Associação Oficinas do Convento de Montemor-o-Novo promove oficina na área da Sonoscultura

No âmbito do concurso para Bolsas de Criação e Residências Artísticas, promovido pela Associação Oficinas do Convento de Montemor-o-Novo, na área da Sonoscultura. e após a avaliação dos júris, foram selecionados 7 candidatos para integrar esta Oficina Coletiva, que terá lugar no Convento de São Francisco, até 20 de junho.

A mesma culmina com a Inauguração da Exposição das peças criadas, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, no dia 20 de junho, integrado na programação do Evento Multidisciplinar Cidade Pre0cupada.

Com curadoria de Ricardo Jacinto – OSSO Associação Cultural.

Encontro da Canção de Protesto em Grândola

Grândola recebe, entre 21 e 23 de junho, nova edição do Encontro da Canção de Protesto, dedicada à canção de protesto em Portugal antes das ditaduras de ontem e a democracia de hoje. Em 2024, as iniciativas programadas vão decorrer em três palcos culturais: jardim 1.º de maio, Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola e Cineteatro Grandolense, espaços situados no centro da Vila Morena.

O Encontro inicia dia 21 de junho com uma arruada da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, entre o Jardim 1.º de Maio (18h00) — que acolhe a exposição «Emigração, Exílio e Canção de Protesto» — e a Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, onde se irão realizar a apresentação da exposição «Os Cantores de Protesto e o 25 de Abril: “Vamos Lá Conhecer o Povo” (18h30) e o concerto de Marco Oliveira, com o convidado José Peixoto (19h00). À noite, o Jardim 1.º de Maio será o palco do concerto de Xullaji (22h00).

As iniciativas no dia 22 começam no Cineteatro Grandolense com a apresentação da exposição «Discos na Luta: Edições Cooperativas e Políticas da Canção de Protesto no Período Revolucionário» (10h30), da autoria de Hugo Castro. Sucedem-se, no mesmo espaço, a sessão testemunhal «O 25 de Abril e a Edição Discográfica» (11h00), com David Ferreira, Miguel Almeida e Hugo Castro; uma sessão de cinema com colóquio agregado dedicada à Comunal de Árgea (14h30), com Francisco Fanhais, Manuela Fazenda, Luís Trindade e Filipe Olival; e as apresentações dos livros «Os Primeiros Anos: A Correspondência José Afonso/Rocha Pato (1962-1970)», de Octávio Fonseca, e «José Afonso — A Patriótica Espia Sabia Bem Onde Morder…», de Mário Correia (17h00). À noite, o Jardim 1.º de Maio recebe o concerto de Luís Varatojo — Luta Livre (22h00).

No dia 23, o Cineteatro Grandolense acolhe a sessão testemunhal «Usos Tradicionais na Reconfiguração da Música Popular Portuguesa», com Domingos Morais, Mário Correia, Manuel Rocha, Maria José Campos e Sara Maia (11h00), seguindo-se, no mesmo espaço, a apresentação do livro de entrevistas de José Afonso intitulado «José Afonso, Semeador de Palavras» (15h00).

O Encontro da Canção de Protesto de 2024 encerrará com uma sessão de canto livre (15h30) dividida em duas partes: na primeira, SÉS, cantora, compositora e instrumentista galega, apresenta-se em formato trio; na segunda, subirão ao palco, para um concerto no mesmo formato, Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Cardoso Pires.

A entrada é gratuita em todas as iniciativas.

Ministro da Defesa inaugura Terreiro Interpretativo da Batalha de Montes Claros

O ministro da Defesa, Nuno Melo, presidiu esta segunda-feira, 17 de junho, às cerimónias comemorativas dos 359 anos da Batalha de Montes Claros, em Borba, onde inaugurou também o Terreiro Interpretativo desse mesmo conflito entre portugueses e espanhóis, fundamental para a independência de Portugal durante a guerra da Restauração.

Não querendo fazer qualquer comentário à comunicação social sobre uma eventual candidatura de António Costa ao Conselho Europeu, Nuno Melo lembrou que, em Borba, esteve-se a “celebrar a independência nacional”, só “graças ao sacrifício de tantos e grandes portugueses”, estando o seu “propósito” e o seu “empenho” direcionados para as Forças Armadas. “Tenho trabalhado todos os dias para dignificar as forças armadas, garantindo, no plano dos militares, das infraestruturas, da indústria, no plano estratégico, aquilo que nos garante muitas lutas em relação ao futuro: é isso que me traz aqui a Borba”, assegura.

Recordando as guerras que se vivem, o ministro garante que ter as forças armadas, no contexto da NATO, “preparadas, equipadas e motivadas” é uma “obrigação” de cada país que a integra. “A alteração geopolítica também nos ajuda a perceber o que tem que ser feito: que é uma correção de um percurso de muitos anos, em que, infelizmente, não se investiu nas Forças Armadas”, adianta.

Nuno Melo quer, desde logo, começar por “assegurar recursos que permitam justiça às pessoas”, isto é, aos antigos combatentes, hoje com 70 ou 80 anos, com vista a melhorar as suas vidas. Por outro lado, dar “melhores condições financeiras” é fundamental, diz, não só para recrutar, como para reter militares.

No que toca às indústrias de defesa, o ministro assegura que as forças armadas podem ser sinónimo de “receita” e não apenas de despesa. “Temos que, tendo em conta aquilo que são os propósitos da NATO, identificar as potencialidades, captar investimento estrangeiro, mobilizar o investimento e o capital nacional e, tendo em conta esse conceito estratégico, desenvolver indústrias de defesa, nos diferentes ramos”, remata Nuno Melo.

Junto ao Padrão Comemorativo da Batalha de Montes Claros, na freguesia de Rio de Moinhos, em Borba, encontra-se agora disponível para visita o Terreiro Interpretativo, onde é explicada cada movimentação das tropas portuguesas, comandadas pelo Marquês de Marialva e pelo Conde das Galveias, que conseguiram o feito de derrotar o mais poderoso exército da Europa, em 1665.

Séniores do concelho de Mora encerram ano letivo em Vila de Rei

O programa Séniores Ativos, promovido pelo Município de Mora, é uma disciplina de atividade física que integra a Universidade Sénior de Mora. O público-alvo é a terceira idade de todo o concelho.

Com o objetivo de assinalar o encerramento de mais uma época de atividade, o Município promoveu um passeio a Vila de Rei. A meia centena de participantes desfrutou da Praia Fluvial de Penedo Furado e das paisagens incríveis dos Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras.

Este passeio permitiu o convívio dos séniores ativos, de todas as freguesias, bem como dos Monitores.

Atleta do Grupo Desportivo de Pavia conquista título de Campeão Nacional

Rui Martins do Grupo Desportivo de Pavia (GDP) destacou-se no Campeonato Nacional de Pista ao Ar Livre, realizado em Vila Real de Santo António no fim-de-semana de 15 e 16 de junho, conquistando o título de campeão nacional nos 3000 metros obstáculos M35. Além do título, Rui Martins também subiu ao pódio com uma medalha de bronze no salto em vara.

A conquista de mais um título demonstra o talento e dedicação dos atletas e treinadores, além de ser um momento de grande orgulho para o Grupo Desportivo de Pavia. O clube tem-se destacado no cenário do atletismo regional e nacional, com diversos atletas alcançando resultados expressivos em diferentes competições.

Milhares na Feira Medieval de Montemor-o-Novo

Milhares de pessoas estiveram no castelo de Montemor-o-Novo, trazendo vida e energia ao retorno triunfante da Feira Medieval.

Numa organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com o apoio da Turismo do Alentejo, 19 anos depois da última edição, o castelo acolheu durante três dias, este evento que fez embarcar uma multidão numa viagem no tempo.

Várias companhias profissionais, associações, empresas e produtores locais, e os serviços do Município, proporcionaram aos visitantes a experiência de estar numa época em que a vila dentro de muralhas se enchia de vida com os seus habitantes, artesãos, almocreves, nobres e membros do clero.

Nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, “a Feira superou enormemente as nossas expetativas. Tivemos milhares e milhares de visitantes, que vieram visitar o nosso Castelo, o nosso concelho, e vieram conhecer o nosso património histórico e cultural, que é importantíssimo. Montemor-o-Novo tem mais de 800 anos de história e merece ser celebrado todos os dias”.

Olímpio Galvão deixou igualmente “um agradecimento muito grande aos serviços do Município, foram muitos e muitos trabalhadores que prepararam este evento, prepararam o Castelo para receber estes milhares de visitantes, e também um agradecimento aos agentes locais que também se envolveram e trouxeram grandiosidade à Feira Medieval de Montemor-o-Novo”.

Dia Mundial de combate à desertificação e à seca assinala-se esta segunda-feira

Celebra-se hoje, dia 17 de junho, o Dia Mundial de combate à desertificação e à seca, instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1955. “Unidos pela Terra. Nosso Legado. Nosso Futuro” é o tema definido para este ano.

Atualmente, alguns dos desafios ambientais mais urgentes relacionados com a terra incluem desertificação, degradação do solo e seca. Perto de 40% de toda a área terrestre mundial já é considerada degradada, algo que se assume como um problema para a produção de alimentos e não só.

Tudo para saber sobre o Dia Mundial de Combate à desertificação e à seca no programa “Ambiente em FM”, desta semana, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

“Film Club” no Auditório Municipal de Coruche até dezembro

Ao longo de 2024, a Câmara Municipal de Coruche promove, em parceria com a associação Waves of Youth, a programação de cinema “Film Club” no Auditório Municipal de Coruche, propiciando experiências envolventes e reflexivas sobre o mundo e a contemporaneidade, marcadas por abordagens humanistas de cariz social e espírito comunitário.

Em declarações à RNA, Susana Cruz, vereadora da autarquia de Coruche referiu que o “objetivo é trazer também um ciclo de conversas e workshops sobre o cinema onde vamos ter a projeção de vários filmes, sobretudo filmes portugueses de jovens realizadores portugueses”.

“Iremos ter aqui de facto 10 sessões ao longo do ano onde várias temáticas vão ser abordadas, vamos ter sempre uma sessão mensal dedicada o cinema que é realizado em Portugal e que todos os meses vai ter uma temática também diferente e desta forma pretendemos fomentar a troca de ideias sobre o cinema”, salientou a veradora.

O programa prevê a presença de criadores, realizadores, produtores e atores que promoverão o debate no final de cada sessão, centrado nas temáticas dos filmes exibidos.

As sessões decorrem até dezembro, com interregno nos meses de julho e agosto, e serão previsivelmente agendadas a sextas-feiras, entre as 21h30 e as 23 horas. Diversificadas, gratuitas e com temáticas mensais, as exibições visam cativar a comunidade a acompanhar o “Film Club” em Coruche durante o ano inteiro.

GNR de Évora registou 12 acidentes de viação este fim-de-semana

O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre os dias 14 e 16 de junho, 12 acidentes de viação, sendo quatro colisões e oito despistes, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 18 ocorrências: cinco crimes contra as pessoas, nove crimes contra o património, um crime contra a integridade cultural e integridade pessoal, um crime contra a vida em sociedade e dois crimes previstos em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 111 infrações relativas à legislação rodoviária, duas relativas à legislação policial e quatro relativas à legislação ambiental.

5 áreas online que fazem parte da vida quotidiana

Na era digital em que vivemos, a Internet tornou-se uma ferramenta indispensável que transformou muitos aspetos da nossa vida quotidiana.

Desde a forma como trabalhamos até à forma como nos entretemos, a influência do online é inegável. Abaixo, exploramos cinco áreas em linha que são parte integrante do nosso quotidiano.

5 áreas online que fazem parte do dia a dia das tarefas diárias

1.  Comunicação e redes sociais

As redes sociais e as plataformas de comunicação são, sem dúvida, uma das áreas mais influentes do nosso quotidiano.

O Facebook, o Instagram, o Twitter, o WhatsApp e outras plataformas revolucionaram a forma como nos relacionamos com os outros. Estas ferramentas permitem-nos manter o contacto com amigos e familiares, partilhar momentos importantes e estar a par das notícias e tendências.

Além disso, a comunicação instantânea por meio de aplicações como o WhatsApp ou o Telegram substituiu largamente as tradicionais chamadas telefónicas e mensagens de texto. As videochamadas tornaram-se essenciais, especialmente durante a pandemia de COVID-19, e uma ferramenta pessoal e profissional.

2.  Educação e aprendizagem online

O domínio da educação sofreu uma transformação significativa graças à Internet. As plataformas de aprendizagem online, como o Coursera, o edX ou o Duolingo,

Atualmente, é possível aprender praticamente tudo no conforto da nossa casa.

As universidades e as escolas também adotaram modelos híbridos, combinando aulas presenciais online, permitindo que os estudantes continuem a sua educação durante situações imprevistas.

As ferramentas de videoconferência, como o Zoom e o Microsoft Teams, tornaram-se salas de aula virtuais, facilitando o ensino e a aprendizagem à distância.

3.  E-Commerce

O e-commerce é outra área que regista um crescimento exponencial. A Amazon, o eBay, o AliExpress e numerosas online alteraram a forma como fazemos compras. Atualmente, é possível comprar quase todos os produtos ou serviços online e recebê-los à porta de casa.

Esta comodidade transformou não só a experiência de compra dos consumidores, mas também a logística e a cadeia de abastecimento.

As pequenas empresas também beneficiaram enormemente, uma vez que podem chegar a um público global sem a necessidade de uma loja física. Além disso, os serviços de subscrição como a Netflix, Spotify ou a Amazon Prime alteraram o consumo de entretenimento, proporcionando acesso ilimitado a conteúdos digitais mediante o pagamento de uma taxa mensal.

4.  Ferramentas de trabalho e projeto

O trabalho remoto deixou de ser uma opção alternativa e passou a ser a norma para muitas empresas.

Ferramentas como o Slack, o Trello, o Asana e o Google Workspace permitem que as equipas colaborem de forma eficiente a partir de qualquer lugar.

Esta flexibilidade não só alterou a dinâmica do local de trabalho, como também melhorou o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de muitos trabalhadores.

Além disso, plataformas de freelancing como Upwork, Fiverr e Freelancer abriram novas oportunidades para profissionais que procuram trabalhar de forma independente.

5. Entretenimento e meios digitais

O entretenimento também foi completamente transformado online.

Serviços de streaming como os já mencionados, Netflix, Amazon, aos quais se junta, Disney+ e HBO Max substituíram em grande medida a televisão por cabo tradicional. Estes serviços permitem aos utilizadores assistir a conteúdos on demand, eliminando a necessidade de seguir um horário fixo de programação.

Por outro lado, a popularidade gaming também aumentou, com plataformas como o Steam, a PlayStation Network e o Xbox Live a oferecerem uma vasta gama de jogos.

Além disso, o setor do casino também transformou a sua atuação no digital, fruto do aparecimento de plataformas especializadas. Este tipo de plataformas transformou as clássicas slots e jogos de mesa em jogos divertidos, com uma componente visualmente apelativa e acrescentaram diferentes modos de jogo aos já existentes.

Em suma, à medida que a tecnologia continua a avançar, é provável que estas áreas continuem a evoluir e a oferecer novas funcionalidades que mantenham os utilizadores envolvidos.

Quer seja para diversão, aprendizagem, trabalho ou para estabelecer contactos com outras pessoas, estas cinco áreas online representam o melhor que a era digital tem para oferecer.

Nesse sentido, é provável que assistamos a ainda mais inovações que continuarão a transformar a nossa existência quotidiana, tornando a Internet uma ferramenta cada vez mais indispensável.

 

Dia Internacional do Yoga é celebrado em Montemor-o-Novo

O Dia Internacional do Yoga é celebrado a 21 de junho.

Nesta data apela-se à paz e fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor. Inicialmente chamado de Dia Mundial do Yoga, em 2014 as Nações Unidas declararam a data oficialmente como “Dia Internacional do Yoga”.

Em Montemor-o-Novo este dia vai ser assinalado com várias atividades ao longo do dia algumas delas no parque urbano, promovidas pelo Monte de Magia.

Fernando Cunha, professor de Yoga adiantou à RNA o que “o Yoga é uma prática que trabalha o corpo e a mente com exercícios que ajudam a controlar a ansiedade, o stress, as dores no corpo, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e boa disposição. Pode ser praticado por homens, mulheres, crianças e por todas as idades”.

“É o segundo ano que vamos comemorar aqui em Montemor , o Dia Internacional do Yoga, vai ser o dia inteiro, das 10.00 horas às 19.00 com várias atividades”, sublinha Fernando Cunha.

Recordamos que é dia 21 de junho que se assinala o Dia Internacional do Yoga.