Lena d’Água e Raya na Feira de S. Boaventura de Arraiolos

Lena d’Água e Raya são os nomes mais sonantes do cartaz da edição deste ano da Feira de S. Boaventura, em Arraiolos, que decorre entre os próximos dias 12 e 15 de julho.

Este ano, a iniciativa volta a realizar-se no Parque de Feiras, junto ao Arraiolos Multiusos, que será inaugurado, após as obras de requalificação.

No âmbito da feira, decorre uma mostra de atividades económicas que, de acordo com a Câmara Municipal, “assume-se como uma feira de divulgação e promoção das mesmas, nas suas diversas áreas, valorizando os investimentos concretizados e procurando atrair novos investidores, promovendo o desenvolvimento económico do concelho de Arraiolos”. Por outro lado, revela ainda a autarquia em nota de imprensa, “pretende dar a conhecer as principais empresas do concelho quer junto do público local, quer junto do público oriundo de outras regiões.”

Lena d’Água atua na primeira noite da feira, 12 de julho, e os espanhóis Raya, no dia seguinte, com ambas as noites a terminarem com discoteca. Já a 14 de julho, a tarde será dedicada ao folclore, com um festival organizado pelo Rancho Etnográfico “Os Camponeses de Arraiolos”. Destaque ainda, na noite de 14 de julho, para um espetáculo do comediante Jorge Serafim, no Anfiteatro S. Boaventura.

Cirurgia maxilo-facial: a nova especialidade do Hospital de Évora

O Hospital do Espírito Santo de Évora deu início, neste mês de junho, a uma nova especialidade, a de cirurgia maxilo-facial.

Esta cirurgia é a especialidade que trata as alterações que ocorrem nas estruturas da face, da cavidade oral e da região cervical, tendo sempre como objetivo a reabilitação das funções e a preservação, em conjunto com a reconstrução.

O Hospital conta agora com “uma equipa de três cirurgiões vindos da Unidade Local de Saúde de São José, em Lisboa, altamente qualificados”, revela a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) em nota de imprensa.

“A introdução da especialidade de Cirurgia Maxilofacial constitui o cumprimento de um dos objetivos deste Conselho de Administração, uma valorização da oferta de serviços da ULSAC e o nosso compromisso em procurar a melhor oferta de cuidados à população do Alentejo”, afirma Luísa Rebocho, diretora clínica do Hospital. “Por outro lado, enquanto Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, é possível uma referenciação mais ágil entre cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares, promovendo a realização destes procedimentos dentro do distrito de Évora, evitando que os doentes tenham que se deslocar para fora da região”.

“Campo Alegre” em destaque no “À conversa com o comércio local”

Esta semana na rubrica “À conversa com o comércio local”, temos em destaque o “Campo Alegre”, situado nas Fazendas do Cortiço, a 4km de Montemor-o-Novo.

Teresa Silva, uma das proprietárias referiu à RNA, que “a ideia de abrir este negócio surgiu há 18 anos, quando pensou em voltar de novo para o Alentejo”.

“O conceito do negócio é produção e comércio de plantas, flores e hortícolas e construção de jardins, tentamos tudo o que está relacionado com a área de plantação, de flores, tudo o que esteja nesse âmbito é o que a campo alegre quer trabalhar, aliás o nosso lema é produzir, plantar e criar o seu bem-estar”, acrescentou Teresa Silva.

“O comércio local é bom em todos os aspetos, a dinâmica de levar a pessoa à rua entrar na loja do vizinho, amigo ou primo isto ajuda a que exista uma dinâmica social de interação de uns com os outros de entre ajuda que não existe noutros sistemas”, sublinhou.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Manuel Pereira, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

IPP e EHT de Portalegre preparam terceira edição da pós-graduação em Enoturismo

A pós-graduação em Enoturismo, desenvolvida em parceria pela Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), que já contou com duas edições, vai ter uma terceira, que está agora a ser preparada.

Esta pós-graduação foi já frequentada por mais de 50 alunos, nos últimos dois anos, segundo revela a diretora da EHT de Portalegre, Maria da Conceição Grilo, mais de 50 alunos: “nestes dois anos ultrapassámos os 50 alunos e a nossa expectativa é manter essa cadência, uma vez que tem mostrado um elevado nível de atratividade, com o objetivo dos alunos se valorizarem”.

Esta formação, garante ainda Maria da Conceição Grilo, “vem responder ao crescimento do enoturismo, na região do Alentejo”.

Eva Milheiro, coordenadora do Departamento de Ciências Sociais, Território e Desenvolvimento do IPP, que desempenha funções de coordenadora desta pós-graduação, em conjunto com as professoras Fernanda Silva da EHT e Graça Carvalho, da Escola Superior de Biociências de Elvas, assegura que “o setor do enoturismo, conjugando o turismo e o setor dos vinhos, tem vindo a crescer em Portugal e, em particular, no Alentejo”.

A pós-graduação, garante Eva Milheiro, “é muito importante porque permite diversificar experiências no território e combate a sazonalidade do turismo, valoriza a gastronomia e o património”.

Os interessados em inscrever-se nesta terceira edição da pós-graduação em Enotursimo poderão candidatar-se muito em breve, devendo procurar toda a informação necessária junto do Instituto Politécnico de Portalegre.

“Cidade Preocupada” está de volta a Montemor-o-Novo para a sua 15º edição

A Associação Oficinas do Convento de Montemor-o-Novo, promove mais uma edição do evento “Cidade Preocupada”.

A edição de 2024 determina uma maior ocupação da cidade de Montemor-o-Novo, tornando-se numa oportunidade única para a contemplar sob uma nova ótica e de a transformar em um palco vivo de propostas emergentes dentro das diversas disciplinas, levando para fora do Convento de S. Francisco  o legado que tem vindo a criar a partir da sua experiência de trabalho.

Joana Sacristão, assistente de produção, referiu à RNA, que se trata “de um evento multidisciplinar de cariz criativo e recreativo, através do qual se divulgam ideias e conceitos criativos que escapam, ou pretendem escapar, à esfera do convencional”.

“A escultura, a arquitectura, o teatro, a dança, a instalação, a electrónica, a música e a ciência, ‘ocupam’ a cidade de Montemor-o-Novo e a aldeia de Casa Branca com exposições, espetáculos, oficinas, cinema e atividades comunitárias para todas as idades”, acrescentou.

Euromilhões: “jackpot” de 213 milhões de euros sai em Portugal

O “jackpot” do sorteio de ontem, 25 de junho, do Euromilhões, de mais de 213 milhões de euros, saiu a um apostador em Portugal. Trata-se do valor mais alto de sempre a sair no país.

A aposta vencedora foi registada na freguesia de Ramalde, no Porto, segundo avança a SIC Notícias.

Em Portugal, saiu também um segundo prémio, de 141 mil euros. O mesmo prémio saiu a outros sete apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de 17.500 euros, contempla 15 jogadores, todos eles com aposta registada fora de Portugal.

A chave vencedora é composta pelos números 14, 16, 37, 45 e 49 e pelas estrelas 5 e 7.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.