Programa Municipal “Este Verão Okupa-te” está de volta

O Programa Municipal “Este Verão Okupa-te”, que visa promover a ocupação de tempos livres das crianças, em atividades de carácter desportivo, lúdico, cívico e solidário, bem como apoiar as famílias eborenses nos períodos de pausas letivas, contribuindo desta forma para o processo de conciliação entre a vida familiar e profissional, decorrerá de 01 de julho a 06 de setembro, com cinco blocos quinzenais, nas Piscinas Municipais de Évora.

As inscrições passarão a ser exclusivamente online, através do link: https://evoradesporto.cm-evora.pt, sendo que a abertura das mesmas será dia 12 de junho, quarta-feira, pelas 09.00 horas.

Para além disso, também existirá um programa específico para jovens dos 13 aos 15 anos – Este Verão Okupa-te TEENS -, que decorrerá em julho, dividido por quatro blocos semanais.

Nos dois primeiros blocos, decorrerá igualmente o Programa Inclusivo “Este Verão Okupa-te com Arte”, numa escola a divulgar oportunamente.

A Câmara Municipal de Évora agradece, antecipadamente, que os pais/encarregados de educação consultem este endereço: https://www.cm-evora.pt/…/projetos…/ferias-desportivas/, onde poderão ter mais informações relativamente ao método de inscrições.

Caminhada geoturística de Vila Nova de Milfontes ao Malhão

No âmbito da FEITUR – Feira de Turismo do SW, o Município de Odemira promove uma caminhada geoturística de Vila Nova de Milfontes ao Malhão, agendada para o dia 16 de junho, pelas 9.30 horas.

Esta é uma caminhada feita de múltiplas histórias geológicas de colisões continentais, vulcões e tsunamis, através de paisagens percorridas por gentes e animais há longos milhares de anos, orientada pelo geólogo Carlos Neto Carvalho, Coordenador do Grupo de Turismo da Rede Global de Geoparques.

Ponto de encontro será na FEI-TUR, na Avenida Marginal de Vila Nova de Milfontes. O início está marcado para as 09.30 horas e o percurso tem uma distância de 8km.

Inscrições são até dia 13 junho, limitadas a 30 participantes.

Ação de sensibilização em incêndios rurais amanhã em Mora

Acontece amanhã, dia 12 de junho, no Auditório do Parque de Feiras de Mora, pelas 17.00 horas, uma ação de sensibilização em incêndios rurais direcionada aos proprietários e trabalhadores do setor agroflorestal, gestores do setor cinegético, associações de caçadores e caçadores, apicultores, associações e empresas de atividades turísticas e lúdicas que exerçam atividade em espaços agroflorestais e população em geral.

Dentro do plano de trabalhos, desta iniciativa, serão abordados temas tão importantes como as medidas e prevenção autoproteção em incêndios rurais, a articulação dos meios privados com os meios de combate, a vigilância e fiscalização dos espaços rurais no período crítico, a integração das Associações de Produtores Florestais nas ações de combate e a organização do sistema de proteção civil da sub-região do Alentejo Central.

Estando agora a iniciar-se uma fase em que as temperaturas são propícias aos incêndios, é importante saber como preveni-los e como combate-los, e é nesse sentido que a organização desta iniciativa deixa o convite a todos os destinatários, mas também à população em geral.

APORMOR quer unir o campo com a cidade

Na rubrica “Espaço APORMOR”, desta semana o tema é a preocupação que há em unir o campo com a cidade, “afinal de contas o concelho de Montemor-o-Novo é só um”.

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, refere que “ao longo dos últimos anos houve uma agenda que dizia que o campo tem de estar entregue a sim mesmo, como se isso fosse possível. No nosso concelho há um sistema que se chama montado, o concelho de Montemor é o maior concelho com efetivo pecuário dos sistemas forrageiros extensivos, é preciso compreender como é que aqui chegámos e temos de inverter essa agenda que nos têm introduzido e que está muito implantada na política agrícola comum e,m que há certos fundamentalismos ambientais que desconhecem  o que é a vida no campo, e como é que estes sistemas rurais se têm conservado ao longo os anos”.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

32.ª edição da PIMEL de 21 a 24 de junho em Alcácer do Sal

A 32.ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas, promete um cartaz de grande qualidade. O certame terá lugar nos dias 21, 22, 23 e 24 de junho, no Parque Urbano 25 de Abril em Alcácer do Sal, e contará com um conjunto de grandes espetáculos.

Victor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, referiu à RNA, que “vão também marcar presença entre outras coisas as máquinas agrícolas, produtos regionais, tasquinhas, o espaço criança e atividades equestres”.

No que se refere aos espetáculos musicais, no dia 21 de junho, os Calema serão os primeiros a subir ao palco. No sábado, será a vez do cantor Fernando Daniel. No domingo, o destaque vai para o espetáculo das Marchas Populares “Arte e Tradição”, que se realizará na Praça de Toiros João Branco Núncio. A cantora brasileira Paula Fernandes encerrará a feira na segunda-feira. Os espetáculos terão início às 22h00, com exceção do de domingo, que começará às 21.00 horas” sublinhou.

A inauguração da feira terá lugar na tarde de 21 de junho, sexta-feira, no Pavilhão Gracieta Baião, com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Um ferido grave em acidente de trabalho em Montemor-o-Novo

O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre os dias 07 e 10 de junho, 11 acidentes de viação, sendo oito colisões, dois despistes e um atropelamento dos quais resultaram três ferido leves e danos materiais.

Foi registado um acidente de trabalho em Montemor-o-Novo do qual resultou um ferido grave.

No âmbito da criminalidade foram registadas 28 ocorrências: 11 crimes contra as pessoas, oito crimes contra o património, sete crimes contra a vida em sociedade, um crime contra o estado e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 84 infrações relativas à legislação rodoviária, duas relativas à legislação policial e quatro relativas à legislação ambiental.

BebéMor um projeto da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras para dar as boas vindas a recém-nascidos

BebéMor é um projeto da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras em parceria com todas as farmácias locais. O principal objetivo é o incentivo à natalidade e criar condições para dar as boas vindas a recém-nascidos.

André Banha, Vogal da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras revela que “entendemos que houve uma necessidade de alargamento desse protocolo, não só alargamos a nível de valor investido, por parte da Junta de Freguesia, tínhamos um valor muito inferior e duplicámos o valor”, como também, este ano todas as farmácias desta união de freguesia estão envolvidas.

Trabalhos de controlo de vegetação no Largo das Palmeiras em Montemor-o-Novo

Estão a decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora) no Largo das Palmeiras na cidade de Montemor-o-Novo até às 13.00 horas.

De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado. Pedimos que esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno. Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas.