Município de Odemira dá continuidade às semanas abertas nas freguesias

O Município de Odemira vai dinamizar uma Semana Aberta nas Freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Salvador e Santa Maria e de São Luís, entre os dias 20 e 24 de maio, com o objetivo de promover uma gestão autárquica do território mais próxima e participada.

A iniciativa do programa Semanas Abertas nas Freguesias, agora dedicada às três freguesias da zona central do concelho, inclui a realização da Reunião de Câmara descentralizada, o atendimento descentralizado do executivo municipal, reuniões temáticas com empresários, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Agrupamento de Escolas, associações e clubes.

No decorrer da semana, serão visitadas as obras em curso e investimentos previstos nas freguesias e será promovido o contacto com a população e dinâmicas locais.

No âmbito da Semana Aberta nas Freguesias, será possível agendar atendimentos com o Executivo Municipal no dia 24 de maio, entre as 10.30 horas e as 12.30 horas, no Edifício dos Paços do Concelho. Os agendamentos deverão ser solicitados através dos contactos presidencia@cm-odemira.pt ou 283 320 900.

Esta é uma iniciativa de democracia participativa, que decorre do programa de governação “Odemira 21_25” e que assume a participação cidadã como a base da gestão municipal e da intervenção do poder local no processo de desenvolvimento do concelho.

Aberto Espaço de Lazer da barragem do Divor

No passado dia 9 de maio realizaram-se as comemorações da 5.ª Feira da Ascensão, feriado municipal, na Barragem do Divor, na Igrejinha, concelho de Arraiolos.

O feriado municipal ficou marcado pela abertura oficial do Espaço de Lazer do Divor, que viu as suas obras concluídas. Este espaço contempla zona de recreio público e náutico, assim como recuperação e remodelação da casa de cantoneiros, construção de parque de estacionamento, a instalação de um parque de merendas e a reabilitação da rede de percursos e estrutura verde existentes.

O convívio piscatório, organizado pelo Clube de Pesca Desportiva de Arraiolos, teve início pela manhã e contou com participantes de todo o concelho de Arraiolos.

Seguiu-se a Caminhada da Espiga, com partida na Praça do Município e chegada à Barragem do Divor, verificando-se uma boa adesão da população.

O Clube Desportivo de Malha de Arraiolos “Os Malhadores” proporcionou o Torneio da Malha durante a tarde e juntou cerca de 40 participantes.

Durante a tarde realizou-se canoagem e orientação, dinamizada pelo Clube de Orientação Gafanhori e com o Lusitano Clube Desportivo Arraiolense.

O almoço volante foi animado pelos “Grupo de Cantares Tradicionais da Casa das Artes” e “Os Chegam às Tantas”.

Alentejo 2030 abre candidatura para a Capacitação para a Inovação Social

Está aberto desde o passado dia 15 de maio de 2024 e até ao próximo dia 31 de julho de 2024 o período de candidaturas ao aviso Capacitação para a Inovação Social. A Capacitação para a Inovação Social, visa capacitar as organizações e as equipas envolvidas na implementação de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), melhorando as suas capacidades organizativas e competências de gestão.

Constitui objetivo desta tipologia de operação o financiamento do desenvolvimento de competências de gestão das equipas envolvidas na implementação de IIES.

As Ações de capacitação inserem-se em domínios específicos da gestão de projetos e de organizações, através de processos de consultoria formativa realizados por prestadores de serviços especializados, em domínios de intervenção pré-validados, e são elegíveis desde que tenham contribuído para a implementação de uma IIES, resultando num produto tangível, observável e verificável, construído com o envolvimento da organização beneficiária, numa lógica de cocriação.

Podem candidatar-se entidades beneficiárias elegíveis as entidades privadas, e ainda entidades da economia social como, cooperativas, associações mutualistas, misericórdias, fundações, as instituições particulares de solidariedade social não abrangidas pelas alíneas anteriores, associações e as entidades abrangidas pelos subsetores comunitário e autogestionário, entre outras.

A elegibilidade das operações é determinada pelo local de realização dos projetos. Ou seja, apenas é elegível para efeitos de financiamento se a IIES subjacente a essa candidatura estiver localizada na região Alentejo, sendo a dotação do fundo disponível neste aviso de 255.000,00€ com uma Taxa máxima de cofinanciamento FSE de 85 por cento.

Óptica Havaneza arrecadou o Prémio Carreira

Francisco Bolas tem 78 anos e é natural da cidade de Évora. Reconhecido empresário e filho dos fundadores da Óptica Havaneza, Sebastião Mendes Bolas, e sua mulher Maria das Neves Mendes Bolas, Francisco iniciou a sua carreira em 1960, com 14 anos de idade. Começou a trabalhar como técnico de oficina de ótica, no Oculista Miramon, na Rua da Prata, em Lisboa e alguns meses depois regressa a Évora assumindo um papel fundamental na Óptica Havaneza.

Em 1980, Francisco Mendes Bolas recebeu o diploma Óptico-Optometrista pela Société D’Optometrie D’Europe. Foi um dos fundadores da UPOOP ( União Profissional dos Ópticos e Optometristas Portugueses), tendo concluído o curso de Optometria, desta instituição. Hoje é reconhecido como um dos responsáveis pelo aparecimento e desenvolvimento da optometria em Portugal.

Relativamente ao Prémio Carreira, atribuído pela Revista ÓpticaPro, Francisco Bolas refere que é com imensa gratidão e humildade que o recebe. “Este reconhecimento é o culminar de mais de 60 anos dedicado à excelência e inovação no setor ótico. Sinto-me verdadeiramente honrado por ser reconhecido pelo meu trabalho e contribuição para a evolução e desenvolvimento do setor. Este prémio não é apenas uma celebração do meu percurso profissional, mas também de toda a equipa da Óptica Havaneza e da minha família”, diz.

E acrescenta: “É uma honra fazer parte desta comunidade dinâmica e comprometida com a excelência. A minha mensagem é de encorajamento e inspiração, para que todos os responsáveis pelos organismos ligados ao nosso setor continuem a trabalhar juntos, partilhando conhecimento, experiências e inovações para elevarmos ainda mais os padrões da ótica. Juntos poderemos enfrentar desafios, abraçar oportunidades e construir um futuro brilhante para a ótica”.

Filme CERROMAIOR exibido a turmas do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo

A 14 de maio, no Cineteatro Curvo Semedo, teve lugar uma sessão de cinema para escolas, com a projeção do filme Cerromaior, 1980, de Luís Filipe Rocha. A sessão contou com a presença do realizador Luís Filipe Rocha, e foi realizada pelo Plano Nacional de Cinema, em parceria com o Cineclube de Montemor-o-Novo e Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

Com o privilégio de contar com a presença do próprio realizador, para falar com os alunos, e do Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes, a iniciativa juntou turmas do 11º e 12º anos. Após palavras iniciais em que se contextualizou aos alunos este filme absolutamente extraordinário de 1980, realizado no pós-revolução de 25 de Abril de 1974. Recordamos que a película, que foi filmada na vila de Portel, retrata as injustiças vividas na sociedade rural dos anos 30, com a desigualdade marcante entre os agricultores e os latifundiários, numa adaptação ao cinema do primeiro romance de Manuel da Fonseca, escrito em 1943.

No final da projeção, conversou-se um pouco com Luís Filipe Rocha, o que permitiu perceber mais pormenores sobre o filme e a época em que acontece.

Municipio de Mora assinala o Dia Internacional dos Museus

O Município de Mora assinala o Dia Internacional dos Museus com uma campanha de desconto no bilhete de entrada do Fluviário e do Museu Interativo do Megalitismo de Mora, no dia 18 de maio.

Com esta campanha o bilhete de entrada no Fluviário de Mora tem uma redução de 20% e no Museu Interativo do Megalitismo a entrada é gratuita.

Para usufruir da campanha de 20% de desconto basta apresentar uma fatura de um dos restaurantes do Concelho de Mora e bilhete de entrada no Museu Interativo do Megalitismo. Para os munícipes a entrada será grátis nos dois Museus durante o dia 18 de maio.

“Bom Dia Cerâmica” no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

A 18 de maio, entre as 09.30 horas e as 12.30 horas a cerâmica e a cultura de Cabo Verde vão estar bem presentes no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo. Por lá, Jacira da Conceição dinamizará uma Oficina de Binde e Cuscuz, na qual os participantes irão fazer um binde, peça de cerâmica utilizada na confeção de cuscuz, um dos pratos típicos das ilhas.

A atividade integra-se na iniciativa “Bom Dia Cerâmica”, promovida pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica.

A participação é livre.

Em maio celebram-se os 20 anos do maior alargamento de sempre da União Europeia

Celebram-se, neste mês de maio, os 20 anos do maior alargamento de sempre da União Europeia, altura em que entraram dez novos países.

Com a entrada para a União Europeia, em 2004, esses países desfrutaram de um crescimento económico substancial e surgiram cerca de 26 milhões novos postos de trabalho, dos quais seis milhões nesses países. As economias da Polónia e de Malta, em particular, mais do que duplicaram o crescimento, enquanto a Eslováquia cresceu 80%, segundo dados da União Europeia.

A expansão do bloco também permitiu que mais 2,7 milhões de jovens participassem do programa Erasmus+.

Tudo para saber sobre este tema, no programa desta semana Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Miguel Azevedo na abertura do Festival da Juventude e Académico de Elvas

Miguel Azevedo é esta quinta-feira, 16 de maio, o cabeça de cartaz da primeira noite de Festival da Juventude e Académico de Elvas, que se decorre até sábado, dia 18, no coliseu da cidade.

Resultado de um investimento de 175 mil euros, o evento, de acordo com o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, começa a aproximar-se, aos poucos, daquilo que já foi em outros tempos, uma vez que, do ano passado para este, passa de dois para três dias. Para organizar o evento, a autarquia contou com o apoio de diversas entidades e associações juvenis, até porque este é um “festival dos jovens feito para os jovens”.

Na organização do evento, o município conta, segundo o vereador Cláudio Monteiro, com as parcerias da Escola Secundária D. Sancho II e da Escola Superior de Biocências de Elvas, a par de sete associações e coletividades: a Arkus, a Gota d’Arte, o Moto Clube Alentejano de Elvas, o Rugby Clube de Elvas, a Associação Desportiva do Bairro das Caixas, Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Sancho II e a Comissão de Finalistas da Escola Superior de Biocências de Elvas.

Quanto ao programa do festival, esta quinta-feira, dia 16, sobem ao palco a partir das 21h30, Alentuna e Tunas convidadas, Miguel Azevedo, Dj Brat e Dj Diazz. Na sexta-feira, dia 17, o palco vai ser de Bunny Wonders, Deejay Telio, Dj Zanova e Dj Cuba & Quintas Percussion. O último dia do evento, sábado, dia 18 de maio, arranca com BUDAFE, seguindo-se os concertos de Bárbara Bandeiras e Danni Gato, com John Bandeiras a encerrar a noite e o festival.

A par deste conjunto de espetáculos, e porque “isto não é só festa”, diz Cláudio Monteiro, em paralelo com o festival, que considera ser “o maior e melhor do Alentejo”, a Câmara Municipal irá promover um conjunto de workshops, destinados aos jovens, sobre os mais diversos temas, que vão desde o desporto à cultura.

Os bilhetes são gratuitos neste primeiro dia. Amanhã, sexta-feira, dia 17, os bilhetes têm um preço de oito euros, enquanto para sábado, dia 18, custam dez euros. A pulseira de acesso geral ao festival tem um custo de 14 euros. Aos preços indicados são ainda aplicados os descontos habituais para portadores do cartão SmartJovem e Família Mais. As pulseiras e bilhetes diários encontram-se à venda no Posto de Turismo da Praça da República, ticketline.pt e em quatro papelarias da cidade: Cidade Nova, Nova Elvense, Coffee Time Aqueduto e na papelaria do Intermarché.

GNR de Évora registou sete acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 24 de setembro, sete acidentes de viação, sendo cinco colisões, um despiste e um atropelamento tendo resultado um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 12 ocorrências: quatro crimes contra as pessoas, seis crimes contra o património, um contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 65 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação ambiental.

Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo recebe conferência sobre Literatura Medieval

Numa perspetiva de contributo para o conhecimento, valorização e promoção da nossa história e património cultural, irá decorrer ao longo do ano, no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, um Ciclo de Conferências sob a temática da Idade Média.

“O objetivo é fundamentalmente ciêntifico e pedagógico, é conseguirmos juntar em Montemor-o-Novo, individualidades que vão falar com muito detalhe sobre vários temas históricos e vamos começar sobretudo com períodos medievais” referiu, António Xavier, vereador da autarquia montemorense.

Amanhã, dia 17 de maio, pelas 18.00 horas, tem lugar mais uma conferência  sobre Literatura Medieval, no arquivo municipal de Montemor-o-Novo.