“Bienal de Coruche – Percursos com arte” durante o mês de setembro

A “Bienal de Coruche – Percursos com arte”, é um evento de artes visuais que se realiza desde 2003, e tem como principal objetivo estimular a apreciação estética do público em geral.

Trata-se de um espaço de afirmação de novos talentos que têm a oportunidade de partilhar conceitos e confrontar-se com valores já consagrados, contribuindo para a sua descentralização.

“A bienal de artes, diria que se divide em três grandes eixos, por um lado aquilo que tem a ver com o concurso na área das artes plásticas e dirigido sobretudo a artistas, em princípio irá basear-se na realização de residências artísticas por todo o concelho de Coruche”, referiu Susana Cruz, Vereadora da autarquia.

“Os 10 melhores projetos serão selecionados para desenvolver depois o seu trabalho e todas as residências artísticas pelo concelho com base num tema que este ano será o território”, acrescenta a vereadora.

“Paralelamente a este, vamos ter outro grande eixo que tem a ver com outro projeto as envolvências. As envolvências é um projeto mais dirigido à nossa comunidade, onde pretendemos envolver a nossa comunidade, as nossas associações, também a trabalhar o tema que iremos lançar para que possam depois desenvolver quase uma coletiva comunitária, onde efetivamente queremos envolver os nossos cidadãos também a interpretar um tema com base naquilo que é a arte”.

Susana Cruz, refere ainda que “depois teremos também um outro eixo, que vamos envolver a criação de um trabalho de uma coletiva também com base no mesmo tema que certamente será do agrado de todos”.

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Mora

No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução do Cravos, o 25 de abril de 1974, o Município de Mora preparou um programa cultural e desportivo que, acima de tudo, pretende envolver a população de todas as freguesias do Concelho.

Estafeta da Liberdade, Exposições, Passeio de Cicloturismo, Caminhadas, Hastear de Bandeiras, Lançamento de Livro, Concerto “Zeca Sempre”, entre outras iniciativas.

Rua Joaquim Pedro de Matos em Cabrela repavimentada

Integrada na empreitada de recarga de pavimentos betuminosos em ruas das freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, já se encontra finalizada a intervenção na Rua Joaquim Pedro de Matos, em Cabrela.

Lembramos que esta intervenção está enquadrada num investimento do Município de Montemor-o-Novo, de aproximadamente 237.000 euros, que inclui repavimentações em todas as freguesias, e que se encontra a cargo das Construções Pragosa SA.

O objetivo é reforçar a qualidade de vida dos munícipes e melhorar as condições de segurança e de circulação nas vias intervencionadas.

Abertas inscrições para a décima edição do Concurso “Janelas, Varandas e Montras Engalanadas” em Viana do Alentejo

Até dia 12 de abril estão abertas as inscrições para a décima edição do Concurso “Janelas, Varandas e Montras Engalanadas”, na chegada da XXII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, marcada para dia 27 de abril.

Segundo Paula Neves, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, este concurso “foi criado em 2013 em parceria com a Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, com a intenção de revitalizar uma tradição antiga, que resultava na ornamentação das faixadas das casas em ocasião de celebrações religiosas”.

“O concurso abrange duas zonas distintas, o percurso da romaria e restantes arruamentos da vila, dividido por duas categorias, melhor janela e/ou varanda e melhor montra, podendo cada participante concorrer apenas a uma delas”, salientou Paula Neves.

A ficha de inscrição está disponível no Balcão Municipal e no sítio do Município. A 10ª edição do concurso é promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia local.

Esta Páscoa regista um morto e sete feridos graves em 663 acidentes

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que foram registados 663 acidentes rodoviários, entre quinta-feira santa e as zero horas de domingo, num total de 16.798 condutores fiscalizados nas ações realizadas pelos militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito da Guarda por todo o território nacional.

Foram encontrados 239 condutores o efeito de excesso de álcool, tendo detido 133, já o limite de álcool no sangue era igual ou superior a 1,2 g/l.

Foram ainda detidas pela GNR 39 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Rua dos Lavadouros e Rua Padre José Flausino repavimentadas em Lavre

No âmbito da empreitada de recarga de pavimentos betuminosos em ruas das freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, já se encontram concluídas as intervenções na Rua dos Lavadouros e Rua Padre José Flausino, em Lavre.

Relembramos que estas duas intervenções integram um investimento do Município de Montemor-o-Novo, de aproximadamente 237.000 euros, que inclui todas as freguesias, e que se encontra a cargo das Construções Pragosa SA. O objetivo é reforçar a qualidade de vida dos munícipes e melhorar as condições de segurança e de circulação nas vias intervencionadas.

Festa do Teatro 2024 termina no próximo sábado dia 6 de abril

A Festa do Teatro 2024 termina no próximo sábado dia 6 de abril. Mas termina em grande, com o Grupo de Artes de Palco do Grupo dos Amigos de Montemor – Museu a pisar o palco do Cineteatro Curvo Semedo, pelas 21.30 horas para nos dar um sermão… no qual, ninguém tem mão!

Sinopse:

Inconformado com a ganância e a má conduta dos homens, o Padre António Vieira dirige o seu sermão aos peixes, apontando-lhes os defeitos e as virtudes. Através da metáfora ele critica o comportamento humano.