Ourique, no distrito de Beja, recebe a 14 e 15 de novembro o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural.
As inscrições para participantes estão já abertas (aqui) e destinam-se a agricultores, técnicos, estudantes e todos os outros interessados de ambos os países, nas diversas matérias abordadas, muitas das quais comuns a ambos os lados da fronteira.
“Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional” é o tema desta edição que vai refletir, em várias mesas redondas, sobre a renovação geracional, sanidade animal, produção em extensivo e ecossistema gerador de valor, promoção e comercialização de produtos de montado e a Política Agrícola Comum.
O congresso é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias da Extremadura e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas, contando com o apoio da Câmara Municipal de Ourique e da Associação de Criadores de Porco Alentejano.


Coruche recebe já este fim de semana, dias 29 e 30 de junho, uma estreia única do Festival “Terras sem Sombra” (TSS).
A União Europeia (UE) está a pedir um contributo aos jovens, dos 15 aos 29 anos, para que seja feita, posteriormente, uma avaliação à Estratégia para a Juventude, em vigor desde 2019 e até 2027.
Quatro anos depois, o Festival Agitagente está de regresso a Monforte, já no fim de semana. Fernando Daniel e Buba Espinho são os nomes maiores do cartaz.
O Ciclo da Primavera, de Montemor-o-Novo termina no próximo dia 29 de junho. Trata-se de uma iniciativa que conta já com mais de 20 anos de história,e que tem vindo a afirmar-se como um projeto cultural de referência para o concelho.