Jovens de Odemira aceitaram o desafio do “Mexe-te O jovem”

Dezenas de jovens do concelho de Odemira aceitaram o desafio do “Mexe-te O jovem” para participarem em ações de voluntariado durante o verão.

Até ao final do mês de agosto, jovens odemirenses com idades compreendidas entre os 13 e os 20 anos estão a participar em ações de voluntariado em diversos pontos do concelho, desde o apoio no CRO – Centro de Recolha Oficial de Odemira (Canil Municipal), conservação e manutenção de espaços verdes, apoio em diversas respostas de ATL existentes no concelho ou apoio nas atividades sociais realizadas nas Freguesias.

Esta iniciativa integra-se no programa municipal na área da juventude “Odemira Acredita em Ti”.

Aula temática de hidroginástica nas Piscinas de Montemor-o-Novo

Na quarta-feira, dia 21 de agosto, às 12.00 horas, há aula temática de hidroginástica nas Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo.

A iniciativa, aberta a toda a população e para a qual não é necessário inscrição, possibilita uma atividade física e boa disposição em meio aquático.

A organização é da Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no âmbito do programa Férias de Verão.

Festival da cebola roxa’24 em Montemor-o-Novo

Chegou a época de um dos produtos mais procurados do concelho de Montemor-o-Novo: a Cebola Roxa.

Bem guardada e estimada há várias gerações, a Cebola Roxa de Montemor-o-Novo é reconhecida pela sua elevada qualidade, fantástico sabor e excelente prazo de conservação. Tais características têm feito dela um símbolo do património dos sabores, tradições e identidade de Montemor-o-Novo.

De 24 de agosto a 2 de setembro as atenções estarão viradas para este produto de qualidades ímpares no Festival da Cebola Roxa ’24, integrado no programa ‘Ao Sabor das Estações 2024-2025’ da SMEA – Estratégia Alimentar do concelho de Montemor-o-Novo.

Durante este período venha descobrir a Cebola Roxa de Montemor-o-Novo no Mercado Municipal, na Feira da Luz / Expomor ‘24 e nos diversos Restaurantes do concelho onde terá a oportunidade de encontrar a inovação e tradição à mesa, vivendo experiências únicas.

Câmara Municipal de Mora compra Cadernos de Fichas para alunos do concelho

À semelhança do que sucedeu no ano letivo anterior, a Câmara Municipal de Mora vai, novamente, comprar os Cadernos de Fichas para oferecer a todos os alunos que se encontrem matriculados nas escolas do Agrupamento de Escola de Mora, do 1º ao 12º ano de escolaridade.

“Todos os Cadernos de Fichas serão adquiridos pela autarquia diretamente às duas papelarias do Concelho. Esta é uma medida que pretende apoiar financeiramente os agregados familiares com filhos a estudar no Concelho e, consequentemente, com despesas escolares”, como referiu à RNA, Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora.

A entrega dos Cadernos de Fichas aos alunos será feita no início do ano letivo. No ano anterior foram cerca de 300 os alunos a beneficiar desta medida de apoio.

Radar Social de Borba procura identificar “problemas maiores” do concelho

O Município de Borba tem em pleno funcionamento uma equipa do Radar Social, que prevê a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos.

O Radar Social tem como destinatários pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo população em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação.

Tal como revela a vereadora Sofia Dias, a autarquia conseguiu constituir esta equipa através de um financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de quase 170 mil euros.

Através deste programa, adianta Sofia Dias, que o considera “muito interessante”, é possível perceber, de “uma forma prática”, quais os problemas maiores das freguesias do concelho para, posteriormente, fazeres-lhe frente. A equipa do Radar Social de Borba, explica ainda a vereadora, está a trabalhar na Casa de Acolhimento Temporário, que abriu portas o mês passado.

Neste momento, a equipa do Radar Social de Borba encontra-se a desenvolver a primeira fase do seu trabalho, designadamente no que respeita à atualização dos instrumentos estratégicos e de planeamento, tais como o Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e outros documentos de extrema relevância neste contexto.

BebéMor um projeto da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras para dar as boas vindas a recém-nascidos

BebéMor é um projeto da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras em parceria com todas as farmácias locais. O principal objetivo é o incentivo à natalidade e criar condições para dar as boas vindas a recém-nascidos.

André Banha, Vogal da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras revela que “entendemos que houve uma necessidade de alargamento desse protocolo, não só alargamos a nível de valor investido, por parte da Junta de Freguesia, tínhamos um valor muito inferior e duplicámos o valor”, como também, este ano todas as farmácias desta união de freguesia estão envolvidas.