Vila Viçosa: Sonido Andaluz, Maninho, D.A.M.A. e Jorge Guerreiro confirmados na Festa dos Capuchos

A localidade de Vila Viçosa, no distrito de Évora, recebe de 13 a 17 de setembro, mais uma edição da Festa dos Capuchos. As festividades assumem-se como um dos acontecimentos mais importantes na identidade de Vila Viçosa e remontam a uma tradição que se iniciou em 1863.

Esta celebração anual da Festa em Honra de Nossa Senhora da Piedade dos Capuchos e do Senhor dos Aflitos marca o segundo fim-de-semana de setembro, através dos seus espetáculos musicais, das largadas de touros, fogo-de-artifício, diversão noturna e eventos culturais e religiosos.

O cartaz musical da tradicional Festa dos Capuchos 2024 já está fechado e no primeiro dia do certame, dia 13, sobem ao palco Sonido Andaluz, já no sábado, dia 14 haverá atuação de Maninho, no Largo dos Capuchos.

No domingo, dia 15 de setembro, sobem ao palco os D.A.M.A. e as festividades encerram na segunda-feira, dia 16 de setembro, com espetáculo musical de Jorge Guerreiro.

A Festa dos Capuchos é promovida pelo Município de Vila Viçosa e atrai anualmente  várias centenas de visitantes à “Princesa do Alentejo”, que num ambiente de convívio, festa e devoção, continua a unir a população em torno das suas tradições.

Programa Nacional de Desporto para Todos com candidaturas abertas

Encontram-se abertas as candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT), para projetos de desenvolvimento desportivo a decorrer entre 2024 e 2025.

O período de candidaturas está a decorrer até dia 24 de setembro de 2024 e devem ser realizadas em formulário próprio, disponível na Plataforma SIEC. As entidades candidatas deverão ainda estar previamente registadas na plataforma de Registo Único do IPDJ, I.P.

O Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) do Instituto Português da Juventude e Desporto e Juventude visa promover a prática de atividade física e desportiva em todas as faixas etárias e segmentos da população, entendida como uma atividade determinante na formação e no desenvolvimento integral de todos, na promoção da inclusão pelo Desporto e na melhoria da saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Este programa é dirigido às entidades associativas sem fins lucrativos, que tenham no seu objeto a promoção e o desenvolvimento da prática desportiva, e destina-se a apoiar a implementação de projetos desportivos em território continental que contribuam para aumentar os índices de prática desportiva, formal e não formal em todas as faixas etárias e segmentos da população.

A Direção Regional do Alentejo do IPDJ vai realizar 2 sessões on-line, dias 29 de agosto e 5 de setembro, para esclarecimento de dúvidas e questões.

 

Semana Europeia da Mobilidade no “Espaço Europa” desta semana

A Semana Europeia da Mobilidade celebra-se de 16 e 22 de setembro: este ano, sob o tema “Espaço Público Partilhado”.

Esta é a principal campanha de sensibilização da Comissão Europeia sobre mobilidade urbana sustentável, em que perto de três mil vilas e cidades incentivam a mudança de comportamentos a favor da mobilidade ativa, do transporte público e de outras soluções de transporte limpas e inteligentes, organizando atividades de consciencialização e eventos com as partes interessadas locais.

Entretanto, a Comissão Europeia está a apelar ao registo de ações de sensibilização que promovam a mobilidade urbana sustentável, por parte de grupos de pessoas, organizações não governamentais, parceiros sociais, instituições de investigação ou ensino, autoridades locais e nacionais, instituições públicas e empresas públicas e privadas.

Uma ação de mobilidade pode ser limitada a um dia específico ou durar várias semanas ou até meses. Pode acontecer durante a Semana Europeia da Mobilidade ou em qualquer outro momento do ano, sendo que possível que entidades não pertencentes à União Europeia também participem.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo:

Município de Estremoz aposta em Programa de Ocupação de Jovens

Termina amanhã, dia 16 de agosto, em Estremoz, a primeira edição do Programa de Ocupação de Jovens, desenvolvido pela Câmara Municipal.

A iniciativa, através da qual o município tem procurado, entre outros objetivos, ocupar os tempos livres dos jovens, durante o verão, com atividades estruturadas e organizadas em variadas áreas de atividade profissional, destina-se a jovens residentes no concelho, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, segundo revela a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira.

“Proporcionar aos jovens munícipes do concelho a plena ocupação dos seus tempos livres, através de uma experiência de trabalho em contexto real que no futuro, lhes possa facilitar, a sua integração no mercado de trabalho” e “promover uma participação ativa dos jovens na procura de oportunidades para delinearem o seu futuro pessoal e profissional, facilitando-lhes a tomada de decisão nas suas escolhas vocacionais” são outros dos objetivos.

Este programa surge ainda com a necessidade de fazer frente ao facto de, muitas vezes, estes jovens, durante o verão, e enquanto os pais se encontram a trabalhar, acabam por ficar sozinhos em casa, “colados à televisão ou ao telemóvel”, adianta Sónia Caldeira.

Contrariamente ao que estava inicialmente prevista, cada setor do Município de Estremoz vai poder receber mais que dois jovens, dada o elevado número de inscrições.

Este Programa de Ocupação de Jovens decorre até amanhã, 16 de agosto, nas áreas Administrativa, Cultural, Educação, Turismo, Ambiente e Desporto do Município de Estremoz, em turnos de três horas diárias.

Equipa de voluntários da “Just a Change” visitada pelo presidente da Câmara Municipal de Odemira

No passado dia 9 de agosto, o presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, visitou a equipa de voluntários da Just a Change, que estão atualmente trabalhar na recuperação de quatro casas no concelho de Odemira, promovendo reparações, pinturas e a melhoria geral dos espaços.

O autarca aproveitou o momento para agradecer aos jovens voluntários que chegaram ao concelho no dia 26 de julho para dar o seu contributo na recuperarão de habitações nas Freguesias de Longueira/Almograve, São Luís, São Salvador e Santa Maria e de São Teotónio, semeando alegria e esperança com o lema “Reabilitamos Casas, Reconstruimos Vidas!”.

Trimagisto assinala este ano o seu 23º aniversário

A Trimagisto – Cooperativa Cultural que conta com a direção artística de Carlos Marques, desdobra-se em projetos de criação nas áreas do teatro, da música, da narração oral e da vídeo arte/multimédia, sendo reconhecida pela criação e circulação de espetáculos em todo o território nacional.

Comemora este ano 23 anos de existência.  “Foi fundada em 2001 na cidade de Évora, e instalou-se em  Montemor-o-Novo em 2009”, como referiu á RNA, Carlos Marques.

“O sentido do trabalho da Trimagisto é a relação com a comunidade e talvez seja uma questão de amor,” salienta o diretor artístico que adianta ainda que “a Festa dos Contos é o trabalho que ficou registado para sempre na história da Trimagisto”.

Projetos para o futuro não faltam, em outubro a Trimagisto vai estrar “A banda do meio”, que retrata a história entre a Carlista e a Pedrista, da sua rivalidade.

A Trimagisto trata-se  de uma estrutura financiada por República Portuguesa – Cultura, Direção-Geral das Artes e pelo Município de Montemor- o- Novo. Com o apoio da Junta de Freguesia de Cabrela, União Freguesias Vila Bispo Silveiras e CASES.