Ministro da Agricultura e Pescas marca presença no Congresso Nacional do Azeite

O Ministro da Agricultura e Pescas irá marcar presença no próximo dia 17 de maio, na 7ª edição do Congresso Nacional do Azeite, que irá ter lugar no Pavilhão Multiusos em Valpaços. Organizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Valpaços, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços, este ano o Congresso acontece num momento particularmente relevante para o setor, dado que desde o ano 2000 até à data a produção nacional de azeite mais do que quintuplicou e as exportações aumentaram já mais de 12 vezes, ultrapassando a fasquia dos 1.000 Milhões de Euros em 2023.

O Congresso contará com várias mesas redondas, apresentações e uma keynote, reunindo mais de 20 reputados oradores nacionais e internacionais, em representação das principais instituições do setor, da academia, e dos principais produtores, que ao longo de um dia irão debater os principais desafios e tendências, num programa rico e diversificado, estruturado em torno de 3 grandes: Olivoturismo/Oliturismo, uma realidade?; o Preço do Azeite: Mitos e Tabus; e as Alterações climáticas, o futuro hoje.

Durante o Congresso serão também conhecidos os vencedores dos Prémios do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura.

O Presidente do CEPAAL, o Presidente da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços e o Presidente da Câmara de Valpaços terão a seu cargo a sessão de abertura. A sessão de encerramento deste prestigiado evento, que visa contribuir para a dinamização do setor Olivícola e Oleícola Nacional – um dos mais importantes da economia nacional, será presidida pelo Ministro da Agricultura e Pescas e conta com a presença do Presidente da Câmara de Valpaços e do Presidente da CAP.

 

O Congresso Nacional do Azeite é o mais importante fórum nacional de debate e esclarecimento, o grande ponto de encontro para os profissionais da área e uma fonte de partilha de conhecimento, que privilegia sobretudo a divulgação de informação técnica.

Oficina do Bebé “MIMOMU” na oficina da criança em Montemor-o-Novo

A Oficina do Bebé “MIMOMU”, dinamizada por Rita Roberto, continua em agenda nos meses de maio e junho e tem nova sessão já este fim de semana.

Estas oficinas são momentos de escuta, entre pais e filhos, onde redescobrem as relações entre pares e o meio envolvente. Cantam e dançam juntos, partindo do instrumento primordial que é o corpo, com a sua motricidade e expressividade. O movimento criativo e a música incentivam a expressão da individualidade e uma vivência mais profunda e consequente de cada descoberta.

Grândola celebra 60 Anos de Grândola, Vila Morena com programa «Obrigado, José Afonso»

Espetáculos com Luísa Amaro e Luís Galrito, Cristina Branco, Teresa Tavares e Mariana Cardoso evocam os primeiros passos do poema-canção.

Em 17 de Maio de 1964, a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense apresenta um espetáculo, em que participam  Carlos Paredes, na primeira parte, e José Afonso na segunda.

Esse espetáculo, em que José Afonso conhece Carlos Paredes, fica para a História por outra razão: em reconhecimento do espírito democrático e fraterno que então encontrara em Grândola, na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, José Afonso compõe um poema intitulado Grândola, Vila Morena, cuja canção, dez anos depois, contribuirá para transformar Portugal numa democracia.

60 anos volvidos, o Município de Grândola recria esse acontecimento histórico, com três espetáculos evocativos dos primeiros passos do poema-canção:

No dia 17 de maio, às 21.30 horas, no Cineteatro Grandolense, apresentando, numa sessão igualmente dividida em duas partes, Luísa Amaro que interpreta Carlos Paredes, sendo a primeira mulher guitarrista profissional de Guitarra Portuguesa e a primeira a compor profissionalmente para este instrumento, que acompanhou durante muitos anos Carlos Paredes, e na segunda parte Luís Galrito, letrista, compositor e intérprete que irá interpretar José Afonso.

No dia 24 de maio, o Cine Granadeiro recebe às 21.30 horas o espetáculo Cristina Branco Canta José Afonso.

A cantora irá apresentar o disco “Abril” em que revisita temas bem conhecidos do álbum como “Venham Mais Cinco” ou “A Morte Saiu à Rua”. Em palco será acompanhada por Ricardo Dias no piano, Bernardo Moreira no contrabaixo, Alexandre Frazão na bateria e Mário Delgado na guitarra elétrica.

No dia 31 de maio, às 21.30 horas, o Cineteatro Grandolense recebe a sessão de poemas e canções «As Portas que Abril Abriu» com Teresa Tavares e Mariana Cardoso.

Quinta Sessão de Cinema Film Club em Coruche a 18 de Maio

Acontece já a 18 de maio, pelas 21.30 horas, a quinta sessão da programação de cinema Film Club no Auditório Municipal de Coruche, promovida pela Câmara Municipal de Coruche e pela associação Waves of Youth. “Águas do Pastaza”, filme exibido na sessão deste mês, leva-nos ao Equador, a uma comunidade isolada de cerca de 80 habitantes na floresta tropical amazónica, onde as crianças vivem em profunda intimidade com a natureza, entre as águas do rio Pastaza e o topo das árvores, de forma quase autónoma e com forte sentido de colaboração.

O documentário acompanha o dia-a-dia independente destas crianças, mostrando a sua ligação íntima com a natureza e com as novas tecnologias, fenómeno bastante recente na comunidade, numa altura em que a Amazónia está sob ataque permanente, com a desflorestação intensa impulsionada por interesses económicos. Partindo do universo muito específico das crianças, “Águas do Pastaza” enfoca a importância de se estabelecer uma relação sustentável com o meio ambiente.

O programa, inserido num ciclo de conversas e workshops temáticos, soma 10 sessões de 90 minutos e prevê a presença de criadores, realizadores, produtores e atores que promoverão o debate no final de cada sessão, centrado nas temáticas dos filmes exibidos. As sessões decorrem até dezembro, com interregno nos meses de julho e agosto, e serão previsivelmente agendadas a sextas-feiras, entre as 21h30 e as 23 horas. Diversificadas, gratuitas e com temáticas mensais, as exibições visam cativar a comunidade a acompanhar o Film Club em Coruche durante o ano inteiro.

Filipe Coelho e Tânia Grilo vencem 65k do Trilho da Filhós

Na manhã de domingo, 12 de maio, realizou-se na vila de Cabrela a 5ª edição do Trilho da Filhós, com partidas e chegadas no mítico Largo Dr. Pascoal Coelho, numa organização da Junta de Freguesia de Cabrela. Com mais de 200 participantes, divididos entre a prova de 65 quilómetros e de 35 quilómetros, a iniciativa deu a conhecer um pouco da natureza e património cultural desta freguesia.

Com tempo agradável e em ambiente de convívio e festa, o V Trilho da Filhós reuniu várias dezenas de equipas, sendo as mais numerosas o ADN Trilhos, de Vendas Novas, e o Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo, ambas com 19 elementos. De entre o pelotão deste Trilho, pelo segundo ano consecutivo, estiveram nomes como Marco Chagas e Pedro “Espigão” Carvalho.

Nos 65 quilómetros, em masculinos, o grande vencedor foi Filipe Coelho, que já foi Campeão Nacional de Maratonas em BTT, efetuando a prova em 02:37:03, seguindo-se Pedro Melitão e Rodrigo Mateus (Mirachoro Hotels – Centro de Ciclismo de Portimão). Em femininos, as três primeiras a cortarem a linha de meta foram Tânia Grilo, que percorreu os 65 k em 03:43:30, chegando depois em 2º Daniela Varela (FVF Bike Team) e Cintia Antonito (FVF Bike Team), com as duas primeiras betetistas a repetirem a classificação da edição anterior.

Em relação aos 35 quilómetros, na Geral Masculina, o 1º foi Pedro Ribeiro (Automóveis Ribeiro), o 2º Fábio Silva (Roda Livre Cartaxo Team / Casas Do Ambiente) e o 3º António Rodolfo Botelho (Cavalões do Oeste). Na Geral Feminina, Sónia Lua Carvalho (Team Escala Visual), após ser 2ª em 2023, na presente edição subiu ao patamar mais alto do pódio, ficando Joana Fragata na 2ª posição e Ana Belchior (Roda Livre Cartaxo Team / Casas do Ambiente) no 3º lugar.

O balanço da prova foi altamente positivo, com muita gente a elogiar a dureza do percurso e a organização.

Coruche Fashion Cork alia o melhor da moda e da cortiça a 25 de maio

Está agendado para a noite de 25 de maio o desfile de moda Coruche Fashion Cork, que este ano acontece autonomamente.

O evento, no qual serão apresentados os projetos inscritos no Concurso de Ideias e Criatividade, bem como as coleções primavera/verão do comércio local, realiza-se na Praça d’Água em Coruche e será apresentado por Liliana Campos com participação do estilista Nuno Garcez.

Estão previstas atuações da cantora Sofia Cecílio, do saxofonista Dandy Sax acompanhado ao violino e de associações locais. Destinado a maiores de 16 anos, o casting de manequins decorre na véspera do desfile, entre as 17.00 horas e as 21.00 horas, também na Praça d’Água.

Florista Tulipa em destaque na rubrica “À conversa com o comércio local”

Esta semana na rubrica “À conversa com o comércio local”, temos em destaque a florista Tulipa em Montemor-o-Novo.

Mariana Capela, filha da proprietária referiu à RNA como surgiu a ideia de abrirem uma florista, “a minha mãe tinha um restaurante e o meu pai andava sempre com problemas nas pernas e resolveram fechar o restaurante e abrir uma florista, na altura completamente às cegas”, sem terem conhecimento no ramo.

“Entretanto as coisas começaram a correr bem e já lá vão 30 anos e eu já cá estou há 20 anos”.

A empresária referiu que devemos comprar no comércio local porque é uma forma de “dinamizar a cidade e segundo porque as pessoas têm um atendimento completamente diferente no supermercado no hipermercado somos mais um, no comércio local o atendimento é muito diferente, há sempre uma palavra de conforto os clientes saem de cá com outro sorriso”.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Mariana Capela, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Soldados ingleses sepulados em Vila Viçosa homenageados com memorial

O Município de Vila Viçosa inaugura esta quarta-feira, dia 15 de maio, um memorial de homenagem aos soldados ingleses da Guerra Peninsular, no Largo Gago Coutinho.

A Câmara Municipal, de acordo com o vice-presidente Tiago Salgueiro, terá tido conhecimento da existência de cemitérios de soldados ingleses em Vila Viçosa pela Associação dos Amigos do Cemitérios dos Ingleses de Elvas, tendo depois a autarquia, através de uma intensa pesquisa, procurado chegar aos “locais exatos onde esses militares foram sepultados”.

Com a informação disponível em alguma documentação datada do século XIX, adianta o autarca, o Paço Duçal terá servido, no decurso da Guerra Peninsular, como “hospital de sangue”. “Isto significa que vários militares ingleses se deslocaram até ao nosso território, vindos de Badajoz, da Batalha de Albuera e da Batalha de Talavera, não só devido aos ferimentos, mas também às epidemias que assolavam as tropas britânicas”, explica.

Assegurando que foram muitos os soldados que perderam a vida em Vila Viçosa, o vice-presidente lembra ainda que aquela localidade foi “um ponto central no decurso das movimentações do exército britânico no apoio às lutas contra os invasores franceses”.

No século XIX ainda existiam alguns vestígios dos locais onde os soldados foram sepultados, em Vila Viçosa, “com as campas de alguns dos oficiais graduados do exército britânico”. “Sabemos também que o Duque de Wellington passou por aqui, teve oportunidade de estar no Paço e na Tapada”, revela Tiago Salgueiro.

Ao todo, houve três locais de sepultamento das tropas no concelho, que estão agora “devidamente identificados”, tendo a autarquia avançado também para a publicação de um estudo sobre esta matéria, no fundo a justificar a inauguração deste memorial de homenagem”, remata o autarca.

A inauguração do memorial está marcada amanhã para as 17h30, sendo que antes, às 16 horas, será apresentada a obra “Os Três Cemitérios Ingleses em Vila Viçosa”, da autoria de Tiago Salgueiro e Manuel Pinheiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Às 18h30, será servido um Alentejo de Honra, na Mata Municipal.

Aula de Zumba no Mercado anima Campanha Pirilampo Mágico

Encontra-se em curso a Campanha Pirilampo Mágico 2024. No seu âmbito, a Cercimor promoveu, no passado sábado, 11 de maio, uma aula de Zumba aberta à população junto ao Mercado Municipal.

A aula foi dinamizada pela Prof.ª Patrícia Santos e registou a participação de um grupo bastante animado de entusiastas do exercício físico que aceitou o convite e se mexeu muito em prol de uma boa causa. Pontualmente, alguns visitantes do Mercado, contagiados pelo espírito da Zumba, juntaram-se também por momentos à aula.

Durante a manhã bem perto da entrada do Mercado decorreu também uma venda do sempre caraterístico e simpático Pirilampo Mágico.​

GNR de Évora registou sete acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 24 de setembro, sete acidentes de viação, sendo cinco colisões, um despiste e um atropelamento tendo resultado um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 12 ocorrências: quatro crimes contra as pessoas, seis crimes contra o património, um contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 65 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação ambiental.

Baile da Espiga reúne dezenas de idosos em Évora

No passado dia 14 de maio teve lugar na sede do Grupo Cultural e Desportivo dos Bairros Santa Maria e Fontanas um Baile da Espiga que reuniu idosos de Évora para uma tarde de convívio e animação. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Évora, no âmbito do Plano de Ação para o Envelhecimento Positivo, contou com uma calorosa presença de idosos e reformados provenientes de 10 instituições do concelho.

O Baile da Espiga foi mais do que um simples evento, foi uma celebração da vitalidade e alegria que caracterizam a comunidade sénior de Évora. Durante toda a tarde, os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar de momentos de convívio, música e dança, num ambiente festivo e descontraído, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, que não se negou a um “pezinho de dança”.

A música animada, os passos de dança ritmados e as conversas entre os presentes fizeram desta tarde uma verdadeira festa da amizade e partilha. Os idosos e reformados mostraram que a idade é apenas um número e que a alegria de viver não tem limites.

Para muitos dos participantes, o Baile da Espiga representou uma oportunidade única de sair da rotina, de socializar e de reforçar os laços de amizade com outros membros da comunidade. A iniciativa da Câmara Municipal de Évora foi elogiada por todos os presentes, que destacaram a importância de promover eventos que valorizem e reconheçam o papel fundamental dos idosos na sociedade.

No final do Baile da Espiga, animado por Nuno Florindo, ficaram os sorrisos nos rostos dos participantes e a certeza de que momentos como este contribuem para um envelhecimento mais ativo, saudável e positivo.

Campanha pirilampo mágico decorre até ao dia 2 de junho

A campanha pirilampo mágico decorre até ao dia 2 de junho, para mais uma missão de solidariedade em prol da inclusão e da promoção dos direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Cristina Saloio, presidente da direção da Cercimor, adiantou à RNA que “este ano temos um mote de homenagear as cooperativas de solidariedade social e nesse sentido a campanha está na rua e está nas bancas e nos locais normais durante este tempo. Nós vamos estando sempre presentes para que as pessoas possam adquirir o pirilampo mágico e os seus produtos”.

“Este ano ele é amarelo e branco e se pensarmos aqui tem um simbolismo muito importante no ano em que nós estamos a comemorar os 50 anos do 25 de abril. A ideia era trazer aqui uma homenagem às cooperativas sociais durante estas cinco décadas que tiveram aqui um papel muito importante na nossa sociedade de forma a que realmente exista uma sociedade mais inclusiva, mais coesa de plenos direitos para todos e por isso esta cor do amarelo e branco tenta simbolizar através do branco a paz de forma que a gente consiga perceber que temos que construir uma sociedade mais justa e solidária e o amarelo está associada à alegria, à luz e ao otimismo”, refere.

“É nesse  sentido que durante estas semanas estaremos na rua com o nosso amigo e gostaríamos que as pessoas aderissem  como todos os anos têm aderido, e de alguma forma nos ajudar mais uma vez a criar uma dinâmica de forma que haja a possibilidade de construir uma sociedade mais justa para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual”, sublinha Cristina Saloio.

A presidente da direção da Cercimor, referiu ainda que “em Montemor-o-Novo pode ser adquirido na sede da instituição na Crespa da Figueira, para além disso nós estamos também como é hábito no Largo Humberto Delgado com uma banca, em que a unidade está  lá com todos os produtos e com a sua alegria para receber as pessoas e poder vender os produtos da campanha”, rematou.

 

Exposição “Coruche no 25 de Abril e Agora” prolongada até 19 de maio

Até 19 de maio, a Galeria do Mercado Municipal convida a visitar a exposição “Coruche no 25 de Abril e Agora”, resultante de um dos desafios do Projeto Escola de 2023/2024 “Rotas com História -Seguir Viagem”, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Tendo como matriz a estrutura pedagógica elaborada pelo jornal “Público”, o desafio deu origem à criação de uma instalação artística sobre os 50 anos de Abril por quem sempre viveu em Liberdade – uma ação colaborativa de todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Coruche e da Escola Profissional de Coruche com apoio dos utentes do programa Desporto Sénior e da comunidade.

A exposição reúne em “pot-pourri” o trabalho realizado pelas crianças e pelos jovens do Concelho numa instalação de criações que traduz as vivências e as perspetivas das novas gerações quanto ao significado do 25 de Abril e aos desafios da atualidade.

Bombeiros Municipais de Coruche receberam um dos primeiros 10 veículos Florestais de Combate a Incêndios

Os Bombeiros Municipais de Coruche receberam ontem, em cerimónia de apresentação pública do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2024 (#DECIR2024) realizada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no Teatro Municipal de Ourém, um dos primeiros 10 veículos Florestais de Combate a Incêndios atribuídos às Entidades detentoras dos Corpos de Bombeiros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A cerimónia foi presidida por Margarida Blasco, Ministra da Administração Interna, e contou com as presenças de Paulo Simões Ribeiro, Secretário de Estado da Proteção Civil, Pedro Ferreira, vereador da Câmara Municipal de Coruche, Nuno Coroado e Luís Coelho,  Comandante e 2.º Comandante dos Bombeiros Municipais de Coruche, bem como de altos dignitários das mais diversas entidades que integram o sistema nacional de proteção civil.

Ao abrigo do programa MAIS FLORESTA – Reforma do Sistema de Prevenção e Combate de Incêndios, do PRR, através da medida “Reforço das Entidades do Ministério da Administração Interna, com veículos e equipamentos operacionais”, foi possível a aquisição de 81 veículos das tipologias Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF).

Até ao final do ano corrente será distribuída a totalidade dos veículos, no montante de mais de 14 milhões de euros, visando aumentar a capacidade da resposta operacional dos agentes de proteção civil, representando a maior distribuição de veículos para resposta a incêndios rurais de sempre.

A cerimónia terminou com a visita à exposição estática de meios e recursos empregues pelos diversos Agentes de Proteção Civil, no âmbito do DECIR.

Família Grilo em Lavre no Ciclo da Primavera ’24

No passado fim de semana, o Ciclo da Primavera ’24 chegou também a Lavre. Na noite de sábado, 11 de maio, o Barracão da Cooperativa Agrícola de Lavre recebeu um concerto da Família Grilo, com Joaquim Grilo e as filhas Ana Catarina e Sofia.

Neste belo espetáculo, o trio de finalistas do programa “The Voice: Gerações”, revisitou algumas das grandes melodias da história da música portuguesa, viajando entre o fado e a música popular, acompanhados de viola e guitarra portuguesa, como manda a tradição. No público encontrava-se também o fadista cabrelense João Paulo Marques, que também cantou durante o concerto.

Mundo rural, música, dança e produção local em destaque na Feira de Maio de Montemor-o-Novo

Realizou-se nos dias 10 e 11 de maio, no espaço da APORMOR, em Montemor-o-Novo, a Feira de Maio de 2024. Foram dois dias em que o mundo rural foi um dos grandes focos da organização, mas não só. Desporto, concursos, uma exposição gastronómica, showcooking e muita animação, interpretada por grupos musicais e de dança locais, marcaram esta Feira de Maio.

Na noite do dia 10, o arranque oficial da Feira foi dado pelo Eng.º Joaquim Capoulas, Presidente da APORMOR e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, que discursaram na cerimónia de inauguração. Depois, em cima do palco seguiu-se a dança. A tradição do folclore foi-nos trazida pelo Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense, que presenteou o público presente com a sua atuação.

Do folclore passámos para o hip-hop, com um enérgico showcase dos vários grupos do D’Temple Dance Studios. Em seguida, a Feira de Maio viajou no tempo, recebendo um fabuloso concerto dos 2000&Hoje, que fizeram com que o público nostálgico os acompanhasse em alguns dos hits da primeira década dos anos 2000. Finalmente, e já de madrugada, Slowminded, DJ residente da Feira de Maio encerrou a noite em clima de festa.

No dia 11, a programação começou de manhã com o mundo rural em destaque, tendo sido realizado um Concurso da raça bovina Aberdeen Angus. Por sua vez, no Estádio 1.º de Maio, jogou-se uma partida de futebol entre duas equipas de Veteranos do Grupo União Sport. Durante a tarde, decorreu a exposição e showcooking Montemor Golden, caraterizado pela presença de vários produtores locais e da Estratégia Ambiental SMEA. Já pelas 17h00, a Praça de Touros de Montemor-o-Novo, acolheu uma Tourada, onde estiveram a concurso seis ganadarias, contando com lides dos cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Jr. e Marcos Bastinhas e pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Coruche.

Na última noite do certame, o recinto voltou a ser contagiado pela música, primeiro com Los Perdición, acompanhados por banda e convidados e, por fim, coube a DJ Slowminded encerrar a edição de 2024 da Feira de Maio.​

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 48 milhões de euros, saiu ontem, terça-feira, 14 de maio, a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio, de 104 mil euros, saiu a cinco apostadores também fora de Portugal.

O terceiro prémio, de 17 mil euros, contemplou sete apostadores, dois deles com aposta em território nacional.

Já o quarto prémio, de 884 euros, saiu a 43 apostadores, sete deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 08 – 17 – 28 – 35 e pelas estrelas 07 e 09.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.