Exposição “Coruche no 25 de Abril e Agora” na Galeria do Mercado

Até 12 de maio, a Galeria do Mercado Municipal recebe a exposição “Coruche no 25 de Abril e Agora”, resultante de um dos desafios do Projeto Escola de 2023/2024 “Rotas com História -Seguir Viagem”, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Tendo como matriz a estrutura pedagógica elaborada pelo jornal “O Público”, o desafio deu origem à criação de uma instalação artística sobre os 50 anos de Abril por quem sempre viveu em Liberdade – uma colaboração de todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Coruche e da Escola Profissional de Coruche com apoio dos utentes do programa Desporto Sénior e da comunidade.

A exposição, reúne em pot-pourri o trabalho realizado pelas crianças e pelos jovens do Concelho numa instalação de criações que traduzem as vivências e as perspetivas das novas gerações quanto ao significado do 25 de Abril e aos desafios da atualidade.

“Film Club” no Auditório Municipal de Coruche até dezembro

Ao longo de 2024, a Câmara Municipal de Coruche promove, em parceria com a associação Waves of Youth, a programação de cinema “Film Club” no Auditório Municipal de Coruche, propiciando experiências envolventes e reflexivas sobre o mundo e a contemporaneidade, marcadas por abordagens humanistas de cariz social e espírito comunitário.

Em declarações à RNA, Susana Cruz, vereadora da autarquia de Coruche referiu que o “objetivo é trazer também um ciclo de conversas e workshops sobre o cinema onde vamos ter a projeção de vários filmes, sobretudo filmes portugueses de jovens realizadores portugueses”.

“Iremos ter aqui de facto 10 sessões ao longo do ano onde várias temáticas vão ser abordadas, vamos ter sempre uma sessão mensal dedicada o cinema que é realizado em Portugal e que todos os meses vai ter uma temática também diferente e desta forma pretendemos fomentar a troca de ideias sobre o cinema”, salientou a veradora.

O programa prevê a presença de criadores, realizadores, produtores e atores que promoverão o debate no final de cada sessão, centrado nas temáticas dos filmes exibidos.

As sessões decorrem até dezembro, com interregno nos meses de julho e agosto, e serão previsivelmente agendadas a sextas-feiras, entre as 21h30 e as 23 horas. Diversificadas, gratuitas e com temáticas mensais, as exibições visam cativar a comunidade a acompanhar o “Film Club” em Coruche durante o ano inteiro.

Grupo União Sport recebe o Portel

Este domingo, 21 de abril, joga-se a 19ª jornada da Liga Elite e a última jornada da 1ª fase da Liga AFE.

Na Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS) recebe no Parque Desportivo de Montemor a formação do Portel. O União vem de vitória na Taça diante do Arcoense, carimbando a passagem às meias-finais da Taça, vindo de 4 vitórias consecutivas, entre campeonato e taça. O Portel, que na 1ª volta bateu o União por 3-2, vem de duas derrotas consecutivas com o Sporting de Viana, primeiro para a Elite e depois para a Taça. O Portel é 2º classificado da Elite, empatado com o Atlético, ambos com 37 pontos, e estão a 3 pontos do Estrela de Vendas Novas. Já o União é 7º, com 30 pontos.

Para Fábio Neves, treinador do União, o Portel foi a melhor equipa da 1.ª volta da Liga Elite, mas estamos agora numa fase diferente da época. Ainda assim, o técnico alvinegro espera um Portel motivado pois só está a 3 pontos do 1.º lugar.

Liga Elite > 19ª jornada > 21 abril > 16h

Atlético Sc – Lusitano Arraiolense (20/01 – 16h)

Gd Monte Trigo – Lusitano Évora Clube “B” (20/04 – 17h)

Gr. União Sport – Gd Portel

Gdr Canaviais – Estrela Fc

Sc Viana Alentejo – Sc Alcaçovense

Sc Arcoense – Redondense Fc

No que diz respeito à Liga AFE, onde tem lugar a 18ª jornada, a última da 1ª fase deste campeonato, onde as contas já estão decididas em relação aos 4 clubes que vão à 2ª fase, e são eles Escouralense, Foros, Calipolense e Aguiar.

Nas despedidas desta fase temos 2 derbys do concelho de Montemor-o-Novo. Os dois primeiros classificados do Grupo B defrontam-se, com o Grupo Estrela Escouralense a receber o Foros Vale Figueira; e o Cabrela joga em casa com o Cortiçadas de Lavre. Para além disso o Fazendas do Cortiço viaja até Santana Campo e o Valenças joga no Ciborro com o Tourega.

Um dos derbys é, curiosamente, com as duas equipas que carimbaram a passagem à 2ª fase, com o Escoural a receber o Foros.

João Rolo, treinador do Escouralense, espera um jogo entretido, uma festa, onde tem como objetivo alcançar os 3 pontos.

Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros de Vale de Figueira, diz que o Foros encara este encontro com menos pressão que o habitual, mas onde vão dar tudo pelo símbolo que trazem ao peito, dando também a oportunidade a jogadores com menos minutos.

No outro derby o Cabrela joga no seu reduto com o Cortiçadense.

Nuno Oliveira, treinador do Cabrela, refere que “as duas equipas vão jogar o jogo pelo jogo e tentar terminar o campeonato da melhor forma”.

Carlos Constantino, treinador do Cortiçadas de Lavre, por seu turno, refere que “vai encontrar uma equipa que esteve na disputa da fase seguinte até à última jornada, por isso o Cortiçadas tem de estar no seu melhor para vencer o jogo e obter a primeira vitória fora”.

Já o Fazendas do Cortiço, nesta derradeira jornada, tem jogo em Santana do Campo. O Cortiço é 5º com 16 pontos, enquanto que o santana é 6º com 14 pontos. Fábio Regouga, treinador do Fazendas do Cortiço, espera “um jogo difícil, onde quer vencer para manter a posição”.

A terminar a ronda de antevisões, falamos do Valenças, que joga no seu D. Manuel I, no Ciborro, com o Tourega. Rui Pinto, treinador do Valenças, quer terminar a época com a cabeça levantada com uma vitória

Liga AFE > 18ª jornada

GRUPO A

  1. Bartolomeu Outeiro – S. Manços (20/04 – 16h)

Estremoz – Borbense (20/04 – 16h)

Bencatelense – Oriolenses

Calipolense – Corval

Aguiar – Vera Cruz

GRUPO B

Gr. Estrela Escouralense – Foros Vale Figueira Fc

Casa Povo Cabrela – Cortiçadas de Lavre

Fc Santana Campo – Fazendas Cortiço

Valenças Sport Club    – Tourega

Passeio pedestre pelas cores de abril este domingo em Borba

O município de Borba promove, este domingo, dia 21 de abril, mais um passeio pedestre, desta feita, pelas cores de abril e inserido na vasta programação dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Este passeio, segundo revela a vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, incide “em zonas de campo mais floridas, com mais cor, para que as pessoas desfrutem de um percurso mais alegre”. Neste mesmo dia é promovido aos munícipes “umaida à Lisboa, no âmbito da corrida Sempre Mulher”.

Passeio pedestre pelas cores de abril, com um percurso de 12 quilómetros, tem concentração marcada para as 8.30 horas, num na Praça da República de Borba.

FIFCA arranca em Coruche com 12 comitivas internacionais

O Festival Internacional de Folclore, Cultura e Artes (FIFCA) está de volta ao Ribatejo de 24 de abril a 1 de maio, em especial a Coruche, onde se inicia com a Festa das Nações “O Mundo Aqui Tão Perto – União dos Povos”.

A receção aos grupos acontece na noite de 24 de abril no Pavilhão Multiusos de Coruche. Organizada pela associação FIFCA Portugal em parceria com o Município de Coruche e com o Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, a festa congrega as 12 comitivas internacionais e promete muita animação com convidados, folclore, música e dança, nesta que é a edição mais internacionalmente participada de sempre.

O FIFCA, que soma largas centenas de voluntários e intervenientes, apresenta manifestações etnográficas, culturais e artísticas de vários pontos do globo, trazendo mais uma vez o mundo a Coruche nesta edição, cuja abertura tem lugar em Coruche a 24 de abril com a Festa das Nações em noite branca. A celebração regressa a Coruche a 28 de abril para a Gala das Nações, que se realiza no Parque do Sorraia às 16 horas, com a participação do Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja e das comitivas de Argentina, Brasil, México, Grécia, Índia e Eslováquia.

Confirmadas estão 12 comitivas distribuídas pelos seis municípios parceiros do evento: Coruche (Argentina e Eslováquia), Almeirim (Polónia, França e Índia), Alpiarça (Paraguai), Benavente (Brasil e Moçambique), Chamusca (Espanha e México) e Salvaterra de Magos (Grécia e Turquia). De salientar que, a 25 de Abril, as comitivas permanecem nos municípios residentes com atividades locais nas comemorações do 25 Abril.

A 26 de abril a agenda prevê workshops e visitas a escolas e instituições locais, estando guardados os momentos altos para a tarde e a noite, com a Sessão Solene de Boas Vindas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Almeirim, a saudação às bandeiras nacionais e a cerimónia protocolar de abertura oficial do evento, a que se segue, às 21h30, a abertura da Gala das Nações no Cineteatro de Almeirim, onde serão apresentadas todas as comitivas.

Também em destaque no programa, as iniciativas locais fora de palco, onde as comitivas Internacionais interagem com as populações, visitando as creches, os agrupamento de escolas, os lares e os centros de dia, ao encontro dos compromissos sociais assumidos pelo FIFCA, que se assume como muito mais do que um festival de folclore ou dança, sendo, na prática, um encontro de artes e culturas que se realiza em simultâneo em vários municípios parceiros que colaboram na organização local, proporcionando uma oportunidade única de dar a conhecer as tradições culturais de outros países.

Além das galas oficiais de abertura e encerramento em Almeirim, o programa prevê a realização das “Galas das Nações” em Alpiarça, Coruche e Salvaterra de Magos a 27 e 28 de abril. A 1 de maio acontece a gala de encerramento na Arena de Almeirim ou, caso não se verifiquem condições climatéricas adequadas, no Pavilhão Desportivo de Benfica do Ribatejo. As novidades serão reveladas atempadamente pela organização. Refira-se, por fim, que a comitiva argentina permanecerá em Coruche após o evento, continuando a partilhar a sua cultura e a estabelecer laços com o público coruchense e com os visitantes ao longo do certame Sabores do Toiro Bravo, que decorre de 3 a 5 de maio na Praça de Toiros de Coruche.