Grupo União Sport vence Foros de Vale de Figueira e joga com Arcoense nos Quartos Final

Este sábado, 30 de março, a partir das 16h00, tiveram lugar os Oitavos de Final da Taça Distrito de Évora DINIS VITAL. Ainda em competição estiveram 3 equipas do concelho de Montemor-o-Novo, mas apenas o Grupo União Sport segue em frente na Taça. Após 24 anos sem jogarem entre si, Grupo União Sport (GUS) ganhou de forma tranquila por 4-0 ao Foros de Vale de Figueira no Parque Desportivo de Montemor, valendo a lei do mais forte, numa partida dirigida pelo árbitro montemorense Eduardo Rebocho. A outra equipa ainda na Taça era o Grupo Estrela Escouralense, que se deslocou ao Campo João de Sousa Faria e Melo, em Viana do Alentejo, onde perdeu por 2-0 com o Sporting de Viana, mas com os golos do Viana apenas a surgirem já na 2ª parte.

Na partida que a RNA acompanhou com relato, onde o União recebia os Foros, o GUS efetuou apenas uma alteração em relação ao jogo com o Lusitano de Évora, com Willian Paes a manter-se como o guarda-redes titular nos jogos da Taça, enquanto que o Foros apresentou-se com duas baixas de peso, já que Jean e António Mascarenas estão indisponíveis devido a lesão. O União entrou a todo o gás e chegou cedo à vantagem. Após recuperação de bola de António Serrano, Gonçalo Catalão cruzou para Bruno Machado inaugurar o marcador, logo aos 6 minutos. Aos 9 minutos, numa bola metida do lado direito, António Serrano surgiu na cara de Garcia, batendo com à vontade para o 2-0. Aos 27 minutos de jogo, o União é forçado à primeira substituição, com Ulisses a sair lesionado, sendo rendido por João Bugio. O União dominou os primeiros 45 minutos, chegando à vantagem bastante cedo na partida, com Willian Paes na baliza alvinegra a ser mero espetador, com os Foros a ter muitas dificuldades para chegar à frente de ataque. Ao intervalo, o União vencia por 2-0, um resultado justo, com o guardião Pedro Garcia a negar por outras tantas ocasiões que a vantagem alvinegra fosse mais ampla.
Os segundos 45 minutos iniciaram sem alterações em ambos os conjuntos. A partida retomou com o União a manter mais posse de bola, mas a jogar de forma mais lenta, mas os Foros continuavam sem incomodar. Os Foros teve uma enorme oportunidade para marcar, com um remate de longe de Luís Santos, a tentar aproveitar o adiantamento de Willian Paes, mas a bola foi à trave. Aos 56 minutos, o União amplia a vantagem e, mais uma vez com jogada do lado direito, com Roberto Carlos a cruzar atrasado para Marco Oliveira rematar forte para o 3-0. Aos 60 minutos, o União efetuou tripla alteração, com Gonçalo Ambrósio, Fábio Capela e Tomás Silva a entrarem para os lugares de Roberto Carlos, Wesley e Catalão. Pouco depois, o Foros também fez 3 substituições, com Luís Santos, Matheus Silva e Roxo a renderem Filipe Silva, Nuno Silva e Rodrigo. O União continuava a jogar em ritmo de treino, gerindo e pautando a partida, quando Capela teve soberana oportunidade para marcar, mas Garcia defendeu bem, com o guarda-redes dos Foros a ser o melhor em campo. O União iria esgotar as substituições aos 75 minutos, com Bruno Machado, Rúben Varela e Willian Paes a serem rendidos por Sálio, Guilherme Francisco e Nuno Brás. Também os Foros fez dupla alteração, com José Meme e Tiago Sousa a entrarem para os lugares de Diogo Pinto e Thales. Os Foros faria as suas últimas alterações, aos 85 minutos, com João Ruivo e André Azinhaga a renderem Chiquinho e Pedro Garcia. Apesar de jogar a passo, o União iria chegar aos 4-0, aos 87 minutos, através de jogada individual de Marco Oliveira, que assim bisou no jogo, com um remate colocadíssimo a bater ainda no poste e a entrar. Ainda antes do término da partida, António Serrano sairia lesionado.
A partida chegaria ao seu término com o União a vencer por 4-0, confirmando o favoritismo, com os Foros a dignificar bem o emblema, a dar réplica, mas a não ter argumentos suficientes diante do poderio do União, que resolveu cedo a partida.

Taça Distrito de Évora DINIS VITAL> OITAVOS FINAL 
Gdr Canaviais 3-0 Gd Monte Trigo
Redondense Fc 6-0 Fc Santana
Sc Arcoense 3-1 Sc Alcaçovense
Sc Viana Alentejo 2-0 Gr. Estrela Escouralense
Atlético Sc 0-2 Gd Portel
Estrela Fc 4-0 Cf Estremoz
Gr. União Sport 4-0 Foros Vale Figueira Fc
Lusitano de Évora Clube “B” 4-2 Lusitano Cd Arraiolense (no prolongamento)

Quartos Final > 14 de abril
Gd Portel x Sc Viana Alentejo
Gdr Canaviais x Estrela Fc
Redondense Fc x Lusitano Évora Clube “B”
Gr. União Sport x Arcoense