Maria Benedita no Festival Sons do Rio em Mora

Maria Benedita finalista do The Voice Kids Portugal,  vai atuar no Festival Sons do Rio, que acontece no Parque Ecológico do Gameiro, concelho de Mora no dia 20 de julho pelas 21.30 horas.

Maria Benedita, artista com raízes em Mora, que tem encantado o público português com sua voz doce e poderosa, está agora pronta para levar o seu talento para o palco deste festival.

O Espaço Do Tempo apresente “Vem” em Montemor-o-Novo

No próximo dia 22 de julho, O Espaço Do Tempo volta a acolher o VEM – Videoarte Em Movimento, uma iniciativa com produção DuplaCena que irá decorrer pelas 21.30 horas ao ar livre, no jardim ao lado do Cineteatro Curvo Semedo.

O VEM é uma experiência itinerante de fruição da criação visual em ambientes de transição e passagem. Durante o verão, uma carrinha viaja entre Espanha e Portugal a exibir um programa composto por obras de videoartistas internacionais.

Aula temática de hidroginástica nas Piscinas de Montemor-o-Novo

Na quarta-feira, dia 24 de julho, às 12.00 horas, há aula temática de hidroginástica nas Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo.

A iniciativa, aberta a toda a população e para a qual não é necessário inscrição, possibilita uma atividade física e boa disposição em meio aquático.

A organização é da Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no âmbito do programa Férias de Verão.

“Cozinha Aberta” às quartas-feiras na oficina da criança de Montemor-o-Novo

A Oficina da Criança de Montemor-o-Novo continua com a sua “Cozinha Aberta”, no âmbito do Programa Férias de Verão 2024. Todas as quartas-feiras, as crianças podem mostrar os seus dotes de chef, criando verdadeiras maravilhas culinárias.

Ontem o grupo dividiu funções e confecionou um bolo de maçã reineta.

As datas das próximas “Cozinha Aberta” são 24 e 31 de julho,  7, 14 e 21 de agosto.

Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur na FACECO

A Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur (AHSA) vai estar presente em mais uma edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Odemira e que decorre de 19 a 21 de julho, em São Teotónio.

Luís Mesquita Dias, presidente da AHSA, acompanhará a inauguração do evento, com o objetivo de destacar o papel da agricultura, bem como outros setores, como responsável pela dinamização do desenvolvimento económico sustentável da região.

Durante a FACECO, a associação terá um stand próprio onde irá dar destaque às temáticas da água, da biodiversidade e das pessoas. Neste ponto, refira-se que os visitantes do espaço terão a oportunidade de conhecer a agricultura do Sudoeste alentejano e costa vicentina, bem como as práticas sustentáveis (sociais e ambientais) seguidas pela AHSA e associados.

O stand da AHSA contará com diversas atividades e dinâmicas, tal como a habitual “mercearia”: uma montra e experiência de degustação de frutas e legumes da região que visa dar a conhecer a qualidade dos produtos dos seus associados, assim como as respetivas atividades, missões e valores. Ao longo do evento, os visitantes poderão também participar num quiz, com oferta de brindes e vouchers para visitas às empresas associadas da AHSA.

Destaque-se ainda que, na tarde do dia 19 de julho, durante a inauguração da feira, a AHSA receberá no seu stand a visita de Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, num momento em que será anunciada a intenção de colaboração entre as duas entidades através do projeto de parceria Caminhos e Raízes. A iniciativa pretende contribuir para a construção de respostas integradas aos desafios da mobilidade no concelho de Odemira.

No sábado, dia 20 de julho, às 15.30 horas, o espaço irá receber um showcooking de comida típica nepalesa, incentivando o público a experimentar pratos diferentes do habitual, recorrendo a ingredientes produzidos na região.

 

 

 

Comissão Europeia dinamiza fórum sobre eliminação de obstáculos transfronteiriços

A Comissão Europeia está a dinamizar um fórum sobre a eliminação de obstáculos transfronteiriços, pelo que conta com os contributos das populações destas regiões, para perceber de quem forma esses mesmos obstáculos podem vir, no futuro, a desaparecer.

Educação, transportes, serviços de saúde, mercado de trabalho e intercâmbios culturais são algumas das áreas com que a Comissão Europeia se tem preocupado, sendo que os obstáculos enfrentados pelos cidadãos, as empresas e as administrações públicas nestas regiões incluem a aplicação de diferentes normas técnicas ou disposições administrativas e jurídicas nacionais que não têm em conta a dimensão transfronteiriça.

Este fórum é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

FACECO começa amanhã em S. Teotónio 

A FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, tem lugar de amanhã a domingo em S. Teotónio.

Ricardo Cardoso, vereador da Câmara Municipal de Odemira referiu à RNA, que “o que se pretende é mostrar o que de melhor se faz no maior concelho de Portugal. O certame vai decorrer no parque de feiras e exposições de S. Teotónio que é um espaço também ele muito cuidado, esta feira decorre num autêntico jardim que tem muitos propósitos”.

“Para além da animação tentamos ter todos os anos uma apresentação forte também naquilo que são as atividades do concelho seja a floresta, agricultura, a pecuária e aí destacaria claramente o concurso de nacional da raça Limosine e tantos outros regionais, também queremos mostrar o que o turismo e a gastronomia têm para oferecer no concelho”, acrescenta o vereador.

No que diz respeito à animação musical, vão passar pelo palco nomes como  Ana Bacalhau, Luís Trigacheiro e os Íris.

Os produtos locais vão estar em destaque na FACECO, como é o caso do mel, do medronho, o vinho e o azeite. O artesanato local vai ser uma das principais componentes desta feira do Sudoeste Alentejano.

A FACECO volta a ser palco de várias exposições e concursos ligados ao setor pecuário, concurso de mel e medronho.

GNR de Évora registou seis acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 17 de julho, seis acidentes de viação, sendo duas colisões, um atropelamento e três despistes dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 13 ocorrências: sete crimes contra as pessoas, quatro crimes contra o património e dois crimes contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 59 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação ambiental.

Exposição “Sonoscultura – Residência Artística da Associação Oficinas do Convento” em Montemor-o-Novo até sábado

Está patente na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, a exposição “Sonoscultura – Residência Artística da Associação Oficinas do Convento”.

Este é um projeto que experimenta a criação coletiva de uma instalação sonora desenhada especificamente para ocupar a Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

A partir de gravações sonoras recolhidas na cidade e no espaço da galeria, foi composta uma peça coletiva que se pode escutar numa instalação distribuída por diferentes zonas do edifício da Galeria, experimentando a interação de dois sistemas de difusão sonora multicanal: um que se serve de vários objetos-esculturas ressonantes e outro que ocupa o éter radiofónico em torno da galeria.

Com a curadoria de Ricardo Jacinto – OSSO Associação Cultura, em formato de oficina coletiva, estiveram a trabalhar 6 artistas –  Margarida Albino, Paulo Morais, Mariana Coelho, Madalena Matoso, Claire Nichols e Rocío Calvo – selecionados no concurso anual de Bolsas e Residências.

Este é um projeto que experimenta a criação coletiva de uma instalação sonora desenhada especificamente para ocupar a Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. A partir de gravações sonoras recolhidas na cidade e no espaço da galeria, foi composta uma peça coletiva que se pode escutar numa instalação distribuída por diferentes zonas do edifício da Galeria, experimentando a interação de dois sistemas de difusão sonora multicanal: um que se serve de vários objetos-esculturas ressonantes e outro que ocupa o éter radiofónico em torno da galeria.

Esta exposição estará patente ao público até sábado, dia 20 de julho das 14h00 às 18h00.