Rede de ofertas profissionalizantes na Leziria do Tejo abre 39 cursos diferentes

Após a concertação realizada entre as Escolas com oferta de Cursos Profissionais (Nível 4), a CIMLT e a DGEstE, está prevista para o ano letivo 2024/2025 a abertura de 39 cursos diferentes, distribuídos por 23 áreas de educação e formação distintas.

Para este ano letivo verifica-se um aumento da tipologia de ofertas, assim como do número de turmas, que serão 51 em 16 escolas públicas e privadas. Existem ofertas profissionalizantes em todos os municípios da Lezíria do Tejo, podendo os alunos optar pelos Cursos Profissionais oferecidos em todo o território da Lezíria do Tejo.

Passei de reformados do concelho de Coruche dia 20 de agosto

Tem lugar dia 20 de agosto mais um passeio dos reformados do concelho de Coruche.

O passeio será a Tomar, São Mamede (Batalha) e Alcanena, onde se podem visitar o Convento de Cristo em Tomar, as Grutas da Moeda em São Mamede e a Praia Fluvial dos Olhos d’Água em Alcanena, com paragem intermédia para almoço no restaurante Anónimos, situado na ponta sul do planalto da freguesia de São Mamede, na aldeia de Vale de Barreiras.

Além de provas de licor e de doçaria tradicional em São Mamede, haverá lembranças para os participantes e animação durante a viagem. Os passeios, que compreendem visitas a locais de interesse histórico, cultural e lúdico, proporcionam sempre momentos inesquecíveis de convívio.

Município de Évora procede á renovação de parquimetros e alteração ao estacionamento no centro histórico

A Câmara Municipal de Évora está a proceder à renovação dos equipamentos para cobrança de estacionamento no Centro histórico. Em simultâneo, entrarão em vigor alterações às normas de estacionamento nalguns locais da Cidade.

Já entraram em funcionamento os novos equipamentos, que substituirão a maioria dos existentes. São 35 os novos parquímetros de última geração, que combinados com diferentes soluções tecnológicas, permitirão substituir a maioria dos antigos e facilitar a experiência do acesso ao estacionamento tarifado.

Os novos parquímetros estão preparados para aceitar pagamento desmaterializado, podendo os utilizadores, caso prefiram, obter permissão de estacionamento nas zonas tarifadas utilizando as aplicações da “ViaVerde estacionar” e da “IPARQUE”. Brevemente, passará a ser possível também o pagamento através de cartão bancário.

Em paralelo, estão também programadas alterações ao modelo de estacionamento em algumas artérias do Centro Histórico, que serão aplicadas de forma faseada, e sempre com informação própria, a difundir de forma localizada.

Assim, em toda a Rua Mendo Estevens, o atual estacionamento tarifado será convertido para estacionamento de residentes com selo válido para a zona. O mesmo irá acontecer na Rua dos Penedos, mas apenas no troço entre o Arco e o Largo das Alterações. Na Rua de Avis, a conversão do atual estacionamento tarifado para estacionamento de residentes com selo válido para a zona será aplicada no troço compreendido entre o Arco e a Travessa do Serpe.

No Largo 13 de Outubro, a totalidade dos lugares de estacionamento, atualmente em regime tarifado, passarão para residentes com selo válido para a zona. Por último, os parques de estacionamento da Horta da Porta e Largo Marquês de Marialva, em estacionamento tarifado, terão pagamento exclusivo por aplicação móvel.

Tanto a renovação dos parquímetros no Centro Histórico como as alterações introduzidas no modelo de estacionamento, decorrem da implementação faseada de medidas previstas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora, tendo por objetivo contribuir para a racionalização da oferta de estacionamento na cidade, com melhoria das condições para os residentes, com impacto positivo na qualidade de vida e fruição do Centro Histórico de Évora, Património Mundial.

“Bienal de Coruche – Percursos com arte” durante o mês de setembro

A “Bienal de Coruche – Percursos com arte”, é um evento de artes visuais que se realiza desde 2003, e tem como principal objetivo estimular a apreciação estética do público em geral.

Trata-se de um espaço de afirmação de novos talentos que têm a oportunidade de partilhar conceitos e confrontar-se com valores já consagrados, contribuindo para a sua descentralização.

“A bienal de artes, diria que se divide em três grandes eixos, por um lado aquilo que tem a ver com o concurso na área das artes plásticas e dirigido sobretudo a artistas, em princípio irá basear-se na realização de residências artísticas por todo o concelho de Coruche”, referiu Susana Cruz, Vereadora da autarquia.

“Os 10 melhores projetos serão selecionados para desenvolver depois o seu trabalho e todas as residências artísticas pelo concelho com base num tema que este ano será o território”, acrescenta a vereadora.

“Paralelamente a este, vamos ter outro grande eixo que tem a ver com outro projeto as envolvências. As envolvências é um projeto mais dirigido à nossa comunidade, onde pretendemos envolver a nossa comunidade, as nossas associações, também a trabalhar o tema que iremos lançar para que possam depois desenvolver quase uma coletiva comunitária, onde efetivamente queremos envolver os nossos cidadãos também a interpretar um tema com base naquilo que é a arte”.

Susana Cruz, refere ainda que “depois teremos também um outro eixo, que vamos envolver a criação de um trabalho de uma coletiva também com base no mesmo tema que certamente será do agrado de todos”.

Vários artistas têm animado os visitantes da FACECO (c/fotos)

A FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que visa promover o território, os seus produtos e atividades, as coletividades e os atores locais, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho termina este domingo.

O certame que decorre no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio, tem sido um sucesso com milhares de pessoas a visitarem o espaço.

Os visitantes têm muito para apreciar, desde exposições e concursos de gado, artesanato, gastronomia, turismo, agricultura e um vasto programa de animação.

Já passaram pelo recinto da FACECO vários artistas, tanto do concelho de Odemira como de fora.

Veja as fotos.

Jogos do município hoje em Santiago do Escoural no concelho de Montemor-o-Novo

Continuam a decorrer nas diferentes freguesias de Montemor-o-Novo, os jogos do município.

Esta iniciativa é das mais antigas do concelho e que permite o convívio entre as várias faixas etárias.

António Xavier, vereador Câmara Municipal de Montemor, referiu à RNA, que o município focou-se muito “em jogos tradicionais como a sueca, damas, ténis de mesa, tiro-ao-alvo, xadrez e malha, são jogos que vão passar pelas freguesias”.

Qualquer pessoas pode participar, basta que para isso se inscreva na sua junta de freguesia.

Esta iniciativa permite aos participantes fazerem jogos que não fazem há muito tempo.

Hoje há jogo de Sueca, na Freguesia de Santiago do Escoural pelas 14.00 horas.