Sala na Torre do Relógio de Mora aberta à população

A população do Concelho de Mora e visitantes, têm ao seu dispor um novo espaço para trabalhar, estudar ou ler. Trata-se da sala da biblioteca localizada no primeiro andar do edifício da Torre do Relógio.

Esta sala funcionará conforme horário do Posto de Turismo e quem pretender utilizar deve dirigir-se ao mesmo, para que seja devidamente encaminhado.

Relativamente ao espólio literário existente na referida sala, o mesmo não se encontra disponível para consulta, até que se encontre concluído o processo de inventariação e catalogação das obras existentes.

Urgência do Hospital de Évora com constrangimentos durante toda a noite

O Serviço de Urgência Polivalente da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), para a especialidade de Medicina Interna do Hospital do Espírito Santo de Évora,  informou em comunicado que apenas receberá novas admissões de doentes encaminhados pelo CODU/ INEM, outros médicos ou SNS 24, entre as 20h00 de hoje, sexta-feira 16 de agosto, e as 08h00 de amanhã.

“A situação deve-se a equipa incompleta, por motivos imprevistos. Todos os Profissionais estão empenhados em prestar os melhores cuidados, apesar das falta de elementos, pelo que apelam à população para recorrer  à linha de apoio SNS 24, antes de se dirigir ao Hospital, para que seja orientado de acordo com o grau de gravidade da sua situação”, refere a ULSAC

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central realça também que há atendimento 24 horas disponível em Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Estremoz.

Borba: Mariza, Romana e Marisa Liz nas Festas do Senhor Jesus dos Aflitos

Os concertos de Mariza, Romana e Marisa Liz são os grandes destaques da edição deste ano das Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos, em Borba, que arrancaram ontem, 14 de agosto e se estendem até dia 19 (segunda-feira).

Estes dias na cidade são de “reencontros e de união dos borbenses e das suas famílias”, lembra a vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, que explica que o concerto da fadista Mariza, logo nesta primeira noite de festa, é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Borba, por ocasião da celebração dos seus 500 anos.

“O cartaz das nossas festas, este ano, tem nomes muito marcantes do contexto português e iniciamos em grande, com um concerto da fadista Mariza. Durante os restantes dias, tentámos trazer outros bons nomes a Borba e muita animação e diversão”, assegura. No decorrer das festas, os artistas da terra não são esquecidos, pelo que não vão faltar espetáculos, entre outros, da Banda Filarmónica de Borba, da Associação Rock Best Friends, que comemora os seus cinco anos, e de Jorge Gomes.

Lembrando que, por esta altura, os emigrantes regressam a Borba, Sofia Dias garante ainda que o espírito desta festa religiosa acaba por torná-la “muito marcante”. “É de facto um momento de união das famílias e o espírito é mesmo este: de união, de festa, de animação e de muito convívio”, acrescenta.

Ao longo de todos estes dias de festas, há também um conjunto de atividades desportivas e tauromáquicas programadas, com espetáculos a pensar em todos os gostos e idades. “Procurámos que a animação noturna fosse diferenciada, tanto para os mais novos, como para os mais velhos, e todos os dias vamos ter atividades, vamos ter momentos que serão aprazíveis para os jovens, como garraiadas e algumas iniciativas de atletismo e de BTT”, explica ainda a vereadora.

Conheça o programa completo do evento:

Festas de Verão em Honra de Santa Clara no Sabugueiro até domingo

Estão a decorrer as Festas de Verão em Honra de Santa Clara, no Sabugueiro, concelho de Arraiolos, até ao próximo domingo dia 18 de agosto.

Na noite de hoje, o destaque vai para um espetáculo com Micaela e suas bailarinas, pelas 23.00 horas, às 00.30 horas atuação do grupo “Baila Maria”, às 02.00 horas DJ “Moonlight”.

Amanhã, sábado dia 17 de agosto pelas 23.30 horas espetáculo de variedades “Kris Rosa” com banda e bailarinas e às 02.00 horas DJ “Brat”.

No último dia das festas, domingo, dia 18 de agosto destacamos o baile com David Melão e às 22.30 espetáculo com os Chave D’Ouro”.

DECO: saiba o que fazer em caso de perder a carteira

Perder a carteira, com documentos e cartões bancários no seu interior, pode ter implicações graves.

Nesse sentido, a DECO aconselha a participar-se o sucedido às entidades policiais e guardar o respetivo comprovativo.

Devem ser contactadas as entidades emissoras, para cancelar os cartões e, se for caso disso, bloquear provisoriamente o acesso à respetiva conta bancária. A partir desse momento, todas as operações ilícitas utilizando os dados pessoais e instrumentos de pagamento deixarão de ser da responsabilidade, passando a ser da instituição bancária.

Deve-se informar também o Banco de Portugal para se ficar mais protegido de situações financeiras ilícitas.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação Para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

GNR de Évora registou quatro acidentes de viação nos últimos dois dias

O Comando Territorial da GNR de Évora registou nos últimos dois dias, 14 e 15 de agosto, quatro acidentes de viação, sendo duas colisões e dois deespistes, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 15 ocorrências: cinco crimes contra as pessoas, seis crimes contra o património, dois crimes contra a vida em sociedade, um crime contra o estado e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 50 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação policial.

Área Protegida do Montado do Freixo do Meio conta com projeto demonstrador sobre práticas integrativas de conservação da natureza

A cerca de 15 km de Montemor-o-Novo, na freguesia de Foros de Vale de Figueira existe a Área Protegida do Freixo do Meio.

“Manter uma economia, a capacidade de gerar postos de trabalho e manter alimento soberano são alguns dos objetivos, e onde o principal produto base é a bolota”, conforme adiantou à RNA, Alfredo Sendim da Área Protegida do Freixo do Meio.

“Outro objetivo com a criação da Área Protegida é a promoção da literacia ecológica junto das diferentes faixas etárias e todas as atividades desenvolvidas para os que visitam o Montado do Freixo do Meio”, sublinhou.

Alfrendo Sendim, referiu ainda que “com o objetivo de aproximar os residentes mais próximos, da sua Área Protegida, são organizadas as quartas-feiras especiais, as Quartas-Freixo e seis Mercados Domingueiros,  ao longo das quatro estações do ano”.

A Área Protegida do Montado do Freixo do Meio é para todos e tem como uma das suas principais funções servir de projeto demonstrador sobre práticas integrativas de conservação da natureza.