Motorpor reforça investimento em Évora

O portfólio de marcas representadas pelo Grupo Motorpor acaba de receber uma nova insígnia automóvel. Trata-se da icónica MG e a sua gama de veículos passará a estar disponível nas instalações do Grupo em Évora, estendendo-se a área de influência da concessão a todo o distrito alentejano.

A chegada da britânica MG a Évora ficou assinalada, sexta-feira, com uma cerimónia oficial, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e do vereador Henrique Sim-Sim, para além do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do Presidente do Grupo Motorpor, Manuel Coutinho.

Ao usar da palavra, o autarca de Évora, para além de agradecer o investimento do grupo na região, que acontece desde 2019, lembrou os bons indicadores económicos do concelho, perspetivando que os próximos tempos continuem a ser “muito positivos para a região, antes, durante e depois de 2027”.

A nova representação da MG na capital alentejana reforça o compromisso assumido pelo Grupo Motorpor em proporcionar aos seus clientes uma gama abrangente de opções de veículos de alta qualidade, tornando-se a décima marca a ser representada.

O fabricante de automóveis de origem britânica, fundado em 1924 e sediado perto de Birmingham, é reconhecido pela sua rica herança e inovação no setor automóvel, afirmando-se como uma marca vanguardista. Atualmente, apresenta uma gama diversificada de veículos sustentáveis, inteligentes, funcionais e acessíveis. Os clientes do Grupo Motorpor terão assim acesso a uma seleção variada de automóveis MG, incluindo modelos desportivos e carros elétricos, que refletem o compromisso da marca com a excelência, design moderno e tecnologia avançada.

Para o presidente do Grupo Motorpor, Manuel Coutinho, “a entrada da MG no nosso portfólio constitui, face ao prestígio deste fabricante automóvel, um marco significativo no leque de opções que disponibilizamos na região de Évora”.

Calema atuam a 2 de novembro no Coliseu de Elvas

Os Calema atuam a 2 de novembro no Coliseu de Elvas. Os irmãos António e Fradique dão assim continuidade à digressão de celebração dos seus 15 anos de carreira. A par do concerto de Elvas, foi ainda anunciada nova data para Super Bock Arena, no Porto, a 31 de outubro.

“É um grande espetáculo, mais uma das grandes produções que ultimamente que temos conseguido trazer ao Coliseu de Elvas. Haverá mais surpresas, que a seu tempo iremos anuncia”, revela o vereador na Câmara de Elvas Cláudio Monteiro. Com estes espetáculos, adianta, pretende-se trazer até Elvas “muitos visitantes e turistas”, de modo a que todos possam sair a ganhar: a própria popuçalação, a restauração e a hotelaria.

Com Elvas a equiparar-se às grandes cidades, em termos de espetáculos culturais, o vereador assegura que o coliseu é uma sala de espetáculos, não só da cidade, mas de todo o Alentejo. “É um espaço que é para todos”, garante, convidando não só os elvenses, mas todos os ouvintes da Rádio Elvas, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena a assistirem a este concerto.

Cláudio Monteiro confirma ainda que, por parte da Câmara Municipal de Elvas, está a ser levado a cabo um trabalho para que mais espetáculos deste género passem, num futuro próximo, pelo Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Os bilhetes para o concerto de 2 de novembro, em Elvas, já se encontram à venda na Ticketline. O valor dos bilhetes varia entre os 30 e os 45 euros.

Roteiro Nacional para a Adaptação 2100 avalia riscos climáticos em Portugal

A Agência Portuguesa do Ambiente coordenou o Roteiro Nacional para a Adaptação 2100 – Avaliação da vulnerabilidade do território Português às alterações climáticas no século XXI.

O projeto teve como objetivo atualizar os cenários climáticos de referência para Portugal e avaliar os riscos climáticos, com foco na modelação de impactos nas zonas costeiras, recursos hídricos, agrofloresta e incêndios. Também se procurou analisar o impacto dos eventos extremos ligados às temperaturas e precipitação.

Os resultados apontam para o aumento de frequência e intensidade de eventos extremos de precipitação e temperatura, como dias muito quentes e noites tropicais, com impactos diretos na saúde pública.

Este é o tema em destaque no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Câmara Municipal de Évora realiza intervenções de pintura e limpeza de muros

No âmbito das ações de remoção de pichagens, a Câmara Municipal de Évora tem vindo a realizar, continuamente, intervenções de pintura e limpeza de muros, fachadas, elementos do espaço público e património monumental, alvos de atos de vandalismo.

Dado o caráter furtivo e recorrente destas ações, trata-se de um trabalho que requer persistência, não dispensando a necessária colaboração dos proprietários dos imóveis.

Estes trabalhos, que visam dar resposta aos relatórios de Avaliação Permanente do Espaço Público (APEP), complementam o “Programa Casa Caiada”, de incentivo à conservação do edificado, particularmente na zona classificada como Património Mundial.

A Câmara Municipal recorda que os prejuízos e danos provocados em Património Classificado pela UNESCO constituem contraordenações muito graves. E renova o apelo para que os seus autores sejam parte ativa na valorização do nosso património, abstendo-se de o danificar.

Voucher de apoio à família no mês de junho em Montemor-o-Novo

O Município de Montemor-o-Novo, as Juntas de Freguesia do Concelho e a Associação Comercial do Distrito de Évora, no âmbito do Protocolo Local 2024, vão dinamizar a iniciativa Voucher de Apoio à Família durante este mês de junho.

Esta iniciativa tem como objetivo incentivar as compras no comércio tradicional e ao mesmo tempo apoiar as famílias. Será atribuído um voucher no valor de 10€ a todos os alunos matriculados na rede escolar do concelho, IPSS e Rede Pública, desde a creche até ao 12.º ano.

Lista de aderentes (ver aqui)