PS vence nas Europeias em Montemor com 32.65%

O Partido Socialista venceu as eleições europeias, no concelho de Montemor,  com 32.65%, seguido da Aliança Democrática, com 20.62% e da CDU, com 20.18%.

Na União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, o PS venceu com 30.65% e 1.331 votos, seguido da CDU com 21.42% e 930 e da AD com 21.37% e 928: O CHEGA teve 8.36% e 363 votos

 

PS venceu em Arraiolos

O Partido Socialista venceu as eleições europeias, no concelho de Arraiolos, com 1.154 votos, seguido da CDU com 744 votos e da Aliança Democrática com 676 votos. O Chega teve 287 votos e a Iniciativa Liberal teve 274 votos.

No concelho votaram 3.559 eleitores.

Centro de Férias de Coruche abre inscrições para monitores

O Centro de Férias de Coruche, tem a decorrer inscrições para monitores até dia 20 de junho.

Se gostas de trabalhar com crianças e jovens, e queres fazer parte de uma equipa fantástica, esta é a tua oportunidade.

Junta-te a esta equipa como monitor no Centro de Férias 2024 e vem fazer a diferença neste verão.

O Centro de Férias é dividido em dois turnos, o primeiro de 1 a 19 de julho e o segundo de 22 de julho a 9 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9.00 horas às 16.00 horas.

União de freguesias da Vila, Bispo e Silveiras com 35,45% votantes às 16h

Nas 17 mesas de voto da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, às quatro da tarde, já deram entrada 3.287 votos, correspondendo a cerca de 35,45% dos eleitores inscritos.

Esta informação é indicativa, já que é permitida a mobilidade do voto, o que significa que os eleitores ponde votar em qualquer mesa.

A Junta reporta já no caso da mesa de Santa Sofia mais votos do que os eleitores inscritos  pelo que já ultrapassou os 100% dos eleitores inscritos.

Serviço pressreader nas bibliotecas municipais da Lezíria do Tejo

Está disponível nas Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo o serviço PressReader (https://www.pressreader.com). Trata-se de um serviço personalizado, de confiança e qualidade, que possibilita a leitura de jornais e revistas de mais de 120 países, em formato digital.

Os leitores das bibliotecas municipais da região têm agora acesso gratuito a mais de sete mil dos principais jornais e revistas de todo o mundo, com funcionalidades de pesquisa, tradução instantânea em cerca de 18 idiomas, possibilidade de download para leitura offline e reprodução áudio dos artigos.

O serviço PressReader proporciona acesso aos leitores das Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo a jornais e revistas dos mais diversos temas, pesquisando por país de origem, língua e categorias. Basta aceder através do website ou da aplicação própria, com recurso às credenciais associadas à rede de bibliotecas,

Para isso, tem de ser leitor da sua biblioteca municipal. Se ainda não é, inscreva-se já na Biblioteca Municipal de Coruche e tenha acesso livre ao PressReader.

Já abriu o Estúdio de Planificação do Ikea no Évora Plaza

O IKEA abriu espaço na cidade de Évora, mas concretamente um Estúdio de Planificação no Évora Plaza.

A marca sueca já tinha divulgado, em março último, a sua intenção de abrir um espaço em Évora, seguindo a estratégia de expansão em Portugal e o compromisso contínuo de se aproximar ainda mais dos portugueses.

O IKEIA tem como objetivo oferecer soluções acessíveis e inovadoras para atender às necessidades dos portugueses em todo o país.

União de freguesias da Vila, Bispo e Silveiras com 19% de votantes às 12 horas

Nas 17 mesas de voto da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, às 12h, já deram entrada 1.744 votos, correspondendo a cerca de 18,81% dos eleitores inscritos.

Esta informação é indicativa, já que é permitida a mobilidade do voto, o que significa que os eleitores ponde votar em qualquer mesa.

A Junta reporta já no casa da mesa de Santa Sofia mais votos do que os eleitores inscritos  pelo que já ultrapassou os 100% dos eleitores inscritos.

Está a decorrer o concurso de desenho infantil “Alentejo Central”

No âmbito das comemorações do Dia da Criança, a CIMAC está a desenvolver até ao dia 15 de junho um concurso para todas as crianças residentes ou naturais dos 14 Concelhos do Alentejo Central.

Para participarem as crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, têm de fazer um desenho alusivo ao Alentejo Central, envolvendo alguns dos monumentos ou lugares emblemáticos do seu Concelho.

Depois, deverão colocar uma legenda no desenho, identificando o lugar que foi desenhado e remeter para o endereço eletrónico: comunicacao@cimac.pt, com o nome da criança participante, idade e concelho a que pertence, assim como o contacto telefónico e o endereço de email do seu tutor legal.

Os desenhos recebidos serão divulgados no dia 16 de junho nas redes sociais da CIMAC (Facebook e Instagram), decorrendo as votações de 16 até 28 de junho, até às 16.00 horas desse dia.

Como forma a premiar as três melhores participações, a CIMAC premiará os vencedores com entradas em alguns lugares de lazer/entretenimento do nosso território, nomeadamente:

1º. Prémio – Oferta de duas entradas (bilhete adulto + bilhete criança) para visita ao Monte Selvagem em Montemor-o-Novo;

2º. Prémio – Oferta de voucher do Kartódromo de Évora para utilização de Kart de 2 Lugares – 15 minutos em pista;

3º. Prémio – Oferta de voucher do Centro Náutico de Monsaraz para utilização de gaivota -30 minutos.

“Tosquia ao vivo” na mostra “Tapete está na Rua” em Arraiolos

Arraiolos por estes dias recria todas as etapas da produção dos tapetes, desde a tosquia da lã nas ovelhas, à fiação, ao tingimento, até às bordadeiras que com as suas mãos habilidosos e muito treinadas mostram aos visitantes, ali nas ruas da vila, como se faz um tapete de Arraiolos, original.

O senhor António Ribeiro, agora com 73 anos, “desde os 17 anos que entre outros trabalhos agrícolas, se dedica à tosquia de ovelhas”. É habitual a sua presença durante a mostra “Tapete está na Rua”. Homem de poucas palavras, ainda assim lá foi mais uma vez falando com a nossa reportagem, numa conversa enquanto preparava a primeira das ovelhas a ser tosquiada.  “Em média, 8 ou 9 horas num dia, conseguia tosquiar 19 a 20 ovelhas, às vezes alargava-se mais” disse ao nosso microfone.

Hoje em dia “já ninguém tosquia com tesoura” diz o senhor Ribeiro, “agora é tudo à máquina, à tesoura já não se vê. Ainda ontem tosquiei umas com a maquina” refere o tosquiador que faz a demonstração aos visitantes da mostra de Arraiolos. Quando perguntado se ainda há muita gente a solicitar os seus serviços, António Ribeiro diz logo que “há muita gente, mas já não tenho vagar” ou “vontade, porque é preciso força e a posição é o pior, dobrado”.

“Quando eu comecei éramos só 37”, uma bela equipa “nem sempre estávamos sempre juntos, conforme os rebanhos e a pressa, podíamos dividir por essa terras de Montemor, Évora e por ai fora. Agora há muito menos gente a fazer este serviço, é tudo à maquina, tirando os moldavos, romenos e outros países, vem em equipas grandes a tosquiar por ai todo o ano, é uma industria profissional” rematou António Ribeiro antes de dar as primeiras tesouraras na lã da ovelha escolhida para a demonstração.

A tarefa inicial da produção dos Tapete de Arraiolos começa assim com a tosquia das ovelhas que permite obter a lã que depois das várias fases de preparação, está disponível para o bordado do tapete.

O tapete saiu à rua na passada quinta–feira e até hoje 10 de Junho promove o tapete de Arraiolos. Para atrair ainda mais público, a praça da República recebe todas as noites um espetáculo musical durante o certame, Pedro Abrunhosa dia 8, Rita Rocha dia 9 de Junho e Sara Correia dia 10.

Diário do Europeu no Alentejo em FM até 15 de julho

No “Alentejo em FM” vamos acompanhar o Europeu de Futebol até 15 de julho, com um programa diário.
As previsões, os resultados, as entrevistas do protagonistas, diariamente aqui na Rádio Elvas, Rádio Nova Antena de Montemor-o-Novo e Rádio Campo Maior, às 9 e meia da manhã e ao meio dia e meia, não perca todos os dias as novidades no Diário do Europeu.

Obras da oficina da criança de Mora arrancam ainda este mês

As obras da oficina da criança de Mora, estão previstas arrancarem ainda durante este mês de junho.

Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora adiantou à RNA, que “a oficina da criança foi um projeto, deste executivo desde o início, alterar o sítio onde estava prevista anteriormente, alterar valores e alterar também o local de forma a ter uma maior proximidade com as escolas, porque a oficina da criança vai acolher os nossos jovens das escolas”.

“Este é um projeto que está inserido no nosso plano de ação da CIMAC para poder ser financiado e estamos a falar num valor de cerca de 900 mil €”, acrescentou a autarca.

Paula Chuço, adiantou-nos ainda que “a obra está prevista ser realizada em doze meses”.

Voucher de apoio à família no mês de junho em Montemor-o-Novo

O Município de Montemor-o-Novo, as Juntas de Freguesia do Concelho e a Associação Comercial do Distrito de Évora, no âmbito do Protocolo Local 2024, vão dinamizar a iniciativa Voucher de Apoio à Família durante este mês de junho.

Esta iniciativa tem como objetivo incentivar as compras no comércio tradicional e ao mesmo tempo apoiar as famílias. Será atribuído um voucher no valor de 10€ a todos os alunos matriculados na rede escolar do concelho, IPSS e Rede Pública, desde a creche até ao 12.º ano.