Workshop “Roteiros de Sustentabilidade – Discover Sustainability” na CCDR Alentejo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), recebe na próxima quarta-feira, dia 29 de maio, o workshop “Roteiros de Sustentabilidade – Discover Sustainability”, organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, em parceria com a CCDR Alentejo e a Confederação Empresarial de Portugal.

Os Roteiros da Sustentabilidade – Discover Sustainability, integrados no Programa ESG PME Exportadoras representam uma iniciativa crucial no domínio da Sustentabilidade, tendo como entidade formadora a BCSD Portugal.

O principal objetivo deste workshop é sensibilizar as PME, ao nível local e regional, para a temática do ESG – Environmental, Social and Governance, destacando a importância de promover a consciencialização para a adoção de práticas empresariais mais sustentáveis e responsáveis, tornando-as empresas mais competitivas no mercado global.

Este workshop representa uma oportunidade única para explorar e discutir as estratégias, desafios e melhores práticas relacionadas com a sustentabilidade empresarial, contando com a participação de representantes do setor público e privado.

No Dia Mundial da Esclerose Múltipla Teatro Garcia de Resende “pinta-se” de laranja

Assinala-se no próximo dia 30 de maio o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, subordinada ao tem “O Meu Diagnóstico de Esclerose Múltipla”, e o município de Évora associa-se à data iluminando o Teatro Garcia de Resende com a cor laranja. Todos os anos a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) assinala a data com diversas atividades/iniciativas que pretendem reunir a comunidade portuguesa de Esclerose Múltipla, consciencializar o público em geral para as características da doença e sensibilizar os decisores políticos para a melhoria das condições de vida dos seus portadores e de quem os rodeia.

Ao “pintar” o TGR de laranja a Câmara Municipal de Évora associa-se também à campanha internacional liderada pela MSIF (Federação Internacional de Esclerose Múltipla), seguida pela SPEM. A edilidade, ao colaborar nesta iniciativa, está a ajudar a dar visibilidade e a ser solidária com uma causa muito importante para todos os portadores de Esclerose Múltipla, familiares, amigos e cuidadores.

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica e autoimune, com efeitos nas capacidades físicas e cognitivas dos doentes. Atinge sobretudo os jovens, em particular as mulheres. Em Portugal estima-se que existam mais de 8.000 pessoas com EM. Contudo, segundo especialistas nacionais, este número está subestimado, tanto pelo número de pessoas que estão sem diagnóstico como pelas que estão sem tratamento confirmado, pelo que se aguardam estudos epidemiológicos mais recentes e precisos.

Discussão pública da Estratégia Ambiental de Montemor-o-Novo a terminar

Termina amanhã, dia 27 de maio, o período de discussão pública da Estratégia Ambiental. Caso queira participar e ainda não o tenha feito, ainda está a tempo.

Para o efeito, basta preencher o requerimento disponível no site do município, dirigido ao presidente da Câmara Municipal e entregá-lo no Serviço de Atendimento ao Público ou enviá-lo por e-mail para ambiente@cm-montemornovo.pt, indicando o nome, NIF e contacto (telefone, e-mail, morada).

Viana do Alentejo vai ter novo quartel da GNR

Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, adiantou à RNA, que o atual posto da GNR local, não tem condições, “como tal vai ser construído um novo quartel com todas as condições”.

“Os militares fazem um esforço enorme e têm cumprindo muito bem as suas obrigações com as condições de trabalho que têm. Estão num apartamento, um quartel improvisado. Nós preocupamo-nos com a segurança no nosso concelho, se não houver atração, se não houver condições os GNR’s  também não querem vir para o nosso concelho”, referiu o autarca.

Luís Miguel Duarte, sublinhou ainda que “neste momento já estamos a colaborar com a GNR e já arranjamos um dormitório para poderem ficarem albergados quando saem dos serviços”.

“A construção deste quartel vai ser demorada, não devemos iniciar os trabalhos antes do final do ano, e depois terá uma duração de cerca de ano e meio”, rematou.

Este é um investimento que está previsto para já de um milhão e 200 mil euros.

O Tapete de Arraiolos volta a ser rei de 6 a 10 de junho

“O Tapete está na Rua”, é um certame já bem conhecido, onde e segundo Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, “o centro da iniciativa é o Tapete de Arraiolos, durante estes dias os visitantes poderão ver os tapetes pendurados nas janelas, nas fachadas das casas e sempre aliado a momentos culturais. Concertos à noite na praça do município, Feira do Livro, Stands de Artesanato e este ano há várias exposições patentes ao longo do centro histórico de Arraiolos”.

“O objetivo é valorizar este património que é o Tapete de Arraiolos, mas também promover o desenvolvimento económico local, porque nestes dias temos sempre muita gente a visitar-nos, pessoas a conhecerem a nossa gastronomia, os nossos alojamentos e a conhecerem também no fundo o que é Arraiolos, o é estar em Arraiolos e o que é viver em Arraiolos”, referiu a autarca.

Ao nível musical este ano “vamos abrir com os Zanguizarra, um grupo local, também vão passar por Arraiolos durante o evento Carolina de Deus, Pedro Abrunhosa, Rita Rocha e a fechar Sara Correia”.

Sílvia Pinto, sublinha queo Tapete de Arraiolos, ainda é muito procurado, o problema maior, que já se vai sentido é a falta de mãos de obra”.

“O Tapete está na Rua” de 6 a 10 de junho, na vila de Arraiolos.

“Festival do Ferro” dias 31 de maio e 1 de junho no Centro Cultural e Desportivo do Ferro D’Águlha

O grupo montemorense Mor Aventura, depois do passeio TT, está de regresso com mais uma iniciativa, desta vez trata-se do “Festival do Ferro”.

O evento vai acontecer no Centro Cultural e Desportivo do Ferro D’Águlha, no concelho de Montemor-o-Novo, dias 31 de maio e 1 de junho.

Paulo Charrua da organização, referiu á RNA, que “é a primeira vez que o grupo Mor Aventura está a fazer o Festival do Ferro, é uma situação nova para todos mas acreditamos que vai correr pelo melhor. A festa abre com a Música de Tiago Miguel, seguido do Dj Toy, dia 1 de junho vacada e baile com Miguel Oliveira”.

A entrada é livre.