Inauguração do mural de homenagem ao 25 de abril em Vendas Novas

No dia 29 de junho, numa cerimónia informal promovida pelo Núcleo de Vendas Novas da Liga dos Combatentes, decorreu junto à sede desta associação a apresentação do mural alusivo ao 25 de Abril elaborado pelo projeto Ruído como celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

“Murais de liberdade” é o nome da iniciativa levada a cabo pelos artistas Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves), que irá elaborar em várias localidades do país murais comemorativos com a mesma temática.

Vendas Novas foi uma das cidades escolhidas a nível nacional, pela sua envolvência direta na Revolução, para acolher este projeto.

A cerimónia contou com a presença, entre outras individualidades, de capitães de abril que residem em Vendas Novas, do Presidente e Vice-Presidente da Câmara, da Presidente da Junta de Freguesia de Vendas Novas e de um dos autores, Draw.

Esta obra embeleza e enriquece Vendas Novas, que muito orgulho tem em ter participado numa página tão importante da história recente do nosso país.

Cercimor organiza arraial popular

A Cercimor está a organizar um arraial, a ter lugar amanhã, dia 5 de julho no Largo General Humberto Delgado em Montemor-o-Novo a partir das 19.30 horas.

Aa projeção é de muita animação com música a cargo de Thy Subry e comes e bebes ao longo da noite.

Toda a população está convidada a aparecer.

Câmara de Grândola investe na reabilitação e melhoria energética do Complexo Desportivo Municipal José Afonso

A obra, com um custo total de 1 388 997,21€ + IVA, vai decorrer em duas fases: a primeira na zona da entrada e no pavilhão, a segunda, na zona da piscina que iniciará apenas quando a 1ª fase estiver concluída.

Os trabalhos no pavilhão irão compreender a reabilitação da cobertura devido a condensações provocadas pela sobreposição de diferentes painéis de revestimento, bem como a correção dos pendentes das caleiras de drenagem e sua impermeabilização.

Substituição da iluminação em halogénio por iluminação LED com respetiva gestão técnica e por fases, e da rede de abastecimento de águas, com a colocação de um termoacumulador apoiado por um sistema de painéis solares. Aplicação revestimento cerâmico nas paredes dos corredores e dos balneários e colocação de um novo piso liso e antiderrapante em toda a área de circulação e balneários que serão dotados de novas portas e bancos e grelhas de ventilação.

Nesta primeira fase da obra continuam em funcionamento a Piscina Municipal, o Ginásio de Musculação e o Estúdio Jovem. O acesso a qualquer um dos 3 espaços far-se-á pela rampa de acesso ao piso -1 do Complexo.

A empreitada, iniciada hoje, irá permitir reduzir o consumo de energia e proporcionar mais e melhores condições de segurança, salubridade e higiene, conforto térmico e acústico. Recorde-se que este importante equipamento desportivo, que recebe diariamente centenas de utilizadores, está ao serviço da população há mais de 3 décadas: a piscina está em funcionamento há 32 anos e o pavilhão há 26 anos.

Arquiteta portuguesa vence Prémio Europeu de Energia Sustentável

A arquiteta portuguesa Rita Gomes é a vencedora do Prémio Europeu de Energia Sustentável 2024, na categoria de “Mulheres na Energia”, pelo trabalho desenvolvido pela sua start-up Seenergy.

O desafio desta start-up é desenvolver uma gama de mobiliário, económico e ecológico, com capacidade para fazer o aproveitamento e o armazenamento da energia solar.

A Seenergy utiliza células solares sensibilizadas por corantes que imitam o processo de fotossíntese nas plantas, convertendo a luz em eletricidade. Ao contrário dos painéis solares comuns, as células solares podem ser utilizadas em ambientes fechados, dado que não precisam de luz solar direta. Uma vez recolhida, a energia é armazenada numa bateria que é integrada nas peças de mobiliário, podendo depois ser utilizada para carregar dispositivos ou acender luzes através de uma entrada USB.

Tudo para saber o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

  

Rugby Clube Montemor integra plantel da Seleção Nacional de Portugal em Estrasburgo

O Campeonato Europeu Feminino de Sub-18 na modalidade de Rugby 7s está prestes a iniciar-se e há duas jogadoras do Rugby Clube Montemor a integrar o plantel da Seleção Nacional de Portugal em Estrasburgo, França.

Carlota Valério e Pilar Grenha estão convocadas para representar a nossa Seleção, que se estreará na prova já este sábado, dia 6 de julho, frente à Polónia.

Limpeza de linha de água entre a ecopista e a estação elevatória nº4 em Montemor-o-Novo

Tiveram início no passado dia 28 de junho, os trabalhos de limpeza e manutenção da linha de água situada junto à cooperativa Caminhos do Futuro, entre a Ecopista e a Estação Elevatória nº4 – EEAR4, operação que se deverá prolongar até meados de julho, seguindo-se a remoção e limpeza de resíduos urbanos colocados a descoberto.

Estes trabalhos, inserem-se no âmbito do Plano RIVER (em fase de finalização), que prevê o restauro e valorização de todas as linhas de água localizadas dentro dos aglomerados urbanos, competência que lhe é atribuída pela Lei da Água – Lei n.º 58/2005 de 29 de dezembro.

Relembramos que, fora dos aglomerados urbanos, a execução dos trabalhos de limpeza, conservação e reabilitação da rede hidrográfica é da responsabilidade dos proprietários dos terrenos confinantes com as linhas de água.

O serviço de Planeamento Ambiental da DPUA/CMMN está disponível para auxiliar os proprietários no esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam surgir na elaboração do processo a submeter à apreciação da APA.

800 mil euros para concluir rede de extensões de saúde do concelho de Alandroal

O Município de Alandroal lançou recentemente um concurso público para a construção do Posto Médico das Hortinhas, sendo este o primeiro de três, dado que a autarquia, com recurso a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai investir na renovação e conclusão da rede de extensões de saúde do concelho.

Num investimento total de cerca de 800 mil euros, a autarquia, explica o presidente João Grilo, procura com isto “resolver o problema da prestação de cuidados de saúde básicos a mais de 40 por cento da população”, com financiamento a “cem por cento do PRR”.

No que diz respeito, em específico, às Hortinhas, cujo concurso público já foi lançado, está em causa um processo concursal com um valor base de 180 mil euros, com o prazo de execução a estender-se até final do ano. Esta extensão de saúde irá nascer na antiga Casa de Professores.

Seguem-se as extensões de saúde de Orvalhos, com a demolição do antigo posto médico daquela localidade, para posterior reconstrução, e na Aldeia das Pias, em Santiago Maior, será criado um “edifício de raiz, junto à creche”.

Lembrando a importância destes equipamentos, até porque “sem eles está em risco a prestação de cuidados de saúde”, João Grilo espera que, de futuro, surja também uma “maior disponibilidade” por parte de médicos e enfermeiros para “prestar mais serviços de proximidade”.

“Retratos Entre 4 Mãos” começou em Lavre

Já se encontra em curso o Programa Férias de Verão 2024, promovido pelo Município de Montemor-o-Novo. Integrada neste programa, e no âmbito da iniciativa ‘Retratos Entre 4 Mãos’, a Oficina da Criança está a fazer uma viagem pelas freguesias do concelho, com paragem nas instituições da terceira idade, às terças-feiras. A primeira atividade da iniciativa “Retratos Entre 4 Mãos” foi a 2 de julho, no Centro Social e Paroquial de Santo António, em Lavre.

Ao longo da manhã, crianças e idosos trabalharam em conjunto para criar arte sob a forma dos seus próprios retratos. Tratou-se de uma manhã muito especial e, para estes idosos, o tema de toda a semana continuará a ser, sem dúvida, esta atividade, que os faz esquecer de tudo o que há de menos bom.

A iniciativa “Retratos Entre 4 Mãos” continuará em viagem pelos lares e instituições à terça-feira até dia 20 de agosto.

Inscrições gratuitas para a atividade: presencia​lmente, na Oficina da Criança ou em ocrianca@cm-montemornovo.pt

GNR de Évora registou dois acidente de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 03 de julho, dois acidentes de viação, sendo duas colisões  dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas oito ocorrências: um crime contra as pessoas, quatro crimes contra o património e três crimes contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 38 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativas à legislação ambiental.

Câmara Municipal de Montemor-o-Novo promove atividades para os mais jovens

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, está a promover atividades para os mais jovens a decorrer nos meses de julho e agosto.

As várias atividades realizam-se entre a Biblioteca Municipal, o Centro Juvenil, a Oficina da Criança e as Piscinas Recreativas Municipais.

“O objetivo é proporcionar aos jovens do concelho um verão ocupado, com muitas atividades lúdicas e muito interessantes. Os vários tipos de atividades permitem que todas as crianças conforme o seu gosto possam disfrutar de por exemplo Terças-Feiras Criativas na biblioteca, idas à praia com o Centro Juvenil, atividades de ginástica e hidroginástica nas piscinas recreativas e workshops na Oficina da Criança”, como referiu à RNA, António Pinto Xavier, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

ICNF identifica nova colónia de abutre-preto nidificante no Alentejo

Uma nova colónia de abutres-pretos (Aegypius monachus), constituída por dez indivíduos adultos, foi identificada na Herdade do Monte da Ribeira, no concelho da Vidigueira (no Alentejo), no âmbito das ações de monitorização realizadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Estima-se que esta colónia seja constituída por quatro ou cinco casais reprodutores, embora só tenham sido observados quatro ninhos. A colónia foi identificada em plena época de reprodução, período especialmente sensível para esta espécie, existindo reprodução comprovada em, pelo menos, um dos ninhos, no qual foi possível observar um indivíduo juvenil já emplumado.

A Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo encetou os procedimentos necessários para monitorizar e salvaguardar esta colónia, em colaboração com os proprietários da Herdade do Monte da Ribeira.

O abutre-preto é uma ave necrófaga com o estatuto “Criticamente em Perigo” em Portugal, sendo, igualmente, considerada de interesse comunitário e prioritária no contexto da Diretiva Aves. É a maior ave de rapina da Europa, podendo atingir os três metros de envergadura de asa.

A época de reprodução ocorre entre fevereiro e agosto e cada casal produz um ovo por ano.

Após mais de meio século de declínio demográfico e ausência como nidificante no país, o abutre-preto restabeleceu a condição de nidificante em Portugal em 2010 com várias pequenas colónias, a maioria em áreas protegidas, como o Parque Natural do Tejo Internacional, a Serra da Malcata e o Parque Natural do Douro Internacional. Mais recentemente, em 2019, surgiu uma nova colónia na Herdade da Contenda, em Moura, que conta, atualmente, com 11 casais.

Com esta descoberta passa para cinco o número de colónias conhecidas de abutre-preto no país.

O ICNF tem vindo a apoiar a conservação da população nacional de abutre-preto em Portugal. De 2022 a 2027, o projeto “Aegypius return – Consolidação e expansão da população de abutre-negro em Portugal e no oeste de Espanha”, que tem a colaboração do ICNF, conta com o cofinanciamento do instrumento financeiro europeu LIFE, com vista a melhorar e acelerar a recolonização natural em curso da espécie.