muitos momentos de animação, convívio e alegria, sendo muito apreciada por todos os participantes.

Feira da Luz/Expomor começa amanhã em Montemor-o-Novo

Entre amanhã e 2 de setembro, decorre mais uma edição da Feira da Luz / Expomor, evento de enorme relevância cultural e social que assume também o propósito de promover a atividade económica aos níveis local, regional e nacional.

“Vai ser mais um grande evento em Montemor-o-Novo, esperamos que milhares de pessoas nos visitem e que venham conhecer a nossa cidade, o nosso concelho que venham passear, confraternizar e venham passar bons momentos de alegria”, referiu Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

“Temos um grande cartaz no palco principal, na abertura da feira os Monda com o Tim dos Xutos e Pontapés e o Coral Fora D’Oras, vai ser uma grande abertura da Feira da Luz, depois na quinta-feira vamos ter a Aurea, também um grande concerto, dia 30 um jovem de Montemor, o Zinco, que vai ter o palco principal para poder mostrar o nível e a qualidade que tem neste momento e o quão tem crescido enquanto músico, um grande concerto também com o convidado Valas, uma sexta-feira repleta de gente jovem no recinto da feira”, acrescentou.

“No sábado temos os The Lucky Duckies, também um grupo bastante interessante e domingo vamos ter o David Carreira um pedido de muita gente ao longo deste ano e na segunda-feira fechamos com chave de ouro, fechamos com Herman José, que está a comemorar neste momento 50 anos de carreira, o homem que revolucionou o humor em Portugal”, sublinhou o autarca.

Este certame tem sido há vários anos uma parceria entre o município e a APORMOR, Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-O-Novo. Segundo o presidente da Câmara “este ano o grau de parceria entre o município e a APORMOR vai aumentar. A verba financeira passou dos 35 mil euros para 40 mil”.

O investimento total do certame chega este ano perto de “um milhão de euros”, segundo Olímpio Galvão.

Feira da Luz / Expomor de amanhã a 2 de setembro em Montemor-o-Novo, um certame que promete ser mais uma vez um sucesso.