Delegação de vinte artistas representa Portugal na Tanzmesse, em Düsseldorf

DGARTES, Teatro Municipal do Porto e O Espaço do Tempo unem-se na primeira participação portuguesa na principal bienal de dança contemporânea A primeira participação portuguesa na edição deste ano da Internationale Tanzmesse nrw, o maior evento dedicado à dança contemporânea, que acontece em Düsseldorf, na Alemanha, de 28 a 31 de agosto, é assegurada pela DGARTES, com o Teatro Municipal do Porto e O Espaço do Tempo. A delegação portuguesa conta com 20 artistas que trabalham a partir de Portugal.

Ana Isabel Castro, Bartosz Ostrowski, Bernardo Chatillon, Bibi Dória, BRABA platform / Ary Zara & Gaya de Medeiros, Bruno Brandolino, Catarina Miranda, Daniel Matos, Diana Niepce, Gio Lourenço, Gonçalo Alegria, João dos Santos Martins, Joãozinho da Costa, Jonas & Lander, Luísa Saraiva, Natacha Campos, Odete, Tita Maravilha, Vânia Doutel Vaz e Wura Moraes compõem a participação portuguesa na edição deste ano da Internationale Tanzmesse nrw, que se divide em espaços expositivos, apresentações de espetáculos, conversas, debates e oficinas.

A Tanzmesse visa promover a cooperação internacional e o  contacto entre artistas e profissionais do setor, envolvendo mais de 50 países, num total de 1500 expositores e visitantes.

O espaço de exposição, Agora, é o ponto central da iniciativa, onde companhias, artistas, instituições e organizações se apresentam por meio de expositores e stands, para promoverem os seus trabalhos e aumentarem a sua rede de contactos, como será o caso da Representação de Portugal, que conta com um stand próprio.

Anda, Diana, de Diana Niepce e La Burla, de Bruno Brandolino & Bibi Dória integram o programa de espetáculos. Ambas as apresentações acontecem no dia 30 de agosto, na tanzhaus nrw e na Fabrik Heeder, respetivamente. Este programa é constituído por 19 peças, selecionadas pelo comité curatorial da Tanzmesse, por meio de open call, e que são apresentados em palco, ao ar livre ou online.

Ainda no programa de espetáculos, existem Open Studios, onde artistas apresentam um excerto de um trabalho — ainda em construção ou já em circulação — com espaço para perguntas por parte do público. No dia 31 de agosto, será Vânia Doutel Vaz a participar com o projeto O Elefante no meio da sala., também selecionado pelo comité curatorial do evento.

Resultante de um acordo de cooperação internacional entre a DGARTES e a Internationale Tanzmesse nrw, esta primeira presença portuguesa no evento, pelo seu reconhecimento, dimensão e diversidade, constitui uma oportunidade única para a divulgação de produções nacionais e circulação de artistas e obras portuguesas no domínio da dança, potenciando, ainda, o desenvolvimento de parcerias e dinâmicas de colaboração entre as diversas delegações e artistas participantes.

População do Concelho de Grândola e visitantes com acesso a transportes gratuitos para as praias

A população do Concelho de Grândola e visitantes têm acesso a transportes gratuitos para as praias da região até ao final de agosto. Diariamente, de segunda a domingo, e em vários horários, circulam autocarros da Transportes do Alentejo Litoral para as praias de Carvalhal, Pego e Melides (ida e volta).

A elevada adesão a este serviço, implementado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) com o apoio da Câmara de Grândola e restantes municípios da região levou ao reforço da oferta no nosso concelho com o desdobramento do autocarro que faz a última ligação diária das praias do Carvalhal e do Pego para Grândola.

Para o presidente da Câmara, António Figueira Mendes, a continuidade do serviço de transporte gratuito “contribui de forma decisiva para reforçar a acessibilidade universal às nossas praias”. Afirmando que “o município continua fortemente empenhado em dar continuidade ao nível de excelência e de acessibilidade às nossas praias comprovado, uma vez mais, com a atribuição dos galardões Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro”. Neste sentido, “estão em fase de conclusão os projetos do parque de estacionamento da Praia da Aberta Nova e do parque de estacionamento da Praia da Galé-Fontainhas, bem como o passadiço de acesso a esta última praia. Logo que os mesmos se encontrem concluídos, o Município avançará com o procedimento concursal para execução das obras. Até lá, o acesso à praia da Galé-fontainhas é feito pelo Parque de Campismo”.

Em ambos os casos, o município pretende que os parques sejam públicos, gratuitos e acessíveis a todos.

Santana do Mato recebe alunos e professores em residência artística na Bienal de Coruche

Ontem e hoje, um grupo de estudantes e docentes da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL), do curso de Artes Visuais e Tecnologias, esteve em residência artística na freguesia de Santana do Mato, Coruche, com o objetivo de recolher imagens e testemunhos para uma intervenção artística que será apresentada na Bienal de Coruche 2024.

A experiência proporcionou a imersão na cultura e nas tradições locais, explorando os fornos de carvão como tema central. A equipa do Museu estende um agradecimento especial às empresas Rotas Silvestres – Exploração Vegetal, Lda. e Fonte de Pau – Carvão Vegetal, Lda., nas pessoas dos senhores António Manuel Oliveira e António e Domingas Neves, respetivamente, pela disponibilidade e amável receção ao grupo.

Bienal de Coruche 2024, o que precisa de saber: A 11ª edição da Bienal de Coruche – Percursos com Arte, decorrerá de 19 de outubro a 3 de novembro, com residências artísticas dispersas por  todo o Concelho de 30 de setembro a 13 de outubro. Vinculada ao tema “Território”, esta edição promove a descentralização das atividades, ligando artistas e comunidades locais, abrangendo diversas áreas artísticas como Artes Visuais, Artes Performativas e Cruzamentos Disciplinares.

“À conversa com o comércio local” em destaque banca de peixe de Joaquim Saúde

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a banca de peixe de Joaquim Saúde, situada no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.

Há cerca de 35 anos que este empresário tem o seu negócio, em declarações à RNA, referiu que “nessa época em Montemor-o-Novo havia poucas peixarias, havia apenas uma e muito fraca e eu com a  minha mulher acreditamos que seria um negocio bom e realmente foi”.

“Mais tarde decidimos arrendar uma casa e abrir uma peixaria no Largo das Palmeiras que felizmente teve sucesso, a seguir tivemos três lojas a vender produtos de mercearia e peixe, tudo o que faz parte de supermercado, mas depois com a abertura dos hipermercados tivemos de começar a despedir funcionários e acabámos por fechar as lojas e eu vim fixar-me aqui no mercado”, acrescentou Joaquim Saúde.

O empresário salientou ainda que “a minha mulher ainda vendeu peixe de forma ambulante nas várias aldeias do concelho. Hoje em dia o negócio está muito fraco porque isto está cheio de hipermercados por todo o lado, a minha sorte aqui é ter uma qualidade superior apesar dos preços não serem iguais.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Maria Perpétua Isabel, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Feira do Chocalho em Alcáçovas de 26 a 28 de julho

Alcáçovas recebe entre os dias 26 e 28 de julho mais uma edição da Feira do Chocalho no Largo da Gamita, contando com animação musical e artesanato.

Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo referiu à RNA que “não temos propriamente uma novidade, temos em destaque este ano, temos obviamente ter de ir ao longo do ano comemorando o reconhecimento dos10 anos do Cante como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO”.

“A nível de espetáculos temos um espetáculo de tributo aos queen “A kind of queen” pelas 22.00 horas dia 26, Sara Correia às 23.00 horas, que consideramos o ponto alto e a feira encerra com os Rumo ao Sul pelas 21.30 horas no dia 28 de julho”, acrescentou o presidente.

GNR de Évora registou quatro acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 23 de julho, quatro acidentes de viação, sendo três colisões e um despiste dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 10 ocorrências: três crimes contra as pessoas, seis crimes contra o património e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 36 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação ambiental.

Detido em Mora por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Estremoz, no dia 22 de julho, deteve um homem de 61 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Mora.

No âmbito de uma investigação, envolvendo o tráfico de produtos estupefacientes, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que culminaram com o cumprimento de três mandados de busca.

No decorrer da ação, foram apreendidas três plantas de canábis, 61 doses de liamba, sete doses de haxixe, uma arma de fogo, um arma de ar comprimido, duas armas brancas, 14 cartuchos e diverso equipamento eletrónico.

O suspeito foi detido e será presente hoje, dia 24 de julho, no Tribunal Judicial de Évora para aplicação das medidas de coação.

A ação contou com o reforço dos militares da Secção de Informações e Investigação Criminal e do Destacamento de Intervenção (DI), do Comando Territorial de Évora.

“Em Casa D’Amália” foi gravado em Montemor-o-Novo na passada sexta-feira

Na passada sexta-feira, dia 19, Montemor-o-Novo recebeu o programa  da RTP1 “Em Casa D’Amália”, para uma gravação ao vivo em frente ao Cineteatro Curvo Semedo.

Conduzido por José Gonçalez, a gravação contou com a participação de vários fadistas montemorenses: Gonçalo Salgueiro, Margarida Guerreiro e Ana Catarina Grilo, bem como o guitarrista Manuel Vaz da Silva.

Os montemorenses José Tivo Salgueiro, Joaquim Grilo e João Paulo Marques, presentes na assistência, também subiram a palco para cantar.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, mostrou-se aos microfones da RNA, muito satisfeito com esta noite de fados que mostra Montemor ao mundo.

“Foi com grande orgulho que Montemor recebeu este programa, sentimo-nos realmente em casa porque foi o único programa gravado até hoje em que todos os fadistas eram da terra. Tivemos a honra de ter cá o Gonçalo Salgueiro, Margarida Guerreiro, Ana Catarina Grilo, até o guitarrista Manuel Vaz da Silva também é de Montemor e depois tivemos o fadista Ricardo Ribeiro que esolheu Cabrela para viver, escolheu o concelho de Montemor-o-Novo para viver com a sua família”, referiu o autarca.

“A casa estava cheia ou seja todo o largo do Cineteatro Curvo Semedo com uma moldura humana impressionante, e depois tivemos também familiares dos fadistas em palco, o pai do Gonçalo Salgueiro, o José Tivo foi cantar, o Joaquim Grilo, pai da Ana Catarina Grilo foi cantar, tivemos também o orgulho de ter o cabrelense João Paulo também a cantar connosco, foi uma noite muito bonita”, acrescentou Olímpio Galvão.

“Este programa concília a arte do fado com o património histórico, temos várias imagens durante o espetáculo captadas por drone que vai passar a imagem do que é Montemor-o-Novo, que é uma terra muito bonita, com um vasto património histórico e mais de um milhão de pessoas vai ver e vai ter vontade de visitar Montemor-o-Novo, de passear por cá e isso é muito importante para nós”, rematou.

O programa “Em Casa D’Amália”, gravado em Montemor-o-Novo com fadistas locais vai para o “ar” em horário nobre no próximo dia 3 de agosto.

Dois terceiros prémios do Euromilhões saem em Portugal

Dois apostadores em Portugal e outros cinco no estrangeiro ganharam 14.700 euros por terem acertado os cinco números da chave vencedora do Euromilhões desta terça-feira, 23 de julho.

O jackpot em jogo na sexta-feira sobe para 29 milhões de euros, uma vez que o primeiro prémio não foi entregue. O segundo prémio, de mais de 147 mil euros, saiu a três jogadores no estrangeiro.

A combinação vencedora de ontem é composta pelos números 4, 8, 10, 16, e 34 e pelas estrelas 4 e 8.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.