A tradição da Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo volta a cumprir-se. Este ano já na sua XXIIª edição, que partiu hoje da Moita e tem chegada prevista a Viana do Alentejo no próximo sábado, dia 27 de abril, embora a festa termine apenas no domingo.
No momento da partida, Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita referiu à RNA que o que se pretende com a continuação deste evento “é acima de tudo manter a cultura, os laços que ligam as pessoas da Moita, manter o espírito da romaria, a fé, a entrega, a camaradagem, a introspeção interior que cada um faz durante a viagem, passar por aquelas terras e dar a conhecer o concelho da Moita e de Viana do Alentejo, que para ambos os concelhos é muito importante”.
“Este ano temos algo especial, temos mais um dia de romaria para garantir todo o conforto tanto das pessoas que participam no evento tanto para o equídeos, para termos a certeza que chegam lá com toda a segurança”, sublinhou o autarca da Moita.
Pela primeira vez o município da Moita, recebeu os romeiros no dia de ontem com festa onde a música, artesanato, confeitaria local e tradicional não faltaram, por forma a dar animo para os 150 quilómetros que os romeiros têm pela frente.
Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara de Viana do Alentejo referiu que esta é “sempre uma partida emocionante, este ano com a mudança de local feita pelo presidente da Moita que deu oportunidade a estar muito mais pessoas a assistir à partida. Temos ainda uma coisa que nunca tínhamos tido, alcançámos mais de 400 inscrições à partida, um numero acima do normal, tendo ultrapassado todos os anos anteriores”.
Esta edição da Romaria é apadrinhada pelo antigo futebolista do concelho, Diamantino Miranda, convidado do Município da Moita e pelo fadista Nuno da Câmara Pereira, convidado do Município de Viana do Alentejo.
Na partida da romaria apenas esteve presente Diamantino Miranda que se mostrou feliz, dizendo “que foi com algum orgulho e muito gosto que recebi o convite da Câmara Municipal da Moita como munícipe, à semelhança de outros convites de outros eventos. É a primeira vez que participo nesta romaria, já me tinham falado que era um dos melhores eventos a seguir às festas da Moita, estava curioso e surgiu esta oportunidade agora e estou a adorar, pelo menos esta primeira parte da Moita até ao Pinhal Novo”.
Neste momento os mais de 400 romeiros estão a caminho do Poceirão, local onde pernoitam.
Viana do Alentejo é o ponto de chegada agendado para dia 27 de abril, a partir das 17.00 horas, com o acolhimento no Largo de São Luís, sob o olhar de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Nossa Senhora D’Aires.


Grândola iniciou as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, no decorrer do ano passado e vão culminar no mês de dezembro. Muitas iniciativas a vários níveis marcam esta data tão importante para o país.
O Município de Mora lançou o desafio à comunidade escolar do Concelho, para participar no Concurso “Pintar Abril – 50 anos de abril”. Na resposta a este desafio resultaram 123 trabalhos, em grupo ou individual, estando representadas todas as escolas do Concelho.
Esta semana na rubrica “Espaço APORMOR”, falamos sobre a Feira de Maio, que já está em contagem decrescente. Este ano realiza-se de 10 a 12 de maio.
Em parceria com as juntas de freguesia, várias associações do concelho e o Agrupamento de Escolas, o Município de Alandroal está a ultimar a programação de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.
O Agrupamento de escolas de Montemor-o-Novo, tem em curso um projeto denominado “A Academia Digital para Pais” que dá a possibilidade aos Pais e aos Encarregados de Educação, de crianças e jovens que frequentam o Ensino Básico e o Ensino Secundário, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos seus filhos. Carla Alface, coordenadora do projeto adiantou à RNA, como surgiu a ideia de desenvolverem este projeto.