“Mês do Caracol” durante o mês de junho em Vendas Novas

No seguimento das iniciativas promovidas pelo Município de Vendas Novas de apoio à atividade económica local, irá decorrer nos fins de semana do mês de junho, a iniciativa “Mês do Caracol”, com o objetivo de apoiar todos os estabelecimentos locais que fazem venda deste apreciado petisco sazonal, permitindo assim fidelizar e atrair novos clientes e, desta forma, dar um impulso na economia local.

 

“AQUI TAMBÉM SE DANÇA” junto das populações idosas

No mês de junho, as populações de idosos das localidades da Barrada e Outeiro, situadas no concelho de Reguengos de Monsaraz, voltam a ser as protagonistas do projeto “AQUI TAMBÉM SE DANÇA”, onde a Dança Contemporânea se apresenta como agente promotor da Inclusão.

O projeto pretende dinamizar as várias expressões da dança contemporânea em comunidades de fraca densidade populacional, caracterizadas pela desertificação, promove a inclusão, e através da programação de atividades artísticas, contribui para a redução assimetrias culturais, e ausência de programação cultural nas localidades.

“AQUI TAMBÉM SE DANÇA” inscreve-se nas comunidades através da programação e realização de propostas artísticas, como oficinas de dança para séniores. Através das valências expressivas da dança contemporânea e potencialidades no trabalho com as comunidades, envolve de maneira integradora os indivíduos, trabalha com as populações idosas residentes, num ambiente que fomenta a inclusão social, e que combate os sentimentos de exclusão social.

O projeto é desenvolvido de forma descentralizada, por várias localidades do Alentejo Central, concretiza a deslocação e integração da oferta artística em dança, em comunidades rurais, com limitada ou inexistente presença de programação cultural. Essas localidades são caracterizadas pela diminuição e envelhecimento da população, e a atividade visa melhorar a qualidade de vida e a integração social, oferecendo educação em dança como expressão artística e impulsionadora do desenvolvimento psicossocial.

No dia 14 de junho, pelas 10.30 horas, o Centro de Convívio do Outeiro recebe a Oficina de Dança Para Séniores, e no dia 28 de junho, a oficina apresenta-se na localidade de Barrada, no espaço Do Centro Cultural.

A população idosa das localidades, é convidada a participar numa atividade lúdica e integrativa, promotora da comunicação, do equilíbrio pessoal, e da exploração da criatividade através da expressão da dança.

O projeto com uma periodicidade quinzenal é realizado em parceria com a Junta de Freguesia de Monsaraz. As atividades têm participação gratuita.

O projeto “AQUI TAMBÉM SE DANÇA” está inserida na programação de 2024 da CDCE, tem o apoio da República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes, e Câmara Municipal de Évora.

Município de Odemira procura voluntários para apoio ao evento Brisas do Atlântico

O município de Odemira, convida à participação de apoio ao evento Brisas do Atlântico no dia 10 de junho, no Almograve.

A atividade decorre entre as 9.00 horas e as 15.00 horas e o município disponibiliza transporte, almoço e lanche, t-shirt do evento e seguro.

Voluntários a partir dos 14 anos.

Inscrições até dia 2 de junho em www.cm-odemira.pt/p/voluntariadobrisasdoatlantico

Para mais informações, contactar o Banco Local de Voluntariado através do e-mail banco_voluntariado@cm-odemira.pt ou dos números 283 320 900 / 961 620 618.

Corrida das Pontes e da Família reúne centenas de atletas amanhã em Coruche

Como já vem sendo hábito a Câmara Municipal de Coruche, organiza mais uma vez a Corrida das Pontes, que vai ter lugar amanhã, 26 de maio e com a particularidade de assinalar os seus 18 anos.

“A Corrida das Pontes e da família reúne centenas de atletas numa festa desportiva a correr ou a caminhar em percurso de 10 quilómetros em estrada plana ou, como alternativa, em caminhada de 3,5 quilómetros denominada Corrida da Família”, conforme adiantou à RNA, Fátima Galhardo, vice-presidente da autarquia de Coruche.

“Coruche foi distinguido pelo programa Município Amigo do Desporto. O evento desportivo “24H BTT Coruche Inspira”, ficou em  primeiro lugar na categoria regional/nacional dos Eventos Desportivos Municipais do Ano 2024”, como refere a vice-presidente da Câmara de Coruche.

Coruche destacou-se pela atribuição do primeiro lugar ao evento 24H BTT Coruche Inspira na categoria regional/nacional e pelo reconhecimento da Corrida das Pontes como evento recomendado na categoria internacional.

Este ano agendada para 15 e 16 de junho, a prova de resistência em bicicleta de montanha 24H BTT disputa-se durante 24 horas pela lezíria e pela charneca ribatejanas num circuito de aproximadamente 10 quilómetros por volta. Já a Corrida das Pontes e da Família reúne centenas de atletas a 26 de maio.

Balanço da época desportiva 2023/2024 do GUS hoje a partir das 15.00 horas na RNA

A equipa sénior do Grupo União Sport terminou oficialmente a sua época desportiva 2023/2024.

Nuno Malagueira, presidente do clube montemorense, refere que “algo inédito está para acontecer no estádio 1º de maio e no GUS que é a equipa sénior e escalões de formação todos envolvidos na mesma vertente que é a de estarem juntos, unidos criar um sentimento de pertença na formação, criar todas as condições para se treinar e jogar no estádio 1º de maio.

Esta situação “nunca tinha acontecido, agora temos todas as condições a partir da próxima época de poder desenvolver um trabalho que se quer meritório, que se quer ganhador e acima de tudo ter cada vez mais atletas e criar as melhores condições para todos é isso que pretendemos”, remata o presidente o GUS.

Na tarde deste sábado, 25 de maio, no programa Bancada Desportiva da Rádio Nova Antena, fazemos o balanço da época do União a partir das 15.00 horas.

 

21ª edição do “Montemor Ladies Open” entre os dias 26 de Maio e 9 de Junho

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo volta a ser palco de mais uma edição do “Montemor Ladies Open”. Este ano entre os dias 26 de Maio e 9 de Junho.

Pedro Couto, Press Officer do torneio, referiu à RNA, que “esta é a 21ª edição do Montemor Ladies Open, este ano em dose dupla, vamos ter duas provas consecutivas dotadas com 40 mil dólares ou seja é um W50, um torneio que vai contar com algumas das melhores tenistas do circuito internacional, elas que vão estar desta vez não uma semana mas duas, em Montemor, o que é importante para o ténis, para o desenvolvimento desta modalidade mas também para a economia local”.

“Contamos com aproximadamente 120 tenistas em representação de 26 nacionalidades, vêm dos quatro cantos do mundo. Há uma curiosidade, temos cerca de quatro tenistas da Austrália, três do Canadá o que faz com que tenhamos uma diversidade bastante grande das jogadoras que vão estar presentes em duas edições do Montemor Ladies Open”, adianta o Press Officer.

Pedro Couto, sublinha ainda que “todos os dias desde de manhã até ao final da tarde, sendo que também poderemos ter algumas jornadas noturnas, o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, pode receber toda a gente que gosta da modalidade e não só, e que pode desfrutar de um fim de tarde ou de um início de noite no clube. Durante estes 15 dias todos podem assistir a ténis de qualidade, apoiar também as tenistas portuguesas que vão estar em prova, neste caso a nossa melhor representante será Matilde Jorge, uma das melhores jogadoras portuguesas, depois também uma alentejana Ana Filipa Santos que regressa ao Clube de Ténis de Montemor-o-Novo e ainda Sara Lança e mais duas jogadoras que vão jogar a fase de qualificação e que representam Portugal”.